domingo, 27 de setembro de 2015

GPR 250 tem empate inédito em Goiânia e Kawakami conquista vitória no photo finish

Líder do campeonato cruza linha de chegada rigorosamente empatado com Brian David e conquista vaga em seletiva internacional da Red Bull

Fonte: Grelak Comunicação
Ton Kawakami comemorou duas conquistas neste domingo (27) no GP Goiânia, sexta e antepenúltima etapa da temporada de 2015 do Moto 1000 GP. Além de vencer a corrida e ampliar sua vantagem na liderança da categoria de formação de pilotos Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, o representante da Playstation-PRT confirmou, com o resultado, a conquista de uma vaga na seletiva internacional de outubro do Red Bull MotoGP Rookies Cup.
Disputada sob 35 graus de temperatura ambiente, a corrida da GPR 250 foi marcada pelo alto número de trocas de posições – uma das características mais marcantes da categoria de formação de pilotos do Moto 1000 GP. A ponto de, pela primeira vez na história do Brasileiro, a direção de prova recorrer ao “photo finish” para determinar o vencedor. Pelo cronômetro, Kawakami cruzou a linha de chegada rigorosamente empatado com Brian David, o segundo.

David, goiano que corre em 2015 com licença emitida pela Federação de Motociclismo de Mato Grosso do Sul, foi declarado segundo colocado após a análise das imagens pelos comissários desportivos. O paulista Guilherme Brito, companheiro de equipe de David no Team Estrella Galicia, estabeleceu a volta mais rápida do GP Goiânia e terminou em terceiro, 20 milésimos de segundo atrás do vencedor, que mantém a liderança do campeonato.

A reta de chegada marcou o desfecho inédito no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Kawakami tomou os instantes finais na liderança. David e Brito prepararam a tentativa de manobra de ultrapassagem. David emparelhou sua moto com a do líder e os dois cruzaram a linha de chegada rigorosamente empatados. Brito, em terceiro, ficou a 20 milésimos de segundo do vencedor. Duarte, Traldi e Aleixo completaram as seis primeiras posições.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Além da Scrambler, Ducati terá novas Multistrada e 1299 Panigale no Brasil

Motos serão apresentadas pela fabricante italiana no Salão Duas Rodas. Scrambler será a moto mais vendida e acessível da marca no país.

Publicado no portal G1 em 24/09/2015
A Ducati prepara ao menos 3 grandes novidades para o Salão Duas Rodas 2015, de 7 a 12 de outubro no Anhembi, em São Paulo. Além da Scrambler, apresentada no país na noite desta quarta-feira (24), a marca vai levar ao evento as novas Multistrada 1200 e a 1299 Panigale, ambas evoluções de motos já vendidas no Brasil.
Com o preço ainda indefinido e previsão de chegar às revendas no início de outubro, este será o produto mais acessível da empresa no país, posicionado abaixo da Monster 821 (R$ 43.900) e com as pretensões de ser o mais vendido. Com a Scrambler, a ideia da Ducati é criar "uma marca dentro da marca", unindo características clássicas com modernas e despojadas, bem ao estilo hipster.

O visual da moto é baseado nas antigas Scrambler dos anos 60 e 70, que tinham motores de apenas 1 cilindro (125, 250, 350 e 450 cc), e mantendo a tradicional cor amarela como principal. No entanto, para a nova geração, a escolha de motorização foi outra: o mais moderno bicilíndrico em L derivado da Monster 796, que saiu de linha, com 803 cc, refrigerado a ar.

Mas a fabricante realizou alterações para tornar a entrega de força mais linear na Scrambler, com isso, a potência da Scrambler atual é de 75 cv a 8.250 rpm e 6,9 kgfm de torque a 5.750 rpm. Seu peso em ordem de marcha - pronta para rodar - é de 186 kg.

Outra novidade para o Salão Duas Rodas é a atualização da Multistrada. Além de uma boa repaginada no visual, com grande alteração principalmente na dianteira, agora com linhas mais retas, a Multistrada 1200 recebeu um novo motor. A principal novidade é o sistema de válvulas variáveis, até então inédito para moto de produção em série, afirma a Ducati.

Chamado de DVT (Desmodronic Variable Timing), o sistema possibilita controle independente para as válvulas de escape e admissão. Segundo a fabricante, a tecnologia permite otimizar a força do motor em todo tipo de condição, além de melhorar a linearidade da entrega do torque e diminuir o consumo.

A principal esportiva da Ducati evoluiu de Panigale 1199 para Panigale 1299.
De acordo com a empresa, com o motor de maior cilindrada, que tem 1285 cc, a moto atinge 205 cavalos de potência máxima a 10.500 rpm.

Isso representa 10 cavalos a mais que a 1199 Panigale, que alcança 195 cavalos de potência.
O torque da moto é de 144,6 kgfm a 8.750 rpm.
O peso em ordem de marcha, com combustível e pronta para rodar, é de 179 kg , o que a torna a esportiva der rua mais leve à venda da atualidade, afirma a Ducati.

Além da revolução no motor, a empresa declarou ter feito alterações no chassi da moto e também mudanças nas suspensões e no pacote eletrônico. São três opções de modos de pilotagem, ABS desenvolvido para melhor funcionamento em curvas, controle de tração, sistema anti-wheelie, evitando que a moto empine, e controle do freio motor.

O sistema "quick shift", que auxilia a troca de marchas sem o uso da embreagem, também foi incorporado, e também pode ser utilizado para a redução de marchas - geralmente, o dispositivo é apenas para o aumento de marchas.

Para a versão S, topo de linha, 1299 possui a nova suspensão Öhlins Smart EC, que possui controle eletrônico ativo dos amortecedores. Mesmo mantendo o visual similar ao da 1199, a 1299 ganhou alguns sutis retoques na estética, como na região de contornos do farol dianteiro.

Moto 1000 GP: GPR 250 define classificado para seletiva internacional da Red Bull‏

Brian David (e) e Ton Kawakami

Ton Kawakami e Brian David decidem no GP Goiânia vaga reservada aos pilotos do Brasileiro de Motovelocidade em programa internacional

Fonte: Grelak Comunicação
A sexta e antepenúltima etapa da temporada de 2015 do Moto 1000 GP, neste domingo (27) em Goiânia, será especialmente importante para os pilotos da categoria de formação GPR 250. Além de definir os rumos da disputa pelo título, o GP Goiânia vai definir o piloto indicado pelo Campeonato Brasileiro de Motovelocidade para participar de uma das seletivas internacionais deste ano no programa Red Bull MotoGP Rookies Cup.

A parceria celebrada com a Red Bull assegura ao piloto indicado pelo Moto 1000 GP a partir do resultado de sua fase seletiva o custeio de viagem e hospedagem, com direito a um acompanhante, para a cidade europeia onde será disputada a seletiva em outubro. Esta sede ainda não foi revelada pelos organizadores, para não haver qualquer grau de favorecimento aos inscritos que possam realizar treinos prévios no autódromo escolhido.

Em 2014, primeiro ano da parceria entre a Red Bull e o Moto 1000 GP, o piloto classificado no Brasil foi Meikon Kawakami. Sua participação na seletiva aconteceu na Espanha e levou-o a participar, na atual temporada, do Moriwaki 250 Junior Cup, competição que concilia com o Brasileiro de Motovelocidade. Lucas Torres, também egresso da GPR 250 brasileira, disputou o Rookies Cup por meios próprios e neste ano participa do Espanhol de Velocidade.

Dois pilotos da GPR 250 chegam a Goiânia com chance de conquista da vaga que o Red Bull MotoGP Rookies Cup reserva ao Moto 1000 GP. O líder da classificação específica da seletiva é Ton Kawakami, irmão de Meikon, que venceu duas corridas nesta temporada. Piloto da Playstation-PRT, ele tem 98 pontos, seis a mais que Brian David, do Team Estrella Galicia, que ganhou três vezes. A etapa terá, no total, 27 pontos em disputa.

Kawakami e David comandam, também, a classificação do Brasileiro de Motovelocidade, com os mesmos 98 e 92 pontos. José Duarte, Guilherme Brito e Diogo Moreira, também pilotos do Team Estrella Galicia, vêm a seguir, com 68, 62 e 47 pontos – Rafael Traldi, que defende a Motonil Motors-PDV Brasil, está empatado com Moreira na quinta posição, embora leve vantagem sobre o adversário por ter um terceiro lugar como melhor resultado no ano.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Mortes de crianças transportadas em moto chegam a 439 casos em 7 anos

DPVAT contabilizou crianças de 0 a 10 anos; 8.103 ficaram inválidas. Proibidos de irem na garupa, menores de 7 anos representam 60%.

 Publicado no Portal G1 em 22/09/15
O número de crianças de 0 a 10 anos mortas em acidentes de motos ao serem levadas na garupa chegou a 439 casos em 7 anos, aponta a Seguradora Líder, responsável pelo seguro DPVAT.
De acordo com o levantamento, feito de setembro de 2008 a agosto de 2015, um total de 8.103 crianças dessa faixa etária ficaram inválidas por este tipo de acidente.
No Brasil, é proibido levar na garupa crianças menores de 7 anos e, mesmo assim, o relatório aponta que 60% das indenizações pagas nesses casos, um total de 8.542 no período, foram e esta faixa etária.

A infração é gravíssima, passível de multa e da suspensão do direito de conduzir. Dados de setembro de 2014 a agosto de 2015 mostram 40 mortes para crianças de 0 a 10 anos transportadas na garupa, mas, segundo a entidade, o número deverá crescer, já que existem solicitações de indenizações pendentes.
O período que registrou mais mortes do tipo foi de setembro de 2012 a agosto de 2013, com 84 ocorrências.

"Sabemos que em todo país, principalmente no interior, é comum ver famílias inteiras sendo transportadas em motos, até o cachorro, atitude que coloca em risco a vida das crianças, em primeiro lugar, pois são, naturalmente, mais frágeis", explica Ricardo Xavier, diretor-presidente da Seguradora Líder-DPVAT.
Em caso recente, uma mulher levava, em Sangão, Santa Catarina, 4 filhos, 3 deles com menos de 7 anos, na garupa e sofreu um acidente, que resultou na morte de uma menina de 7 anos. Em Rio Verde, Goiás, um motociclista foi flagrado levando 3 crianças em sua moto.

A região Nordeste é a que possui mais ocorrências, de mortes e invalidez, envolvendo crianças transportadas em motocicletas, representando 51% do total, mesmo com a sua frota de motos correspondendo a 27% da frota nacional.
Em segundo lugar, fica a região Norte, com 22% das indenizações, para uma frota de 9% nacional. As duas regiões juntas, representam 36% da frota nacional de motocicletas porém foram responsáveis por 73% das indenizações.

A divulgalção dos dados faz parte de ações de conscientização da Seguradora Líder-DPVAT para a Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Triumph ganha prêmio de marca de moto mais desejada em congresso da Fenabrave

Nos 50 anos da Fenabrave, Triumph ganha troféu de motocicleta mais desejada.

Fonte: G6 Comunicação.
A premiação “Marca Mais Desejada” foi entregue, pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), às montadoras eleitas, em cerimônia realizada ontem, dia 16 de setembro, durante a 25º edição do “Congresso & ExpoFenabrave”, que aconteceu em São Paulo (SP), no Pavilhão Azul do Expo Center Norte. A cerimônia fez parte da Solenidade de comemoração dos 50 anos da Fenabrave.
O resultado da premiação, realizada pelo sétimo ano consecutivo, premiou marcas em cinco categorias (“Automóveis e Comerciais Leves”, “Caminhões e Ônibus”, “Motocicletas”, “Tratores e Máquinas Agrícolas” e “Implementos Rodoviários”) e teve, como base, a participação online, tabulados como parte da 20ª “Pesquisa Fenabrave de Relacionamento com o Mercado”, desenvolvida entre maio e julho deste ano, junto aos concessionários de todas as marcas e segmentos do Brasil, e coordenada pela Scheuer Consultoria.

A Triumph foi a grande vencedora na categoria “Motocicletas”, superando a Harley-Davidson, que ficou em segundo lugar. Atuando no Brasil há menos de três anos, foi a primeira vez que a Triumph conquistou esta premiação.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Linha de botas Texx ganha força para o Salão Duas Rodas 2015

A Texx, aproveita a visibilidade do Salão Duas Rodas 2015 para lançar oficialmente sua nova coleção de botas destinadas aos praticantes de motociclismo.

Fonte: Engenharia de Comunicação.
Serão cinco modelos inéditos: TRITON, e as STOPWATER (impermeáveis): TANK II, TMX RELOADED, ADVENTURE e VALENTIN LADY (feminina), atendem desde os pilotos iniciantes até profissionais de competição. Para os que estão começando, o produto protege o tornozelo do impacto dos “pisões” e erros que eventualmente aconteçam. No caso de um piloto de alto nível, a bota sustenta todo o impacto da alta velocidade.
Todas as botas destacam-se por sua leveza e resistência, conforto e flexibilidade na parte frontal, costuras duplas para maior durabilidade e são certificadas pela Comissão Europeia. Possuem também palmilha removível, anatômica com tripla densidade, antifungos e antibacteria; e solado com desenho especial e antiderrapante.

Além destas características, cada uma agrega benefícios diferenciados.
A TEXX TRITON possui o conceito esportivo, em cano curto. É feita em couro bovino de 1,6 mm de alta resistência; possui proteções EVOLUTION® em PU na lateral e calcanhar; fechamento em zíper com proteção de velcro; fechamento central na bota; proteções extras nas áreas dos dedos e calcanhar; raspador EVOLUTION® em PU para maior proteção em curvas fechadas; peça emborrachada na parte superior do pé para troca de marcha; sistema AIRTEXX® de entrada de ar.

A bota TANK II STOPWATER é construída em microfibra e couro, possui proteções em PU EVOLUTION® injetado nas partes laterais internas; placas almofadadas shift em TPU; refletivo SHINE® na parte traseira da bota; proteções extras nas áreas dos dedos e calcanhar; fechamento seguro em zíper auto trava com tiras de velcro; forro 100% poliéster.

A TMX RELOADED STOPWATER estreia em 2015 com um desenho mais moderno e clean. O novo design foi inspirado nas últimas tendências italianas e possui características de tênis em cano médio. É construída com mix de couro bovino e micro fibra de 1,6mm, possui peças internas em Poliéster Mesh 1600D de alta resistência; proteções extras nas áreas dos dedos e calcanhar; protetor interno de poliuretano EVOLUTION® na lateral da bota; sistema STOPWATER® (100% impermeável); fechamento em cadarço e velcro na parte superior; refletivo SHINE® na parte traseira da bota.

A ADVENTURE STOPWATER é uma bota modelo Cross Training, que será bem aceita pelas motos Big Trail. Foi construída em microfibra e couro, dando maior conforto e flexibilidade na pilotagem; possui sistema STOPWATER (100% impermeável); proteções em PU EVOLUTION® injetado nas partes laterais internas; placas almofadadas shift em TPU; refletivo SHINE® na parte traseira da bota; proteções extras nas áreas dos dedos e calcanhar; sistema de fechamento em travas e velcros para melhor ajuste; forro antialérgico.

A bota VALENTIN LADY STOPWATER é anatômica e foi desenvolvida especialmente para o público feminino. É impermeável, construída em microfibra e couro, dando maior conforto e flexibilidade na pilotagem. Possui sistema STOPWATER (100% impermeável); proteções em PU EVOLUTION® injetado nas partes laterais internas; placas almofadadas shift em TPU; refletivo SHINE® na parte traseira da bota; puxador em tira de soft TRP; proteções extras nas áreas dos dedos e calcanhar, garantindo maior proteção; fechamento seguro, em zíper auto trava com tiras de velcro;forro 100% poliéster.
O preço das botas varia com as proteções, partindo de R$550,00 e indo até R$2.299,00.

sábado, 12 de setembro de 2015

BMW apresenta Navigator Street, seu novo sistema de navegação.

Sistema dispõe de atualização gratuita e vêm com mapas da Europa e América do Norte pré-instalado.

Fonte: BMW Group PressClub Global.
Com o novo Navigator Street, a BMW Motorrad passa a oferecer um sistema de navegação de nível de entrada, de baixo custo, mas com a qualidade de sempre para motocicletas BMW, mesmo aquelas que originalmente não dispõem de preparação navegação.
O novo Navigator Street complementa o sistema  BMW Motorrad Navigator existente, que continuará a fazer parte da gama de produtos.
O Navigator Street  possui tela de  4.3",  sistema touchscreen de alto brilho que, pode ser operado de forma confiável com luvas e também possui uma boa legibilidade mesmo sob luz solar direta.
O sistema de navegação GPS com Bluetooth pode transmitir instruções de navegação diretamente para o capacete e permitir que o piloto faça e aceite chamadas  utilizando a função mãos livres.
O sistema de navegação é fornecido com mapas pré-instalados da Europa ou da América do Norte (disponível apenas na América do Norte e Canadá). Além de atualizações gratuitas, o piloto pode planejar suas rotas individualmente e confortavelmente em um PC usando o programa de planejamento turístico BaseCamp disponível atravez de um download gratuito a partir do site: www.garmin.com/basecamp.
O Navigator Street tem uma capacidade de armazenamento de 8 GB, que   pode ser expandida através de um slot para cartão SD adicional.
O novo BMW Motorrad Navigator Rua também possui um computador de viagem integrada com bússola e limite de velocidade que alerta o piloto sobre a velocidade máxima permitida na maioria das estradas.

O sistema BMW Motorrad Navigator Street está equipado com uma bateria integrada de íon de lítio. A bateria é carregada pelo sistema elétrico durante a condução e através da tomada mini-USB do computador ou do dispositivo de carregamento opcional quando fora da moto.
O BMW Motorrad Navigator Stret é fornecido com um cabo USB mini, um cabo tipo 12 V para conexão,  mapas pré-instalados e atualizações gratuitas de mapas.

BMW passa a produzir a S 1000 R no Brasil e reduz o preço

Moto briga para ser a melhor da categoria naked. O preço caiu de R$ 67.800, para R$ 53.900.

Publicado no portal G1 em 11/09/2015
A BMW Motorrad, divisão de motocicletas da marca, anunciou nesta sexta-feira (11) que passará a produzir a S 1000 R em Manaus. Assim, o valor é reduzido de R$ 67.800, como consta na tabela de agosto, para R$ 53.900. É o mesmo movimento que aconteceu com a esportiva S 1000 RR no mês passado.
"Já produzimos oito modelos localmente e seguimos com a estratégia de nos aproximarmos cada vez mais dos consumidores brasileiros. O objetivo é consolidar nossa presença no país com a produção nacional de motocicletas com a mesma expertise da Alemanha e posicionamento ainda mais competitivo”, diz Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad Brasil.

Com a missão de ser a melhor naked do mercado, a S 1000 R vai manter os equipamentos da importada, como assistente de troca de marchas, controle de tração dinâmico (DTC), módulo de controle do motor, modo de pilotagem PRO, controle de suspenão ativa (DDC), manoplas aquecidas, spoiler do motor e indicador de direção em LED. A única novidade é a oferta de pintura preta, além de branca e vermelha.

O motor de 4 cilindros em linha também é o mesmo e gera 160 cavalos de potência máxima a 11.000 rotações por minuto e torque de 11,42 kgfm a 9.250 rpm.

A BMW já produzia no Brasil os modelos G 650 GS, F 800 GS, F 800 GS Adventure, R 1200 GS e R 1200 GS Adventure, a roadster BMW F 800 R, além da BMW S 1000 RR.

Segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro começa sexta-feira em Minas Gerais

Equipe MXF participa da segunda fase que acontece na cidade de Barão de Cocais até 21 de abril A cidade de Barão de Cocais, em Minas Gerais,...