quinta-feira, 10 de abril de 2014

Pilotos da Escuderia X traçam objetivos para abertura do Brasileiro de Motocross

Jetro Salazar

Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, recebe a primeira etapa do campeonato nacional

A temporada 2014 do Brasileiro de Motocross terá seu primeiro capítulo escrito neste fim de semana, 12 e 13 de abril, em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. Quando entrarem na pista, os pilotos da Escuderia X também começarão a compor uma nova história em suas carreiras.
Jetro Salazar estreia em provas do campeonato nacional depois de temporadas vitoriosas no Latino-americano de Motocross. Tauan Brenner retorna ao Brasil após dois anos correndo provas nos Estados Unidos. Davis Guimarães inicia a trajetória pela conquista do bicampeonato na MX3. Mauriti Junior busca conquistar objetivos individuais. Léo Almeida quer aproveitar a experiência na classe 85cc para alcançar o título. Thaina Fontes quer ocupar seu espaço entre os melhores pilotos da 65cc.

“Este é o ano de renovação na Escuderia X em vários aspectos, mas principalmente na estrutura do time. Buscamos evoluir em diversos pontos e chegou o momento de colocarmos em ação todo o trabalho realizado na pré-temporada”, afirma Cale Neto, chefe de equipe. “Temos um grupo dedicado ao trabalho, e todos têm nível técnico e condição de grandes conquistas em suas categorias”, classifica Davis Guimarães, que além de piloto também é coordenador técnico do time.

Na MX1, Jetro Salazar garante que está pronto para os dois primeiros desafios do total de 16 baterias que disputará em oito etapas do nacional. “Vou dar 100% de mim em cada treino e em cada bateria. Meus objetivos são ganhar e somar o maior número de pontos para brigar pelo título no fim do ano”, define Salazar.

Tauan Brenner está recuperado da lesão no ombro direito e tem presença garantida na MX2. O catarinense aponta que o breve afastamento dos treinos teve seu lado positivo. “Essa pausa me fez perder a ansiedade pela primeira etapa. Sofri um rompimento parcial do ligamento e passei por um tratamento com PRP (Plasma Rico em Plaquetas) para acelerar minha recuperação”, explica. “Espero fazer um trabalho consistente e acredito que crescerei da metade do campeonato em diante”, afirma Brenner.

Na mesma categoria, Mauriti Junior destaca a pré-temporada realizada. “Fiz tudo dentro do planejado, sem me machucar, o que contribui muito para minha confiança neste início de campeonato”, avalia. “Este será meu quarto ano na categoria e sinto que estou mais rápido e preparado. Meu objetivo é andar entre o 10º e o 15º lugar, ganhar velocidade e terminar o ano entre os dez melhores do Brasil”, comenta.

Davis Guimarães dá início à busca pelo bicampeonato na MX3 e se diz confiante. “Estou pronto para começar a caminhada para mais um título brasileiro. Tive toda a estrutura durante a minha pré-temporada e por estas condições minha obrigação é vencer”, determina Guimarães. “A pista em Três Lagoas tem um bom nível técnico e gosto muito de andar neste circuito”, comenta.

Léo Almeida inicia seu terceiro ano na classe Junior e lembra que isto lhe faz conhecer bem seu equipamento. “Espero ser campeão brasileiro nesta temporada e acredito que tenho boas chances de realizar este objetivo. Fiz um bom trabalho físico e técnico na pré-temporada e conheço muito bem minha moto”, aponta o jovem piloto.

Os pilotos da equipe da X Motos do Brasil reconhecem também a força da energia que vem de fora das pistas. “O público é parte importante do trabalho do piloto. Com o apoio das arquibancadas, o atleta retira força de onde não tem para alcançar o melhor resultado. Para mim, sempre que corri no Brasil, tive o prazer de poder contar com o apoio da torcida e espero que isto ocorra também em Três Lagoas”, propõe Jetro Salazar.

SERVIÇO:
Brasileiro de Motocross – Primeira etapa
12 de abril de 2014 @ 08:00 - 13 de abril de 2014 @ 17:00
Programação:

Sexta-feira, 11 de abril
12h às 18h – Secretaria/Vistoria – Todas as categorias

Sábado, 12 de abril
Vistoria técnica
7h30 às 8h
Treinos Livres
8h10 às 8h30 – MX3
8h35 às 9h05 – MX2
9h10 às 9h25 – 65cc
9h30 às 10h – MX1
10h05 às 10h25 – Junior
10h30 às 10h45 – 50cc

Treinos cronometrados
11h às 11h20 – MX3
11h25 às 11h45 – Junior
11h50 às 12h05 – 50cc
INTERVALO
13h às 13h30 – MX1
13h35 às 14h05 – MX2
14h10 às 14h25 – 65cc

Provas
15h30 – MX3 (20min + 2 voltas)
16h – Junior (15min + 2 voltas)
16h30 – 50cc (15min + 2 voltas)
16h50 – pódio das categorias MX3, Junior e 50cc

Domingo, 13 de abril
Warm up
9h às 09h15 – MX2
9h30 às 9h45 – 65cc
10h às 10h15 – MX1
Cerimônia de abertura
11h20
Provas
12h – MX2/ 1ª Bateria – 30min + 2 voltas
13h – MX1/ 1ª Bateria – 30min + 2 voltas
14h – 65cc – 15min + 2 voltas
15h – MX2/ 2ª Bateria – 30min + 2 voltas
16h – MX1/ 2ª Bateria – 30min + 2 voltas

terça-feira, 8 de abril de 2014

Triumph Riding Experience inicia programa de viagens em 2014

"As viagens são planejadas e conduzidas pela mesma equipe responsável pelos cursos de pilotagem da Triumph, iniciados em 2013."

Fonte: G6 Comunicação.
O Triumph Riding Experience, programa de relacionamento da marca inglesa com seu público, inicia em abril as viagens de motocicletas para diversos destinos do Brasil e também da América do Sul. Além de permitir a confraternização entre os apaixonados pela marca, são passeios divertidos que duram entre 2 e 10 dias e oferecem muito conforto, segurança e infraestrutura premium para os clientes.
As viagens são planejadas e conduzidas pela mesma equipe responsável pelos cursos de pilotagem da Triumph, iniciados em 2013. As viagens de dois dias, por exemplo, são denominadas de “Triumph Adventure Weekend” e têm como objetivo proporcionar ao usuário um fim de semana especial, aliando um excelente roteiro para andar de motocicleta a outras atividades esportivas, como rafting, balão, canoa e passeios de quadriciclo.

"Esse formato busca entreter e agregar uma nova experiência aos amantes da marca, além de estarmos sempre reforçando as técnicas de pilotagem durante todo o passeio", explica Pablo Berardi, coordenador do programa. A primeira viagem do calendário neste formato, por exemplo, será para São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, com partida da capital paulista.

Além do “Triumph Adventure Weekend”, também já estão previstas viagens mais longas, de quatro a 10 dias, para diversas regiões, como Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Machu Picchu (Peru). O primeiro destino, neste modelo, será a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, entre os dias 15 e 19 de maio.

Além de aproveitarem roteiros especiais desenvolvidos pelos profissionais da Triumph, os participantes terão sempre a companhia de dois guias em motocicletas e de um carro de apoio, e ainda receberão um kit Triumph e um fotolivro para guardar de recordação. Para participar das viagens, o cliente poderá usar a sua motocicleta de qualquer marca ou, se preferir, locar uma motocicleta inglesa diretamente com a equipe do Triumph Riding Experience.

O Triumph Riding Experience também continua com a programação de cursos On e Off Road, que acontecem no Centro de Provas da Pirelli e na Fazenda Cascata. As vagas para os cursos e viagens são limitadas. Todos os pagamentos podem ser feitos em até 12 parcelas sem juros. Mais informações pelo site www.triumphexperience.com.br.
CALENDÁRIOS DE VIAGENS DO TRIUMPH RIDING EXPERIENCE
DatasDestinosPartidas
26 e 27/04São Luiz do Paraitinga (SP)São Paulo
15 a 19/05Serra do Rio do Rastro (SC)Florianópolis, Curitiba e São Paulo
31/05 a 01/06Rastro da SerpenteSão Paulo
18 a 23/06Estrada RealSão Paulo
14 a 21/07Pantanal (MT) e Bonito (MS)São Paulo
22 a 26/07Serra da Canastra (MG)São Paulo e Belo Horizonte
02 e 03/08Cananéia (SP)São Paulo
13 e 14/09Sorocaba (SP)São Paulo
26 a 28/09Pirenópolis (GO)Brasília e São Paulo
10 a 14/10Pedra Azul (MG)Rio de Janeiro
25 e 26/10Parati (RJ)São Paulo
13 a 21/11Machu Picchu (Peru)Rio Branco

Moto 1000 GP: com piloto português, Scigliano Racing disputa categoria principal

Tiago Magalhães

Tiago Magalhães defenderá equipe paulista na GP 1000 e manterá parceria com preparador que o levou a dois títulos em seu país

Fonte: Grelak Comunicação
Mais um piloto europeu tem participação confirmada na temporada de 2014 do Moto 1000 GP. Tiago Magalhães, 30 anos, será o piloto da Scigliano Racing na disputa pelo título da categoria GP 1000, a principal do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. A primeira das oito etapas da competição reunirá os pilotos de suas quatro categorias no dia 4 de maio em Santa Cruz do Sul (RS), no Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira.
Magalhães destaca a expectativa de “um grid muito forte”. “A presença de pilotos como Mathieu Lussiana, Diego Pierluigi, Miguel Praia e os demais estrangeiros, além dos principais pilotos brasileiros, me animou para disputar o Moto 1000 GP”, revela o português. Ele defenderá Scigliano Racing, equipe do piloto Sidnei Scigliano, e trará ao Brasil o preparador Francisco Batista, com quem trabalha há vários anos na motovelocidade da Europa.

Bicampeão português das 1.000 cilindradas em 2011 e 2013, Magalhães é um telespectador assíduo do Moto 1000 GP. “Eu acompanho as corridas desde o início, sobretudo desde que o Miguel Praia começou a participar”, manifesta, citando a presença de seu compatriota, que terminou o campeonato de 2013 em quarto lugar. “Com a boa estrutura da equipe e o entrosamento que tenho com o Francisco a expectativa é de disputar vitórias”, acredita.

O português mantém planos de continuar correndo na Europa. “Quero conciliar o Moto 1000 GP com o Campeonato Espanhol de Velocidade e vou disputar o GP de Macau, mas o foco está no Brasil”, diz. Magalhães planeja o primeiro contato com a equipe para os testes coletivos do Moto 1000 GP em São Paulo (SP) nos dias 18, 19 e 20. “Torço para minha experiência na Europa ser útil no Brasil, e quero trazer a para cá a experiência de correr no Brasil”.

A Scigliano Racing soma dois títulos no Moto 1000 GP. O primeiro foi o do piloto André Veríssimo na categoria GP 600, em 2012. O outro, em 2013, foi conquistado na GP Máster pelo próprio Sidnei Scigliano, que neste ano passa a atuar apenas como chefe de equipe. A participação na GP 1000, a categoria principal do evento, é inédita para a equipe. “Estaremos fortes, ainda mais com a presença do campeão português e de seu preparador”, aposta Scigliano.

O chefe de equipe aposta no sucesso da nova parceria. “Os serviços do Francisco Batista também serão oferecidos aos pilotos que vierem a disputar a temporada do Moto 1000 GP pela nossa equipe. Conquistamos o patrocínio da Guedala Veículos Indústria Automotiva & Carros Antigos e, embora eu mesmo seja suspeito para fazer essa observação, acho que temos um pacote bastante atraente para oferecer aos nossos pilotos em 2014”, acrescenta.

Jetro Salazar faz últimos testes com CRF 450R antes do início da temporada

Jetro Salazar, (na moto)

Especialista em Honda nos Estados Unidos é responsável pelo motor que será utilizado pelo piloto da Escuderia X.

Fonte: Grupo X Brasil
Em cinco dias, todo o trabalho realizado por pilotos e mecânicos da Escuderia X na pré-temporada será conhecido pelo público durante a abertura do Brasileiro de Motocross 2014. A etapa de estreia será realizada em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, neste fim de semana, 12 e 13 de abril.
Jetro Salazar, piloto na classe MX1, realiza nesta quarta-feira, 9, o último treino com sua Honda CRF 450R antes de viajar para o Centro-Oeste brasileiro. Acompanhado por seu mecânico, Juan Luis Torres, Salazar aproveita o último teste para fazer acertos finos em seu equipamento, principalmente em motor e suspensão.

Salazar utilizará nesta temporada um motor preparado por Naveen Dassanayake, especialista em Honda, que já prestou seus serviços a pilotos como Josh Grant, Tommy Hahn e Jake Weimer. “Naveen fez um trabalho artesanal no motor Honda da moto de Jetro”, classifica o mecânico da Escuderia X. “Expliquei a ele como é o terreno das pistas do Brasil e também o tipo de gasolina que utilizamos por aqui”, comenta Torres.
Natural do Sri Lanka, Naveen trabalha há anos nos Estados Unidos e preparou todo o conjunto do motor que será utilizado por Salazar, como explica Torres: desde válvulas e cabeçote até a indicação do modelo de escapamento FMF. “Fizemos todo um trabalho na construção da personalidade da moto”, especifica o mecânico. “Demos potência ao conjunto, mas com o foco em auxiliar o piloto a controlar a moto”, declara o mecânico.

Cale Neto, chefe da equipe Escuderia X, ressalta que todo o trabalho leva em consideração a qualidade do conjunto piloto-moto. “Nesta linha de pensamento, estes dois componentes precisam estar em sintonia. Jetro sabe que terá no gate uma das melhores motos da temporada”, justifica Cale Neto. “Estou muito feliz com o trabalho que desenvolvemos na pré-temporada. Tive tempo suficiente para me acostumar com a mudança para a Honda, com a qual me adaptei bem, principalmente pela facilidade em realizar as curvas”, comenta Salazar.

Além de Jetro Salazar na MX1, a equipe da X Motos do Brasil conta com Tauan Brenner e Mauriti Junior na MX2, Davis Guimarães competirá na MX3, Léo Almeida na classe Junior e Thaina Fontes na categoria 65cc.

BMW Group Brasil registra recorde histórico de vendas no primeiro trimestre

As vendas dos automóveis BMW aumentaram cerca de 90% em relação ao mesmo período de 2013

Fonte: BMW Group Press Club Brazil
O BMW Group Brasil apresentou recorde de crescimento nas vendas do primeiro trimestre de 2014 para as suas marcas BMW, BMW Motorrad e MINI. As vendas dos automóveis BMW aumentaram cerca de 90% em relação ao mesmo período de 2013, alcançando o marco de 3.554 veículos comercializados no trimestre. O modelo mais vendido no País foi o BMW Série 3, com 1.984 emplacamentos no período, seguido do BMW Série 1 que, comercializado abaixo de R$ 100 mil, aproxima ainda mais o modelo e a tecnologia BMW do mercado consumidor.

A BMW Motorrad  conquistou resultados significativos de vendas no primeiro trimestre de 2014. Ao todo, foram 1.727 motocicletas comercializadas no período, representando um aumento de 9% em relação ao mesmo trimestre de 2013 – o que representa quase o dobro do crescimento médio do mercado Premium de motocicletas no Brasil.

“Os resultados de vendas das nossas marcas no Brasil reforçam ainda mais a confiança do BMW Group no potencial de crescimento do mercado nacional. Nesse ano em que instalaremos nossa primeira fábrica de automóveis no País (Araquari/SC), temos metas audaciosas de vendas para todas as marcas do grupo e continuaremos trabalhando para conquistar os brasileiros com produtos de alta tecnologia, desempenho e design únicos”, garante Arturo Pineiro, presidente e CEO do BMW Group Brasil.

Triumph apresenta novidades no Megacycle São Lourenço, em Minas Gerais

Tiger Sport

Tiger Sport, que começará a ser vendida em junho estará a mostra no Evento.

Fonte: G6 Comunicação
A Triumph Motorcycles, uma das mais tradicionais marcas do mundo no segmento de duas rodas, participa da 30ª edição do “Megacycle São Lourenço”, entre os dias 10 e 13 de abril, no Parque Municipal Ilha Antônio Dutra, na região central de São Lourenço (MG). O evento terá diversas atrações, como shows, lançamentos e test-riders. A Triumph participa do Megacycle em parceria com as concessionárias Triple Triumph (SP), Autostar (SP) e Triumph BH.
Uma das principais atrações da fabricante inglesa no encontro será a Tiger Sport, cujas vendas no Brasil deverão começar em junho. Além disso, em parceria com Tarso Marques, serão mostradas a recém-lançada Thruxton e a Bonneville T100 customizadas. A Bonneville T100 também estará disponível para os participantes da inédita prova Rumble, tradicional em eventos britânicos, em que dois competidores aceleram os motores e disputam o primeiro lugar, percorrendo um trajeto oval curto de terra batida.

A Tiger Sport é uma motocicleta com vocação esportiva e novo design. É uma moto de rua com estilo de aventura, voltada para o piloto que prefere concentrar-se nos valores fundamentais do prazer de uma motocicleta: um motor forte e sedutor, uma condução estável e uma posição de pilotagem para se adequar a diferentes tipos de estrada. Ideal para o uso diário, mas também capaz de cobrir longas distâncias com conforto e segurança, a Tiger Sport é uma motocicleta esportiva do “mundo real”, potente, ágil e divertida. Esta agilidade é resultado do eficiente motor Triumph de três cilindros em linha, com 1.050 cc e 125 cv de potência. Seu preço ainda está indefinido.

Além destas novidades, a Triumph também mostra no “Megacycle São Lourenço” os modelos Tiger 800XC, Tiger 800, Street Triple 675R, Daytona 675R, Tiger Explorer, Tiger Explorer XC, Trophy SE e Rocket III Roadster. Atualmente, a empresa comercializa 13 modelos de motocicletas no País. Dentre elas, somente três motocicletas são importadas: Trophy SE, Rocket III Roadster e Thunderbird Storm. Os demais modelos são montados em Manaus (AM). A Tiger Sport começa a ser montada na fábrica brasileira em maio.

Peças de reposição para motos terão selo do Inmetro obrigatório em 2016

Medida é válida para escapamento, coroa, pinhão e corrente e preço pode aumentar

Publicado no G1.com em 07/04/2014.
A partir de 19 de março de 2016, fabricantes e importadores de peças só poderão vender correntes de transmissão, coroas, pinhões e escapamentos de motos desde que possuam a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). De acordo com portaria publicada pelo órgão em 19 de março deste ano, as empresas têm até 19 de setembro de 2015 para certificar os produtos.
Nas lojas, os comerciantes de varejo terão até 19 de março de 2017 para vender os componentes sem certificação que estão em estoque. "O objetivo é aumentar a segurança dos usuários. Muitas peças são vendidas sem os requisitos mínimos de qualidade. Infelizmente, esta é a cultura do menor preço", afirma Leonardo Rocha, chefe da Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade do Inmetro (Dipac).

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças (Anfamoto), este conjunto de peças – coroa, corrente, pinhão e escapamento – representa a maior parte da venda de motopeças no Brasil, apesar de a entidade não ter um número específico de comercializações.
Além de padronizar as peças, a medida deve ajudar fabricantes que produzem elementos de melhor qualidade. "A indústria está sendo vítima de uma concorrência predatória de marcas que inundam o mercado com peças de preços mais baixos e sem qualidade", argumenta Rocha.

"Para o segmento de motopeças, que lida diretamente com itens de segurança, é fundamental que se tenha qualidade e durabilidade nas peças comercializadas", diz Orlando Leone, presidente da Anfamoto.
A padronização das peças também é válida para veículos similares a motocicletas, como motonetas, ciclomotores, tricicloes e quadriciclos

De acordo com o Inmetro, foram utilizados padrões internacionais e nacionais, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, para definir durabilidade e resistência das peças. "A princípio, estes foram os itens que notamos apresentar os maiores problemas, mas estamos em estudo para expandir a outros itens", afirma Rocha.
A partir do momento em que a regulamentação entrar em vigor, o Inmetro indica que os próprios usuários podem auxiliar fazendo denúncias sobre peças ilegais sendo vendidas. De acordo com o órgão, as multas para empresas e lojas podem variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, mas o consumidor final não será fiscalizado.

"Cabe também ao Inmetro reforçar a fiscalizar em portos, aeroportos e fronteiras para coibir a entrada de produtos não conforme", enfatiza Orlando Leone. No entanto, para a associação, nem todos produtos que vem de fora do Brasil são ruins.
"Esses itens vêm de diversas partes de mundo. Porém, o produto importado que entra não é em sua grande parte de baixa qualidade, pois os importadores passam também por um rigoroso processo de importação e fiscalização. Inclusive, para entrarmos com os produtos importados no Brasil temos que fazer a homologação e certificação", explica Leone.

Morre Massimo Tamburini, designer de Ducati, MV Agusta e Bimota

 Ducati 916 e MV Agusta F4 estão entre as criações do italiano. Aos 70 anos, Tamburini sofria de câncer de pulmão.

Publicado no Portal G1.com em 07/04/2013.Morreu, aos 70 anos, o famoso designer de motos Massimo Tamburini, responsável pela criação de importantes modelos de Ducati, MV Agusta, Cagiva e Bimota. A informação foi confirmada pelo presidente da Ducati, Claudio Domenicali, nesta segunda-feira (7), que divulgou nota no Facebook da empresa, chamando Tamburini de "o Mestre".
Entre as motos icônicas desenvolvidas pelo italiano, estão a Ducati 916 e a MV Agusta F4. Antes, em 1973, Tamburini foi um dos responsáveis pela criação da Bimota, outra importante marca italiana de motocicletas.

"Ele se foi na noite entre sábado e domingo. Todos nós queremos recordá-lo com uma saudação dos motociclistas, entusiastas, o reconhecendo pela grande contribuição que deixou ao nosso mundo", declarou Domenicali.
A última motocicleta desenvolvida por Tamburini foi a MV Agusta F3 675. Desde novembro de 2013, Tamburini foi diagnosticado com câncer de pulmão, mas a causa da morte não foi divulgada.

"Seu nome vai entrar para a história pelo brilhantismo e perfeccionismo aplicados aos pequenos detalhes", disse Giovanni Castiglioni, diretor e herdeiro da MV Agusta.
Nascido em Rimini, na Itália, em 1943, Tamburini criou sua primeira motocicleta em 1971, ao customizar uma Mv Agusta 750 Sport. Dois anos mais tarde, se juntou a Valerio Bianchi e Giuseppe Morri para fundar a Bimota.

Em 1985, ele foi para o grupo Cagiva, de Claudio Castiglioni, e começou a trabalhar em modelos Cagiva e também Ducati, outra marca parte do grupo.
Depois da venda da Ducati em 1996, Tamburini continuou na empresa desenvolvendo modelos da MV Agusta até 2008.

Piaggio estará com seus triciclos na Agrishow a partir da próxima semana

  Marca italiana, pioneira na fabricação de triciclos no mundo  comercializa no Brasil os modelos para carga até 500kg e para passageiros. O...