quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Harley-Davidson fecha 2013 com lucro

América Latina registrou aumento de 13,1% nas vendas, enquanto
no mundo todo o crescimento foi de 4,4%

Fonte: Printer Press.
A Harley-Davidson acaba de divulgar seu balanço global do último trimestre e do ano de 2013, confirmando a tendência de incremento já observada ao longo do período. A empresa registrou aumento de vendas globais de 4,4% no ano passado, enquanto o lucro cresceu 17,6% em comparação a 2012, exibindo um crescimento contínuo e saudável de suas operações.
O lucro líquido no quarto trimestre de 2013 foi de US$ 75,4 milhões, de um faturamento total de US$ 1,19 bilhão. Em iguais meses de 2012, o lucro líquido foi de US$ 70,6 milhões, com receita consolidada de US$ 1,17 bilhão. O lucro por ação teve aumento de 9,7%, chegando a US$ 0,34, devido, principalmente, ao forte resultado das operações no segmento de motocicletas, incluindo uma receita maior e um gasto operacional menor em relação ao mesmo período de 2012.


No balanço total de 2013, o lucro líquido da empresa foi de US$ 734 milhões e o faturamento, US$ 5,9 bilhões. Como comparação, 2012 alcançou lucro líquido de US$ 623,9 milhões, em receita consolidada de US$ 5,58 bilhões. O lucro por ação no ano passado foi de US$ 3,28, 20,6% a mais do que os US$ 2,72 de 2012.
“Sem dúvida, 2013 foi um ano extraordinário para a Harley-Davidson. Nós anunciamos motocicletas surpreendentes, como o Projeto RUSHMORE e a Street, celebramos nosso aniversário de 110 anos com nossos clientes em todo o mundo e registramos crescimento financeiro. Nenhum destes resultados seria possível sem o grande esforço de nossos funcionários, concessionários e parceiros, trabalhando como um time único e seguindo com o objetivo de alimentar os sonhos de liberdade de nossos clientes”, afirma Keith Wandell, chairman, presidente e CEO da Harley-Davidson, Inc.

Concessionários em todo o mundo venderam 45.875 novas motocicletas Harley-Davidson no quarto trimestre de 2013, aumento de 5,7% comparado às 43.405 comercializadas no mesmo período de 2012. As revendas norte-americanas faturaram 27.387 motos zero, incremento de 6,3% sobre as 25.753 vendidas entre outubro e dezembro do ano anterior.
Nos mercados fora dos Estados Unidos, concessionários entregaram 18.488 novas motocicletas durante o último trimestre de 2013, volume 4,7% superior às 17.652 unidades negociadas em igual período de 2012. A América Latina teve uma redução de 2,8% no trimestre.

Em 2013, a companhia embarcou 260.471 motocicletas para concessionários e distribuidores em todo o mundo, aumento de 5,2% sobre o volume de 2012. A receita de motocicletas no ano passado cresceu 8%, chegando a US$ 4,07 bilhões. A receita sobre as vendas de peças e acessórios apontou alta de 1,5%, totalizando US$ 873,1 milhões, enquanto a de mercadorias em geral diminuiu 1,2%, atingindo US$ 295,9 milhões. A margem bruta de 2013 no segmento de motocicletas foi de 35,4% e a operacional, 16,6%. Em 2012, os níveis foram de 34,8% e 14,5%, respectivamente.

A Harley-Davidson estima enviar entre 279 mil e 284 mil motocicletas a concessionários e distribuidores de todo o mundo em 2014, um aumento aproximado de 7% a 9% em em relação a 2013. No primeiro trimestre deste ano, a empresa espera embarcar entre 76.500 e 81.500 unidades. Para 2014, a companhia prevê margem operacional entre 17,5% e 18,5% no segmento de motocicletas, e despesas de capital para a Harley-Davidson, Inc. entre US$ 215 milhões e US$ 235 milhões.
Além disso,

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Yamaha prepara nova moto flex para o mercado brasileiro (uma Lander 150?)

Modelo terá características de uso misto, no asfalto e na terra. Novidade pode ser a XTZ 150, versão mais off-road da Fazer 150. 
Publicado no G1.com em 28/01/2014.
Após lançar a Fazer 150 em 2013, a Yamaha prepara mais uma novidade para o mercado brasileiro, também com o sistema de flex em sua motorização. Sem divulgar detalhes sobre como será o novo produto, a empresa liberou apenas uma imagem da nova moto.
Pelas características mostradas na foto, é possível notar que o modelo de baixa cilindrada terá roda do tipo raiada e escapamento alto, indicando que o modelo será da categoria trail, de uso misto, com requisitos para rodar na terra e no asfalto.
Na imagem, apenas o comunicado "Mais uma novidade da Yamaha está chegando. Aguarde". Na lateral da moto, é possível ver a inscrição Blueflex, utilizada pela empresa em suas motos que podem rodar tanto com etanol quanto com gasolina (ou ambos).
No Brasil, a empresa comercializa dois modelos com esta tecnologia: a Fazer 150 e a Fazer 250. Assim, a novidade seria a primeira trail da marca a contar com esta tecnologia flex, já que as atuais XTZ 125 e XTZ 250 (Lander e Ténéré) rodam apenas com gasolina.

No ano passado, algumas unidades da moto, inédita em todo o mundo, chegaram ao país importadas do Japão, de acordo com dados da Receita Federal, segundo o Portal G1.
Pelas características que a imagem mostra, esta pode ser a XTZ 150, que seria um modelo para competir diretamente com a Honda NXR 150 Bros, do mesmo modo que a Fazer 150 chegou para brigar com a Honda CG 150.

O modelo segue com o motor apresentado pela Fazer 150, um monocilíndrico de 149,3 cilindradas do tipo 4 tempos. Sua potência máxima é de 12,2 cavalos e o peso da moto é de 121 kg, com roda dianteira de 19 polegadas e traseira de 17 polegadas.
As primeiras unidades vieram importadas para testes e homologação no país, mas o modelo será produzido em Manaus. Apesar de aparecer na lista de importação como XTZ 150, a moto pode chegar às lojas com outro nome.

O mesmo já aconteceu com a Fazer 150, que veio do Japão com a nomenclatura YBR 150, mas acabou emprestando o nome de sua irmã maior, a Fazer 250. Algo parecido pode ocorrer com a XTZ 150, que tem em Lander 250 e Ténéré 250 as opções mais próximas.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Moto 1000 GP: Brasileiro de Motovelocidade tem presença marcante no Salão Bike Show

Campeonato Brasileiro de Motovelocidade marcou presença pela primeira vez no evento no Riocentro Exhibiton & Convention Center.
Fonte: Grelak Comunicação.
O Moto 1000 GP manteve, entre quinta-feira (23) e domingo (26), um dos estandes mais movimentados do Salão Bike Show, no Rio de Janeiro (RJ). A quarta edição do evento, realizada no Riocentro Exhibition & Convention Center, apresentou ao público e ao mercado das motocicletas Premium – as de média e alta cilindradas – os últimos lançamentos de produtos em serviços oferecidos por mais de uma centena de empresas e organizações.
“Tivemos uma participação muito positiva no Salão Bike Show”, resumiu o promotor do Moto 1000 GP, Gilson Scudeler. “O nosso estande esteve bem movimentado todos os dias, tivemos a presença de pilotos do Rio e distribuição de brindes. Pudemos expor ao público apaixonado por motocicletas a proposta do Moto 1000 GP, o que é o evento, e também mantivemos bons contatos com empresas interessadas em integrar o nosso evento”, contou.

O estande do Moto 1000 GP acolheu amantes da motovelocidade para o Encontro de Veteranos, no sábado (25). A organização do Salão Bike Show promoveu uma homenagem ao piloto Luizmar “Chaveta” Muniz, multicampeão de motocross que também participou de competições em pistas de asfalto nos anos 60, 70 e 80. O também ex-piloto de motos Delmar “Contrapino” Muniz, irmão de Chaveta, foi o homenageado pelo evento no ano passado.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Triumph disputa prêmio “Guidão de Ouro” com oito motocicletas

Bonneville T 100 
Marca Britânica participa da premiação "competidoras" em 7 categorias
Fonte: G6 Comunicação.
A Triumph está disputando o prêmio “Guidão de Ouro”, promovido pela revista Motoaction, com oito modelos de motocicletas em cinco categorias. Em sua 9ª edição, a premiação vai eleger as melhores motocicletas de 2013 em sete categorias, envolvendo um total de 80 motos vendidas no mercado brasileiro. A escolha será feita diretamente pelos internautas e leitores da revista Moto Motoaction, pelo site www.revistamotoaction.com.br, até o dia 15 de fevereiro.
A Triumph participa do “Guidão de Ouro” com os modelos Daytona 675R (Esportiva até 1.000 cc), Thunderbird Storm (Custom), Speed Triple e Street Triple 675 (ambas na categoria Naked), Tiger 800XC e Tiger Explorer (ambas na categoria On-Off) e Rocket III Roadster e Bonneville T100 (ambas na categoria Roadster).
Lançada no mercado brasileiro em novembro de 2012, a Triumph vem obtendo um excelente resultado neste tipo de premiação até agora. Em dezembro, por exemplo, a marca foi uma das grandes vencedoras da 15ª edição do “Prêmio Imprensa Automotiva”, organizado pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto).

Os representantes da imprensa especializada elegeram a Triumph Tiger 800XC como “Melhor Moto 2013 Imprensa Automotiva”. O júri de 14 jornalistas apontou, também, a Triumph Tiger 800XC como a “Melhor Estradeira”, e a Triumph Daytona 675R como “Melhor Esportiva”. Com isso, a marca inglesa ganhou três dos quatro prêmios para motocicletas em disputa nesta noite.

Em outubro, a marca também havia participado com destaque do “Moto do Ano”, da revista Duas Rodas, conquistando outros três troféus: “Moto do Ano” (Tiger Explorer), “Big Trail até 1.200 cc” (Tiger Explorer) e “Naked até 800 cc” (Street Triple 675).

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

“Triumph Riding Experience” lança módulo off-road

O “Triumph Riding Experience”, um programa de relacionamento especialmente desenvolvimento com o apoio de pilotos e profissionais renomados do setor, começa suas atividades em fevereiro de 2014. 
Fonte: G6 Comunicação.
Nos dias 15 e 16 de fevereiro serão realizados os primeiros cursos da temporada deste ano, com móduloson e off-road. Iniciado no ano passado, somente na versão on-road, agora o curso de pilotagem oficial da Triumph passa a contar também com a opção off-road, que será realizada em uma fazenda particular em Votorantim (SP), nos dias 22 e 23 de fevereiro. A versão on-road continua sendo desenvolvida no Campo de Provas da Pirelli, localizado em Sumaré (SP).
O módulo off-road atende todos os motociclistas que curtem viajar e não sabem quais técnicas devem adotar quando se deparam com uma situação fora de estrada. “No curso, aprende-se diversas técnicas de pilotagem, além de enfrentar diversas situações como areia, travessia de lagos e diversos outros obstáculos naturais”, explica Pablo Berardi, instrutor-chefe do programa.

"Aqui temos a opção do aluno fazer o curso com as motos da Triumph. Ou seja: é uma boa oportunidade para qualquer motociclista realizar um belo test-ride, com direito a diversos exercícios dinâmicos, travamento de pneus, curvas no limite e muito aprendizado. Quando o cliente usa a moto dele, fica com receio de fazer o que fazemos aqui pelo desgaste e medo de cair e danificar algum componente mais caro. Por isso, com as nossas motos ele abusa mais e aprende muito mais, conhecendo o verdadeiro limite dele e da moto, principalmente no novo curso off-road", afirma Berardi.

A infraestrutura dos cursos inclui ambulância com UTI, café da manhã, almoço e um kit Triumph como brinde. No treinamento são disponibilizados os modelos Tiger Explorer, Tiger 800 e Street Triple 675.Todos os cursos têm um dia de duração e abrangem vários pontos que o piloto necessita no seu dia a dia, sendo recomendado para todos os níveis de motociclistas, desde os recém-habilitados até os mais experientes. Para participar, é preciso ser motociclista habilitado na categoria “A” e contar com todos os itens de segurança, como capacete, jaqueta, calça, luva e bota. O custo é de R$ 1.800,00 (on-road) ou R$ 2.000,00 (off-road). Mais informações no site www.triumphexperience.com.br.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Michelin patrocina 500 Milhas de Interlagos 2014

Pilotos da tradicional competição de moto velocidade brasileira utilizarão pneus duráveis, seguros, econômicos e de alta performance.
Fonte: Michelin South América.
A 500 Milhas de Interlagos, uma das provas mais tradicionais do motociclismo no Brasil, fechou patrocínio com a Michelin para a 17ª edição, que será realizada nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, no Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo. A parceria reforça o objetivo da empresa francesa em se manter como a mais consistente e representativa empresa responsável pela fabricação de pneus, e o compromisso da organização em garantir a segurança dos pilotos.
As motos com 600 cilindradas contarão com os pneus MICHELIN Power Cup, desenvolvidos para obter um excelente grip em curva e na fase de aceleração. O pneu dianteiro oferece melhor pilotagem, estabilidade e progressividade, sobretudo nas frenagens. Vale destacar que a Michelin foi a primeira empresa a trazer um pneu slick para o Brasil, apostando na profissionalização dos pilotos, com a mesma tecnologia aplicada aos pneus de competição na Europa.

Já as motos com 1.000 cilindradas, terão os pneus MICHELIN Power Slick, que possuem maior facilidade de manobra e condução segura em todas as fases de pilotagem. O pneu traseiro melhora o grip em curva sem prejuízo a durabilidade.
As motocicletas da nova categoria 250/300cc, entrarão na pista com os pneus MICHELIN Pilot Street Radial, o primeiro pneu radial para motos de média cilindrada. O composto tem sílica na banda de rodagem que melhora a aderência em pistas molhadas, oferecendo maior segurança e durabilidade.

A Michelin está presente em diversos campeonatos de motovelocidade em todo o mundo e utiliza as competições, como laboratório para colocar à prova as inovações tecnológicas em situações extremas. A empresa patrocina há três anos o campeonato Moto 1000 GP, atualmente qualificado como o campeonato Brasileiro de Motovelocidade, quebrando recordes das principais pistas no Brasil.

Há muitos anos, a empresa trabalha o Michelin Total Performance, um conceito que guia o desenvolvimento dos seus produtos em todos os segmentos de mercado. “Ao lançar simultaneamente cinco novas gamas de pneus no mercado no ano passado, além de evidenciar nosso compromisso com a inovação, demonstramos nossa capacidade em desenvolver produtos com tecnologias de ponta, visando à superação de suas performances. O compromisso está em garantir – em um único pneu - mais segurança, mais durabilidade e mais prazer em dirigir,” afirma Rogério Cortes, Diretor de Marketing e Vendas de Pneus para Motocicletas Michelin América do Sul.

Além de patrocinar eventos de motos no mundo todo, a Michelin apoia também profissionais da área. Um dos patrocinados pela empresa, Leandro Mello, estará na disputa da 500 Milhas de Interlagos 2014. O piloto correu de motocross de 1986 a 1991 e nesse período foi terceiro lugar no mundial em 1989. A partir de 1998, passou a pilotar na motovelocidade e foi campeão paulista da categoria Superbike em 2002. Atualmente trabalha como piloto de testes e repórter.

Recentemente adquirida por empresários, a 500 Milhas de Interlagos 2014 está sob o comando de Terlange Souza, sócio em várias empresas de turismo e eventos, e por Danilo Andric, piloto profissional e que atua no ramo de comércio de motocicletas, equipamentos e acessórios.
A 500 Milhas de Interlagos 2014 conta com o patrocínio da Michelin. Apoios Moto Adventure, CNT (Central de Negócios Turísticos) e Dimep Sistemas.

Moto 1000 GP: Salão Bike Show tem Brasileiro de Motovelocidade entre os destaques‏

Gilson Scudeler, Promotor do Moto GP 1000 Brasil
Quarta edição do evento no Riocentro Exhibition & Convention Center terá início nesta quinta-feira
Fonte: Grelak Comunicação
A aproximação do Moto 1000 GP com o público da motovelocidade e os observadores do mercado motociclístico em 2014 terá impulso já a partir desta quinta-feira (23). O evento, único homologado como Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, estará presente no Salão Bike Show, que vai movimentar o Riocentro Exhibition & Convention Center, no Rio de Janeiro (RJ), por quatro dias – o evento será finalizado na noite de domingo (26).
O Salão Bike Show reúne no Riocentro empresas que apresentam seus últimos lançamentos em produtos e serviços voltados ao mercado consumidor de motocicletas premium, as de média e alta cilindradas. Realizado anualmente desde 2011 no maior centro de convenções da América Latina, o evento reuniu 112 expositores na edição de 2013, com mais de 200 marcas representadas. Teve mais de 57.000 visitantes e gerou R$ 3 milhões em negócios.

“É através da presença em eventos como o Salão Bike Show que o Moto 1000 GP fomenta esse contato mais direto com o público da motovelocidade”, diz o promotor do campeonato, Gilson Scudeler. “O mercado de motocicletas premium está num momento de franca ascensão e acredito que a participação do Moto 1000 GP no evento vai gerar contatos produtivos para o campeonato, para os pilotos e para as equipes”, acrescenta o dirigente.

Triumph lança promoção para venda dos modelos Bonneville T100 e Daytona 675R

Daytona 675
Modelos estão sendo vendidos com taxa zero e parcelamento em até  36 vezes, com entrada  a partir de 30%.
Fonte: G6 Comunicação.
A Triumph Motorcycles lançou ontem, dia 22 de janeiro, uma promoção especial para a comercialização dos modelos Bonneville T100, ano 2013/2013, e Daytona 675R, anos 2013/2013 e 2013/2014, com descontos na compra à vista ou taxa zero de juros nos financiamentos. Estas condições serão válidas somente por um tempo determinado.
A Bonneville T100, ano 2013/2013, teve seu preço à vista reduzido de R$ 29.900,00 para R$ 27.900,00 durante o período que vigorar a promoção. O consumidor também tem a opção de adquirir o modelo pelo financiamento com taxa zero de juros - mais IOF, taxa de cadastro e Sircof (R$ 97,93 no estado de São Paulo; dependendo do estado haverá variação neste valor) - com entrada mínima de 30% e parcelamento em até 24 meses. Assim, o modelo pode ser adquirido, por exemplo, com entrada de R$ 8.370,00 (30%) e 24 prestações fixas de R$ 853,66.

Na esportiva Daytona 675R, anos 2013/2013 e 2013/2014, o preço à vista foi reduzido de R$ 48.690,00 para R$ 47.900,00 durante o período promocional. O modelo também pode ser comprado pelo financiamento com taxa zero de juros, entrada mínima de 42% e até 36 prestações fixas - mais IOF, taxa de cadastro e Sircof (R$ 97,93 no estado de São Paulo; dependendo do estado haverá variação neste valor). Com isso, a esportiva pode ser adquirida com entrada da R$ 20.500,00 (42%) e mais 36 parcelas de R$ 788,39.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Moto 1000 GP: CBM premiará campeões de 2013 no dia 9 de fevereiro‏

Pedro Sampaio, campeão da Moto GP 250
Confederação Brasileira de Motociclismo prepara evento para os campeões brasileiros de 2013 em todas as suas modalidades oficiais.
Fonte: Grelak Comunicação.
Os pilotos e equipes campeões do Moto 1000 GP na temporada de 2013 já têm data e lugar para receber os troféus oficiais de campeões brasileiros de motovelocidade de 2013. A “Festa dos Campeões” será promovida no dia 9 de fevereiro pela Confederação Brasileira de Motociclismo em Campo Grande (MS), onde mantém sua sede. O ocasião reunirá os participantes no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
“É uma forma da CBM reconhecer e valorizar todos os pilotos que foram campeões brasileiros de motociclismo na temporada passada. Essa solenidade é para homenageá-los, porque são os melhores do Brasil nas suas categorias”, diz o presidente da CBM, Firmo Henrique Alves, referindo-se aos campeões brasileiros das várias modalidades que têm campeonatos oficiais homologados pela entidade máxima do motociclismo nacional.

O ex-pilotos Alex Barros, hoje chefe da equipe Alex Barros Racing no Moto 1000 GP, vai receber durante a Festa dos Campeões a Comenda Carlão Coachman. A honraria foi instituída para prestar homenagem às pessoas que prestaram relevantes serviços ao motociclismo brasileiro. Barros representou o Brasil como destaque do Mundial de Motovelocidade entre 1990 e 2007, alcançando o recorde de participações na categoria máxima.
“Eu me sinto privilegiado, honrado com a homenagem. Muitos mereciam este prêmio. Acredito ser um reconhecimento pelo que fiz no motociclismo. E tenho certeza que vou continuar somando ao esporte”, destaca Barros, cuja equipe conquistou os títulos da principal categoria do Moto 1000 GP, a GP 1000, em 2012 e 2013, com Luciano Ribodino, e também foi campeã da GP Light em 2012 com seu filho Lucas Barros. “Isso aqui é minha vida”.

Ribodino repetiu em 2013 o título do Moto 1000 GP na GP 1000, que já havia conquistado em 2012. Na GP Light, Renato Andreghetto deu o primeiro lugar à Petronas Eurobike SBK Team. Rafael Bertagnolli conquistou a GP 600 pela BSB Motor Racing. A GPR 250 foi a mais disputada. Pedro Sampaio, da Fábio Loko, só garantiu o título na última curva do ano. Sidnei Scigliano, da Motrix-Scigliano Racing, venceu a GP Máster, para pilotos acima de 48 anos.
Além da cerimônia da CBM em Campo Grande, os melhores de cada categoria participaram na noite de 1º de dezembro em Cascavel (PR), sede da etapa final, da premiação promovida pelo Moto 1000 GP. Na solenidade em Campo Grande ainda serão apresentados os calendários oficiais da temporada de 2014 de Enduro de Regularidade, Enduro FIM, Rally Baja e Rally Cross Country, Cross Country, Velocross, Supermoto, Motovelocidade e Motocross.

Óculos da coleção de acessórios pessoais da Triumph oferecem requinte e estilo

Linha de óculos esportivos tem como destaque modelo feito á mão.
Fonte: G6 Comunicação.
A coleção de roupas e acessórios pessoais da Triumph conta com quase 200 itens, entre roupas diversas e produtos como relógios, canecas, mochilas e óculos, entre muitos outros. A coleção de óculos é composta por nove modelos que aliam elegância, sofisticação, estilo clássico e qualidade comparável às melhores marcas deste segmento, com preços bem competitivos que variam de R$ 450,00 a R$ 550,00 nas nove concessionárias da marca.
Seguindo um estilo mais esportivo, por exemplo, está a linha Falcon, com os modelos 801, 802 e 803, nas cores preto e cinza, com preço de R$ 450,00. Leve e confortável, o Falcon 803 utiliza armação com 95% plástico injetado e 5% borracha, lentes polarizadas na cor cinza e tem formato curvado para proteger melhor os olhos dos raios solares.

Com visual mais clássico, o modelo Estilo Casco de Tartaruga Portman 602 (R$ 500,00) tem armação de plástico na cor Tortoise Shell, imitando o visual de um casco de tartaruga. Tem lentes regulares na cor marrom, detalhe oval na ponteira com bandeira do Reino Unido na cor Nougat e um moderno logotipo Triumph gravado a laser nas hastes. A linha Portman também conta com o modelo 601 (R$ 500,00), apresentando armação de plástico preta, lentes regulares na cor cinza, ponte dupla, e detalhe oval na ponteira com bandeira do Reino Unido.

A linha Stockton, nos modelos 701 (R$ 500,00) e 702 (R$ 550,00), vem com armação de metal nas cores preta ou bronze com hastes de acetato feitas a mão, lentes regulares gradiente na cor cinza, ponte dupla, detalhe oval na ponteira com bandeira do Reino Unido na cor Nougat e logotipo Triumph nas duas hastes. Já a linha Raptor conta com os modelos Light Ruthenium 901 (R$ 550,00) e 902 (R$ 550,00), ambos bem leves e confortáveis e com um estilo mais contemporâneo. O primeiro apresenta frente leve de metal rutênio com hastes de plástico, lentes polarizadas na cor cinza e logotipo Triumph nas hastes.

A Triumph conta, atualmente, com nove concessionárias localizadas nas cidades de São Paulo (SP), Brasília (DF), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Ribeirão Preto (SP), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS).

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Harley-Davidson lança nova Fat "Bob" no Brasil por R$ 45.900

Modelo tem motor de 1.600 cc e câmbio de seis marchas. Montada em Manaus, moto traz freios ABS de série.
Publicado no G1.com em 20/01/2014
A nova Harley-Davidson Fat Bob chega às concessionárias do Brasil por preço a partir de R$ 45.900. O modelo possui motor bicilíndrico de 1.600 cc, com câmbio de seis marchas, e freios ABS de série.
Montada em Manaus, a moto tem o valor base de R$ 45,9 mil válido para a cor preta (Vivid Black) , enquanto as tonalidades Black Denim, Amber Whiskey e Sand Cammo Denim fazem o preço subir para R$ 46.250.
Com algumas atualizações, como novos acabamentos em preto, que vão desde os aros dos faróis até a cobertura do amortecedor traseiro, a Fat Bob se encaixa na linha "Dark Custom" da marca, com visual minimalista, que consistem em deixar o modelo mais simples possível. No eixo dianteiro, a Bob possui dois discos de freio.

Os pneus são largos, envolvendo as rodas de 16 polegadas, e a moto apresenta novos grafismos no tanque, além de um para-lama mais curto. Além do "motorzão" refrigerado a ar Twin Cam 96, nome dado pela marca para o V2, outra marca registrada da Fat Bob é o duplo farol redondo na dianteira.
Apesar do nome parecido com o da tradicional Fat Boy, a Fat Bob é outra moto e faz parte da família Dyna da H-D, enquanto a Fat Boy é uma Softail.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Italiana Benelli reinicia venda de motos no Brasil

Modelos têm valores variando de R$ 39 mil a R$ 56,5 mil. Primeira concessionária foi aberta na capital paulista.
Publicado no G1.com em 16/01/2014.
Comentário: Nilson Silva
Após voltar ao mercado brasileiro no Salão Duas Rodas 2013, a italiana Benelli reiniciou a venda de motos no Brasil em janeiro, a partir da segunda quinzena do mês, com a disponibilidade inicial de quatro modelos. De acordo com a empresa, representada pela Bramont, os modelos são montados em Manaus e os preços variam entre R$ 39 mil e R$ 56,5 mil. (TNT 899 R$ 38.990,00; TREK 899 R$ 45.690,00; TREK 1130 R$ 52.890,00 e TREK 1130 Amazonas R$ 56.490,00)
A primeira concessionária fica em São Paulo, na Avenida Morumbi, mas a empresa informa que novos pontos já estão em instalação nas cidades de Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Goiânia. Além das quatro motos, ainda estão planejadas para o ano a TNT 1130, por R$ 44.890, com produção em abril 2014, e a TRT 1130 (R$49.990,00), que ficará para o início do segundo semestre de 2014.

O modelo mais barato da empresa no país será a BN 600, que custará R$ 25.990, a partir de março. Outro destaque aguardado é a B600 Trail, modelo que fez estreia mundial no Salão Duas Rodas 2013, ainda sem preço e data específica para chegar ao país.

A operação da Benelli no Brasil foi interrompida há cerca de três anos, após fim da parceria com o grupo Izzo. Neste retorno, a empreitada fica a cargo da Bramont e será feita em conjunto com as vendas das motos Keeway, previstas para começar em abril. Desde 2005, a empresa faz parte do grupo chinês Q.J., também detentor da Keeway.

Os modelos Benelli são de alta cilindrada e se encaixam no segmento Premium. Entre as principais características das motos, está a presença de motores de três cilindros, como mostra a linha TNT e TREK. No entanto, os lançamentos mais recentes, BN 600 e B600 Trail, têm como base motor de 4 cilindros. 

Nosso comentário: As motos de três cilindros da Benelli são do segmento Premium e concorrente direto britânica  da Triumph, que está tendo um ótimo desempenho no marcado brasileiro. Não só ela mas todas as montadoras de motocicletas que apostaram neste segmento. No entanto o cenário para as vendas no Brasil em 2014 não é dos melhores. Espera-se uma retração maior que a de 2013. Mesmo assim  o grupo Q.J está trazendo junto com a Benelli a Keway, que produz motos populares de baixa cilindrada. Vai ter um grande trabalho para se estabelecer aqui, mas cremos irá prosperar.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Triumph inicia as vendas no Brasil da sofisticada motocicleta Trophy SE

Modelo usa mesmo motor da Tiger explore e vem recheado de tecnologia.
A Triumph está lançando no Brasil a luxuosa Trophy SE, com preço de R$ 79.900,00. A nova motocicleta é o terceiro modelo totalmente novo a ser lançado pelo fabricante inglês nos últimos dois anos, confirmando o investimento contínuo da Triumph em design, tecnologia e engenharia.
A Triumph Trophy SE é equipada com uma série de recursos de tecnologia que já vêm equipados como itens de série. É o caso, por exemplo, do seu novo eixo de transmissão Shaft Drive. Seu motor é o mesmo renomado três cilindros com 1.215 cc que equipa a Tiger Explorer.
É um propulsor elogiado mundialmente, capaz de entregar impressionantes 134 cv de potência (a 8.900 rpm) e 120 Nm de torque (a 6.450 rpm), garantindo um excelente desempenho à nova Triumph Trophy SE. Entre outras sofisticações, este motor conta com um eixo balanceador com rotação no sentido oposto para suavizar as vibrações do virabrequim e, dessa forma, garantir muito mais conforto ao seu piloto e garupa.
O modelo possui suspensão da marca WP, com regulagem eletrônica que é operada por meio de um moderno painel. Os pilotos selecionam sua configuração preferida de amortecimento (Sport, Normal ou Comfort), combinam com a carga da moto (Piloto, amortecimento (Sport, Normal ou Comfort), combinam com a carga da moto (Piloto, Piloto mais Bagagem ou Piloto mais Passageiro) e depois selecionam e revêem suas Piloto mais Bagagem ou Piloto mais Passageiro) e depois selecionam e revêem suas configurações numa tela de LCD – tudo de maneira fácil e bastante prática. O piloto pode, inclusive, optar por utilizar suas configurações personalizadas simplesmente pressionando um botão. 
O Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus é outro recurso tecnológico presente na nova Triumph Trophy SE. O sistema aumenta o nível de segurança do piloto, indicando imediatamente quando um pneu perde pressão. A motocicleta está sendo lançada no Brasil com duas opções de cores: Prata Lunar e Azul Pacific.










sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

BMW Motorrad divulga melhor balanço anual em três anos

A BMW Motorrad bateu o record anual de vendas pelo terceiro ano consecutivo. 
Fonte: BMW Group
Em todo o mundo a empresa fabricou 115.215 motocicletas e maxxi scooters, contra 106.358, em 2012, representando um aumento de 8,3%. Só no mês de dezembro/13, foram vendidas 6.343 unidades; 4,5% a mais que desembro de 2012.
"Nunca antes nos 90 anos de história da empresa havíamos produzido e vendido  tantos veículos com um aumento significativo de 8,3% em comparação com o ano anterior; isto representa mais de 115.000 veículos fornecidos aos nossos clientes em todo o mundo. Gostaria de agradecer a todos os nossos clientes  pela confiança depositada.
Devido ao alto nível de popularidade de nossas motocicletas e maxi scooters, temos sido capazes de alcançar crescimento global em nossas vendas. Isso demonstra que a nossa ofensiva com novos produto nos colocou no caminho certo . Em alguns mercados, como Estados Unidos e Rússia o crescimento foi de dois dígitos. A Alemanha continua sendo nosso mercado  de maior sucesso. No entanto, temos visto desenvolvimento muito positivo de vendas na América do Sul e Ásia", afirma Stephan Schaller, presidente BMW Motorrad.
O portifólio do produtos  para 2014, está excelente, com muitas novidades. Os segmentos de Esporte, Turismo, Roadster, Enduro e Mobilidade Urbana têm motocicletas fascinantes para todos os gostos. Além disso, uma série de novos produtos vão entrar na linha de produção em 2014, como BMW R Ninet, a BMW S 1000 R, esta última derivada da S 1000 RR.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Triumph lança modelo Tiger Explorer XC no mercado brasileiro

Modelo vem com piloto automático, transmissão por cardã, controle de tração e sistema ABS desconectável.
A Triumph está lançando no mercado brasileiro o seu modelo mais sofisticado na linha Adventure: a Tiger Explorer XC, apresentada ao público brasileiro no último Salão Duas Rodas. Montada em Manaus (AM), a motocicleta já está disponível nas nove concessionárias da marca com preço sugerido de R$ 62.900,00.
Seguindo o mesmo perfil de sucesso da premiada Tiger 800 XC, a nova Tiger Explorer XC ganha uma série de ajustes para melhorar ainda mais seu desempenho, especialmente para percorrer longas distâncias com conforto e segurança. A chave para o visual robusto da XC são as novas rodas com aros de alumínio e raios de aço. Mantendo as 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, as novas rodas conservam a incrível dinâmica da Explorer juntamente com o benefício adicional do uso de pneus sem câmara.

O estilo adventure é complementado com uma seleção de acessórios originais projetados para aumentar a proteção e a confiança em qualquer aventura. Os protetores das mãos no estilo adventure, de alto impacto, por exemplo, oferecem aquecimento e proteção para as mãos. As luzes de neblina duplas de 55 W e elevado desempenho oferecem maior visibilidade para o piloto nas situações mais difíceis. 

A Tiger Explorer XC é alimentada por um motor de três cilindros, 1.215cc e com eixo de transmissão. Produzindo 137 cv de potência e 121 Nm de torque, este propulsor impressiona pelo desempenho que oferece ao modelo. Para completar o perfil de uma motocicleta perfeita de passeio e adventure de longa distância, a nova Tiger Explorer XC conta, de série, com piloto automático, controle de tração, sistema de freios ABS regulável e eixo de transmissão (cardã) praticamente livre de manutenção. O modelo está à venda somente na cor Verde Khati.
























BMW Motorrad convoca proprietários do modelo BMW F 800 S.

Convocação é para verificar e/ou substituir sistema de diferencial da roda traseira.
Fonte: BMW Motorrad Brasil
A BMW Motorrad Brasil, reforçando o compromisso em zelar pela segurança de seus clientes, convoca os proprietários das motocicletas modelo BMW F 800 S, fabricadas entre agosto de 2006 e julho de 2007, a comparecer a uma concessionária autorizada para, de forma gratuita, realizar a verificação do sistema do diferencial da roda traseira e, se necessário, substituir os componentes desse sistema.
Tal medida se dá em razão da possibilidade de ocorrer o desgaste prematuro dos componentes envolvidos no sistema em questão.
Ocorrendo a falha, pode haver uma folga no eixo da roda traseira da motocicleta, fazendo com que a roda não se fixe corretamente, o que pode causar derrapagem, queda e danos físicos e materiais ao condutor, passageiro e terceiros.

O serviço de atendimento poderá ser agendado a partir do dia 20 de janeiro de 2014. O tempo gasto na realização deste serviço será de aproximadamente 90 (noventa) minutos.
Os chassis envolvidos representam um total de 56 unidades, conforme tabela abaixo:

MODELO
DE
ATÉ
F 800 S
ZP19194
ZP19951
ZP20012
ZP22896
Para mais informações, por favor ligue no Serviço de Atendimento ao Cliente BMW (0800 707 3578), de 2ª a 6ª feira, das 8 às 19 horas, ou acesse nosso website (www.bmw-motorrad.com.br).

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Top seven das macas em dezembro de 2013.

 Texto: Nilson Silva.
Fonte: FENABRAVE
O ano de 2013 não foi bom para o mercado das motocicletas no nosso país. Mas  dezembro especificamente foi um mês atípico, com 140. 587 motocicletas emplacadas, contra 122.227 em novembro, representando um aumento de 15,02%. E quando comparado com dezembro de 2012 o saldo continua positivo, pois o número representa um crescimento de 1,87% em relação ao último mês de 2012.
Todos os fabricantes de motocicletas de baixa e média cilindradas foram afetada negativamente, mas a marcas Premium conseguiram manter a tendência de alta. Esperamos que 2014, apesar do cenário pintado com cores da negatividade, o mercado melhore com a chegada e de novas marcas e implementação das já existente. Pessoalmente espero que a Kasisnki saia do atoleiro e volte a figurar entre as grande.
Vamos ver  os números então?
1º lugar: Honda, com 114.512 unidades e 81,45% do mercado.
2º lugar: Yamaha, com 16.3901 unidades e 11.66% do mercado.
3º lugar: Dafra, com 2.054 unidades e 1,46% do mercado.
4º lugar: Suzuki, com 1.686 unidades e 1,20% do mercado.
5º lugar Shineray com 876 unidades e 0,62% do mercado
6º lugar: BMW com 656 unidades e 0,47% do mercado; e
7º lugar: Kawasaki com 608 unidades e 0,43% do mercado.

Top seven das marcas em 2013.

Texto: Nilson Silva
Fonte: Fenabrave.
Dois mil e treze, decididamente não foi um ano bom para o mercado Brasileiro de motocicletas. Foram comercializadas 1.515.689 contra 1.637.507, em 2012, representando um recuo de 7,44%. Mesmo com a queda, os números ficaram acima da previsão da Fenabrave, entidade que congrega os fabricantes brasileiros de veículos automotores que previu para 2013 a comercialização de 1.496.635 unidades. A montadora Kasisnki que já figurou entre as 4 primeiras, consegui ficar em sétimo no nosso ranking, mas pelos números apresentados ao longo dos últimos 6 meses, deve cair mais ainda. Já as marcas do segmento Premium continuam em ascensão.
Vamos aos números de 2013 então:
1º lugar: Honda, com 1.224.175 unidades e 80.77% do mercado.
2º lugar: Yamaha, com 165.539 unidades e 10.92% do mercado.
3º lugar: Suzuki, com 27.086 unidades e 1,79% do mercado.
4º lugar: Dafra, com 25.573 unidades e 1,69% do mercado.
5º lugar Shineray com 10.812 unidades e 0,71% do mercado
6º lugar: Kawasaki com 8.985 unidades e 0,59% do mercado; e
7º lugar: Kasinski com 8.084 unidades e 0,53% do mercado.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Top ten, modelos mais vendidos em 2013.

Segundo a Fenabrave, entidade que congrega os fabricantes brasileiros de veículos, o segmento de motos, registrou nova queda, de 7,44%, na comparação com 2012, com a venda de 1.515.689 unidades.
Vejamos então como foi o desempenho dos 10 modelos mais vendidos mais em 2013:

Em primeiro lugar: Honda CG Titan 150, com 359.074 unidades
Em segundo lugar: Honda Biz 125, com 240.195 unidades.
Em terceiro Lugar: Honda CG Fan 125, com 200.327 unidades.
Em quarto lugar: Honda NXR Bros, com 172.958 unidades
Em quinto lugar: Honda Pop 100, com 103.880 unidades.
Em sexto lugar: Yamaha YBR Factor 125, com 75.324 unidades.
Em sétimo lugar: Honda CB 300, com 45.618 unidades
Em oitavo lugar: Honda XRE 300, com 34.548 unidades
Em nono lugar: Honda NXR 125, com 24.796 unidades; e
Em décimo lugar: Yamaha 250 Fazer, com 24.010 unidades.


BMW ou Triumph? qual a melhor Big Trail de 800 cilindradas?


Você está de olho em uma motocicleta Big Trail de 800 cilindradas? Pois saiba que temos boas opções de marca e versão aqui no Brasil. (veja o nosso quadro)
Texto: Nilson Silva
Por algum tempo reinou absoluta por aqui sua excelência a BMW F800 GS Trofy, completinha, com controle de tração e tudo mais, que não por
acaso ainda é a mais vendida da categoria.
Em 2012, no entanto a inglesa Triumph desembarcou por aqui trazendo na bagagem 6 modelos e entre eles a Tiger 800, uma Big trail muito parecida com a F800 da BMW, porém com um motor maior, de três cilindros, e com quase todos os recursos de tecnologia representante da marca alemã exceto pela falta do controle de tração.
Triumph Tiger XC
A chegada da Triumph em Manaus incomodou a BMW, (bendita concorrência), que se apressou a apresentar a versão Adventure de sua 800, uma moto mais encorpada com reservatório de gasolina maior, proteção de motor, proteção de tanque e consequentemente uma proposta, digamos mais estradeira. Aí os ingleses se recusaram a ficar para trás e lançaram a Tiger ABS, uma versão mais Turing da XC. Analisando friamente percebe-se que os alemães da BMW lançaram uma versão mais simples e depois se sentiram ameaçados, por esta razão lançaram a Adventure, uma versão mais completa, certo? Já os ingleses da Triumph chegaram com uma 800 mais top e para melhorar a participação no marcado lançaram a versão ABS, mais simples.

Com base em nosso quadro, faremos uma análise individual de cada modelo e versão, começando pela:
- F 800 Adventure: O motor de 800 cc da BMW desenvolve 85 cv e entrega 8,46 Kgfm já a 5.750 Rpm, uma faixa de rotação considerada baixa, o que facilita o uso fora de estrada. O pneu dianteiro de 21” e traseiro de 17” em conjunto com a suspensão dianteira com curso de 230 mm e traseira de 215 mm, confirmam esta tendência. Já o tanque de combustível de 24 litros a torna uma devoradora de estradas. Pontos negativos: peso excessivo, maior consumo de combustível da categoria e ausência de regulagem do banco, fixado em 890 mm.

- F 800 GS: Tem quase todas as características da F800 Adventure porém é um pouquinho mais comprida, mais larga e menos alta, o que em tese não favoreceria o uso em trânsito urbano, porém tem a vantagem de ser 14 quilos mais leves e consequentemente gastar menos combustível. Também possui regulagem de banco. Ambas dispõem de freio ABS desconectável e controle eletrônico de tração. Ponto negativo: o tanque com capacidade de 16 litros se torna um limitador para viagens longas.

-Tiger 800 XC: Esta chegou com a proposta de concorrer diretamente com a F800 GS. Possui motor mais potente, porém o pico de potência aparece depois dos 9.000 giros; o ápice de torque também aparece a 7.850 RPM. A vocação todo terreno, no entanto fica clara com o pneu dianteiro de 21” o traseiro de 17”, a suspensão dianteira com curso de 220 mm e traseira com 215 mm. O tanque de combustível de 19 litros, e o consumo informado pelo fabricante julgamos adequados. O banco é regulável de 845 a 865 mm. A exemplo de sua concorrente possui o sistema de freio ABS desconectável. Ponto negativo: não possui o controle de tração

- Tiger 800 ABS: Esta versão possui uma proposta nitidamente mais urbana, com rodas de liga leve menores, suspensão mais curta e menor largura, o que facilita transitar entre os carros. A altura do assento e o peso são os menores da categoria. As demais características são idêntico ás da irmã mais completa, a XC.
COMPARATIVO BMW 800 GS/ADVENTURE - TRIUMPH 800 XC/ ABS
MARCA VERSÃO
BMW
TRIUMPH
F 800 GS ADVENTURE
F 800 GS
TIGER 800 ABS XC
TIGER 800 ABS
MOTOR
CARACTERÍSTICAS
Refrigeração líquida, dois cilindros em linha, 8 válvulas
Refrigeração líquida, 12 válvulas, três cilindros em linha, DOHC
CILINDRADA
798
800
DIAMETROXCURSO
82X75,6
74X61,9
POTÊNCIA
85 cv a 7.500 Rpm
94cv a 9300 Rpm
TORQUE
8,46 Kgfm a 5750 Rpm
8,050 Kgfm a 7850 Rpm
CAP ÓLEO
3 Litros
3,7 Litros
ALIMENTAÇÃO
Injeção eletrônica com módulo BKS
Injeção multiponto sequencial
TRANSMISSÃO
6 marchas
6 Marchas
TRANSMI. FINAL
Corrente O ring
Corrente X Ring
EMBREAGEM
Multidisco banhando em óleo
HID. Multidisco
DESEMPENHO
CONSUMO A 90 Km/h

26 Km/l*
26.6 Km/l*
CONSUMO A 120 Km/h
17,5 Km/l
19,2 Km/l
26.2 Km/l*
VELOC. MÁXIMA
193 Km/h
200 Km/h
NI
CHASSIS
QUADRO
Aço tubular com rolamento de contato angular
Treliça de aço tubular
BRAÇO OSCILANTE
Em alumínio com amortecedor centralizado
Bilateral alumínio fundido
RODA DIANTEIRA
Raiada 2,5X21”
36 Raios, 21X2,5”
Liga leve 10 raios 19X 2,5
RODA TRASEIRA
Raiada 4,25X17”
32 Raios, 17X 4,25”
Liga leve 10 raios 17X4,25
PNEU DIANTEIRO
90/90 21”
90/90 R 21”
100x90 ZR 19”
PNEU TRASEIRO
15/70 17”
150/70 R 17”
170x90 ZR 17”
SUSPENSÃO DIANTERIA
Garfo telescópico invertido 43 mm de diâmetro e curso de 230 mm
Garfos invertidos Showa, com 45 mm de diâmetro por 220 mm de curso.
Garfos invertidos Showa, com 43 mm de diâmetro por 180 mm de curso. 
SUSPENSÃO TRASEIRA
Balança traseira em alumínio com amortecedor centralizado, 215 mm de curso.
Monochock Showa com reservatório de óleo remoto, pré-carga ajustável hidraulicamente, ajuste de amortecimento rebote, 215 mm de curso.
Monochock Showa com reservatório de óleo remoto, pré-carga ajustável hidraulicamente, ajuste de amortecimento rebote, 170 mm de curso.
FREIO DIANTEIRO
Disco duplo flutuante de 300 mm com pinça flutuante de 2 pistões com  ABS desconectável
Discos flutuantes   de 308 mm pinça flutuante Nissin de dois pistões, com ABS desconectável.
 FREIO TRASEIRO
Disco simples de 265 mm com pinça flutuante de 1 pistão, com ABS desconectável
Disco único de 255 mm, pinças flutuantes Nissin de pistão único com ABS desconectável.
PAINEL
Pacote de instrumentos digital com as principais informações, computador de bordo, aquecimento de manoplas e controle de tração.
Pacote de instrumentos multifuncional em LCD, com velocímetro digital, computador de bordo, tacômetro analógico, indicador de marchas, medidor de combustível e indicador de manutenção.
DIMENSÕES E CAPACIDADE
TANQUE
24 litros
16 litros
19 Litros
COMPRIMENTO
2.305 mm
2.320 mm
2.215 mm
LARGURA
925 mm
945 mm
865 mm
795 mm
ALTURA
1.450 mm
1.350 mm
1.399 mm (sem os retrovisores)
ALTURA DO ASSENTO
890 mm
820 mm a 920 mm
845 a 865 mm (regulável)
810 mm
ENTRE EIXOS
NI
1.545 mm
PESO EM ORDEM DE MARCHA
229 Kg
214 Kg
215 Kg
210 Kg
INCLINAÇÃO/TRAIL
64º/117 mm
24,3º/95,3mm
23,9º/92,4mm
GARANTIA
2 anos sem limite de quilometragem
CORES
“Sandrover matt” e vermelho
Marrom metálico, Branco alpino e Azul córdoba.
Laranja intense, Preto phantom e Branco Crystal.
Sapphire blue, Preto phantom e Branco Crystal
PREÇO
R$ 43.401
R$ 42.752 a 43.597
R$ 39.900 (com frete)
R$ 35.900 (com frete)
CONCESSIONÁRIAS
AM, BA, DF, ES, GO, MG (2), MS, MT (2), PA, PE, PR (3), RJ (2), RN, RS, SC (2) e SP (8).
DF, SP (02), RS, SC, MG, RJ, e PR.

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