sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz ano novo

Desejo a todos os meus motoamigos, leitores, anunciantes, acompanhantes, apaixonados pelas reluzentes máquinas de duas rodas, que estão chegando agora ou estão conosco desde o começo um Feliz 2012. Estamos perto dos planejados seis dígitos de acesso ao nosso blog. Sentimos nos honrados. E dizemos de coração que " até aqui nos ajudou o Senhor" e isto é coisa maravilhosa.
Que o seu ano novo seja repleto de realizações e juntos iremos muito mais além.
A gente vai correr atrás com certeza e o que não conseguirmos o Senhor há de prover.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Motofretistas (boys) de Brasília poderão ter que usar colete airbag



Comentário: Nilson Silva
Fonte: Jornal de Brasília

Quem tem competência para legislar sobre trânsito, incluindo equipamento de segurança para motociclistas é União, a Câmara dos Deputados.
A Câmara Legislativa do DF aprovou, na quinta-feira 22 de dezembro, último dia de votação deste ano, o Projeto de Lei 280/2007, que dispõe sobre a obrigatoriedade de utilização de coletes infláveis de proteção (airbags) para os motoboys. A proposta ainda deverá ser sancionada pelo governador Agnelo Queiroz e passar por regulamentação para poder entrar em vigor. O projeto do deputado Patrício (PT) decreta que as empresas prestadoras de serviços que utilizam motos como veículos devem disponibilizar esses coletes aos condutores.

Além disso, nos artigos dois e três, o texto alerta para o valor da penalidade: “Às empresas será cobrado o valor de R$ 500 por infração a esta lei. Os condutores flagrados em horário de trabalho infringindo esta lei serão solidários quanto a multa para com as empresas prestadoras dos serviços”.

Segundo o deputado, o projeto de lei tem por objetivo zelar pela vida dos trabalhadores que utilizam motos como veículos para prestação de serviços. “Temos grande número de motos na cidade e tem crescido cada vez mais em função do trânsito caótico e congestionado. A motocicleta dá mobilidade muito maior. No entanto, os motociclistas sempre andam em velocidade, devido ao tempo determinado que têm para realizar diversas tarefas e acaba que eles têm mais risco de acidente.”

Por isso, o deputado Patrício acredita que o colete airbag seja a solução para diminuir os problemas causados caso ocorra algum acidente. “O colete, será fornecido pela empresa e é com ele que os motociclistas terão mais garantia de segurança e preservação da vida”, ressalta o parlamentar.

Nosso comentário: Será que vai ar certo? Bem a Câmara Legislativa do DF é uma instituição que nos custa muito caro e o principal produto é leis vetadas pelo Judiciário por serem inconstitucionais. Ou seja: é uma instituição que a maioria esmagadora da população abriria mão dela. Por outro lado é fato que motociclistas perdem a vida diariamente em nossas largas avenidas. Em sua grande maioria por imprudência.
Não sabemos qual o principio de funcionamento desse dispositivo, mas me parece que liga o motociclista á moto por um cabo de aço. Não acho prático pois o monociclista pode estar usando o tal colete e esquecer de encaixar na moto e assim ele ficaria inóquo.
Para finalizar: Acorda Patrício, Quem tem competência para legislar sobre trânsito, incluindo equipamento de segurança para motociclistas é União, a Câmara dos Deputados.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Mercado de motos grandes mobiliza fabricantes Nacionais.

Fonte: FENEBRAVE
algumas fabricantes instaladas no Brasil cresceram os olhos sobre esse filão
Atentas ao segmento de motos de alta cilindrada, cuja participação de mercado mais que dobrou de 2005 para cá, algumas fabricantes instaladas no Brasil cresceram os olhos sobre esse filão de mercado e vêm adotando medidas específicas para aproveitar essa demanda. A Dafra, que iniciou a venda de seus modelos em 2008, atuava apenas com motos de no máximo 250 cc. Em 2009, porém, passou a produzir também motos BMW, primeiro as de 650 cc, mais tarde de 800 cc. 
E setembro deste ano começou a montar motocicletas MV Agusta Brutale (na foto, a partir de R$ 56 mil) e F4 (R$ 68 mil). No caso da marca italiana, a Dafra é responsável por toda a operação local, da montagem à gestão da rede e pós-venda, e importará também motos prontas como a F3 Serie Oro (R$ 170 mil) e a F4 RR Corsa Corta (R$ 150 mil).
A pré-venda dessas motocicletas teve início em outubro, no Salão Duas Rodas. “Recebemos contatos de antigos proprietários MV que pretendem renovar a coleção e também de novos compradores”, diz o presidente da Dafra Motos, Creso Franco.

A primeira concessionária começou a operar em novembro e até o primeiro trimestre de 2012 haverá nove revendas MV Agusta. A operação envolveu treinamento de profissionais da rede autorizada dentro da fábrica de Manaus, onde as motos são montadas. Segundo a Dafra, a rede também atenderá motos trazidas anteriormente.

Recentemente, a líder Honda também começou um trabalho dedicado aos compradores de motos maiores com o conceito “Dream”. Além de ampliar a linha com a CBR600F e a CB 1000R, a ação de mercado prevê espaços dedicados na concessionária para venda e pós-venda, com butique de acessórios, capacetes, roupas de alto valor agregado, boxe para serviços rápidos e lavagem. Até o fim do ano a Honda prevê a adesão de 100 concessionárias ao conceito Dream. 

sábado, 17 de dezembro de 2011

Harley-Davidson inaugura sua concessionária em Curitiba

Roger Pedroso Diretor da The One Harley Davison Em Curitiba-PR.
 A abertura oficial da The One Harley-Davidson coroa
o excelente ano de 2011 para a empresa norte-americana 


A Harley-Davidson inaugurou oficialmente no dia 15 de dezembro sua primeira concessionária no Estado do Paraná. A The One Harley-Davidson, localizada no bairro de Campina da Siqueira, em Curitiba, chega para ser o ponto de encontro dos fãs da marca de motocicletas mais famosa do mundo.

“A The One Harley-Davidson é uma das 10 concessionárias que inauguramos neste primeiro ano de operações no Brasil, cujo objetivo era estarmos presentes nos grandes centros econômicos do País. A expansão da rede nos permite estar mais próximos dos clientes e oferecer a experiência de qualidade que só uma marca Premium como a nossa pode oferecer”, afirma Longino Morawski, diretor-superintendente da Harley-Davidson do Brasil.

A concessionária possui cerca de 2.000 m2 de área construída, composta por departamento de vendas de motocicletas novas, área para comercialização de peças genuínas, acessórios, MotorClothes e equipamentos Harley-Davidson, tudo dentro dos padrões mundiais da empresa.

Além disso, os clientes poderão realizar reparos em suas motocicletas na oficina, por meio dos oito boxes de serviços. Desde o início das operações, em abril, a concessionária vem atendendo cerca de 250 motocicletas por mês em seu centro de reparos. A The One Harley-Davidson fez investimentos de mais de R$ 2 milhões e conta com cerca de 35 colaboradores diretos e indiretos.

A The One Harley-Davidson pertence ao Grupo Servopa, que atua no setor automotivo desde 1956 representando várias marcas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além da comercialização de veículos, o grupo também atua nos ramos de consórcio e de locação de automóveis. Dentre os diferenciais do grupo está o de oferecer um ambiente ao melhor estilo Harley-Davidson, algo de suma importância para os fãs da marca. “Estamos muito contentes por trazer a Harley-Davidson para Curitiba. Queremos ser uma referência nacional no atendimento de vendas e de pós-vendas, pois sabemos o quanto é importante a relação da marca com seus clientes”, afirma Roger Wolf Pedroso, sócio-diretor da The One Harley-Davidson.

Além desses serviços de vendas e pós-vendas, a concessionária, assim como outras unidades da marca, também é um local para encontro dos motociclistas e um espaço de eventos do H.O.G. (Harley Owners Group), o clube exclusivo de proprietários de motocicletas Harley-Davidson.

Serviço:
The One Harley-Davidson
Rua General Mário Tourinho, 1.055
Campina da Siqueira – Curitiba – PR
Telefone: 41 3340-6000

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Linha de capacetes IRA Design oferece segurança e estilo.

Os acessórios aliam proteção e design diferenciado, 
permitindo ao motociclista expressar sua personalidade.

A IRA Design, fabricante de roupas e acessórios para motociclistas, leva ao mercado produtos modernos que garantem ainda mais segurança aos condutores. A linha de capacetes IRA Design segue a proposta da marca, oferecendo proteção e estilo aos pilotos.

A preocupação da IRA Design vai além da segurança sobre duas rodas. Destacando o design inovador, os capacetes contam com seis opções de grafismos exclusivos. Mais do que pilotar com proteção, os motociclistas podem expressar sua personalidade ao usar os acessórios da linha IRA Design.

Outras características chamam a atenção para a linha de capacetes da marca. Entradas de ar lateral, frontal e superior garantem ventilação no interior do capacete. Além disso, a viseira Easy Click, feita em cristal de 2mm, é fácil de remover, possui tratamento antirrisco, forração antibacteriana e é lavável para melhor conservação do produto.

Feitos em casco integral injetados em ABS, os capacetes IRA Design são fabricados de acordo com os requisitos técnicos da norma NBR 7471/2001 e contam com narigueira removível em termoplástico. Já a praticidade dos modelos fica por conta da cinta jugular com engate rápido, outra importante característica do acessório.

Os capacetes da IRA Design têm garantia de três meses contra defeitos de fabricação. Disponíveis nos tamanhos 56, 58, 60 e 62, atendem às reais necessidades dos motociclistas e trazem opções que fogem do básico.

“Os capacetes da IRA Design se destacam pelo conceito diferenciado e chamam a atenção nas ruas. Esses acessórios inovam ao aliar proteção e design, permitindo ao piloto expressar seu estilo e personalidade no trânsito”, afirma Caio Fontana, diretor Comercial e de Marketing da IRA.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Harley-Davidson finca bandeira no Mato Grosso do Sul

A concessionária Rota 67 Harley-Davidson, em Campo Grande,
marca o início das operações da empresa no Estado 

A Harley-Davidson chega pela primeira vez em sua história ao Mato Grosso do Sul com a inauguração da Rota 67 Harley-Davidson, em Campo Grande. A partir de agora, os clientes e fãs da marca de motocicletas mais famosa do mundo já tem um ponto de encontro para trocarem experiências e curtirem passeios juntos.

“A Rota 67 Harley-Davidson vem coroar o fantástico ano de 2011 que tivemos no Brasil. Desde que assumimos a operação em fevereiro, esta é a nona concessionária que abrimos no País, um recorde para a marca. Queremos oferecer aos clientes da região a experiência de qualidade que só uma marca Premium como a nossa pode oferecer”, afirma Longino Morawski, diretor-superintendente da Harley-Davidson do Brasil.

A concessionária, localizada no Jardim dos Estados, foi desenvolvida dentro dos padrões mundiais da Harley-Davidson e possui cerca de 1.600 m2 de área construída composta por departamento de vendas de motocicletas novas, área para comercialização de peças genuínas, acessórios, MotorClothes e equipamentos Harley-Davidson de segurança.

Além disso, os clientes poderão realizar reparos em suas motocicletas na oficina da concessionária, por meio dos quatro boxes de serviços. A Rota 67 Harley-Davidson fez investimentos da ordem de R$ 2,5 milhões e conta com cerca de 60 colaboradores diretos e indiretos.

A Rota 67 Harley-Davidson pertence ao Grupo Enzo, que atua no setor automotivo desde 1984 com várias marcas em cidades como Campo Grande e Dourados, no Mato Grosso do Sul, e Presidente Prudente, no estado de São Paulo. Dentre os diferenciais do grupo está o atendimento transparente, buscando um elevado índice de satisfação e fidelização dos clientes. “Queremos proporcionar aos clientes da região uma nova experiência, trazendo para Campo Grande esta marca apaixonante, sinônimo de estilo de vida e liberdade”, afirma Karlos César Fernandes, sócio-diretor da Rota 67 Harley-Davidson.

Além desses serviços de vendas e pós-vendas, a concessionária, assim como outras unidades da marca, também é um local para encontro dos motociclistas e um espaço de eventos do H.O.G. (Harley Owners Group), o clube exclusivo de proprietários de motocicletas Harley-Davidson.

Serviço:
Rota 67 Harley-Davidson
Avenida Afonso Pena, 4548
Jardim dos Estados – Campo Grande – MS
Telefone: 67 3311-0600

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Taurus renova linha de capacetes T5 e T2


Os modelos feminino e masculino das linhas T5 e T2 (foto) ganham nova viseira e novos grafismos

FONTE: Max Mídia Comunicação / Keyla Assunção


A Taurus Capacetes, empresa líder no setor e uma das pioneiras na fabricação de capacetes em escala industrial no Brasil, apresenta os novos modelos das linhas T5 e T2. O destaque fica por conta da nova viseira que possue engate rápido, o que permite agilidade na troca, e tratamento anti-riscos, que proporciona maior durabilidade ao produto. A nova viseira também reduz as distorções causadas pelos faróis dos veículos

Desenvolvidos com matérias-primas de altíssima qualidade, os novos modelos são compostos por itens que conferem máxima segurança aos seus usuários. em sentido contrário, tornando a pilotagem mais segura.

A Taurus Capacetes investe regularmente na melhoria dos processos de produção de seus produtos. A alta durabilidade do capacete é resultado de testes rigorosos feitos pela empresa. Tanto os modelos em linha quanto os lançamentos 2012 passaram por testes de verificação em conformidade com a norma NBR7471/2001, e são aprovados pelo Inmetro.

A empresa possui mais de 20 modelos de capacetes, integrais, modulares e abertos, que foram repaginados com novos grafismos e cores. A Taurus Capacetes também fabrica e comercializa óculos cross e bauletos.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Mercado Brasileiro do motos tem novo recorde de vendas no acumulado até novembro.

Roberto Yoshio Akiyama - Presidente da ABRACICLO.

Um milhão novecentos e trinta mil unidades vendidas de janeiro a novembro/2011.
O mercado doméstico de motocicletas alcançou novo recorde ao registrar 1 milhão 930 mil unidades vendidas no atacado de janeiro a novembro, de acordo com dados divulgados pela Abraciclo na terça-feira, 6. Nos onze primeiros meses de 2011 foram vendidas 8,5% a mais de motocicletas do que em todo 2008, o pico histórico anterior para o segmento. Na comparação com janeiro-novembro do ano passado as vendas foram 13,6% maiores.
Roberto Akiyama, presidente da entidade, observou que o setor demorou três anos para se recuperar da crise mundial de 2008. Naquele ano foram vendidas 1 milhão 880 mil motocicletas no atacado – em 2009 o mercado caiu para 1 milhão 580 mil e no ano passado fechou com 1 milhão 810 mil.

Somado o volume projetado para dezembro a Abraciclo acredita que pela primeira vez a indústria de duas rodas superará o patamar de 2 milhões de motocicletas comercializadas no mercado doméstico.

A produção de novembro fechou em 195,6 mil motocicletas, alta de 7,7% com relação ao mesmo mês do ano passado e estabilidade na comparação com outubro. Nos primeiros onze meses de 2010 saíram das linhas de montagem da Zona Franca de Manaus, na Capital do Amazonas, 18,3% a mais de motos do que em mesmo período de 2010.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Ramon Sacilotti vence Rally dos Amigos 2011 realizado em Itatinga-SP.

Além do piloto paulista, Gregório Caselani e Moara Sacilotti representaram a Rinaldi no evento que encerrou a temporada 

O paulista Ramon Sacilotti venceu a edição 2011 do Rally dos Amigos, prova tradicional que encerra a temporada nacional de competições da modalidade, e ficou com o título do Sertões Series. A disputa aconteceu em Itatinga, interior paulista, no dia 3 de dezembro, e contou também com a participação de Moara Sacilotti e Gregório Caselani, todos patrocinados pela Rinaldi.

Válida pela quinta e última etapa do Brasileiro de Rally Baja, e sétima e última do Sertões Series, a prova teve 124 quilômetros de especial. Ramon venceu com tempo total de 1h40min3seg e, além de sagrar-se campeão do Series, garantiu o vice-campeonato do Brasileiro de Rally Baja.

“Foi uma prova muito boa, num terreno bem arenoso, do jeito que eu gosto. Me diverti bastante”, comenta Ramon. “Lá pela metade da especial, busquei o piloto da minha frente, acabei caindo, e no fim me recuperei, ganhando a corrida e garantindo o título do Sertões Series, que é um campeonato muito importante, muito bem organizado e ainda vai crescer bastante”, descreve. “Os resultados estão melhorando, terminei o ano vencendo, e isso mostra que tenho condições de fazer uma boa temporada em 2012”, encerra, agradecendo todos os patrocinadores, amigos e familiares que ajudaram na conquista.

Gregório Caselani estreou na categoria Production Aberta, de moto 450cc, e levou azar na estratégia. “Optei por uma estratégia arriscada, mas que poderia me dar vantagem. Larguei com o tanque cheio para não fazer abastecimento no meio da prova. Só que tive uma pane seca a três quilômetros do final”, conta. “Mesmo sem estar acostumado à moto nova, estava andando bem e o resultado viria. Agora é só treinar forte para o ano que vem”, comenta.

Moara Sacilotti tinha a intenção de se divertir na última prova de 2011. E fez isso com a qualidade de sempre, competindo na categoria Production Aberta. “Foi o melhor Amigos que participei dos últimos anos. Uma prova muito legal, bem organizada e que valeu muito a pena. Terminei em nono lugar e fechei um ano excelente, quase tão bom quanto 2010. Agora é descansar um pouco e se preparar para 2012, que vai ser uma temporada bem puxada”, projeta.

Top Five das Marcas em novembro/2011.


Em outubro houve queda significativa no setor. Mas novembro mostra recuperação.


Após uma queda significativa no mês de outubro, o Mercado Brasileiro do Motocicletas. reagiu positivamente em novembro. Apesar dos dois feriados os números foram bem melhores que o mês 10, pois foram produzidas 166.674 unidades contra 146.122, um aumento de 14,06%. Quando comparamos com novembro do ano passado o aumento foi de 5,16%. Portanto aquele revés de um outubro quase vermelho foi na verdade um ventinho mixuruca e tudo continua como dantes do quartel de Abrantes.
Vejamos então os números das 5 marcas mais vendidas na terra de Pindorama:

Em 1º Lugar:  HONDA com 132.222 unidades e 79,33% do mercado.
Em 2º Lugar: YAMAHA com  19.776 unidades e  11,87% do mercado.
Em 3º Lugar:  SUZUKI com  3.342 e 2,01% do mercado.
Em 4º Lugar DAFRA com  2.820 e  1,69% do mercado.
Em 5º Lugar: KASINSKI com  2.726 e 1,64% do mercado.
A Shineray vem em sexto sendo seguida de perto pela Kawazaki.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Top ten dos modelos mais vendidos em novembro/2011

Fonte: FENABRAVE. 
Reação positiva do mercado após um outubro de baixa
Este mês como era de se esperar houve uma reação positiva e as vendas superaram com folga o mês de outubro. Ainda bem!
Vamos aos dados então sem mais delonga:

1º lugar:  Honda CG 150 Titan, com 40.689 unidades.
2º lugar: Honda CG 125 Fan com 33.617  unidades
3º lugar: Honda Biz 125 com  19.396 unidades.
4º lugar: Honda NXR 150 Bros com 16.754 unidades.
5º lugar: Yamaha YBR 125 Factor  10.443 unidades.
6º lugar: Honda Pop 100 com 8.362 unidades.
7º lugar: Honda CB 300R com 6.934 unidades.
8º lugar: Honda XRE 300, com  3.174 unidades
9º lugar: Yamaha 250 Fazer com 2.633 unidades
10º lugar Yamaha T 115 Crypton com 2.437 unidades.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Harley-Davidson Financial Services chega ao Brasil

Larry Hund Presidente da HD Financial Service.



Está pensando em comprar uma Harley Davison financiada? a HDFS acaba de chegar ao Brasil para resolver seus problemas.


A Harley-Davidson Financial Services, uma subsidiária da Harley-Davidason Inc., chega ao Brasil para oferecer serviços financeiros aos clientes da marca. O braço financeiro da Harley-Davidson terá suas operações locais realizadas por meio de parceiros licenciados.

O lançamento desta nova iniciativa da empresa no Brasil é mais uma vantage estratégica da marca e ajudará a facilitar as vendas e promover uma experiência ainda melhor para os fãs da vida em suas rodas.

“Trazer a Harley-Davidson Financial Services ao País é apenas o mais recente passo da empresa neste mercado estratégico, que é o Brasil, para ajudar os clientes a alcançar o sonho de adquirir uma motocicleta Harley-Davidson e fazer parte do estilo de vida único da marca por meio de um financiamento competitivo que estará disponível em toda a rede de concessionárias a partir de dezembro”, explica Larry Hund, CEO da Harley-Davidson Financial Services.

O Bradesco, primeira instituição licenciada pela HDFS no Brasil, será responsável pela oferta do financiamento nas concessionárias em todo território nacional a partir de dezembro.

O Harley Finance é um produto especialmente criado para a compra de motocicletas Harley-Davidson nas concessionárias oficiais da marca. Os prazos são de 24 a 60 meses e a taxa de juros será umas das mais competitivas do mercado.

As concessionárias Harley-Davidson estarão interligadas ao sistema do Bradesco para o envio de propostas de financiamento de modelos novos e motocicletas seminovas, garantindo mais agilidade no processo, sem a necessidade de o cliente ir até uma agência bancária, ou seja, é possível ter uma resposta rápida enquanto o cliente ainda está na concessionária.

Além desse lançamento, a Harley-Davidson Financial Services já planeja a ampliação das operações financeiras locais com novos produtos que serão anunciados já em 2012, como cartões de crédito, assistência 24h e seguros.

Os próximos produtos serão cartão de crédito e seguro para motocicleta, entre outras novidades em processo de negociação com parceiros locais que viabilizem a oferta desses produtos aos fãs do motociclismo aqui no Brasil, como plano pré-pago de serviços, planos de proteção e seguros para locações e eventos.

“O apoio dos serviços financeiros será definitivamente mais um benefício aos clientes da Harley-Davidson. Além de ampliar a rede de concessionários para atingir os mais consumidores, a HDFS vai melhorar ainda mais a experiência única de marca do momento que surge o interesse pela compra de um modelo Harley-Davidson até o pós-vendas”, diz Longino Morawski, diretor-superintendente da Harley-Davidson do Brasil.

Harley-Davidson Financial Services
A Harley-Davidson Financial Services (HDFS) é uma empresa subsidiária do grupo Harley-Davidson (Harley-Davidson, Inc. - HDI) e oferece serviços financeiros no atacado e varejo com uma carteira de produtos composta por financiamentos de motocicletas, peças, acessórios e motorclothes, seguros, programas de cartão de crédito para concessionárias e clientes. Fundada em 1992, registrou lucro operacional de US$ 212 milhões no terceiro trimestre de 2011, um crescimento de 53,2% em relação ao mesmo período de 2010.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Novo pneu RP 38 da Rinaldi já está á venda no Mercado Nacional

Modelo com a medida 80/100-14 pode ser encontrado nas melhores lojas do país
A Rinaldi acaba de disponibilizar para todo mercado nacional uma nova medida do pneu RP 38, um dos modelos on-road recém-lançados pela indústria que é líder em vendas de reposição no Brasil. A nova medida, 80/100-14, chega para atender uma solicitação dos consumidores, conforme explica Sérgio De Paris, gerente comercial da Rinaldi.

“O que fizemos foi manter a qualidade de um pneu on-road esportivo, de alta performance, para uso na cidade em motocicletas de até 125cc. O modelo RP 38 tem sido muito solicitado pelos consumidores, por ser uma das melhores opções quando se pensa em custo e benefício. Quem já o utiliza, sabe o quanto ele vale a pena”, destaca.

Além deste lançamento, a linha RP 38 é encontrada nas medidas 2.50-17 e 2.75-18 (dianteiros) e 110/80-14, 100/90-18, 90/90-18 e 80/100-14 (traseiros).

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Norma ABNT do INMETRO vai regulamentar componentes de freios de motocicletas a partir de 2012


Fonte:Lellis Assessoria de Imprensa e Consultoria.
Por meio da norma ABTN 14.958-5 categoria L (veículos de duas rodas), o INMETRO regulamentará, em 2012, os materiais de atrito produzidos no Brasil para pastilhas e patins de freio de motos, com a exigência dos mais severos requisitos de desempenho e durabilidade.

Ainda não existe uma data específica para a norma entrar em vigor, mas o presidente da TMD Friction do Brasil e também conselheiro do Sindipeças e do IQA, Feres Macul Neto, estima que isso aconteça em seis meses, no mais tardar. O IQA – Instituto da Qualidade na Indústria Automotiva – é quem fornece suporte para vários itens das regulamentações do INMETRO, incluído os de freios.

O importante para Feres é que esta regulamentação salvará muitas vidas no crescente mercado de duas rodas, onde já existe uma moto para cada 18 brasileiros. E adianta que sua empresa, líder mundial na produção de lonas e pastilhas para sistemas de freio, há muito já atende e extrapola as exigências da futura regulamentação.

Destaque-se o processo do patim de freio moldado da TMD – patenteado (PI 9001700-5) em 2000 – gera melhor integridade estrutural e uniformidade do material de atrito sobre a superfície do patim de alumínio. Sua configuração ainda reduz o risco de “desplacamento”, além de eliminar vibrações e ruídos normais na tradicional configuração colada.

Com amplo leque de produtos para sistemas de freio de motos de qualquer cilindrada, o Grupo TMD Friction, no Brasil fabricante dos produtos Cobreq, possui três centros de pesquisa e desenvolvimento de materiais de atrito. Um deles encontra-se na Alemanha, onde a empresa é fornecedora de produtos originais para as motos BMW.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Cegezinha, como você mudou! mas continua linda.

CG GAROTA LINDA, COMO POSSO TE ESQUECER?

Felipe Zanol encerra temporada 2011 como pentacampeão Brasileiro na categoria Cross country

Campeão antecipado da categoria XC1, piloto da equipe Rinaldi cumpriu tabela na última etapa do Brasileiro de Cross Country, realizada domingo, 27/11, em Jarinu, São Paulo

Cumprir a tabela e comemorar um ano cheio de conquistas. Foi o que fez Felipe Zanol na última etapa do Brasileiro de Cross Country 2011, realizada domingo, 27, em Jarinu, São Paulo.

“Esta etapa não foi exatamente como eu queria, mas valeu. Era a última corrida de um ano de sucesso, e eu andei sem a pressão por resultados”, comenta Zanol. “Tive problema com o freio traseiro, perdi muito tempo para arrumar e acabei na sexta posição. Mas graças a Deus o título já estava assegurado por antecipação”, completa o mineiro, que foi pentacampeão da modalidade no dia 13 de novembro, ao vencer a sexta etapa, em Cambé, Paraná. A Corrida de Jarinu foi vencida por Nielsen Bueno, vice-campeão da competição.

Na temporada 2011, Zanol conquistou os títulos de campeão brasileiro de Enduro FIM, campeão da Copa Pakato de Enduro FIM, campeão do Brasileiro de Cross Country, vice-campeão do Rally dos Sertões, e terceiro colocado no Enduro da Independência.

“Foi um ano sensacional em termos de resultados. A parceria com a Rinaldi também foi excepcional e muito importante para alcançar os títulos que conquistei”, diz o piloto. “Agora estou 100% focado no Rally Dakar 2012, que será uma experiência nova para mim”, informa.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Duda Parise conquista Gaúcho de Motocross 2011

Piloto  sagrou-se campeão das categorias Gold e MX1 na última etapa, realizada domingo, 20, em Casca-RS.
Douglas “Duda” Parise conquistou os dois principais títulos do Rinaldi Gaúcho de Motocros 2011 neste domingo, 20 de novembro. O atleta natural da cidade de Casca, venceu em casa as baterias da Gold e MX1 e levantou as respectivas taças diante de aproximadamente cinco mil pessoas que prestigiaram o evento.

“É uma das maiores emoções da minha vida”, comentou Duda. “Ganhar uma corrida em casa sempre foi um sonho, o campeonato então, nem se fala. Não tenho palavras pra comentar o quanto essa conquista foi importante. Meus amigos estavam lá, muita gente conhecida veio me dar os parabéns. Saí da pista já estava escuro, de tanta gente que queria falar comigo”, comemora o atleta de 31 anos.

Com a soma destes dois títulos, Duda chegou a 14 conquistas no estadual do Rio Grande do Sul. “É sempre bom ganhar estaduais. A cada conquista é uma nova emoção”, diz o atleta patrocinado pela Rinaldi, que também é patrocinadora oficial da competição.

Além dos estaduais, Duda termina a temporada com o título de campeão brasileiro da categoria MX3. “Agora é dar um descanso, para final de dezembro voltar a treinar e fazer uma pré-temporada forte. Ano que vem quero andar forte, na só na MX3, mas quero ser competitivo na MX1 e MX2 do Brasileiro também”, vislumbra.

Respostas interessantes sobre condução de motocicletas. Confira!

Tenho 16 anos. Posso pilotar uma cinquentinha e sem capacete? Veja aqui repostas para esta e outras perguntas.


Comentário: Nilson Silva
Quando visitamos o Salão Duas Rodas 2011, no mês de outubro fomos apresentados a uma cartilha do Departamento Nacional de Trânsito, com o título Denatran responde - Motociclistas.
 A cartilha trata basicamente dos aspectos relacionados aos motociclistas e motocicletas no Código Nacional de Trânsito.
Para não ficar muito maçante separamos as questões que julgamos mais interessantes com as devidas respostas e na medida do possível comentamos.
Então vamos lá:

01) O que é ACC?
R- ACC significa autorização para conduzir ciclomotor. Para obtêla,
o candidato deve seguir as mesmas regras da habilitação.
Nosso comentário: Quem em sã consciência vai preferir tirar uma porcaria de documento desses ao invés de tirar uma habilitação direto?

02) Tenho 16 anos posso conduzir um ciclomotor?
R- Não. Para conduzir qualquer veículo automotor é preciso ser plenamente
imputável, ou seja, ter completado 18 anos.
Sendo assim, antes desta idade nenhuma pessoa pode conduzir
veículos automotores.
Nosso comentário: Menor não pode conduzir ciclomotar nem motoneta porque é inimputável. Mas pode votar, casar e outras coisas.É mole ou quer mais?

03) O que devo fazer em caso de acidente?
R-• prestar ou providenciar socorro à vítima;
• adotar providências para evitar perigo ao trânsito local;
• preservar o local para facilitar o trabalho da polícia e da perícia;
• adotar providências para remover o veículo do local, quando
determinado pelo policial ou agente da autoridade de trânsito;
• identifi car-se ao policial e lhe prestar as informações necessárias
à confecção de boletim de ocorrência.
Nosso comentário: Mantenha acima de qualquer circunstância a calma.aplique integralmente os princípios de primeiros socorros que você aprendeu quando estava tirando habilitação e no manual de sua moto. Chame o Corpo de Bombeiros (193); o SAMU 192; a Policia Militar 190 ou a PRF(191) se o acidente for numa Rodovia Federal.

04) Tenho um capacete em excelente estado, porém não tem selo de Inmetro. Terei que jogá-lo fora?
R-Não. Somente os capacetes fabricados a partir de agosto de 2007
precisam ter o selo holográfi co do Inmetro ou a etiqueta com a norma
7471. Assim, se o seu capacete foi fabricado antes de agosto de 2007,
você está desobrigado de tal exigência.

05) Qual a validade de um capacete?
R Não há validade. Entretanto, o Contran determina que ao parar a motocicleta para fiscalização, o agente de trânsito observe o estado geral do capacete buscando avarias ou danos que identifiquem a sua inadequação para o uso.
Nosso comentário: Segundo a ABNT, todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) possuem vida útil, que depende da qualidade e resistência do material de que é confeccionado, logo discordamos deste posicionamento.

06)  É proibida a passagem de motocicleta pelo corredor formado entre os veículos?
R)- Não é proibida, mas a lei determina que os condutores devem
guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais
veículos. Portanto, você deve considerar sempre a distância de segurança
lateral, no caso de passagem por “corredores”.
Nosso comentário: Ando no corredor também. Desde que o trânsito esteja lento, geralmente inferior a 50 Km por hora. Agora se o trânsito tá bom, tá fluindo bem e todos estão a correr, vou pra corredor pra quê?

07) A partir de que idade posso transportar meu filho na motocicleta?
R) - A atual legislação de trânsito permite o transporte de crianças em motocicletas somente a partir dos sete anos.
Nosso comentário: Se fosse o legislador eu colocaria a idade mínima de 10 anos. até porque com idade inferior a esta o capacete e outros equipamentos de segurança não têm o encaixe perfeito sobre o passageiro devido ao tamanho

08) Posso levar minha mulher e filha na garupa da da motocicleta?
R) Não. Os passageiros de motocicleta, motonetas ou ciclomotores só poderão
ser transportados em carro lateral acoplado ao veículo ou em assento
suplementar atrás do condutor. Portanto, você só pode levar uma pessoa.
Nosso comentário: claro que não dá dá fazer sanduíche de gente  né lerdinho! Tá maluco

09) Posso usar farol de xenônio em minha moto?
R Pode, desde que projetado pelo fabricante da motocicleta. Se quiser
colocar o farol de xenônio deve solicitar autorização junto ao órgão
de trânsito competente.
Nosso Comentário: Tradução: Você não pode colocar este farol de brilho lindo na sua moto,segundo a última resolução do Contran que trata do assunto. Só pode usá-lo se vier de fábrica, ok?

10) Como saber se o pneu de minha moto está careca?
R) Conforme a lei, é proibida a circulação de veículos equipados com
pneus cujo desgaste tenha atingido os indicadores TWI (tread wear
indicators) ou a profundidade dos sulcos seja inferior a 1,6mm.

Esperamos que tenha gostado do que selecionamos da cartilha do Denatran. Particularmente julgamos de grande utilidade.Se quiser ver o material na íntegra acesse: http://www.denatran.gov.br/publicacoes/cadastro/denatranresponde.htm

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Primeiro Encontro de Moto e Amigos em Melo, Uruguai


Acampamento na Chácara Union
O R2motos participou do 1º Encontro Internacional de Motos e Amigos realizado entre os dias 21 e 23 de outubro na cidade de Melo, Capital do Departamento de Cerro largo no Uruguai.
Tomamos conhecimento do Evento nas redes sociais por intermédio de Estela Corbelo e Alejandro Silva, integrantes do Moto clube Los Viragos que em Parceria com o Moto clube RPmafondo e outros formam os "Motociclistas Unidos de Melo", entidade responsável pela organização e desenvolvimento da festa.
Casamento no Evento
Organizador entregando troféu
Entre as atracões do evento podemos destacar Banda La Sociedad, de Melo; La Flor de Melo; cantor Roberto Reys, (que canta também músicas do rei Roberto Carlos). Entrega de troféus para várias categorias de participantes, inclusive o que veio de mais longe.  Teve também um show de manobras radicais com os Gaúchos de Bagé-RS. O "padre" Dinho também esteve por lá, perdendo a cabeça de vez em quando.
Churrasco á vontade
No sábado por volta de meio dia teve até a realização de um casamento, acredite.
Troféu que veio pra Brasilia
O evento tinha uma ótima área de camping, com chuveiros quentes, cantina e um refeitório improvisado onde foram servidos almoços churrasco e jantas para os mais de 2 mil participantes, formados  na sua  maioria pelo pessoal do Rio Grande do Sul e do próprio Uruguay. Destacamos a participação maciça dos Moto clubes/Moto grupos num total de 183 nas contas do o organizador
"Padre" Dinho perdendo a cabeça
Moças da "Inscripcion"
Segundo Alejandro Silva o apoio dos empresários poderia ter sido maior, mas mesmo com estas e outras dificuldades as expectativas foram superadas, pois os organizadores, entre eles os 22 integrantes do Staff se desdobraram, correram atrás,deram o melhor de si.
Sendo recebido
Andamos a pé bastante pela cidade e encontramos entre outras coisas várias revendas de motos, até em loja de m´veis e eletrodomésticos, principalmente das marcas Yumbo e Winner, ambas de origem chinesa. O dono da loja com quem conversamos nos confidenciou que Yumbo é uma marca de motos chineses própria do Uruguai: Eu explico: Em outros países do Mercosul a mesma moto pode vir com outro nome. Vimos também Lifan e outras marcas.

Estela Corbelo entregando mais um troféu

Staff do Evento

Arribando no domingo de manhã
moças da cantina
 Em conversa informal ficamos sabendo que estas são as principais marcas montadas no Uruguai. As Nipônicas Honda e Yamaha que dominam o Mercado Brasileiro vimos poucas rodando.



Nós com os Gaúchos de Santa Maria na fronteira

mais uma expressão de fraternidade entre povos
Ainda em relação ao evento creio que todos ficaram felizes. Não fiquei sabendo de descontentamento, até porque percebemos o esforço dos organizadores tentando sempre agradar a todos e fazer o melhor.
Outras máquinas do evento

Ano que vem tem mais e melhor com certeza. Participe!!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Yamaha faz Recall de Midnnight Star 2009 a 2011.

Confira aqui se a sua Yamaha XVS950 está entre as convocadas para troca do tubo de alimentação de combustível.

A Yamaha Motor da Amazônia Ltda. convoca os proprietários das motocicletas modelo XVS950 Midnight Star, ano 2009 a 2011 a entrarem em contato com uma concessionária autorizada para agendar a substituição gratuita do conjunto do tubo de alimentação de combustível, a partir de 07 de novembro de 2011. para saber se sua moto está entre as convocadas entre no site do fabricante

 Embora não se tenha conhecimento da ocorrência de acidentes no Brasil envolvendo as motocicletas acima, a Yamaha informa que, devido a uma impropriedade na mangueira que une os tubos de alimentação de combustível, pode haver diminuição da vedação entre a mangueira e os referidos tubos, com consequente vazamento do combustível e risco de incêndio.
Solução: Substituição gratuita do conjunto do tubo de alimentação de combustível

A Yamaha Motor adota essa medida em caráter preventivo e destaca a importância do atendimento imediato a esta convocação. Para informações adicionais, ligue para 0800 772 8822 , no horário comercial, ou entre no site da Yamaha Motor da Amazônia:http://www.yamaha-motor.com.br

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Novo pneu IRA (do) garante performance na estrada e no asfalto

O versátil pneu IRA Bunker oferece estrutura reforçada com utilização on/off road

Perdão pelo trocadilho no título da matéria!.
A IRA Motoparts, uma das principais fabricantes de pneus e acessórios para motos do Brasil, acaba de apresentar mais uma novidade, o pneu IRA Bunker, primeiro produto da marca com funcionalidade on/off road. Versátil e desenvolvido para se adaptar a qualquer tipo de superfície, o modelo chega ao mercado com a proposta de garantir excelente desempenho do asfalto à estrada de terra.
Além da versatilidade na medida 90/90-18, o pneu IRA Bunker apresenta estrutura reforçada, que garante até 30 quilos a mais de capacidade de carga para o motociclista, se comparado aos demais pneus da mesma categoria. Com isso, os pilotos podem carregar mais peso ao pilotar no trânsito da cidade ou no campo.

“Com o lançamento do pneu IRA Bunker, conseguimos ampliar o alcance dos nossos produtos para motos como a BROS e a XTZ. Além disso, os pneus 90/90-18 permitem que o motociclista carregue mais peso na moto, sem comprometer a durabilidade dos pneus. Ofereceremos produtos que possam atender aos diferentes perfis de consumidores, focando no design arrojado e na qualidade”, comenta Caio Fontana, diretor Comercial e de Marketing da IRA. 

Os novos pneus IRA Bunker podem ser aplicados a mais de dez modelos de motocicletas vendidos no País, como Honda CG e Bros; Yamaha YBR e XTZ; e similares.

O pneu IRA Bunker está disponível em seis versões: IRA 90/90-19 TT 52P (dianteiro), IRA 110/90-17 TT 60P (traseiro), IRA 80/100-18 TT 47P (dianteiro), IRA 90/90-18 REINF TT 57P (traseiro), IRA 80/90-21 TT 48T (dianteiro) e IRA 110/80-18 TT 58T (traseiro).

Top ten dos modelos mais vendidos em outubro/2011

Existe segmento de associação de classe de fabricante de motocicletas afirmando de pés juntos que em outubro o saldo foi positivo. Isto porque eles contam também com os ciclomotores de até 50 cilindradas que na maioria dos estados não entram nas estatísticas de veículos emplacado. Mas basta apenas você comparar os dados de outubro com os do mês de setembro aqui publicados para ver um decréscimo considerável nos números, principalmente entre os primeiros modelos  mais vendidos.
No segmentos das motocicletas Big Trails, a BMW G650GS continua em primeiro; a Yamaha XT 660 está em segundo ambos no azul e a Honda Transalp 700 está em terceiro mas no mês passado as vendas foram melhores.
Veja abaixo se a sua moto figura entre as 10 mais vendidas no Brasil:

1º lugar:  Honda CG 150 Titan, com 35.221 unidades.
2º lugar: Honda CG 125 Fan com 29.045 unidades
3º lugar: Honda Biz 125 com  17.131 unidades.
4º lugar: Honda NXR 150 Bros com 15.091 unidades.
5º lugar: Yamaha YBR 125 Factor  9.788 unidades.
6º lugar: Honda Pop 100 com 7.241 unidades.
7º lugar: Honda CB 300R com, 5.746 unidades.
8º lugar: Honda XRE 300, com  2.466 unidades
9º lugar: Yamaha 250 Fazer, 2.430 unidades
10º lugar Yamaha T 115 Crypton:2.068 unidades.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Harley Davison convoca Road King e outros modelos para substituir interruptor

Road King Fire
Harley convoca no Brasil 1.352 motos fabricados entre 2009 e 2011 para recall
A Harley-Davidson do Brasil convoca os proprietários das motocicletas Touring, modelos Road King®Classic, Road King® Police, Street Glide®, Ultra Classic® Electra Glide®, Electra Glide® Classic, Electra Glide® Standard Police, Electra Glide® Ultra Limited, CVO™ Street Glide® e CVO™ Ultra Classic® Electra Glide®, anos de fabricação 2009, 2010 e 2011, para que atendam à uma campanha de recall. Essa iniciativa atinge 1.352 motocicletas em todo o território nacional.

O objetivo é solicitar aos consumidores que encaminhem as motocicletas envolvidas na campanha à rede de concessionários Harley-Davidson para a substituição gratuita do interruptor traseiro da luz de freio.
Em razão de uma proximidade do interruptor traseiro da luz de freio ao sistema de exaustão, este poderá não resistir à temperatura a qual será exposto, ocasionando, eventualmente, uma falha no funcionamento do freio e/ou da luz de freio.
Essa não conformidade pode afetar a dirigibilidade das motocicletas, com risco de acidentes para o motociclista e terceiros.
Para verificar se a sua motocicleta está envolvida nesta campanha, a Harley-Davidson fornece informações aos seus clientes por meio do site da empresa (www.harley-davidson.com.br), do Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC (            0800 724 1188      ), de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, ou aos sábados, das 9h às 15h (exceto feriados) ou, ainda, do e-mail (sac@harley-davidson.com.br)
Todos os serviços serão realizados gratuitamente. Para comodidade, a Harley-Davidson recomenda ao consumidor que agende previamente a visita por meio do SAC.
Essa medida visa a manter o compromisso de respeito aos consumidores e o foco da empresa em oferecer produtos com qualidade e segurança. A Harley-Davidson esclarece ainda que não tem conhecimento da ocorrência de acidentes no Brasil originado pelas razões técnicas relatadas.

Top five das marcas em outubro de 2011.

Houve retração generalizada de 16,27% em relação ao mês de setembro. Diminuição do crédito ao consumidor? diminuição da Atividade industrial? Crise na Zona do Euro? Crise financeira na Grécia? Substituição do Ministro dos Esportes? Não consigo explicar. Talvez Freud explica.
Este mês retardamos um pouco a divulgação do comportamento do mercado, devido a nossa viagem para participar de encontro de moto fora do país. Mas como sempre digo: "Antes tarde do que muito mais tarde". Ei-los.

1º lugar: Honda com  114.966 unidades e 78,68% do mercado.
2º lugar: Yamaha com  17.711 unidades e 12,12% do mercado.
3º lugar: Suzuki com  3.051 unidade e 2,09% do mercado.
4º lugar: Dafra com  2.722  unidades e 1,86% do mercado.
5º lugar: Kasinski com  2.569 unidades 1,76% do mercado.

sábado, 5 de novembro de 2011

De Brasilia ao Uruguai


Saída de Samambaia-DF

Com Alejandro e outros amigos do Uruguai


Fotos e texto: Nilson Silva. 
Como viajar de moto para fora do Brasil, fazer novas amizades, se divertir e voltar para casa tranquilo e com economia.

Sempre tivemos vontade de descer para as bandas do Sul. O 1º Encontro de Motos e Amigos de Melo-Uruguai foi a oportunidade que esperávamos para isto. Vamos adiantar que optamos  por fazer uma viagem de baixo custo, uma vez que a amada esposa não pôde ir e não encontramos outro motociclista  para nos fazer companhia.
Hotel em José Bonifácio-SP
Mesmo sendo de baixo custo conseguimos fazer no minimo 3 refeições por dia e dormimos sempre em hotéis decentes. Ao final da matéria daremos um resumo das despesas, quem sabe assim  você perde o medo e sai da toca.
Nossa saída foi no dia 17/10, ás 08:30 horas de Samambaia Distrito Federal do posto Texaco no Km 5 da BR-060 sentido Goiânia. Almoço aí perto de Professor Jamil-GO por volta de 11:00 horas. Por volta de 17:30 hs, com tempo bom, estávamos em José Bonifácio-SP, pouco depois de São José do Rio Preto, BR 153, a uns 750 km de Brasilia, onde pernoitamos no Hotel dos Viajantes.
Aceguá-Uruguai, vista do Hotel Texaco
Dia 18/10, saímos por volta de 08:00 horas, tempo bom, exceto por um forte  vento lateral que nos fêz andar um pouco inclinado para a esquerda na moto por uns 150km até a divisa do Paraná. Almoço em Mairink-PR. Pernoite e janta em Rebouças-PR, cidadezinha ás margens do pior trecho da BR 153, mas de gente prestativa, Hotel Bisa-Tur.
Hotel Em Cruz Alta-RS
Dia 19/10, o tempo amanheceu nublado mas não choveu. A BR 153 tem buracos mas estamos de Big trail, então a gente consegue imprimir uma média de 80 Km/h e 26 Km por litro, e desta forma passamos por União da Vitória-PR e almoçamos Em Irani-SC, na Serra Catarinense. (Frio de lascar no alto da serra). Continuamos descendo atravessamos o Rio Uruguai na divisa SC/RS, passamos por Erechim, Passo Fundo,  Getúlio Vargas, Carazinho. Abastecimento próximo a Panambi.  Chegamos em Cruz Alta no fim da tarde, onde ficamos no Hotel Pinheiro, lugar aconchegante, no trevo de entrada para a cidade.
Uma expressão de fraternidade entre os povos.
Último Km da BR 153 (Yessss)
20/10, saimos por volta de 10:00 horas com planejamento de chegar e Aceguá, na Fronteira. Passamos por Santa Maria e almoçamos em Caçapava do Sul. Depois do almoço rodamos uns 15 Km e o tanque marcou reserva. Tudo bem né? Tudo bem nada! são 140 quilômetros de Caçapava do Sul até Bagé sem sem cidade e sem posto de gasolina. Ainda bem que Deus colocou o José, Borracheiro uruguaio no meu caminho que, me arranjou dois litros de gasolina do seu Voiage dos anos 80 e consegui tirar os 50 Km restante até Bagé onde pode abastecer. (Que sufoco)!!!!
Moto de carga da fronteira
Aceguá Brasil só tinha o Hotel Texaco. Aceguá Uruguai não vi Hotel. Então ficamos felizes no lado Brasileiro, mas de uma janela privilegiada onde podia se contemplar o país vizinho.
21/10, a encrenca foi quando fui na Migracion com carta verde (seguro de veículo de mais ou menos r$ 50,00 pra quem entra no Uruguai) na mão pegar o tal de permisso. Permission negada pra mim porque minha identidade de servidor público, expedida pelo  CBMDF e com fé pública em todo Território Nacional não vale na República Oriental do Uruguay.
Voltamos para o lado do RS, procuramos a Brigada Militar e o Sargento nos orientou a procurar a Base da Policia Nacional. Assim fizemos. Explicamos a situação toda para os policiais Javier e Cravijo e uma hora e meia depois estávamos com o nosso "permisso especial" na mão.
Chegando em Melo-Cerro Largo, de repente me vejo na contra mão de uma rua movimentada mas fui abordado por Álvaro, uma pessoa prestativa que se dignou a me levar ao local do Evento. Quando falei o meu nome na entrada os recepcionistas disseram que Alejandro e Estela, organizadores do encontro, já estavam me esperando. Daí pra frente a coisa fluiu bem graças a Deus.
Devolução de "permisso" para colocar o pé no Brasil
Foi muito legal o Encontro, ficamos lá 21 e 22/10, hospedado no Príncipe das Astúrias.
23/10. Saímos  por volta de 8:30 de Melo, Almoçamos em Caçapava do Sul e dormimos novamente em Cruz Alta, no mesmo Hotel Pinheiro.
24/10. Rodamos 870 Km e dormimos em Ibaití-PR, lanche na rua abaixo, hotelzinho arrumadinho mas foi o mais caro do percurso.
Hotel em Ibaiti-PR
25/10. O tempo mudou. a chuva caiu por uns 150 Km e conseguimos rodar pouco mais de 200 Km até meio dia e assim fomos alternando sol e chuva até Centralina-MG, uns 750 quilômetros, onde dormimos num hotelzinho de posto de gasolina.
26/10. De Centralina a Brasilia uns 450Km em pista duplicada... consegui almoçar em casa com as mulheres da minha vida por volta de meio dia. Assim nós fechamos a viagem ao Uruguai de exatos 5.116 Km, onde tivemos os seguintes dados mais importantes:

Piaggio estará com seus triciclos na Agrishow a partir da próxima semana

  Marca italiana, pioneira na fabricação de triciclos no mundo  comercializa no Brasil os modelos para carga até 500kg e para passageiros. O...