sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

BMW Motorrad participa da Motorcycle Dortmund 2014

Evento apresentará novidades e Motocicletas, acessórios e equipamentos.

Acontecerá dos dias 6 a 9 de março, no início da primavera no hemisfério norte, a 30ª Edição do T"he Motorcycle Dortmund 2014". Uma feira com grandes oportunidades para apresentação de inovações, onde é esperado um público de mais de cem mil pessoas nos 4 dias do evento.
Além de lançamentos em motocicletas estarão expostas as novidades em roupas, acessórios e serviços voltados para o setor.
A BMW Motorrad vai mostrar com destaque especial a clássica R ninet, a esportiva S 1000, a nova R 1200 RT e a exclusiva BMW K 1600 GLT, com seis cilindros e acabamento em alto padrão.
O destaque entre as estradeiras é a nova R 1200 GS.
No quesito mobilidade urbana o destaque é a nova scooter elétrica BMW C.
Todas as novidades em motocicletas, acessórios e equipamentos para pilotos da BMW Motorrad estarão expostos numa grande estande de 360 metros quadrados.


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Honda quer ter mais conteúdo local, diz novo executivo

A meta do executivo é atingir o patamar de 95% de nacionalização nas motocicletas

Publicado no: Valor Econômico – Empresas – 27/02/2014 – Pág. B3
A nomeação do brasileiro Issao Mizoguchi para o comando das operações da Honda na América do Sul, com base no Brasil, representa uma grande mudança nas estratégias da montadora japonesa. É a primeira vez que as operações de uma região ficam nas mãos de um executivo não japonês. "É um processo de globalização e a matriz da Honda quer entender melhor a América do Sul, para tomar decisões estratégicas mais acertadas para a região", disse o executivo ao Valor. Ele assume a em abril a presidência da Honda América do Sul e acumula a função de chefe de operações da região.
Mizoguchi - que antes estava no posto de vice-presidente para América do Sul - terá uma gestão focada no esforço para o aumento do conteúdo local da produção da empresa no país.

Hoje, a japonesa tem capacidade de fabricar 2 milhões de motocicletas em sua fábrica em Manaus, e já tem o índice de nacionalização no patamar dos 85% no segmento. Na fábrica de automóveis, em Sumaré, interior de São Paulo, o índice de nacionalização atual é de 70%. A unidade tem capacidade anual de 120 mil veículos, entre os modelos Civic, City e Fit.

A japonesa precisa manter o índice de nacionalização elevado por causa das linhas do Finame - a linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que oferece os juros mais baixos para compra de bens de capital. Para poder ser financiado pelo Finame, o veículo precisa ter no mínimo 60% de conteúdo local. A meta do executivo é atingir o patamar de 95% nas motocicletas e de 90% nos veículos.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Triumph Daytona 675R vence o prêmio Guidão de Ouro

A moto mantém seu propulsor de três cilindros, mas teve sua potência ampliada em 3 cv, atingindo 128 cv. 

A Triumph Daytona 675R acaba de ser eleita a melhor motocicleta esportiva até 1.000 cc no prêmio “Guidão de Ouro”, promovido pela revista Motoaction. A escolha foi feita diretamente pelos internautas e leitores da revista Moto Motoaction, pela Internet. É o segundo prêmio conquistado pelo modelo no mercado brasileiro desde o seu lançamento no País, em abril de 2013.
A esportiva inglesa está sendo vendida com condições especiais até o dia 31 de março. A Daytona 675R, anos 2013/2013 e 2013/2014, pode ser comprada com descontos na compra à vista ou taxa zero de juros nos financiamentos. Na compra à vista, seu preço foi reduzido de R$ 48.690,00 para R$ 47.900,00 durante o período promocional.
O modelo também pode ser adquirido pelo financiamento com taxa zero de juros, entrada mínima de 42% e até 36 prestações fixas - mais IOF, taxa de cadastro e Sircof (R$ 97,93 no estado de São Paulo; dependendo do estado haverá variação neste valor). Com isso, a esportiva pode ser comprada com entrada da R$ 20.500,00 (42%) e mais 36 parcelas de R$ 788,39.

Um novo chassi melhorou a distribuição de peso. Seu visual ganhou linhas mais retas na carenagem, um novo posicionamento do escapamento e o conjunto ótico foi renovado.
Vários outros componentes também são novos, como as suspensões. Como resultado, a moto ficou mais rápida, segura e fácil de ser pilotada. Referência absoluta no segmento, a Daytona 675R definiu novos padrões para as superesportivas, passando rapidamente a ser reconhecida como a moto mais rápida na pista e a melhor para andar na estrada.

A superesportiva Daytona 675R foi totalmente remodelada e, desde abril de 2013, está sendo montada em Manaus (AM). A moto mantém seu propulsor de três cilindros, mas teve sua potência ampliada em 3 cv, atingindo 128 cv. 

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Triumph Bonneville ganha novas opções de cores na linha 2014

Novas cores, mas com estilo clássico inconfundível, caracterizado pela pintura lateral em dois tons.

Fonte: G6 Comunicação
A linha 2014 da Triumph Bonneville T100 ganha duas novas combinações de cores a partir desta semana: preto com vermelho (Jet Black & Cranberry Red) e branco com dourado (Fusion White & Aurum Gold). Nas duas versões, o modelo mantém o seu estilo clássico inconfundível com a pintura lateral em dois tons, com detalhes laterais pintados à mão como sempre foram. O modelo é montado em Manaus (AM) e custa R$ 29.900,00 para o consumidor brasileiro.
A Bonneville T100 dominou as estradas durante a década de 1960. Nenhuma motocicleta atual reproduz tão fielmente o estilo e a experiência desses anos dourados como a Bonneville. Apesar do visual tradicional, a Bonneville é uma máquina moderna, com tecnologia de última geração em cada componente.

Externamente, por exemplo, seu motor de 865 cc, com cilindros paralelos, pode lembrar os clássicos motores pushrod de 650 cc, mas o propulsor com duplo comando de válvulas no cabeçote da Bonneville T100 é atualizado com uma moderna injeção de combustível. O objetivo é oferecer um funcionamento sem falhas, com elevados níveis de desempenho e confiabilidade no dia a dia.

Nítidos toques retrô, como os “carburadores” que escondem os injetores de combustível, falsos tubos da haste de comando do balancim e o posicionamento da ignição fazem tributo à lenda da Bonneville. Apesar deste visual incrível, o que encanta mesmo os motociclistas mais experientes e exigentes é a pilotagem do modelo.

Gire a chave no lado esquerdo do farol, exatamente como as primeiras Bonnevilles, e curta a inesquecível trilha sonora do seu conhecido motor britânico. Gire o acelerador e pronto: este propulsor com 68 cv de potência. Esta performance vem aliada aos garfos dianteiros de 41 mm e aos amortecedores traseiros cromados, que oferecem dirigibilidade equilibrada e uma pilotagem confortável. Silenciadores Peashootergarantem à T100 mais presença e o tipo de fama que somente uma “Brit Twin” pode oferecer.

Alguns detalhes especiais complementam o visual típico da década de 60 da T100, como coifas de borracha do garfo, joelheiras e velocímetro, contador de giros e relógio e indicador de informações de percurso de estilo clássico instalados no guidão.

Brasileiro é anunciado como chefe de operações mundial da Honda

Issao Mizoguchi

Issao Mizoguchi trabalha há 30 anos e será 1º estrangeiro no cargo. Pela primeira vez, empresa nomeia mulher para seu conselho.

Publicado no G1.com em 24/02/3014.
A Honda anunciou nesta segunda-feira (24) mudanças em sua diretoria mundial, com a promoção de um brasileiro e a chegada de uma mulher ao conselho, ações inéditas da marca para a sua diretoria.
De acordo com a empresa, o brasileiro de ascendência japonesa Issao Mizoguchi, de 54 anos, é um dos novos chefes de operação da fabricante japonesa, tornando-se o primeiro estrangeiro não-japonês a assumir tal posto.
Mizoguchi trabalha há 30 anos na unidade sul-americana da Honda e, atualmente, agrega os cargos de presidente da Moto Honda da Amazônia e vice-presidente sênior da
Honda América do Sul.
Hideko Kunii
Além de levar um estrangeiro a um alto posto, a empresa anunciou a entrada de uma mulher pela primeira vez em seu conselho.
A especialista em tecnologia Hideko Kunii, de 66 anos, trabalhará na diretoria da empresa.
Ambas ações mostram a tentativa da Honda de mudar sua imagem de tradição rígida em sia diretoria.
Para serem efetivadas, estas e mais alterações programadas pela Honda em sua diretoria requerem a aprovação de acionistas.
Mizoguchi passa a efetuar a nova função a partir de 1ª de abril. Além da posição de chefe do bloco da América do Sul, ele assume a presidência da Honda no continente.
Em conjunto com as mudanças, Masahiro Takedagawa, presidente da Honda South America desde 2011, retorna ao Japão.
De acordo com a fabricante, o objetivo das mudanças é delegar maior autoridade e responsabilidade à liderança de cada um dos seis blocos de negócios da empresa: América do Norte, América do Sul, Ásia/Oceania, China, Europa/África/Oriente Médio e Japão.

Formado em Engenharia Mecânica, Mizoguchi ingressou na Honda em 1985 e atuou durante 25 anos em Manaus, passando pelas áreas de qualidade, engenharia, planejamento industrial e produção. Em 2009 assumiu a vice-presidência comercial da Honda Automóveis do Brasil e em 2012 foi nomeado vice-presidente da Honda South America, além de presidente da Moto Honda da Amazônia Ltda.

Triumph convoca Tiger Explore e Tiger XC para troca de Módulo de Controle Eletrônico

A Triumph Motorcycles Brazil convoca os proprietários de 444 motocicletas comercializadas no Brasil, para  participar de uma campanha de recall conforme lista abaixo:
Modelo: Tiger Explorer
Ano de fabricação: 2011 a 2013
Chassis: SMTF02XK4CJ535510 a SMTF02XK5EJ613022
Total de motocicletas: 419
Motivo: Substituição do Módulo de Controle Eletrônico (ECM) do motor. Investigações internas revelaram que, em casos extremos, a interferência elétrica do sensor de posição do acelerador induz o módulo de controle eletrônico a entrar em rotina de desligamento do motor, com perda momentânea de força de condução.

Modelo: Tiger Explorer XC
Ano de fabricação: 2013
Chassis: 97NF03XK3EM618161 a 97NF03XK4EM625295
Total de motocicletas: 25
Motivo: Substituição do Módulo de Controle Eletrônico (ECM) do motor. Investigações internas revelaram que, em casos extremos, a interferência elétrica do sensor de posição do acelerador induz o módulo de controle eletrônico a entrar em rotina de desligamento do motor, com perda momentânea de força de condução. Em casos extremos, os riscos acima podem ocasionar quedas e danos físicos aos condutores. Até o momento, porém, não há registro de acidentes.

Se você é proprietário de um dos modelos citados acima, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Triumph, a partir do dia 24 de fevereiro, pelo telefone 0800-7272025, para agendar gratuitamente os reparos de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O serviço leva cerca de 40 minutos para ser realizado.







sábado, 22 de fevereiro de 2014

Arena Cross lança aplicativo oficial

Os fãs do evento que conquistou o Brasil já podem se preparar para não perder nenhum detalhe da competição. 

A Romagnolli Promoções e Eventos, organizadora da competição, lança o aplicativo oficial do Arena Cross para iOS (iPhone e iPad) e também para Android (Samsung, Motorola e etc). O app é gratuito e pode ser baixado na Apple Store e Google Play.
Através do celular ou do tablet, o usuário tem todas as notícias sobre a competição, informações sobre as etapas, poderá traçar rota de GPS de onde estiver até a pista, gravar as datas das corridas direto na agenda dos aparelhos e muito mais.
As redes sociais oficiais do Arena Cross não ficaram de fora. Instagram, Facebook e Twitter também podem ser acessados diretamente do aplicativo, trazendo comodidade e mais informações ao fã do campeonato.
“O aplicativo será muito útil para os pilotos e equipes, patrocinadores e público, que poderão ver as fotos do evento ainda durante a competição. O mais legal é que quem tiver o app instalado poderá receber push, que são as mensagens com informações relevantes”, conta Leandro Romagnolli, diretor de marketing da empresa.

Além disso, o aplicativo desenvolvido pela VIPCOMM traz toda a história da competição que reúne as melhores equipes e pilotos do Brasil e do exterior, na seção "Conheça o Arena Cross". Informações gerais da Romagnolli Promoções e Eventos, como missão, prêmios e produtos também estão disponíveis. Ao clicar em "Venha tomar um café!", o fã do Arena Cross visualiza um mapa com a localização da sede da Romagnolli na cidade de Botucatu, para uma visita à empresa.
Todas as informações de contato, como telefones, e-mails, mapas e links estão na seção "Fale Conosco", que permite ao usuário obter contato com a organização da competição. O usuário ainda pode se cadastrar em Newsletter e receber, via e-mail, informações exclusivas.

Na segunda fase do aplicativo, os usuários terão links para assistir as corridas ao vivo, bem como os resultados em real time.
O Arena Cross 2014 é uma realização da Romagnolli Promoções e Eventos e tem o patrocínio de Honda e Mobil. Co-patrocínio de Monster Energy, Yamaha, Pirelli, Consórcio Nacional Honda e Rinaldi. Apoio do Governo de Santa Catarina, Fesporte, Prefeitura Municipal de Blumenau, Revista da Moto!, Dirt Action, Riffel, Parque Villa Germânica, Bianchini Business Park Blumenau, Diário de S. Paulo, Locaweb, Agremix, Rádio Guararema FM 103.5 e Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Moto 1000 GP: Alex Barros promove Track Day no dia 27 em Interlagos‏

Com vagas para 70 participantes, atividade do dia 27 de fevereiro no autódromo de Interlagos terá subdivisão por categorias

Fonte: Grelak Comunicação.
As ações em pista da Alex Barros Riding School em 2014 terão início no dia 27 de fevereiro, com a primeira edição do Track Day no ano. Com limite de vagas, a atividade no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo (SP), oferecerá também uma valiosa oportunidade para treino aos pilotos que vão participar da quarta temporada do Moto 1000 GP, que colocará em disputa, em caráter oficial, os títulos do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.
A partir de 2014, o Track Day da Alex Barros Riding School vai oferecer como item extra de segurança a instalação das barreiras de proteção Airfence, as mesmas que o Moto 1000 GP utiliza em suas etapas desde o ano passado. Vistoria obrigatória de todas as motocicletas, disponibilização de duas UTIs móveis – com uma terceira adicional, como reserva – e equipe especializada em resgate e sinalização complementam a estrutura de segurança.

As atividades de pista do Track Day terão os participantes subdivididos em três categorias. A Pró, com limite de 20 vagas, será composta pelos pilotos cujas voltas na pista de Interlagos são cronometradas abaixo de 1min45s. A Light, também com 20 vagas, terá os participantes com tempos de volta entre 1min45s e 2min00s. Na categoria Alunos estarão os participantes com tempos de volta acima de 2min00s – nesta, o limite é de 30 vagas.

Tanto os participantes da categoria Alunos quando os da Light terão seis sessões de treino ao longo do dia, cada uma com 20 minutos de duração. Para a Pró, serão sete sessões, também de 20 minutos. As ações do Track Day em Interlagos serão desenvolvidas das 8h às 18h. A taxa de inscrição é de R$ 1.200,00. Os contatos para inscrições ou informações adicionais são o número celular (11) 9-8841-6226 e o endereço de e-mailcida@alexbarros.com.br.

Yamaha convoca R1 YZF e Teneré 1200 XT para trocar chicote do farol

Comunicado aos proprietários das motocicletas modelos YZF-R1 e XT 1200ZA Yamaha Motor do Brasil Ltda. convoca os proprietários das motocicletas modelos YZF-R1 e XT 1200Z, conforme numeração de chassis abaixo, a entrarem em contato com uma concessionária autorizada para agendar a substituição gratuita do subchicote do farol.



Embora não se tenha conhecimento da ocorrência de acidentes no Brasil envolvendo as motocicletas acima, a Yamaha informa que, devido à resistência do material empregado no engate do terminal da lâmpada do farol ser insuficiente para resistir à temperatura gerada pela mesma, o calor provocado no local poderá causar a deformação do terminal, com a consequente formação de um arco voltaico que poderá superaquecer o conjunto, causando o derretimento do corpo de engate e possível falha no funcionamento do farol, com risco à condução.

A Yamaha adota essa medida em caráter preventivo e destaca a importância do atendimento imediato a esta convocação.
Para informações adicionais, consulte o site www.yamaha-motor.com.br ou ligue para 0800 774 3738, no horário comercial.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Mercado de reposição de motopeças ganha novo fôlego no Nordeste

Centro de distribuição da Laquila

Entregas que demoravam até 4 semanas, agora podem ser feitas em até 48 horas, com o novo Centro de Distribuição da Laquila

Fonte: Engenharia de Comunicação.
Nos últimos três anos o Nordeste vem liderando as vendas em motocicletas no País. Acompanhar o crescimento do mercado de motos no Nordeste não tem sido tarefa fácil para fabricantes e importadores de peças e acessórios quando o assunto é reposição de peças. As lojas de motopeças necessitam de grandes estoques, ou a reposição por uma peça pode levar muito tempo.
Para aqueles que optam por este tipo de transporte uma simples manutenção pode gerar muita dor de cabeça. “Os principais distribuidores de peças estão localizados no sul e sudeste, devido a isso a demora na entrega pode chegar até 4 semanas. Considerando que nossos clientes necessitam de uma variedade muito grande de itens, o que torna difícil conseguir espaço de armazenagem em suas lojas”, explica Charlles dos Reis, gerente comercial da Laquila - importadora e distribuidora de motopeças que inaugurou recentemente um Centro de Distribuição em Fortaleza (CE).

O novo Centro de Distribuição da Laquila dá um novo fôlego ao mercado nordestino, proporcionando agilidade na logística de reposição. As operações começaram em janeiro e já contam com produtos como Kits Transmissão, discos de embreagem, bielas, câmaras de ar entre outros.

“O novo Centro de Distribuição deve garantir soluções imediatas para a falta de produtos para motociclistas no nordeste. Todos os produtos antes enviados do sul para a região estarão disponíveis localmente em grandes quantidades”, complementa Charlles.
O mercado brasileiro é o terceiro maior do mundo e tem uma produção anual de cerca de 1,5 milhões de motos, segundo dados da Abraciclo.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Harley-Davidson lança nova Electra Glide Ultra Limited por R$ 81.900

Harley-Davidson Electra Glide Ultra Limited

Modelo é evolução da estradeira mais famosa da marca norte-americana. Motor com refrigeração líquida e tela sensível ao toque são novidades.

Publicado no site G1.com em 17/02/2014.
Após apresentar as novidades 2014 para o Brasil na edição passada do Salão Duas Rodas, a Harley-Davidson lançou nesta segunda-feira (17), em Gramado (RS), a evolução de sua estradeira mais famosa, a Electra Glide Ultra Limited. O modelo chega às concessionárias da marca ainda este mês por a partir de R$ 81.900.
A Ultra Limited é a moto top de linha da Harley-Davidson, sem contar com os modelos da linha CVO, que são personalizados de fábrica pela empresa. Juntamente com a Ultra, a empresa traz ao mercado as novas Street Glide (R$ 69.900) e Road King (R$ 62.900), que também fazem parte da linha touring (turismo) da marca, indicadas para viagens - todas são montadas em Manaus.
Ambas fazem parte do projeto Rushmore, que trouxe melhorias na motorização, freios, ergonomia e visual, além de sistema multimídia com tela sensível ao toque, inédito para motos da empresa.

"O projeto Rushmore foi resultado de diversas pesquisas realizadas com consumidores ao redor do mundo", disse Longino Morawski, diretor-superintendente Comercial da Harley-Davidson do Brasil. "A voz do Brasil também foi considerada", completou Júlio Vitti, gerente de marketing da HD.

Para a Ultra limited, um dos principais avanços ocorreu no propulsor de 1.690 cilindradas de dois cilindros em formato de V. A marca equipou o modelo com o chamado “Twin-Cooled High Output Twin Cam 103”, propulsor que utiliza misto de refrigeração a ar e líquido.

De acordo com a marca, o Twin-Cooled oferece 7% mais torque que a versão básica do mesmo motor, sem esta tecnologia. Entre outros benefícios, o sistema ajuda a diminuir o calor gerado pelo propulsor. Pela primeira vez a empresa utiliza e tipo de refrigeração em sua linha de motos tradicionais.

Até então, apenas a linha V-Rod possuía motores com refrigeração líquida, porém, os modelos V-Rod não fazem parte da gama clássica da H-D, pelas diferenças tecnológicas e de estilo. Assim, a novidade do "Twin-Cooled" é trazer este tipo de refrigeração aos modelos tradicionais da marca norte-americana.

A empresa chama o sistema de "refrigeração líquida de precisão" na qual o arrefecimento ocorre nos cabeçotes. O projeto Rushmore também traz novo sistema de frenagem combinada para as motos.
Dispositivos repartem a força de frenagem entre os eixos quando o motociclista utiliza o pedal ou o manete de freio. Seu funcionamento começa a partir da velocidade de 30 km/h.

No caso da Street Glide e Road King, a refrigeração continua sendo a ar, mas o motor também evoluiu recebendo o nome de "High Output Twin Cam 103", uma evolução ao "Twin Cam 103" básico, trazendo 5% mais força.
Pela primeira vez, um sistema multimídia com dispositivo touchscreen e com reconhecimento de voz. Entre os sistemas oferecidos, estão rádio, GPS e Bluetooth.

Característica emblemática de Ultra Limited e Street Glide, a proteção dianteira recebeu as principais alterações visuais da linha 2014. Segundo a fabricante, as alterações trouxeram modernidade, mas sem perder a essência das motos H-D. O novo desenho gera menos "turbulência" na cabeça do usuário e duas entradas de ar foram feitas logo abaixo da bolha.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Kasinski aguarda novo sócio para se levantar

Futuro parceiro injetaria até R$ 30 milhões para assumir o comando
Publicado no site Automotive Business em 14/02/2014.
Com a produção parada desde 2013 por causa da retração do mercado e dificuldades internas, aKasinski aguarda agora a entrada de um novo sócio para viabilizar sua volta ao jogo. O presidente atual, Cláudio Rosa Júnior, torce para que o futuro parceiro, um fundo de participação, entre com R$ 25 milhões a R$ 30 milhões para a retomada da produção.
“O novo sócio ficará com 70% a 80%”, afirma o empresário, que aguarda esse desfecho em no máximo 60 dias, sem revelar o nome do futuro parceiro. Para o presidente ficarão os 20% a 30% restantes. Com isso, a chinesa Zongshen, que detém os outros 50% da Kasinski e enviava para montagem local as motos até 150 cc, sairá da sociedade. Seu papel será restrito ao fornecimento.

Segundo Cláudio Rosa Júnior, se a nova sociedade vingar, ela não poderá comprar motos de outro fornecedor chinês que não seja a Zongshen. Ele afirma que a Kasinski tem estoque para quatro meses, o que o obriga a um desfecho rápido da situação, já que entre o pedido das motos e a chegada haveria ao menos 60 dias. E para concretizar essas encomendas à Zongshen, ele terá de adiantar 30%. As expressões “Ou vai o racha” e “É agora ou nunca” parecem explicar bem o momento atual da Kasinski.
Em 2013, antes de interromper a produção, a Kasinski montou as motos que recebera em forma de kits, desmontou a fábrica e entregou os prédios, que eram alugados. Agora está em uma estrutura menor, também em Manaus. O escritório continua no bairro de Pinheiros, em São Paulo (SP), mas ocupa um terço do espaço. “A empresa mantém 90 funcionários, somados os de Manaus, de São Paulo e de Sapucaia (RJ, onde fica o depósito de peças)”, afirma Rosa Júnior. Das cerca de 200 concessionárias que teve em 2011 restaram 80. Destas, só 60 estariam fazendo pedidos com regularidade.

A Kasinski não deve voltar a montar modelos com a marca Flash, utilizada na distribuição em redes de varejo. “Não sei se vão ter tanto interesse em continuar”, disse Rosa Júnior sobre o desejo dos futuros sócios em relação à segunda marca criada para os mesmos produtos.
Das cinco motos Kasinski de 150 cc restarão quatro. Cláudio Rosa Júnior quer manter com a Kasinski as motocicletas de 250 cc e 650 cc fornecidas pela Hyosung. Visitou a fábrica sul-coreana recentemente, mas, sem dinheiro, voltou de mãos abanando. A Dafra também teria procurado a Hyosung (com interesse nas versões de 650 cc) e Rosa Júnior disse que não criaria empecilhos em caso de negociação da Hyosung com seu concorrente brasileiro.

Por causa da baixa aceitação, os modelos elétricos da Kasinski devem ficar de fora num primeiro momento. Rosa Júnior falou em “produção em ritmo menor”. É provável que retome pelas bicicletas elétricas, que em dezembro de 2013 foram regulamentadas pelo Contran.

Segundo ele, a Light continua sócia da Kasinski para o desenvolvimento de veículos elétricos, mas não há projetos em andamento porque a companhia energética estaria focada na solução de outros problemas desde que o governo reduziu os tributos incidentes sobre o fornecimento de eletricidade. Automotive Business procurou a Light para saber mais sobre a parceria, mas a empresa não quer declarar nada a respeito antes de março, quando divulgará seu balanço anual.

A Kasinski foi fundada em 1999 pelo empresário Abraham Kasinsky, fundador da Cofap. Ele havia vendido sua fábrica de autopeças como consequência da globalização, mas não suportou “ficar em casa sem fazer nada”, disse certo dia em uma entrevista coletiva. Surgiu diante dele a oportunidade de assumir a montagem de motocicletas Hyosung em Manaus. Trocou a marca original por seu sobrenome e substituiu o “y” pelo “i”. No começo da década passada, variação cambial forçou a Kasinski a procurar fornecedores chineses para modelos de 125 cc, que substituíram as sul-coreanas de mesma cilindrada, cuja importação tornara-se inviável.

Em 2009, com o setor em queda, Cláudio Rosa Júnior deixou seu posto na Sundown e juntou-se à Zongshen para comprar a marca Kasinski. Em 2011, quando o segmento obteve recorde de produção e vendas, a empresa teria faturado R$ 310 milhões. Abraham Kasinsky morreu em fevereiro de 2012, cerca de dois anos e meio após a venda da fábrica de motos.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Yamaha planeja nacionalizar a FZ-09 para viabilizar modelo para o Brasil

Moto possui motor de 3 cilindros, 847 cc e 115 cavalos de potência. Em 2014, marca pretende ter aumento de 32,9% nas vendas.
Publicado no G1.com em 14/02/2013.
Comentário: Nilson SilvaApós incrementar a linha de baixa cilindrada com as novas XTZ Crosser 150 e Fazer 150, a Yamaha também pretende investir em novidades para o segmento de alta cilindrada. Um dos lançamentos para o Brasil pode ser a FZ-09, modelo que a marca mostrou no Salão Duas Rodas de 2013, em São Paulo. Conhecida como MT-09 em alguns mercados, o modelo é uma das principais novidades mundiais da empresa nos últimos anos.
"É melhor produzir aqui (a FZ-09) para termos um preço competitivo", disse Shigeo Hayakawa, diretor-presidente da Yamaha ao G1. Apesar de ainda não confirmar a data de chegada da moto ao mercado brasileiro, o executivo disse que a moto pode chegar ainda em 2014 ou no próximo ano.
Lançada mundialmente em 2013, a FZ-09 promoveu uma revolução de conceito na Yamaha ao voltar a utilizar um motor de 3 cilindros em sua linha. Representando a categoria naked, sem carenagens e com esportividade, a moto possui um propulsor de 847 cc, capaz de gerar 115 cavalos de potência a 10.000 rpm e 8,9 kgfm a 8.500 rpm

Com tanque capaz de levar até 14 litros de combustível, a naked tem peso divulgado de 188 kg (standard) e 191 kg (ABS). Entre as vantagens do motor três cilindros está a de ser um meio-termo em relação aos projetos de 2 e 4 cilindros. A ideia é possibilitar torque similar ao de um 2 cilindros, mantendo medidas compactas, com potência próxima ao de um 4 cilindros.

Com a chegada de novos modelos, a Yamaha pretende fechar o ano de 2014 com 220 mil unidades vendidas no Brasil, o que representaria alta de 32,9% sobre as 165.539 unidades de 2013, de acordo com números divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Nosso comentário: A marca dos três diapasões que andou desanimada, aqui na Terra Brasilis, nos últimos anos depois que lançou a Fazer 150, pareceu-nos mais motivada e na mesma esteira lançou a Crosser 150 que estará disponível a partir de abril. Motocicletas de 3 cilindros tem sido uma tendência entre as marcas Premium que operam por aqui. Ainda não sabemos a faixa de preço, mas a bola fora com este novo modelo nos parece ser o freio ABS como opcional 

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Yamaha XTZ Crosser 150, chega com preço a partir de 9 mil reais.

Nova moto chegará em duas versões com design diferenciado e disposição para bater de frente com a Bros 150 da Honda.
Texto: Nilson Silva.
Foto: Divulgação
Chegará ás revendas da Yamaha no próximo mês de abril o seu lançamento mais badalado e esperado de 2014, a nova Crosser 150, uma motocicleta urbana porém com um estilo aventureiro. Segundo a marca o modelo foi desenvolvido exclusivamente para o marcado brasileiro ao longo dos últimos 3 anos. E o desenvolvimento levou em conta as condições de nossas estradas e ruas.
Em relação ao design chama a atenção o para-lamas dianteiro bem coladinho a roda a exemplo das motos Big trail e a carenagem do farol em formato de um semi para-lamas. Segundo o fabricante esta posição do para-lamas protege a bengala de pedras e detritos. Bem convincente em nosso entender.

Sobre o desempenho, como se sabe o motor é o mesmo da Fazer 150, com injeção eletrônica e bi-combustível, que 12,2 cavalos com gasolina e 12,4 cavalos com álcool e infelizmente não há informação sobre o consumo, tão importante em motocicletas desta categoria, mas arriscamos dizer que com base no consumo da Fazer e Lander 250 e da Fazer 150, esta mota não vai fazer feio em termo de consumo.

Vamos agora analisar os itens relacionado ao conforto. A suspensão/amortecimento é no estilo monoshock com link que a Yamaha diz ser a única da categoria e tem a vantagem de absorver melhor os impactos e contribuindo e desta forma melhorar a estabilidade e “manobrabilidade”. Existe ainda a possibilidade de regulagem do guidão e o assento em dois níveis. Este último para deixar o garupa em uma posição ergonômica adequada, permitindo ter um ponto de visão acima do piloto, segundo a marca japonesa.

A gente do R2 Motos sempre falamos sobre a falta de lançamentos de produtos realmente novos da marca dos três diapasões. Pois esta moto a exemplo de sua irmã street vem com injeção eletrônica e bi combustível. O deslise ficou por conta do jurássico freio a tambor no modelo mais básico. E não com essa conversa mole que é por causa dos consumidores nordestinos que preferem o freio a tambor. Não moro no Nordeste e aprecio motocicletas com um bom freio ABS e EBD.

Os pontos mais negativo em nossa concepção são a regulagem de guidão e o freio a disco apenas como opcional, falta de opção nas cores e também o preço inicial a partir de mais de nove mil reais para uma motocicleta com freio a tambor. Fica um pouco salgado. Para vender 4.000 unidades por mês vai ter que usar umas excelentes estratégias de marketing.




BMW Motorrad inicia 2014 com aumento significativo nas vendas

BMW Motorrad inicia o novo ano aumento nas vendas de 12,9% em comparação com o mesmo período de 2013.
Fonte: BMW Group PressClub Global
Depois do  terceiro ano recordes  sucessivos alcançado em 2013, a BMW Motorrad começou o novo ano com um aumento significativo nas vendas, pois em janeiro foram comercializados 5.438 unidades de motocicletas e maxi scooters em todo o mundo, contra  4.818 vendidas no mesmo período de  2013, resultando portanto em um aumento de  12,9 %.
" Depois de atingir um ponto um pico vendas em 2013, a BMW Motorrad tem um início de ano muito bem sucedido com um aumento de 12,9% em comparação com o ano anterior. Este foi o melhor mês de janeiro  na história da empresa ", afirma  Heiner Faust, executivo de Vendas e Marketing da BMW Motorrad.

Faust continua: "Nós tevemos um ótimo começo.  Na maioria de nossas filiais mundo a fora houve crescimento significativo. Porém  nos EUA e na Ásia o aumento foi maior. Nossos novos produtos estão com demanda aquecida em todo o muindo".
Nesta primavera, a BMW Motorrad vai começar a nova temporada com seis novos modelos além da linha de produtos já existente. No segmento Touring teremos  a nova edição  da R 1200 RT,  juntamente com a K 1600 GTL Exclusive, ambas equipadas com vários opcionais. No segmento de enduro teremos a nova  R 1200 GS Adventure, com refrigeração líquida. Quanto ao segmento de roadster, este apresentará dois novos produtos: o R Ninet e o S 1000 R. E teremos ainda a implementação de nossa scooter elétrica C Evolution.
"Tendo em vista esse vasto portfólio de novos produtos e depois de um bom início de ano, estamos confiantes e seguros", concluiu Fausto.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Empresa indiana apresenta moto potente que vai a 240 km/h

Com 80 cv, Hastur é a primeira moto de alta cilindrada da
Hero. Modelo tem motor de 620 cc e faz de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos.
Publicado no G1.com em 07/02/2014.
A indiana Hero Motor Corp, antiga parceira da Honda, mostra no Auto Expo Show, em Nova Délhi, sua primeira moto de alta cilindrada. Chamada de Hastur, o modelo possui motor de dois cilindros e 620 cc, capaz de gerar 80 cavalos de potência. Com velocidade máxima de 240 km/h, a moto é destaque da empresa no evento, que vai até 11 de fevereiro.
Além da moto da categoria naked, por ter características esportivas, mas sem carenagens, a empresa mostra o conceito iON, movido a células de hidrogênio. Considerada a maior fabricante de motos do mundo na atualidade, como divulga a própria empresa, a Hero também mostrou no evento pela primeira vez sua moto movida a diesel.

A Hastur possui motor de dois cilindros, em paralelo, com refrigeração líquida, que faz a moto levar 3,8 segundos para fazer de 0 a 100 km/h, divulga a Hero. Na dianteira, a moto possui dois discos de freio e a suspensão é do tipo invertida, que melhora a absorção de impactos.

Seu estilo naked tem linhas bem marcantes e, na dianteira, possui duplo farol semelhante ao apresentada no nova geração da Kawasaki Z1000.

Moto 1000 GP: equipe oficial da Yamaha terá pilotos de três países‏

André Veríssimo
MG Bikes Yamaha Racing terá cinco pilotos em três categorias do Campeonato Brasileiro de Moto velocidade
Fonte: Grelak Comunicação
Cinco pilotos, representando três países, vão formar em 2014 o time da MG Bikes-Yamaha Racing no Moto 1000 GP. Os brasileiros André Veríssimo e Marcus Trotta, os argentinos Sergio Fasci e Nicolas Tortone e o uruguaio Maxi Gerardo são os nomes confirmados pela equipe argentina coordenada por Adrian Diego Aparicio, que será representante oficial da Yamaha na temporada do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.
Vice-campeão da categoria GP 600 no ano passado, quando conquistou três vitórias e dois segundos lugares nas seis provas que disputou, o argentino Fasci será o representante da equipe na GP 1000, principal categoria do Moto 1000 GP. Seu compatriota Tortone, que participou das quatro últimas corridas da GP 600 em 2013 e obteve três terceiros lugares, terminando o campeonato em nono lugar, vai participar da categoria de acesso GP Light.

Os outros três pilotos estarão no grid da GP 600. Gerardo só disputou as duas últimas corridas do Campeonato Brasileiro de 2013, com uma vitória e uma segunda posição. Aos 19 anos, é tido como um dos principais candidatos ao título. “Temos de agradecer ao Maximiliano e a toda sua equipe de trabalho pela confiança que depositaram na equipe. Teremos um grande desafio em equipe para mantê-lo nos primeiros lugares”, disse Aparicio.

Veríssimo, campeão em 2012, foi sexto colocado na pontuação final do ano passado, tendo um segundo lugar como melhor resultado. Na etapa final, em Cascavel (PR), ele fez sua primeira participação pela MG Bikes-Yamaha Racing. Trotta, cujo currículo destaca a vitória na categoria Supersport das 500 Milhas de Interlagos do ano passado, terminou a temporada do Moto 1000 GP em 12º lugar na categoria GP 600, defendendo a equipe Motom.

Todas as motocicletas do Moto 1000 GP utilizam como combustível a gasolina Petrobras Podium e como lubrificante o Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, que fornece seus pneus de competição às equipes. O Campeonato Brasileiro de Motovelocidade tem apoio de Beta, BMW Serviços Financeiros, Servitec, LeoVince, Shoei, Tutto Moto, HPN, Denko, Airfence Brasil e Peterlongo.

Nova jaqueta aumenta em 100% a visibilidade no motociclista à noite

Acidentes noturnos com motos ocorrem com maior incidência e gravidade do que com os outros veículos. Jaqueta TEXX E. Eletric com LED veio para diminuir estes índices.
Fonte: Engenharia de Comunicação
A pouca visibilidade noturna dos motociclistas e o alto índice de acidentes desta ordem levaram a Laquila Motopeças e sua principal marca de acessórios para segurança a buscar fora do país uma solução que viesse ao encontro da realidade brasileira.
Só na cidade de São Paulo, 53% dos acidentes de motos com vítimas fatais ocorreram à noite*. “Um índice que nos direciona cada vez mais para a inovação nos quesitos segurança e proteção”, afirma Alexandre Alves Wunderlich, gerente de Projetos da Laquila.

A jaqueta com faixas refletivas já é utilizada por grandes marcas na Europa e ao desenvolver a ideia para o mercado brasileiro, a empresa incorporou um sistema exclusivo de iluminação em LED com duas faixas nas costas, no qual é acionada manualmente por um controle localizado na parte interna. O produto, que levou mais de dois anos para ser desenvolvido, recebeu o nome de Jaqueta E. Eletric, da marca TEXX.

A Jaqueta E. Eletric ainda traz proteções internas de polioretano modular nos ombros, costas e cotovelos. As mangas apresentam dois pontos de regulagem por meio de extensores com velcro, além de material flexível aplicado a elas e na região das axilas para não inibir os movimentos do motociclista. Também fazem parte: protetor de coluna, cintas de ajuste de cintura, dois bolsos e um forro opcional interno, com mais dois bolsos, um destes destinado ao smartphone ou MP3 player. Possui o sistema Stopwater de impermeabilidade e os refletivos Shine.
*Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego – Relatório de mil casos de investigação de acidentes de trânsito fatal na cidade de São Paulo – 2005 – 2010.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Top ten dos modelos em janeiro de 2014

Segundo a Fenabrave, o segmento de duas rodas registrou queda de 4,93% em janeiro, no comparativo com dezembro. Foram emplacadas 133.552 unidades em janeiro, contra 140.587 no mês anterior. Em relação a janeiro de 2013 (125.429), este setor apresentou crescimento de 5,71%. A novidade entre os 10 mais emplacou 20 unidades em setembro do ano passado e agora está oscilando na faixa de 4.500 unidades ocupando um honroso sétimo ugar em nosso ranking. Estamos falando da Yamaha Fazer 150.
Vamos aos números então.
Em primeiro lugar: Honda CG Titan 150, com 32.757 unidades
Em segundo lugar: Honda Biz 125, com 19.646 unidades.
Em terceiro Lugar: Honda CG Fan 125, com 17.629 unidades.
Em quarto lugar: Honda NXR Bros, com 14.315 unidades
Em quinto lugar: Honda Pop 100, com 9.826 unidades.
Em sexto lugar: Yamaha YBR Factor 125, com 5.568 unidades.
Em sétimo lugar: Yamaha 150 Fazer, com 4.549 unidades.
Em oitavo lugar: Honda XRE 300, com 3.526 unidades
Em nono lugar: Honda CB 300, com 3.332 unidades; e
Em décimo lugar: Yamaha Fazer 250 com 2.215 unidades.

Top seven das marcas em janeiro de 2014.

O segmento de duas rodas registrou queda de 4,93% em janeiro, no comparativo com dezembro. Foram emplacadas 133.552 unidades em janeiro, contra 140.587 no mês anterior. Em relação a janeiro de 2013 (125.429), este setor apresentou crescimento de 5,71%. A Honda diminuiu quase 2 pontos percentual a sua participação no mercado em relação aos números do mês passado, já a Yamaha passou de 11,66 para 12.70% .
1º lugar: Honda, com 106.712 unidades e 79.84% do mercado.
2º lugar: Yamaha, com 16.969 unidades e 12.70% do mercado.
3º lugar: Dafra, com 2.063 unidades e 1,57% do mercado.
4º lugar: Suzuki, com 1.632 unidades e 1,22% do mercado.
5º lugar: Shineray com 1.154 unidades e 0,86% do mercado
6º lugar: Kawasaki com 716 unidades e 0,54% do mercado;e
7º lugar: BMW com 653 unidades e 0,49% do mercado.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

BMW F 800 GS é lider entre as maxitrail.

A motocicleta F 800GS tem sido a queridinha, a mais vendida da marca Alemã no Brasil
Fonte: BMW Group PressClub Brazil
A edição de janeiro da Revista Motociclismo destacou o ranking da Fenabrave, que apresentou as motocicletas que tiveram o maior destaque em vendas e em seus respectivos segmentos em 2013.
Entre as marcas premium, a BMW Motorrad, que teve um desempenho excelente com 7.600 unidades emplacadas em 2013, se destacou no segmento de maxitrails com a BMW F 800 GS. A motocicleta é líder em vendas na categoria com 2.615 modelos emplacados.
A BMW Motorrad também aparece em destaque nos rankings das categorias, Sport, Touring e Naked.
Estes resultados só reafirmam o compromisso de qualidade presente nos produtos BMW e respeito com o fiel público da BMW Motorrad.

Nosso Comentário: A Moto F800 GS é a mais vendida da BMW no Brasil e também a Big Trail de 800cc mais vendida. No segmento das Estradeiras tidas como grande no entanto a mais vendida ainda é a Yamaha 660 XT. A Triumph 800 XC/ABS também está se destacando e no final de 2014 com certeza estará bem perto do 18% do segmento que a F800 GS representou em 2013.

BMW Motorrad divulga ranking “TOP 50 Dealers“ com maiores concessionários do mundo.

O Brasil está muito bem representado neste ranking, com 5 concessionárias entre as 10 maiores, inclusive o primeiro e o segundo lugar.
Fonte: BMW Group PressClub Brazil
A BMW Motorrad registrou em 2013 seu melhor resultado de vendas de motocicletas no mundo. Com um total de 115 mil motocicletas comercializadas, um crescimento de quase 10% em relação a 2012, quando vendeu 106 mil unidades, a divisão de motocicletas da marca bávara divulga o ranking com seus 50 maiores concessionários em todo o mundo.
O Brasil, um dos principais mercados do mundo para o Grupo, teve um excelente resultado de vendas em 2013, totalizando 7.600 unidades comercializadas, sendo a F 800 GS, modelo da categoria Enduro da BMW Motorrad, a mais vendida com 2.534 motocicletas emplacadas. No ranking mundial, o Brasil segue em destaque com oito representantes, sendo cinco deles entre os dez primeiros. A Caltabiano que, pela terceira vez consecutiva, é o maior concessionário do negócio no mundo, comercializou 1.068 unidades em 2013. Já a Eurobike, que ficou em segundo lugar, à frente de concessionárias da Itália e Chile, fechou o ano que passou com 1.063 unidades vendidas.

“Quando assumi a BMW Motorrad Brasil tinha certeza do potencial do mercado brasileiro no segmento duas rodas. Fico muito contente com os resultados de vendas, sem dúvida isto é fruto de um trabalho com dedicação e estratégias bem sucedidas dos profissionais, parceiros e apaixonados pela marca. Ter cinco concessionários brasileiros entre os dez melhores do mundo é um diferencial.” Comenta Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad Brasil.
Confira o ranking dos 10 maiores concessionários da BMW Motorrad:
País
Concessionário
Localização
Vendas até

31-12-2013
BR
Caltabiano
São Paulo, SP
1068
BR
Eurobike
São Paulo, SP
1063
IT
BMW ROMA
Roma/Lazio
1013
Chile
Inchcape Chile
La Dehesa
798
BR
Autokraft
Rio de Janeiro, RJ
756
BR
Power
Santo André, SP
704
IT
BMW Motorrad Milano
Milano/Lombardia
616
KR
KJ Motorrad
Seoul/Busan/Changwon
520
BR
MBI
Campinas, SP
519
FR
BMW Motorrad ETOILE
PARIS
493

Campeonato Goiano de Cross Country começa com festa em Perenóplis

Bárbara da Equipe Raposão
Etapa de Pirenópolis abriu o Goianão de Cross Country, 2014 com disputas 
equilibradas e clima de descontração
Texto: Nilson Silva.
Fotos: Nilson Silva
Aconteceu neste domingo dia 02 de fevereiro  a primeira etapa  do Campeonato Goiano de Cross Country, na histórica cidade de Pirenópolis.
A etapa inicial contou com treinos livres no sábado a partir das 15:00 horas e no domingo a partir das 09:00 horas. As provas aconteceram a partir da  10:30 horas. Segundo o organizador da prova Amélio "Escadinha" Toledo Júnior, o  certame foi dividido em seis baterias com 15 categorias, 200 motocicletas devidamente preparadas; e pilotos com idade variando entre quatro a 61 anos. Os atletas são principalmente de Goiás, mas tem gente de Minas Gerais e Distrito Federal, portanto um campeonato eclético e democrático.
Mesmo com dia ensolarado e forte calor  o público  da cidade mais charmosa de Goiás  fez questão de comparecer ao circuito armado ao lado do aeroporto. Segundo o organizador cinco mil pessoas prestigiaram o evento.
Marino Fernandes de Goiânia,  foi a vencedor da categoria infantil "B" e em entrevista ao R2motos disse que a parte mais difícil  da corrida foi a largada. Indagado porque  respondeu do alto de seus seis anos de vida e quase dois de pilotos Cross country que "é porque tem que ter muita experiência". Disse ainda que no futuro pretende disputar campeonato de apenas Cross.
José Wamberg dos Santos de 43 anos, morador de Brasilia é um veterano das pistas e já está na estrada, digo nas pistas há 6 anos. Prepara suas próprias motos de corrida e de seus colegas. No ano passado ficou  em terceiro lugar no campeonato  candango e em quinto no campeonato goiano. Conseguiu marcar pontos com um quarto lugar nesta etapa na categoria Over Nacional. Menção honrosa para o  amigo Bruno Lobo, de Brasilia, Patrocinado Pela Vidraçaria Lobo que ficou em 16º lugar na categoria Light Nacional.
A próxima etapa do Goiano de Cross Country será  nos dias 22 e 23 de fevereiro em Silvânia.
Veja abaixo os quatro primeiros colocados de cada categoria nesta etapa de abertura:

Bruno Lobo ao Centro
Importada Light:
1º lugar: Adeval Júnior
2º lugar: Gabriel Colombo
3º lugar: Reginaldo martins
4º lugar: Raissa Alves

Incentivo Importada
1º lugar: Aloisio Fleury
 2º lugar: Ygor Henrique
3º lugar: Wadson Ferreira
4º lugar: Eduardo Henrique


Importado Intermediária
1º lugar: Léo Carneiro
2º lugar: Joary Cardoso
3º lugar: Ismaylle Alves
4º lugar: José Luiz

Importada Pró
1º lugar: Heber Tomaz
2º lugar: Wolney Ferreira
3º lugar: Rodrigo Siqueira
4º lugar: Kurt Rudolf

Over 35 Nacional
1º lugar: José Moreira
2º lugar: Carlos Augusto
3º lugar: Alessandro da Costa
4º lugar: José Vamberg

Over 35 Pró
1º lugar: Rodrigo Siqueira
2º lugar: Risalvo Caetano
3º lugar: Rodolfo Caneto
4º lugar: Kleber Justino

Over 35 Intermediária Importada
1º lugar: João Bosco
2º lugar: Diovane Gomes
3º lugar: Fabrício Martins
4º lugar: André Luiz

Over 45 Importada Nacional
1º lugar: Carlos Augusto
2º lugar: Ysak Nascimento
3º lugar: Fernando Zanotto
4º lugar: Kleber França

Over 45 Pró Importada Nacional
1º lugar: Elivelto Gonçalves
2º lugar: Carlos Tex
3º lugar: Jorge Luiz  Sussumu
4º lugar: João Ribeiro

Infantil "A" 65 cc
1º lugar: Alexandre Galdino
2º lugar: Wilson Oliveira
3º lugar: Thiago Soares
4º lugar: João Paulo

Infantil "A" 150cc
1º lugar: Luis Filipe
2º lugar: Pedro Antônio
3º lugar: Gabriel Leal
4º lugar: Marcelo Felype

Infantil "B" 4 a 6 anos
1º lugar: Felipe de Menezes
2º lugar: Mateus Nunes
3º lugar: Gustavo Maurício
4º lugar: Samuel Thor

Infantil "B"
1º lugar: Marino Fernandes
2º lugar: Felipe de Menezes
3º lugar: Arhur Marques
4º lugar: João Maurício

Nacional Força Livre
1º lugar: Rafael Pereira
2º lugar: Murilo Veloso
3º lugar: José Carlos
4º lugar: Renan Rodovalho

Nacional Light
1º lugar: Ítalo Vieira
2º lugar: Marcos Maurízio
3º lugar: Bruno Augusto
4º lugar: Paulo Roberto

Incentivo Nacional
1º lugar: Nanderson Campos
2º lugar: Breno Batista
3º lugar: Romário Batista
4º lugar: Kleber Luis


Segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro começa sexta-feira em Minas Gerais

Equipe MXF participa da segunda fase que acontece na cidade de Barão de Cocais até 21 de abril A cidade de Barão de Cocais, em Minas Gerais,...