quarta-feira, 30 de abril de 2014

Moto 1000 GP: 13 pilotos gaúchos no GP Petrobras em Santa Cruz do Sul‏

Djonatas Silva da Rosa

Campeão brasileiro de duas categorias em 2013, Rio Grande do Sul estará presente em três grids do GP Petrobras

Fonte: Grelak Comunicação
Foto: André, o  Chacal
Depois de três temporadas abertas com eventos em São Paulo (SP), o Moto 1000 GP tem a primeira etapa de 2014 no Rio Grande do Sul, na cidade de Santa Cruz do Sul. As provas do GP Petrobras serão realizadas domingo (4) no Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira, dando início à disputa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade em quatro categorias – GP 1000, que é a principal, GP Light, GP 600 e a série de iniciação GPR 250.
O motociclismo gaúcho comemorou a conquista de títulos brasileiros por dois de seus representantes em 2013. Rafael Bertagnolli, da cidade de Santa Maria, levou a Kawasaki ZX-6 da Bertagnolli Racing à vitória em quatro etapas do Moto 1000 GP e conquistou o título da categoria GP 600 – a mesma em que fora vice-campeão em 2012. Pedro Sampaio, de Bento Gonçalves, somou duas vitórias, um segundo e dois terceiros lugares na GPR 250 e foi campeão.

Os dois gaúchos campeões nacionais estarão na pista no GP Petrobras, enfrentando o processo de adaptação a novas categorias. Sampaio, 16 anos, fará sua estreia na GP 600 pilotando a ZX-6 número 28. Ele continua correndo pela equipe Fábio Loko, que passa a contar também com Bertagnolli, inscrito na GP Light com a ZX-10 número 5. Elder Caldeira, de Porto Alegre, também vai defender a Fábio Loko na GP Light, com a Kawasaki número 9.

A presença de Sampaio no grid da GP 600 não é inédita. Ele disputou em Santa Cruz do Sul a sexta etapa de 2013, conquistando o 11º lugar. A GP 600 terá outros dois gaúchos: Marciano Santin, de Bento Gonçalves, oitavo na classificação final do último campeonato, terá o número 7 na carenagem da Kawasaki ZX-6 da Santin Racing; Sérgio Martins Correa, de Novo Hamburgo, vai pilotar a Honda CBR 600 RR número 13 da Bibica Racing.

Na GP Light, Bertagnolli dividirá a preferência dos torcedores gaúchos com Carlos Barcelos, de Porto Alegre. Ele vai competir com a Suzuki GSX-R 1000 número 65 de seu próprio time. A equipe Carlos Barcelos terá ainda um representante no grid da GPR 250: Djonatas Silva da Rosa, também de Porto Alegre, pilota a Honda CBX 250 número 81 em sua estreia na GPR 250. Aos 28 anos, ele é bicampeão gaúcho da categoria 125cc.

A GPR 250 terá o maior número de competidores gaúchos – serão oito. Três deles vão pilotar motos Honda Twister: os irmãos Marlinton e Guilber Reis, de Alvorada, são parceiros na Kalunga Motos e estão inscritos com os números 117 e 188, enquanto Giovandro Tonini, de Bento Gonçalves, terá o número 89 na moto da Santin Racing. Rafael Portaluppi, outro piloto de Bento Gonçalves, defenderá a Portaluppi Racing Team com a CBX 250 número 48.

A equipe Bibica Racing é outra que confirmou a inscrição de dois pilotos gaúchos na categoria GPR 250 da etapa de Santa Cruz do Sul. Gabriel Mattes, de Novo Hamburgo, correrá com o número 90, enquanto Gustavo Wittmann, de Estância Velha, terá o número 66 – ambos utilizam motos Kawasaki Ninja 250. A programação do GP Petrobras terá seu início na sexta-feira (2), com duas sessões de treinos livres para cada categoria do Moto 1000 GP.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Honda lança CB 300R edição limitada Repsol

Modelo chega ao mercado com grafismo especial, inspirado na motocicleta do Team Honda de MotoGP

Em comemoração à vitória do Team Honda no Mundial de MotoGP 2013, a Honda lança no mercado brasileiro a série limitada CB 300R Special Edition Repsol. A edição especial tem grafismos inspirados na motocicleta RC213V, utilizada pelo Team Honda na atual temporada, trazendo ao público brasileiro o visual da Honda nas pistas.
A Honda CB 300R edição limitada Repsol conta com o motor quatro tempos monocilíndrico de 291,6cm³, com duplo comando de válvula no cabeçote, injeção eletrônica PGM-FI, a gasolina e radiador de óleo. Com potência máxima de 26,53cv a 7.500 rpm e torque máximo de 2,81 kgf.m a 6.000 rpm, proporciona grande agilidade na pilotagem urbana e desempenho superior nas estradas.

O modelo, que estará na rede de concessionárias Honda a partir da segunda quinzena de maio, chega no momento em que a marca comemora também a terceira vitória consecutiva no MotoGP 2014. Na etapa disputada nesse último final de semana, na Argentina, o Team Honda conquistou excelentes resultados, mantendo-se na liderança do campeonato mundial.

A nova CB 300R edição limitada Repsol estará disponível na versão standard,com preço público sugerido de R$ 12.040,00, base estado de São Paulo, sem a inclusão das despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

Ducati 1199 Panigale S Senna: homenagem a Ayrton custa R$ 100 mil

Exclusiva para o Brasil, esportiva terá apenas 161 unidades produzidas. Parte da renda será destinada ao Instituto Ayrton Senna.

Publicado no G1.com em 28/04/2014.
Após fazer sua estreia mundial no Salão Duas Rodas 2013, a Ducati 1199 Panigale S Sennateve seu valor anunciado pela fabricante italiana nesta segunda-feira (28). Exclusiva para o mercado brasileiro, a esportiva custará R$ 100 mil e a reserva pode ser feita em site criado pela empresa.
Apenas 161 unidades da Senna serão montadas em Manaus, com peças provenientes da Itália, e o número é referência aos números de GPs que o piloto brasileiro disputou na Fórmula 1.
De acordo com a Ducati, parte da verba arrecadada com as vendas será destinada a programas educacionais do Instituto Ayrton Senna. Questionada pelo G1 sobre os valores que serão repassados à entidade, a empresa disse que "por questões contratuais, a Ducati e o Instituto Ayrton Senna não revelam o percentual destinado ao Instituto".

O início das vendas da moto começam dias antes de a morte do tricampeão de F1 completar 20 anos, em 1º de maio próximo. Em 1994, um acidente durante prova em Ímola, na Itália, culminou no falecimento do brasileiro.
Antes de morrer, o brasileiro, que era motociclista e proprietário de Ducati, trabalhou com a marca italiana no desenvolvimento de edição especial da esportiva 916.
Assim, as definições da marca para finalizar a Panigale Senna foram baseadas nas escolhas de Senna feitas no projeto da 916.

“Ayrton Senna foi um dos maiores ídolos nacionais e um grande fã da Ducati.
Com a 1199 Panigale S Senna, não só o homenageamos como também colaboramos ativamente para o maior legado que ele deixou, o Instituto Ayrton Senna”, disse Ricardo Susini, diretor-geral da Ducati no Brasil, em comunicado.

Com número reduzido de unidades, o objetivo da empresa é que a moto seja comprada por colecionadores da marca.
O modelo utiliza como base a esportiva Panigale tradicional, mas tem coloração especial cinza e grafismos diferenciados. As rodas são vermelhas e o logotipo "Senna" pode ser visto nas laterais das carenagens.
eu motor é um bicilíndrico de 1.198 cc, capaz de gerar 195 cavalos de potência máxima. O câmbio é de seis velocidades e, entre os dispositivos eletrônicos, estão ABS, controle de tração e ajuste eletrônico das suspensões.

As suspensões montadas são Öhlins NIX30 43mm com TiN e TTX36 (dianteiro e traseiro respectivamente), ajustáveis eletronicamente na compressão e com as mesmas características das superbikes “S”. O farol dianteiro possui iluminação em LED, assim como a luz de posição traseira.
Completam a configuração da moto o escapamento Ducati Performance, acelerador eletrônico (Ride by Wire), EBC (Engine Break Control) e DQS (Ducati Quick Shift).

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Moto 1000 GP: Santa Cruz do Sul recebe competição pela quarta vez no GP Petrobras‏

Corridas deste domingo no circuito gaúcho abrem o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade

Fonte: Grelak Comunicação.
A temporada de 2014 do Moto 1000 GP terá início neste domingo (4) em Santa Cruz do Sul (RS). Pilotos de todo o país aguardam com expectativa o início da programação do GP Petrobras, que terá suas corridas no Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira. As quatro categorias da competição – GP 1000, GP 600, GP Light e GPR 250 – terão quatro sessões de treinos livres, cada, antes das tomadas de tempo classificatórias e das corridas.
O GP Petrobras, primeira das oito etapas do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, marca a inclusão do Moto 1000 GP como competição oficial da Federação Internacional de Motociclismo, confirmada na semana passada. A homologação da entidade formalizou o caráter internacional que o evento assumiu nos últimos anos. O início da temporada de 2014 marca, também, a quarta edição da etapa no circuito gaúcho de 3.530 metros de extensão.

A estreia de Santa Cruz do Sul no Moto 1000 GP ocorreu em 2011, ano de rodadas duplas. Alan Douglas, com uma BMW S1000RR, obteve a pole-position da GP 1000 com 1min28s467 e média horária de 143,646 km. Diego Faustino, também de BMW, venceu as duas provas, realizadas em 24 a 25 de setembro, válidas pela quarta etapa. Robson Portalupi e Douglas completaram o primeiro pódio; no segundo estiveram Sarin Carlesso e Portalupi.

Na GP Light, a pole para as duas provas de 2011 em Santa Cruz do Sul foi conquistada por Eduardo Costa Neto, que cronometrou 1min31s398, a 139,040 km/h de média, com uma Kawasaki ZX-6 de 600 cilindradas. Joniran Saling ganhou a primeira prova, à frente de Costa Neto e Mariano Spolier. Costa Neto, que seria o campeão do ano, venceu a corrida final, com Fabiano Vargas Alegre em segundo e João Victor Batista em terceiro.

Em 2012, já com corridas únicas, Santa Cruz do Sul recebeu a terceira etapa no dia 23 de setembro, já com três categorias no cronograma. A GP 600 era a novidade da temporada e teve domínio de Maxi Gerardo. O uruguaio foi pole com 1min27s416 e venceu a depois de superar o argentino Adrian Silveira na volta final. O brasileiro Rafael Bertagnolli, terceiro, foi declarado vencedor da etapa e recebeu a pontuação atribuída ao primeiro colocado.

Na categoria GP 1000, a etapa gaúcha de 2012 teve domínio de Diego Pierluigi. Com uma Honda CBR 1000, o argentino marcou a pole-position em 1min24s298 e venceu, dividindo o pódio com Pierre Chofard e Alan Douglas, ambos com motos Kawasaki ZX-10 R. Na GP Light o domínio foi de Renato Andreghetto, que venceu de Kawasaki após cravar a pole em 1min27s500. Nick Iatauro, de Kawasaki, e Lucas Barros, de BMW, foram segundo e terceiro.

A sexta e antepenúltima etapa de 2013 aconteceu no dia 20 de outubro. Pierluigi estabeleceu recorde ao conquistar a pole com 1min24s067 e venceu a corrida com uma Kawasaki. O também argentino Luciano Ribodino foi segundo, de BMW, com Danilo Lewis levando a Kawasaki ao terceiro lugar. Na GP Light, Andreghetto foi pole com 1min26s436 e venceu de BMW. André Paiato (BMW) foi segundo, com Henrique Castro (Kawasaki) em terceiro.

A pole-position na etapa do ano passado em Santa Cruz do Sul também foi argentina na GP Light, com Sergio Fasci marcando 1min27s601. Na corrida, Bertagnolli venceu com Kawasaki. Fasci e Nicolas Tortone, ambos argentinos com motos Yamaha, fecharam o pódio. A estreia da GPR 250 na cidade teve Pedro Sampaio na pole com 1min40s992. Ele foi segundo na corrida, atrás de Fabiano Vaz, ambos de Honda. Herbert Pereira, de Kawasaki, foi terceiro.

BMW R 1200 GS Adventure: emoção e prazer em qualquer terreno.

Eixo cardã do lado esquerdo, 5 modos de condução e refrigeração mista fazem parte pacote.

Fonte:BMW Group PressClub Brazil
A família GS acaba de ficar mais aventureira do que nunca. Referência no segmento Maxitrail, a BMW Motorrad apresenta a nova R 1200 GS Adventure, que reflete o equilíbrio perfeito entre o prazer de pilotar nos terrenos on e off-road e o conforto para deslocamentos curtos ou longos. Projetada para o público que busca um produto versátil e robusto, a nova GS Adventure é a opção ideal tanto para o trânsito das grandes cidades quanto para os apaixonados por longas e prazerosas viagens – incluindo aficionados por off-road
Marca ícone do enduro mundial, a BMW Motorrad incorpora toda a sua experiência tecnológica e de design no projeto da R 1200 GS Adventure,que segue a tradição da marca com seu motor boxer, porém dotado de inédita refrigeração mista ar/água. São 1.170cc ,que geram125 HP de potência e 12,5 kgf.m de torque, garantindo o máximo de desempenho em qualquer estilo de condução.

Em relação à R 1200 GS, que utiliza o mesmo propulsor, o virabrequim do motor teve sua massa aumentada em 950 gramas e foi instalado um dispositivo (damper) para diminuir as vibrações, mesmo nos terrenos mais difíceis. O câmbio de seis velocidades oferece uma relação de marchas que proporciona conforto em viagens longas e agilidade em trechos urbanos ou fora de estrada.

Neste modelo, pela primeira vez na história, a BMW Motorrad posicionou o eixo-cardã na lateral esquerda da motocicleta, com o objetivo de tornar a distribuição de peso mais neutra. O conjunto trabalha com chassi produzido em aço robusto e resistente para tornar as manobras, principalmente em terrenos off-road, ainda mais prazerosas.

O piloto tem à disposição cinco modos de condução: standard, Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro. Os opcionais trabalham gerenciando a distribuição da potência do motor, a rigidez da suspensão semiativa e os sistemas ASC (Controle de Tração) e de freios ABS, oferecendo uma pilotagem segura e emocionante, independentemente do nível de aderência do piso.
O curso das suspensões se manteve e a distância para o solo aumentou 15 mm em relação à R 1200 GS. A geometria do sistema também foi reconfigurada para garantir manobras ainda mais precisas.

Visualmente, a R 1200 GS Adventure também mostra vocação estradeira. Suas formas estão ainda mais robustas e masculinas. O spoiler frontal está alongado, o que, além de dar um aspecto grandioso ao modelo, ainda melhora a proteção contra o spray produzido pelo pneu dianteiro.

Em relação à R 1200 GS, o tanque de combustível agora conta com 10 litros a mais de capacidade (ficando com 30 litros no total), para uma autonomia ainda maior. O suporte para malas laterais evidencia o caráter da aventureira para viagens longas e serve como protetor do tanque de combustível. O motor também conta com novas barras de proteção.

Parte importante do DNA da BMW Motorrad, o conforto da nova R 1200 GS Adventure é garantido pelo novo banco mais alto (que é ajustável), o para-brisa maior (com melhor proteção contra detritos), pedaleiras tipo enduro, mais largas, e pedal do freio reforçado, com posição regulável. Os manetes do guidão também podem ter a altura reajustada para maior comodidade na pilotagem.

“Após o sucesso da R 1200 GS em 2013, estamos muito otimistas com o lançamento da Adventure. Esta é uma motocicleta com muita tecnologia embargada, design, potente e masculina. Além disso ela atende o cliente que transita pelos dois terrenos, on e off-road.” comenta Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad Brasil.

A R 1200 GS Adventure conta ainda com uma extensa gama de acessórios especiais e está disponível na rede de concessionárias BMW Motorrad a partir de R$ 87.900,00 nas cores Verde Oliva, Branco Alpino e Azul Metálico. O prazo de garantia é de 2 anos.

Conheça algumas das características da BMW R 1200 GS Adventure:
Visual GS Adventure robusto e masculino.
Distribuição de peso favorável para uma pilotagem prazerosa.
Tanque de combustível maior - 30 litros.
ABS e ASC como itens de série.
Subquadro traseiro reforçado.
Assento ainda mais confortável.
Para-brisa alto.
Pedaleiras enduro largas.
Pedal do freio traseiro e câmbio ajustáveis e reforçados.
Barras de proteção do motor e tanque de combustível .
Suportes para malas laterais .
Ampla gama de acessórios especiais.


Pacote único de equipamentos:
Cinco modos de condução – Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro – além de add-ons do Enduro ABS and Enduro ASC para pilotagem off-road.
Ajuste eletrônico da suspensão dianteira e traseira.
Preparação para sistema de navegação.
Computador de bordo.
Cruise control.
Farol Full-LED com luz de condução diurna incorporada.
Luz de condução diurna em LED.
Faróis auxiliares em LED.
Piscas em LED.
Controle de pressão dos pneus.
Sistema de aquecimento das manoplas.
Sistema de escapamento cromado.
Ajuste de mapeamento do motor para combustível de baixa octanagem.
Alarme anti-roubo.
Pneus preparados para condução em terreno on e off-road.

Escuderia X conquista cinco pódios em Cascavel

Jetro Salazar venceu a MX1, e Léo Almeida é campeão na Junior

Fonte: X Motos
Jetro Salazar e Léo Almeida venceram as provas das classes MX1 e Junior, respectivamente, na segunda etapa do Paranaense de Motocross disputado em Cascavel, Oeste do Estado. O fim de semana, 26 e 27 de abril, também foi positivo para Davis Guimarães, Mauriti Junior e Thaina Fontes, que terminaram na segunda colocação em suas respectivas categorias: MX3, Intermediária e 65cc. Tauan Brenner ficou próximo de conquistar uma vaga no pódio, ele terminou em quarto na MX2.
O primeiro piloto da Escuderia X a ir para a pista no domingo foi Mauriti Junior, que fez uma prova consistente e ficou com a segunda posição na classe Intermediária. Já Thaina Fontes largou na ponta na classe 65cc, mas caiu e voltou para a prova na quarta posição. Ela se recuperou e terminou a disputa em segundo. Davis Guimarães caiu na largada, ficando na última posição. Em sua corrida de recuperação, o piloto caiu novamente e precisou reiniciar a busca pelas primeiras posições. No fim, Guimarães ficou com o segundo lugar.

Na sequência, Tauan Brenner foi para a pista e terminou em quarto lugar. Léo Almeida fez prova irretocável e venceu a classe Junior. Jetro Salazar, na última bateria do dia, sofreu uma queda na largada e precisou buscar a liderança, algo que conseguiu aos 18 minutos de prova. “Larguei mal, e um piloto caiu na minha frente, então, saí quase de último. Consegui passar o líder e abri uma diferença de cerca de 10 segundos no fim da prova”, conta.

Para Cale Neto, chefe de equipe da Escuderia X, a evolução dos pilotos na temporada tem sido fator importante e algo que ficou claro neste fim de semana. “Principalmente, os resultados que o Léo (Almeida) e a Thaina (Fontes) conquistaram”, avalia. “Agora, vamos focar nossos esforços para a segunda etapa do Arena Cross, em Uberlândia (24 de maio)”, completa o chefe de equipe.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Sean Cummings é o novo Vice-presidente da Harley-Davidson Motor Company para a América Latina.

Sean Cummings

Executivo assume o lugar de Mark Van Genderen, que passa a exercer a função de vice-presidente de General Merchandise

Fonte: Printer Press
A Harley-Davidson anuncia uma mudança em sua liderança regional. Sean Cummings, ex-presidente da Milsco Manufacturing, empresa parceira e fornecedora de equipamentos da Harley-Davidson Motor Company, assume o cargo de vice-presidente para a América Latina no lugar de Mark Van Genderen, que passa a exercer a vice-presidência de General Merchandise, em Milwaukee, Estados Unidos.
Sean Cummings é um ávido e entusiasta motociclista. À frente da Milsco Manufacturing, foi o responsável pela gestão organizacional e dos resultados da companhia em nível global. O executivo possui extensa experiência em diversas áreas, como marketing e logística, além de importante bagagem internacional, com atuação no na América Latina, Europa e Oriente Médio. “Tenho certeza que Sean será muito importante para o nosso time e trará contribuições essenciais ao negócio, com sua paixão por pessoas e sua liderança”, afirma Matt Levatich, presidente da Harley-Davidson Motor Company.

Sean assumirá o lugar de Mark, que ocupou o cargo por sete anos. Neste tempo, o executivo liderou o processo de criação do time regional da América Latina, incluindo a realocação do escritório regional para Miami e o início das operações das subsidiárias da empresa no Brasil, México e LADM - Latin America Direct Markets (o restante dos países da região). Sob a orientação de Mark, a performance de vendas da região América Latina evoluiu consideravelmente, passando de 5.500 unidades em 2007 para 11.400 em 2013 e, mais importante, o índice de satisfação dos clientes também aumentou.

“Estou muito feliz por voltar ao Brasil e ter a oportunidade de trabalhar com um grupo de funcionários e concessionários tão talentoso e dedicado”, afirma Sean. As operações no Brasil continuarão sendo lideradas por Longino Morawski, que agora se reporta diretamente a Sean Cummings.

Harley-Davidson, Inc. é a empresa controladora da Harley-Davidson Motor Company e da Harley-Davidson Financial Services. A Harley-Davidson Motor Company produz motocicletas Custom, Power Cruiser e Touring e possui uma linha Harley-Davidson completa de peças de motocicleta, acessórios, vestuário, equipamentos funcionais e artigos em geral. A Harley-Davidson Financial Services oferece financiamento no atacado e varejo, seguros, garantia estendida e outros planos de proteção e cartão de crédito para concessionárias Harley-Davidson e motociclistas nos Estados Unidos e em outros mercados internacionais. Para mais informações, visite o site da Harley-Davidson em www.harley-davidson.com.

Escuderia X disputa 2ª etapa do Paranaense de Motocross

Prova será realizada em Cascavel, neste fim de semana, 26 e 27

Fonte: X Motos do Brasil
Os pilotos da Escuderia X têm mais um compromisso no Paranaense de Motocross com a realização da segunda etapa do campeonato neste fim de semana, 26 e 27 de abril, em Cascavel, Oeste do Estado. Jetro Salazar, na MX1, Davis Guimarães, na MX3, e Mauriti Junior, na classe Intermediária, têm o compromisso de manter a liderança em suas categorias depois da vitória na prova de abertura, em Toledo, há um mês.
Tauan Brenner, que compete na categoria MX2, Léo Almeida, na Junior, e Thaina Fontes, na 65cc, têm como objetivo melhorar suas classificações no campeonato com bons resultados no fim de semana. “Nossa motivação no Paranaense é que ele serve como um excelente preparativo para as provas do Brasileiro. Todos têm condições de buscar resultados expressivos em Cascavel”, aponta Cale Neto, chefe de equipe da Escuderia X.

Recuperado de uma lesão no ombro direito, Tauan Brenner acredita em sua recuperação, após o sétimo lugar conquistado na abertura. “Ainda estou abaixo do 100% de meu preparo com a moto, pois fiquei algumas semanas afastado do treino. Mas, sinto que consigo andar forte neste fim de semana”, avalia o piloto da MX2.

Davis Guimarães também confia em seu bom desempenho no fim de semana. “Minha participação na abertura do Brasileiro me deu a ideia de que minha preparação para a temporada foi feita de forma correta. Agora, é manter os bons resultados na pista”, diz. Mauriti Junior sabe que a vitória em Toledo lhe colocou na disputa pelo título do campeonato e espera repetir o feito. “Sei qual a receita para vencer no Paranaense e espero repeti-la em Cascavel”, comenta.

Jetro Salazar, que está em Umuarama, a 170km de Cascavel, desde quarta-feira, treinando em uma pista arenosa, revela o que espera do fim de semana. “Quero manter um bom ritmo de corrida para completar mais uma etapa da minha preparação para o Brasileiro. Correr diante da torcida sempre é mais prazeroso do que os treinos diários na companhia somente do mecânico”, comenta o piloto da MX1.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Moto 1000 GP: homologação da FIM formaliza caráter internacional do campeonato‏

Calendário do Brasileiro de Moto velocidade passa a constar da lista de eventos oficiais da Federação Internacional de Motociclismo.

Fonte: Grelak Comunicação
Homologado como Campeonato Brasileiro de Motovelocidade desde sua terceira edição, realizada no ano passado, o Moto 1000 GP dará início à quarta temporada de sua história no dia 4 de maio. A primeira das oito etapas terá as corridas das categorias GP 1000, GP Light, GP 600 e GPR 250 no Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira, em Santa Cruz do Sul (RS). Neste ano, o evento passa a ter oficialmente um caráter internacional.
Por intermédio da Confederação Brasileira de Motociclismo, o Moto 1000 GP obteve homologação pela FIM, a Federação Internacional de Motociclismo. O reconhecimento oficial do evento acarretará benefícios adicionais aos pilotos estrangeiros. “Neste ano, conforme os contatos já feitos, nós deveremos ter um aumento substancial no número de participantes de outros países”, manifesta Gilson Scudeler, promotor e organizador do campeonato.

A homologação internacional do calendário permite oficialmente, dentre outras vantagens, que as companhias de seguro contratadas pelos pilotos em seus países de origem ofereçam assistência médica e serviço de remoção em caso de acidente. “Até então os estrangeiros que vinham correr no Brasil com licença da FIM não conseguiam essa cobertura. Essa demanda surgiu com o interesse cada vez maior dos pilotos de outros países pelo Moto 1000 GP”, explana Scudeler.

A condição formal de evento internacional era aguardada desde o início do ano e foi confirmada a partir do anúncio das oito etapas do calendário. “A homologação dependia, entre outras coisas, de termos o calendário definido. Assim que definimos a negociação com a direção dos autódromos e confirmamos as datas de todas as nossas etapas, a conclusão do processo foi bastante ágil. É um passo significativo para todo o evento”, conclui Scudeler.

Criado em 2011, o Moto 1000 GP experimenta desde seu segundo ano um processo prático de internacionalização – sobretudo a partir da edição de 2013, quando foi homologado pela Confederação Brasileira de Motociclismo como Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Os competidores do Brasil já enfrentaram, nesses três primeiros anos, pilotos da Argentina, do Uruguai, da Venezuela, de Portugal, da Itália, da Espanha e da França.

O presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo, Firmo Alves, comemorou a homologação do Moto 1000 GP pela FIM. “Em quase 20 anos de militância na motovelocidade eu não lembro de ter visto um campeonato do Brasil conquistar esse status. É algo inédito. O reconhecimento da Federação Internacional dá prestígio ainda maior ao Moto 1000 GP e prova que o Moto 1000 GP é a aposta certa para qualquer piloto”, frisa.

O dirigente destaca o entrosamento entre a CBM e o Moto 1000 GP. “A nossa parceria é irreversível e é para o bem da motovelocidade. Nós estamos falando de um campeonato confiável, extremamente técnico, com uma conduta técnica inigualável e sem qualquer favorecimento para A ou B. É isso que nós queremos e é isso que temos conseguido com o Moto 1000 GP. Eu fiz apostas erradas no passado, mas com o Moto 1000 GP a CBM acertou”, pondera.

A homologação é benéfica tanto aos pilotos estrangeiros quanto aos do Brasil, na análise de Firmo Alves. “A chancela da FIM vai trazer mais pilotos de outros países ao Moto 1000 GP. Os brasileiros vão ter acesso novas técnicas através do contato com pilotos de outras escolas sem precisar ir para a Europa, por exemplo. A expectativa é de trazermos o que há de melhor no mundo para a motovelocidade brasileira, fortalecendo pilotos e patrocinadores”, finaliza.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Moto 1000 GP: aberto credenciamento de imprensa para etapa de Santa Cruz do Sul-RS

Veja programação com todas as etapas de 2014. As solicitações devem ser encaminhadas por e-mail e entrega das credenciais será feita no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul nos dias 2 e 3

Fonte: Grelak Comunicação.
O Moto 1000 GP dará início no dia 4 de maio às disputas da quarta temporada de sua história. A primeira das oito etapas etapa terá suas provas no traçado de 3.530 metros do Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira, na cidade de Santa Cruz do Sul (RS). Homologado como Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, o Moto 1000 GP abrirá no circuito gaúcho à disputa pelos títulos das categorias GP 1000 – a principal do evento –, GP Light, GP 600 e GPR 250.
A programação de treinos livres em Santa Cruz do Sul será desenvolvida na sexta-feira, 2 de maio, e no sábado, dia 3, quando também serão disputados os treinos classificatórios definindo os grids de largada de todas as categorias. O credenciamento de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas que vão atuar na cobertura jornalística da etapa já está em andamento e é coordenado pela Grelak Comunicação, agência jornalística que responde pela assessoria de imprensa do Moto 1000 GP.

As solicitações de credenciamento devem ser encaminhadas por e-mail até a quinta-feira, 1º, paraimprensa@moto1000gp.com.br, com indicação dos nomes dos profissionais, dos veículos de comunicação, e-mail e número de telefone para eventual contato. Os pedidos serão respondidos no menor espaço de tempo possível e a entrega das credenciais acontecerá no centro de imprensa do Moto 1000 GP no autódromo, na sexta (2) e no sábado (3), sempre das 9h às 17h.

MOTO 1000 GP – CALENDÁRIO DE ETAPAS DE 2014
4 de maio – Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira / Santa Cruz do Sul (RS)
15 de junho – Autódromo José Carlos Pace / São Paulo (SP)
27 de julho – Autódromo Internacional Ayrton Senna / Goiânia (GO)
31 de agosto – Autódromo Zilmar Beux / Cascavel (PR)
28 de setembro – Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira / Santa Cruz do Sul (RS)
26 de outubro – Autódromo Internacional de Curitiba / Pinhais (PR)
16 de novembro – Autódromo Internacional de Campo Grande / Campo Grande (MS)
7 de dezembro – Autódromo Internacional Ayrton Senna / Goiânia (GO)

terça-feira, 22 de abril de 2014

BMW Motorrad Alex Barros Racing anuncia sua dupla para a temporada 2014 do Moto 1000 GP.

Alex Barros

A expectativa é muito boa para a temporada

Fonte:BMW Group PressClub Brazil
A equipe BMW Motorrad Alex Barros Racing anunciou na última sexta-feira (dia 18) sua dupla de pilotos para a temporada 2014 do Moto 1000 GP. O time, que participa neste feriado dos testes coletivos do principal campeonato de motovelocidade do país, em Interlagos (SP), terá o bicampeão Luciano Ribodino na categoria principal (GP 1000) e a jovem promessa do esporte, Lucas Teodoro, na GP Light.
"Estou muito feliz em termos novamente uma equipe patrocinada pela BMW Motorrad e em poder anunciar a renovação com o bicampeão Ribodino e a nova promessa Lucas Teodoro, que acabou de completar 17 anos e estará na GP Light", comentou o chefe da equipe, Alex Barros, ex-piloto da MotoGP e um dos ícones da história do motociclismo no Brasil e no mundo.
"O Ribodino dispensa apresentações, já está bastante entrosado com a equipe e, sem dúvida, estará na briga pelo seu terceiro título na GP 1000, agora com uma nova moto, a BMW S 1000 RR HP4. Já o Lucas foi um piloto que me impressionou bastante em um teste que fizemos no ano passado, quando ele ainda corria com motos de 300 cilindradas e andou pela primeira vez com uma moto 1000cc. Na GP Light, ele vai pilotar a BMW S 1000 RR", explicou Barros.

A parceria entre a BMW e Alex Barros segue para a sua terceira temporada no Moto 1000 GP e já se tornou sinônimo de vitórias, com as conquistas de três títulos nacionais, um vice-campeonato nacional, um título regional e um vice regional, em apenas dois anos de existência da equipe.

Em 2012, logo na temporada de estreia, a equipe sagrou-se- campeã na categoria principal, com o argentino Ribodino, e na categoria GP Light, com o jovem piloto brasileiro Lucas Barros, filho de Alex.
No ano passado, mais um título com Ribodino na categoria GP 1000 e o vice-campeonato na GP Light, com André Paiato. A equipe ainda conquistou títulos regionais, com Ribodino sendo campeão paulista na GP 1000, e o vice-campeonato paulista com Paiato na GP Light.

Ribodino, que completou esta semana 20 anos, está bastante empolgado com o início de uma nova temporada e quer usar os testes em Interlagos para trabalhar bem o acerto da nova moto, visando à abertura do campeonato, no dia 4 de maio, em Santa Cruz do Sul (RS).

"A expectativa é muito boa para a temporada. Já andei com a BMW S 1000 RR HP4 em Londrina, durante dois dias de testes, e agora teremos três dias para trabalhar bastante em Interlagos", declarou o argentino que comparou a moto atual e a BMW S 1000 RR que lhe deu os títulos nas temporadas passadas. "A moto é muito melhor, mais leve, com motor mais potente e suspensão diferente", acrescentou Ribodino, que iniciou sua carreira aos 10 anos na Argentina, disputando o campeonato nacional.

"Estou muito feliz com a oportunidade de poder correr com a BMW e na equipe do Alex Barros. É a realização de um sonho. Fiz um teste com a equipe no ano passado e conheci um pouco melhor a moto. É bem diferente e mais veloz do que as motos que eu estava acostumado a pilotar. Este ano, em Interlagos, vai ser a primeira vez que vou testar com a equipe e estou bastante animado", comentou Lucas Teodoro, de 17 anos.
Além de Ribodino e Teodoro, da equipe BMW Motorrad Alex Barros Racing, o time também terá mais quatro pilotos em ação nos testes coletivos do Moto 1000 GP, que começam nesta sexta e seguem até domingo.

O francês Matthieu Lussiana e Lucas Barros, que vão correr pela equipe Petronas Alex Barros Racing na GP 1000, também farão testes com suas motos BMW S 1000 RR HP4.
São os últimos preparativos para a 1ª das oito etapas do ano, que acontecerá dia 4 de maio, em Santa Cruz do Sul.

Confira o calendário do Moto 1000 GP em 2014:
4 de maio - Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira / Santa Cruz do Sul (RS)
15 de junho - Autódromo José Carlos Pace / São Paulo (SP)
27 de julho - Autódromo Internacional Ayrton Senna / Goiânia (GO)
31 de agosto - Autódromo Zilmar Beux / Cascavel (PR)
28 de setembro - Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira / Santa Cruz do Sul (RS)
26 de outubro - Autódromo Internacional de Curitiba / Pinhais (PR)
16 de novembro - Autódromo Internacional de Campo Grande / Campo Grande (MS)
7 de dezembro - Autódromo Internacional Ayrton Senna / Goiânia (GO)

Os 10 maiores inimigos do Motociclista

Se juntos refletirmos e cada um agir dentro daquilo que está ao seu alcance, poderemos fazer a diferença para um trânsito mais humanizado e menos violento.

Publicado no portal: campograndenews.com.br/ em 01/04/2014
É comum encontrarmos em nosso dia a dia, pessoas tecendo fervorosas críticas ao uso da motocicleta, e estas são as mais diversas, começando pelo comportamento de alguns motociclistas, passando pelos custos hospitalares e chegando até as questões de segurança pública.
Algumas esferas do Governo Federal têm se referido a estes acidentes como uma epidemia em nosso país. Mas, o que pouca gente sabe é que, apesar de muito ainda precisar ser feito, inúmeras ações em busca da harmonia no trânsito e pilotagem com segurança são realizadas em ao longo de todo território nacional. É verdade, também, que muito ainda precisa ser feito, pois, a grande maioria dos acidentes pode ser evitado se forem adotadas medidas muito simples pelos próprios usuários das motocicletas e se o sistemas de fiscalização de trânsito e segurança pública fossem mais efetivos.

Para que sejam tomadas as medidas realmente capazes de produzir resultados, é necessário conhecer o problema. Por isto, proponho neste artigo uma reflexão sobre os maiores inimigos da moto, em termos de pilotagem segura. O grande inimigo do motociclista é a imprudência dos próprios usuários e motoristas que, segundo a última pesquisa realizada pela Dra. Júlia Greve, em conjunto à USP e ABRACICLO, são responsáveis por 88% dos acidentes.

Mas, imprudência é um termo relativamente genérico, portanto, vamos refletir sobre o que expõe o motociclista a maior fragilidade e, consequentemente, ao maior risco de acidentes.
Auto confiança excessiva que resulta no “abuso” - É até natural que o ser humano passe a fazer de maneira "automática" tarefas que realiza com muita frequência, e isto acontece também no ato de pilotar motos. Mas, independentemente da experiência e frequência com que se pilota, é fundamental manter a concentração e o senso de limites apurados quando estamos acelerando.
É frequente observarmos jovens se expondo a riscos tão elevados quanto desnecessários.

Falta de visão do poder público - Infelizmente, em algumas regiões do País, o poder público parece ignorar a existência de motocicletas. Mesmo nas maiores cidades brasileiras, onde a moto poderia perfeitamente ser considerada uma das alternativas aos problemas de mobilidade urbana, pouco se faz visando a segurança do motociclista. Um simples exemplo disto é o número baixíssimo de faixas exclusivas, a restrição em estacionamentos, que muitas vezes são da própria prefeitura, como acontece no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Capacitação Quem já realizou o CFC (Curso de Formação de Condutores) sabe. As regras e métodos utilizados atualmente são insuficientes para preparar o condutor para pilotar qualquer tipo de motocicleta. São ignorados fatores como velocidade, estradas, tipo de motocicleta, condução de garupa, entre outros. O resultado é que o cidadão é habilitado a pilotar qualquer moto em qualquer lugar e, quando isto acontece de fato, o risco é enorme.

Uso de equipamentos de segurança - Infelizmente itens tão básicos como capacete, luvas, calçador e roupas minimamente seguras para o uso de motocicletas são ignorados pelos usuários.
Manutenção das motos - Apesar do custo de manutenção da grande maioria das motos ser relativamente baixo, muitos motociclistas arriscam suas vidas, utilizando peças e equipamentos sem a mínima condição de segurança.

Distração com músicas ou celular - Há pouco tempo atrás não era comum encontrar motociclistas utilizando fones de ouvidos ou mesmo falando ao celular durante a pilotagem. Estas atitudes são extremamente perigosas, pois além de tirar a atenção do piloto, também o impede de ouvir o que está acontecendo a sua volta, como o som de uma buzina ou mesmo a aproximação de outro veículo.

Uso de drogas e álcool - A pesquisa realizada pela Dra. Julia Greve constatou que 21,7% dos condutores acidentados haviam feito uso de drogas e álcool.
Pilotagem sem habilitação - Se o atual método de habilitação ainda está longe de ser o ideal, que dirá do risco de se pilotar sem habilitação. A mesma pesquisa revela que a ausência de habilitação está diretamente ligada à gravidade das lesões. Entre 300 vítimas de acidentes com entrada em hospital temos: 57 sem habilitação (entre estes, 67% sofreram lesões graves). 243 habilitados (entre estas, 43% sofreram lesões graves).

Imprudência do motorista - De acordo com pesquisas, 49% dos acidentes de motos ocorrem por culpa de motoristas de outros veículos, entre estes, 88% são por imprudência. É preciso ter harmonia no trânsito, pois este é responsabilidade de todos.

Formação de cidadãos preparados para o trânsito - O transito é uma realidade na nossa sociedade. De norte a sul do País, o tráfego de veículos é cada vez mais intenso, sendo assim, mais complexo e perigoso. Por que ainda não faz parte no plano de ensino das escolas primárias e secundárias, uma matéria que forme as crianças e jovens para esta realidade? Nossos jovens fazem 18 anos, correm para tirar sua habilitação e tentar provar que já são adultos. Ás vezes, nem chegam a ser! Até quando o poder público vai ignorar esta realidade?
(*) Fernando Medeiros é diretor executivo da ASSOHONDA.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Dafra lança inédito scooter Maxsym 400i no Brasil

Por R$ 20.990, modelo é o mais caro e o de maior cilindrada da marca. Com ABS de série, scooter tem motor de 399,3 cc e 33,3 cavalos.

Publicado no Portal G1.com em 15/04/2014
Depois de apresentar o Maxsym 400i no Salão Duas Rodas 2013, a Dafra anunciou o início das vendas do modelo no Brasil. Com pacote único custando R$ 20.990, o scooter chega para ser o modelo mais caro e de maior cilindrada vendido pela empresa brasileira. Com origem da parceria com a marca taiwanesa SYM, o scooter chega às concessionárias na próxima semana, informou a Dafra na noite de segunda-feira (14).
Com freios ABS e frenagem do tipo combinada de série, o scooter possui motor monocilíndrico de 399,3 cc, que é capaz de render 33,3 cavalos de potência e 3,2 kgfm de torque. A expectativa da empresa é vender 1.000 unidades do veículo em 2014. "No 2º semestre vamos começar as vendas do Cityclass e em 2015 teremos mais uma novidade no segmento de scooters para o Brasil", disse Sergio Dias, diretor comercial da Dafra.

Apesar de não confirmar qual será este novo modelo, o G1 apurou durante o Salão de Milão 2013 que a SYM pretende vender no Brasil, juntamente com a Dafra, a o Maxsym 600i, opção de maior cilindrada do scooter. "Com estas novidades, queremos ser líderes do segmento de scooters em São Paulo", afirmou Sergio Dias.

Como a maioria dos scooters, o Maxsym 400i oferece um conjunto voltado para o conforto e a praticidade. O câmbio é automático do tipo CVT, com trocas de marchas contínuas, enquanto embaixo do assento há um amplo espaço para levar objetos.
De acordo com a empresa, é possível acomodar até dois capacetes no local.
Para abrir o compartimento é possível utilizar a ignição ou através de um botão no punho de comandos do lado esquerdo, o que permite abrir o local mesmo com a moto ligada.

Ainda há porta objetos abaixo do painel e no console central, onde o usuário pode encontrar entrada USB e tomada de 12V. Seu assento é dividido em dois níveis, possuindo encosto para o piloto e para o garupa - ambos com regulagens de altura. Outro detalhe é uma saída de ar quente no console central.
Na dianteira, o scooter possui roda de 15 polegadas, enquanto na traseira está equipada com roda de 14 polegadas.
Para rodar no Brasil, a Dafra realizou alterações nas suspensões do scooter em conjunto com a SYM, a tornando mais adaptadas às ruas em mal estado do Brasil.
Como único rival, o Maxsym tem o Burgman 400, modelo vendido R$ 32,9 mil.

Consumo de 25 km/l
A Dafra divulgou consumo médio de 25 km/l para o Maxsym, o que torna possível ao modelo alcançar autonomia de 370 km, considerando o tanque 14,7 litros. Com dois discos de freios na dianteira e um disco na traseira, o sistema traz ABS, que impede o travamento das rodas em frenagens bruscas.
Além disso, trabalha em conjunto com o sistema combinado, que reparte a força de frenagem entre os eixos da moto. Produzido em Manaus, o modelo tem disponível as cores branca e preto brilhante.




segunda-feira, 14 de abril de 2014

Detran SP e Honda firmam parceria para aperfeiçoar a capacitação de instrutores de trânsito

Iniciativa abrangerá cerca de 8 mil profissionais do Estado com o objetivo de melhorar a formação dos futuros motociclistas

Uma parceria entre o Detran.SP e o Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) irá aperfeiçoar a capacitação de cerca de 8 mil instrutores de autoescolas de todo o Estado que atuam na formação de motociclistas. O objetivo dessa iniciativa é aprimorar as técnicas de pilotagem dos novos habilitados e, dessa forma, contribuir para um trânsito mais seguro.
A primeira etapa do projeto começa em maio, com instrutores dos Centros de Formação de Condutores (CFC) da região de Marília, no Interior do Estado de São Paulo. Uma estrutura itinerante da Honda percorrerá outras cinco macrorregiões (São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Campinas, Sorocaba e Região Metropolitana de São Paulo) durante os próximos dois anos.

“Nossa expectativa é multiplicar, por meio dos instrutores responsáveis pelo primeiro contato dos futuros motociclistas com o veículo, conceitos fundamentais de pilotagem segura e consciência no trânsito”, explica José Luiz Terwak, assessor do CETH. Os profissionais participarão de um curso gratuito de aperfeiçoamento de técnicas de pilotagem com duração de oito horas, sendo cinco de aulas práticas e três de atividades teóricas.

Entre os temas que serão abordados no curso estão: postura e equipamentos de proteção, condução em vias expressas e rodovias, estratégias de segurança, frenagem e mudança de direção, conduta em curvas, pilotagem na chuva e à noite, deslocamento em grupo, adversidades, cuidados na condução de passageiros e direção defensiva.

“O novo Detran tem investido na aproximação com seus parceiros, com o intuito de atualizar e melhorar a formação dos condutores. Um dos nossos objetivos é produzir materiais de referência com foco na segurança viária, na cidadania e na educação”, diz Rosana Soares Néspoli, gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran.SP.

A iniciativa será coordenada pela Escola Pública de Trânsito do Detran.SP e pelo CETH, com o apoio do Sindicato das Auto Motoescolas de São Paulo.

Jetro Salazar surpreende em sua estreia no Brasileiro de Motocross

Jetro Salazar

Piloto da Escuderia X conquista o segundo lugar geral na MX1 em Três Lagoas

Fonte: X motos do Brasil
Jetro Salazar foi rápido neste fim de semana de abertura do Brasileiro de Motocross 2014. Rápido o bastante para conquistar a segunda colocação geral na MX1 depois de terminar a primeira bateria em segundo lugar e a última bateria na terceira posição. Jetro Salazar também foi o mais rápido em ambas as largadas de sua categoria na pista de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul.

O piloto da Escuderia X saiu na frente na primeira bateria da MX1, mas perdeu a liderança para Rafael Faria na saída da primeira curva. Poucas voltas depois, Jetro atacou o líder e assumiu a primeira posição. Sem demora, Campano alcançou o segundo lugar e deu início a um duelo particular com Jetro.
Jetro e Campano abriram vantagem para o pelotão secundário, e o público pôde acompanhar uma disputa equilibrada por muitas voltas. Jetro, então, perdeu a primeira posição para Campano, que venceu a bateria. “Foi um duelo duro e sei que tinha velocidade para vencer. Mas, cansei um pouco e deixei o Campano escapar”, comenta.

Na segunda bateria, Jetro largou novamente na frente e liderou a prova até sua metade. Campano, novamente, conseguiu passar Jetro. Faltando poucas voltas para o fim, Wellington Garcia assumiu a segunda colocação, e Jetro terminou em terceiro lugar. “Foi um início de temporada muito bom, mas poderia ser melhor. Vi que tenho condição de vencer e vou trabalhar para isso. Falta evoluir um pouco fisicamente e fazer uns pequenos ajustes na moto”, avalia.

No domingo, outros três pilotos da Escuderia X foram para a pista de Três Lagoas. Na primeira bateria do dia, com o terreno ainda pesado, Thaina Fontes fez sua estreia em prova do Brasileiro de Motocross. A menina largou em quarto, mas acabou caindo na primeira curva e precisou fazer uma prova de recuperação. Thaina terminou a etapa na décima colocação. Na MX2, Tauan Brenner ficou com a 15ª posição (14-17), e Mauriti Junior terminou no 29º (22-27).

Resultado:
MX1
1) Carlos Campano (1-1)
2) Jetro Salazar (2-3) | Escuderia X
3) Wellington Garcia (4-2)
4) Antonio Balbi Junior (3-9)
5) Rafael Faria (9-4)

MX2
1) Hector Assunção (2-1)
2) Paulo Alberto (1-3)
3) Thales Vilardi (4-2)
4) Anderson Cidade (3-4)
5) Anderson Amaral (6-6)
15) Tauan Brenner (14-17) | Escuderia X
29) Mauriti Junior (22-27) | Escuderia X

65cc
1) Matheus Favero
2) João Pedro de Freitas
3) Rafael Araújo
4) Bruno Schmitz
5) Joaquim Neto
10) Thaina Fontes | Escuderia X

Classificação:
MX1
1) Carlos Campano - 50 pontos
2) Jetro Salazar - 42 pontos | Escuderia X
3) Wellington Garcia - 40 pontos
4) Antonio Balbi Junior - 32 pontos
5) Rafael Faria - 30 pontos

sábado, 12 de abril de 2014

Venda de motos cresce 3,7% no trimestre, diz Abraciclo

Marcos Fermanian

Produção passou de 383.199 unidades para 408.665. Aumento foi de 6,6% em relação ao mesmo período do ano passado

Fonte: ABRACICLO.
Dados divulgados pela Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, mostram que as montadoras de motos instaladas no Brasil tiveram um primeiro trimestre melhor do que em 2013. As vendas no varejo alcançaram 365.306 unidades, 3,7% superior ao volume obtido no mesmo período do ano passado. Já a produção passou de 383.199 unidades para 408.665, aumento de 6,6%. A média diária também foi melhor nos meses de janeiro até março, 5.989 unidades contra 5.869. As vendas no atacado ficaram estáveis no período, de 369.253 motos ante 367.466, com variação de 0,5%. Nas exportações, a elevação foi de 18,9%, passando de 22.380 para 26.619 motos.
“Os números positivos no período refletem os esforços dos fabricantes e suas redes de concessionárias para a antecipação dos resultados, já prevendo uma possível dificuldade nas vendas por conta da Copa do Mundo”, justifica Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Nos números de março de 2014, o levantamento da entidade aponta uma retração no comparativo com fevereiro. Os emplacamentos, no mês passado, chegaram a 112.212 motos, declínio de 6,1%. Uma das razões para a queda foi o Carnaval, que, neste ano, aconteceu em março, diminuindo os dias úteis de vendas. Já em relação a março do ano passado, os licenciamentos sofreram queda de 9,4%.

Seguindo a tendência, as vendas no atacado e produção caíram, respectivamente, 8% e 11,5%, em comparação com fevereiro, e 3,2% e 6,7% sob o mesmo mês de 2013.
Ao longo de 2013, a indústria de duas rodas não deixou de investir em tecnologias e novos modelos. Prova disso são os 29 lançamentos realizados durante o ano. Só as motocicletas premium, acima de 450 cm³, registraram 18 novos produtos, contando com a chegada de mais uma marca no mercado nacional, responsável por cinco destes modelos. Essa iniciativa vem refletindo significativamente no resultado das vendas deste segmento, que apresentaram crescimento de 20% entre janeiro e março de 2014 e o mesmo período do ano passado.

Na fatia de até 150 cm³, que corresponde a 85% do mercado, as fabricantes apostaram em lançamentos e atualizações, com sete novos modelos de grande representatividade apresentados no segundo semestre de 2013. Esta ação estimulou a renovação da frota dos veículos de entrada, que registrou alta de 2,9% nas vendas do primeiro trimestre de 2014 (315.508) em relação ao mesmo período do ano passado (306.494).

VAREJO

20132014
Premium (acima de 450 cm³)
10.798
12.988
De 151 a 449 cm³
34.868
36.810
Até 150 cm³
306.494
315.508
TOTAL
352.160
365.306

Honda lança NX 400i Falcon Special Edition no Nordeste Motorshow

Evento reunirá os últimos lançamentos da empresa e destinará área especial para visitantes participarem de test-ride em modelos do line-up atual

A Honda estará presente no 2º Nordeste MotorShow, que começa 10/04 e vai até o dia 13 deste mês, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE). Em um estande de 405m², a marca apresentará diversos modelos de seu line-up nacional e importado. Entre os destaques que deverão despertar grande interesse aos cerca de 50 mil visitantes previstos está a nova NX 400i Falcon Special Edition, que estará em exposição de 11 a 13/04. Criado sob o conceito Racing Spirit, o modelo possui grafismo inspirado na XRV 750 Africa Twin, desenvolvida a partir da NXR 750, motocicleta Honda de maior sucesso no Rally Paris Dakar, com diversas vitórias na competição. A versão estará disponível na rede de concessionárias Honda de todo o Brasil na segunda quinzena de abril.

Outros destaques são a CB 500X, recém-lançada no mercado nacional e a NXR 150 Bros, líder de vendas na categoria on-off road. Além disso, será realizada a primeira apresentação ao público do quadriciclo TRX 420 FourTrax, que chega com design totalmente reformulado, especialmente a parte frontal, com grades, farol, chassi e carenagem completamente novos. Outro grande destaque do modelo fica por conta do novo painel digital completo. A novidade chega ao mercado ainda em abril e estará disponível nas cores verde e vermelho, nas versões 4x2 e 4x4. O preço público sugerido é de R$ 18.890 para a versão 4x2 e R$ 20.990 para a 4x4 (valores base SP e não incluem valores de frete e seguro).

Além da exposição, uma área de 600m² será disponibilizada para o test-ride de modelos como NXR 150 Bros, CG 150 Titan, CG 150 Fan, além da família 500cc, com a CB 500F, a CB 500X e a CBR 500R, entre outros. Para participar, os interessados devem preencher um cadastro e escolher a motocicleta de seu interesse. Os modelos para test-ride serão disponibilizados por ordem de chegada dos visitantes

Top seven das marcas em março de 2014.

Fonte: Fenabrave
Segundo a Fenabrave em março foram vendidas 112.224 motocicletas no Brasil contra 119.508 em fevereiro, representando um recuo de 6,09%. Mas quando comparamos com o acumulado dos dois primeiros meses do ano passado, o saldo é positivo em pelo menos 3,75%, e os dirigentes da Federação que congrega os distribuidores espera que março seja realmente o fundo do poço e que dias bem melhores virão.
Vamor ver então os números dos fabricantes.
1º lugar: Honda, com 90.884 unidades e 80.98% do mercado.
2º lugar: Yamaha, com 13.675 unidades e 12.19% do mercado.
3º lugar: Dafra, com 1.560 unidades e 1,39% do mercado.
4º lugar: Suzuki, com 1.198 unidades e 1,07% do mercado.
5º lugar: Shineray com 899 unidades e 0,80% do mercado
6º lugar: Harley Davidson com 631 unidades e 0,56% do mercado;e
7º lugar: Kawasaki com 540 unidades e 0,48% do mercado

Top ten dos modelos em março de 2014

Fonte: Fenabrave.
Segundo a FENABRAVE, as motos somaram 112.224 unidades comercializadas, recuo de 6,09% sobre fevereiro e 9,3% em relação a um ano atrás.
Apesar de não demonstrar grandes expectativas de crescimento de vendas de motocicletas em 2014, o presidente da endidade disse que espera estancar a queda de vendas vista ao longo dos últimos anos.
"O setor de motocicletas parece que chegou ao fundo do poço. O que nos indica que vai parar de cair. Vinha caindo mês a mês, mas acreditamos que deve parar de cair a venda do segmento", afirmou. "40% das vendas são feitas por consórcio. Esse mecanismo é o grande alavancador." Assim sendo vamos ver os modelos mais vendidos no terceiro mês do ano. as posições não foram alteradas apenas as quantidade.
Em primeiro lugar: Honda CG Titan 150, com 26.657 unidades
Em segundo lugar: Honda Biz 125, com 18.751 unidades.
Em terceiro Lugar: Honda CG Fan 125, com 14.574 unidades.
Em quarto lugar: Honda NXR Bros, com 11.940 unidades
Em quinto lugar: Honda Pop 100, com 7.662 unidades.
Em sexto lugar: Yamaha YBR Factor 125, com 4.239 unidades.
Em sétimo lugar: Yamaha 150 Fazer, com 3.543 unidades.
Em oitavo lugar: Honda CB 300, com 3.050 unidades
Em nono lugar: Honda XRE 300, com 2.953 unidades; e
Em décimo lugar: Yamaha Fazer 250 com 1.810 unidades.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Davis Guimarães projeta 2014 como o ano de muitas vitórias

Davis Guimarães

Piloto completa 30 anos de motocross e quer brindá-los com a conquista do bicampeonato no Brasileiro de Motocross

Fonte: X motos do Brasil
Para o curitibano Davis Guimarães acordar cedo e passar a manhã sobre uma moto em uma pista de motocross faz parte de sua rotina há bastante tempo. Trabalho dos sonhos para muitos? Até pode ser, mas Guimarães garante que nada se conquista sem muita dedicação. “Bem-vindo ao meu mundo, o mundo do motocross. Onde experiência não se compra, se adquire”, costuma dizer.
O ano de 2014 tem um significado especial na vida deste atleta da Escuderia X. Há 30 anos, o piloto ganhou sua primeira moto, presente do pai Ari Guimarães, um dos pioneiros do esporte no país. Para marcar a data, Davis Guimarães traçou como objetivo conquistar o bicampeonato da classe MX3 no Brasileiro de Motocross.

Para alcançar o propósito, Davis começou a pré-temporada cedo: 3 de janeiro. Além disso, ele conta com um apoio dentro da própria casa. “A Ana Paula, minha esposa, e a Bárbara, minha filha, são os combustíveis para os meus sonhos”, garante.

Esta será a terceira temporada que Davis Guimarães trabalhará com a X Motos do Brasil. Neste ano, além de piloto, ele assume o papel de coordenador técnico da Escuderia X. Com isso, o curitibano participa da formação técnica e preparação física dos jovens pilotos do time. A temporada que se inicia neste fim de semana também representa para Davis a possibilidade de pilotar em provas oficiais a única marca de moto que faltava em seu currículo.

“Tive o prazer de competir para algumas fábricas no Brasil, como Suzuki, Yamaha e Kawasaki. Em 2012, pela X Motos do Brasil, participei do projeto de desenvolver a XM 450, e pela primeira vez na história coloquei uma moto chinesa entre as cinco melhores do Brasil. Na temporada seguinte, fomos além e mais uma vez escrevemos parte da história do motocross nacional ao vencer, com a XM 450, uma prova do Brasileiro de Motocross na categoria MX3. Neste ano, junto com a Escuderia X, completarei meu currículo pilotando uma Honda, a única marca que faltava no meu portfólio como piloto profissional”, comenta.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Pilotos da Escuderia X traçam objetivos para abertura do Brasileiro de Motocross

Jetro Salazar

Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, recebe a primeira etapa do campeonato nacional

A temporada 2014 do Brasileiro de Motocross terá seu primeiro capítulo escrito neste fim de semana, 12 e 13 de abril, em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. Quando entrarem na pista, os pilotos da Escuderia X também começarão a compor uma nova história em suas carreiras.
Jetro Salazar estreia em provas do campeonato nacional depois de temporadas vitoriosas no Latino-americano de Motocross. Tauan Brenner retorna ao Brasil após dois anos correndo provas nos Estados Unidos. Davis Guimarães inicia a trajetória pela conquista do bicampeonato na MX3. Mauriti Junior busca conquistar objetivos individuais. Léo Almeida quer aproveitar a experiência na classe 85cc para alcançar o título. Thaina Fontes quer ocupar seu espaço entre os melhores pilotos da 65cc.

“Este é o ano de renovação na Escuderia X em vários aspectos, mas principalmente na estrutura do time. Buscamos evoluir em diversos pontos e chegou o momento de colocarmos em ação todo o trabalho realizado na pré-temporada”, afirma Cale Neto, chefe de equipe. “Temos um grupo dedicado ao trabalho, e todos têm nível técnico e condição de grandes conquistas em suas categorias”, classifica Davis Guimarães, que além de piloto também é coordenador técnico do time.

Na MX1, Jetro Salazar garante que está pronto para os dois primeiros desafios do total de 16 baterias que disputará em oito etapas do nacional. “Vou dar 100% de mim em cada treino e em cada bateria. Meus objetivos são ganhar e somar o maior número de pontos para brigar pelo título no fim do ano”, define Salazar.

Tauan Brenner está recuperado da lesão no ombro direito e tem presença garantida na MX2. O catarinense aponta que o breve afastamento dos treinos teve seu lado positivo. “Essa pausa me fez perder a ansiedade pela primeira etapa. Sofri um rompimento parcial do ligamento e passei por um tratamento com PRP (Plasma Rico em Plaquetas) para acelerar minha recuperação”, explica. “Espero fazer um trabalho consistente e acredito que crescerei da metade do campeonato em diante”, afirma Brenner.

Na mesma categoria, Mauriti Junior destaca a pré-temporada realizada. “Fiz tudo dentro do planejado, sem me machucar, o que contribui muito para minha confiança neste início de campeonato”, avalia. “Este será meu quarto ano na categoria e sinto que estou mais rápido e preparado. Meu objetivo é andar entre o 10º e o 15º lugar, ganhar velocidade e terminar o ano entre os dez melhores do Brasil”, comenta.

Davis Guimarães dá início à busca pelo bicampeonato na MX3 e se diz confiante. “Estou pronto para começar a caminhada para mais um título brasileiro. Tive toda a estrutura durante a minha pré-temporada e por estas condições minha obrigação é vencer”, determina Guimarães. “A pista em Três Lagoas tem um bom nível técnico e gosto muito de andar neste circuito”, comenta.

Léo Almeida inicia seu terceiro ano na classe Junior e lembra que isto lhe faz conhecer bem seu equipamento. “Espero ser campeão brasileiro nesta temporada e acredito que tenho boas chances de realizar este objetivo. Fiz um bom trabalho físico e técnico na pré-temporada e conheço muito bem minha moto”, aponta o jovem piloto.

Os pilotos da equipe da X Motos do Brasil reconhecem também a força da energia que vem de fora das pistas. “O público é parte importante do trabalho do piloto. Com o apoio das arquibancadas, o atleta retira força de onde não tem para alcançar o melhor resultado. Para mim, sempre que corri no Brasil, tive o prazer de poder contar com o apoio da torcida e espero que isto ocorra também em Três Lagoas”, propõe Jetro Salazar.

SERVIÇO:
Brasileiro de Motocross – Primeira etapa
12 de abril de 2014 @ 08:00 - 13 de abril de 2014 @ 17:00
Programação:

Sexta-feira, 11 de abril
12h às 18h – Secretaria/Vistoria – Todas as categorias

Sábado, 12 de abril
Vistoria técnica
7h30 às 8h
Treinos Livres
8h10 às 8h30 – MX3
8h35 às 9h05 – MX2
9h10 às 9h25 – 65cc
9h30 às 10h – MX1
10h05 às 10h25 – Junior
10h30 às 10h45 – 50cc

Treinos cronometrados
11h às 11h20 – MX3
11h25 às 11h45 – Junior
11h50 às 12h05 – 50cc
INTERVALO
13h às 13h30 – MX1
13h35 às 14h05 – MX2
14h10 às 14h25 – 65cc

Provas
15h30 – MX3 (20min + 2 voltas)
16h – Junior (15min + 2 voltas)
16h30 – 50cc (15min + 2 voltas)
16h50 – pódio das categorias MX3, Junior e 50cc

Domingo, 13 de abril
Warm up
9h às 09h15 – MX2
9h30 às 9h45 – 65cc
10h às 10h15 – MX1
Cerimônia de abertura
11h20
Provas
12h – MX2/ 1ª Bateria – 30min + 2 voltas
13h – MX1/ 1ª Bateria – 30min + 2 voltas
14h – 65cc – 15min + 2 voltas
15h – MX2/ 2ª Bateria – 30min + 2 voltas
16h – MX1/ 2ª Bateria – 30min + 2 voltas

terça-feira, 8 de abril de 2014

Triumph Riding Experience inicia programa de viagens em 2014

"As viagens são planejadas e conduzidas pela mesma equipe responsável pelos cursos de pilotagem da Triumph, iniciados em 2013."

Fonte: G6 Comunicação.
O Triumph Riding Experience, programa de relacionamento da marca inglesa com seu público, inicia em abril as viagens de motocicletas para diversos destinos do Brasil e também da América do Sul. Além de permitir a confraternização entre os apaixonados pela marca, são passeios divertidos que duram entre 2 e 10 dias e oferecem muito conforto, segurança e infraestrutura premium para os clientes.
As viagens são planejadas e conduzidas pela mesma equipe responsável pelos cursos de pilotagem da Triumph, iniciados em 2013. As viagens de dois dias, por exemplo, são denominadas de “Triumph Adventure Weekend” e têm como objetivo proporcionar ao usuário um fim de semana especial, aliando um excelente roteiro para andar de motocicleta a outras atividades esportivas, como rafting, balão, canoa e passeios de quadriciclo.

"Esse formato busca entreter e agregar uma nova experiência aos amantes da marca, além de estarmos sempre reforçando as técnicas de pilotagem durante todo o passeio", explica Pablo Berardi, coordenador do programa. A primeira viagem do calendário neste formato, por exemplo, será para São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, com partida da capital paulista.

Além do “Triumph Adventure Weekend”, também já estão previstas viagens mais longas, de quatro a 10 dias, para diversas regiões, como Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Machu Picchu (Peru). O primeiro destino, neste modelo, será a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, entre os dias 15 e 19 de maio.

Além de aproveitarem roteiros especiais desenvolvidos pelos profissionais da Triumph, os participantes terão sempre a companhia de dois guias em motocicletas e de um carro de apoio, e ainda receberão um kit Triumph e um fotolivro para guardar de recordação. Para participar das viagens, o cliente poderá usar a sua motocicleta de qualquer marca ou, se preferir, locar uma motocicleta inglesa diretamente com a equipe do Triumph Riding Experience.

O Triumph Riding Experience também continua com a programação de cursos On e Off Road, que acontecem no Centro de Provas da Pirelli e na Fazenda Cascata. As vagas para os cursos e viagens são limitadas. Todos os pagamentos podem ser feitos em até 12 parcelas sem juros. Mais informações pelo site www.triumphexperience.com.br.
CALENDÁRIOS DE VIAGENS DO TRIUMPH RIDING EXPERIENCE
DatasDestinosPartidas
26 e 27/04São Luiz do Paraitinga (SP)São Paulo
15 a 19/05Serra do Rio do Rastro (SC)Florianópolis, Curitiba e São Paulo
31/05 a 01/06Rastro da SerpenteSão Paulo
18 a 23/06Estrada RealSão Paulo
14 a 21/07Pantanal (MT) e Bonito (MS)São Paulo
22 a 26/07Serra da Canastra (MG)São Paulo e Belo Horizonte
02 e 03/08Cananéia (SP)São Paulo
13 e 14/09Sorocaba (SP)São Paulo
26 a 28/09Pirenópolis (GO)Brasília e São Paulo
10 a 14/10Pedra Azul (MG)Rio de Janeiro
25 e 26/10Parati (RJ)São Paulo
13 a 21/11Machu Picchu (Peru)Rio Branco

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