quarta-feira, 31 de julho de 2013

Honda remodela totalmente linha CG para 2014

A Honda revelou nesta terça-feira (30), em Campinas (SP), a nova geração da linha CG no Brasil, da qual fazem parte as motos líderes de venda no país.
Publicado no site g1.com em 30/07.
Foto: divulgação.
Além do visual totalmente novo, CG 150 Titan, CG 150 Fan e CG 125 Fan 2014 passaram por mudanças na estrutura com a chegada de um novo chassi 3,8 kg mais leve e mais rígido. Os motores seguem os mesmos das versões anteriores: flex com injeção eletrônica na 150 e carburado a gasolina na 125.

Veja lista completa de preços:
CG 125 Fan KS: R$ 5.490
CG 125 Fan ES (partida elétrica): R$ 6.100
CG 125 Fan ESD (partida elétrica + freio a disco): R$ 6.250
CG 150 Fan ESDi: R$ 6.750
CG 150 Titan ESD: R$ 7.320
CG 150 Titan: R$ 7.830
Lançada no país em 1976, a linha CG chega à sua 8ª geração pouco depois de alcançar a marca de 10 milhões de unidades comercializadas no país, tornando-se o veículo motorizado mais vendido do mercado brasileiro.
“Com o lançamento da CG, queremos dar uma injeção de ânimo no mercado, que passa por um momento difícil. A vinda dela é importante para o segmento”, diz Alfredo Guedes, supervisor de relações públicas da empresa.

Todas serão produzidas na fábrica da Honda em Manaus e chegam às lojas em agosto, com exceção da versão mais básica, a CG 125 Fan KS, que começa a ser vendida apenas em setembro.
Dentro da gama 2014, o produto-chefe é a 150 Fan, que a marca espera vender 137.650 unidades até o final do ano. Na sequência, aparece a 125 Fan, com previsão de 65.702 motos comercializadas até dezembro e, para completar, a Titan 150 deve fechar o ano com 58.075 unidades.

A principal novidade da 8ª geração é o visual, que agora tem padronização na linha, apesar de sutis diferenças entre os modelos. Fan 125 e 150 abandonam o clássico farol arredondado e adotam conjunto óptico diferenciado, com farol dianteiro envolto por carenagens. A Titan, apesar de também ganhar este visual, já não utilizava farol “bolinha” na geração anterior.
Os motivos não são apenas estéticos, diz a Honda. “Este tipo de farol ilumina de maneira melhor”, explica Guedes. O novo desenho adotado é o mesmo em todas versões, mas apresenta diferenças de acabamentos.

Outra característica da linha 2014 são carenagens no tanque, iguais na CG 150 Fan e 125 Fan e mais protuberantes na Titan. Os protetores laterais foram reestilizados; também com diferentes desenhos entre a Fan e a Titan. A traseira ganhou visual mais esportivo e segue mesmo padrão em todas versões, com lanterna que imita LED.
No entanto, as 150 tiveram de abandonar o conjunto óptico integrado entre setas, lanterna traseira e farol por motivos de legislação, informou a fabricante. A empresa ainda quebrou outro paradigma na moto, abandonando o escapamento do tipo “corneta” por um de linhas mais modernas, algo que também aconteceu com os retrovisores.

As versões da 150 Titan são a top de linha EX, que traz rodas de liga-leve, e a ESD – ambas com partida elétrica e freio a disco. Para a 150 Fan, restou somente uma única versão, a ESDi também com partida elétrica e freio a disco. Enquanto a Fan 125 possui as versões KS (mais básica), ES (partida elétrica) e a ESD (partida elétrica + freio disco).

Entre as novidades estruturais, a Honda ressaltou o chassi da linha, que é completamente novo. Além de alterar o desenho, possui novos materiais e sua parte principal é feita de aço de alta tensão. “Por ser mais resistente, tiramos material deixando 3,8 kg mais leve”, explica Guedes. O chassi agora pesa 10 kg.
Com a nova base, também houve mudança na inclinação do ângulo da suspensão dianteira, que foi diminuído. Além disso, as suspensões das 150 estão mais altas, com 5 milímetros a mais, e foram recalibradas.
Os pneus também são diferentes, com novos desenhos desenvolvidos pela Pirelli – somente a versão mais simples da 125, a KS, terá pneus da Levorin. A empresa também fez alterações no sistema de freios que traz disco de série na dianteira das 150.

O dispositivo recebeu alterações para ficar mais progressivo, evitando o travamento precoce. Para a 125 Fan, a novidade é a versão ESD, que traz freio a disco para o modelo pela primeira vez. Assim, o tambor na dianteira, sistema mais arcaico, estará presente somente nas opções ES e KS da Fan. “Em um futuro próximo vamos acabar com o freio a tambor na CG”, explica Guedes.
Toda a linha recebe painel do tipo digital, porém, apresentando diferenças entre eles. Na 125 Fan o sistema continua bem simples, sem marcador de combustível, mostrando apenas velocímetro e hodômetro. Na 150 Fan, ele recebe o marcador, enquanto na Titan, mais completa, o painel tem relógio e exclusiva iluminação azul.

Na linha 150, que conta com o motor flex, foi abandonado o confuso sistema de luzes que indicavam se o tanque estava com 100% de etanol ou misturado com gasolina. No dispositivo atual, caso exista a necessidade de adicionar gasolina ao tanque, aparecerá um símbolo no canto esquerdo do painel.

A Honda diz que o motor pegará de qualquer modo, mesmo abastecida somente com etanol. Os tanques apresentam novos visuais. Os comandos de seta, buzina e farol também foram modernizados, deixando de lado os botões antigos por outros mais modernos.
No entanto, a marca optou por não adicionar o corta-corrente na moto, botão que desliga o motor. Segundo a marca, em pesquisas feitas com usuários este item não foi apontado como essencial - o lampejador, que aciona momentaneamente o farol, foi também foi deixado de lado.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Brasilia Moto Capital 2013 reúne 380 mil motociclista em Brasilia

Pessoas de Brasilia, de todo o Brasil e da América latina participam da maior festa do motociclismo nacional.
Texto: Nilson Silva.
Fotos: Lis Costa.
A décima edição do Brasilia Moto Capital, aconteceu de 24 a 28 de julho de 2013, no Parque de Exposição da Granja do Torto. O evento serviu também para comemorar o Dia Nacional do Motociclista (27/07).
No princípio do século XXI, em 2001, o evento começou a ser realizado nas dependências do Autódromo Internacional Nelson Piquet; Depois passou para o estacionamento do então Mané Garrincha, hoje Estádio Nacional de Brasilia. Já chegou a ser realizado na Orla do Lago Paranoá.
Mas em 2009, após sucessivos recordes de participação, o encontro foi deslocado para a Granja do Torto, um local amplo e com infraestrutura mínima para armações de tendas, barracas, estandes, palcos e outras estruturas.
Os motociclistas e simpatizantes vêm de todos os estados Brasileiros e até do exterior, em grupos ou em viagem solo. Leivyson Silveira, comerciante, 32 anos , apaixonado por motos, veio de Caruaru, Pernambuco, com a esposa e mais seis integrantes de “Os Selvegens”, moto clube da mesma cidade do Agreste. Viajaram 2.100 Km, conheceram os monumentos, tiraram fotos nos cartões postais da cidade e avaliaram o evento como grandioso.
"Seu Coraza", 56 anos (recusou-se a revelar o verdadeiro nome), policial aposentado do Uruguai, fez revisão em sua Mondial 250cc, juntou mais 4 amigos e rumou para o Planalto Central em uma jornada de 2.600Km. Se diz encantado com a beleza arquitetônica da cidade e coma receptividade dos Brasileiros.

Segundo Ana Paula Scinocca, assessora de imprensa do evento, houve a participação de 1.200 moto clubes de todo Brasil; 17.000 motociclistas participaram do passeio pelos cartões postais da cidade no sábado á tarde; 80.000 mil motocicletas foram estacionadas nas dependências da Granja do Torto nos 5 dias da festa e o novo recorde de participação foi batido com 380 mil pessoas. Não foi cobrado ingresso nem estacionamento de motociclistas.
Toda esta gente para ver para ver entre outras coisas o show do Tremendão Erasmo Carlos, a Dani Carlos, The Fevers, Bandas gospel, globo da morte, luta livre, 4 “casamentos motociclísticos” de verdade e muitas outras atrações .

Elogiamos a organização e o clima de paz, segurança e tranquilidade da festa, mas temos algumas criticas principalmente em relação á falta de terminais de caixa eletrônico. Somente o Banco do Brasil com dois caixas rápidos para um público de 400 mi l pessoas. Não sabemos o porquê outros bancos públicos particulares não estavam atuando lá.
Constatamos também a ausência da montadora líder no mercado brasileiro, bem como das duas principais marcas Premium. A BMW e Harley Davidson desta vez não deram o ar da graça, neste que é sem dúvida maior encontro de motociclistas da América Latina.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Brasília Motocapital 2013 termina com recorde de público

Em cinco dias, 380 mil pessoas passaram pela Granja do Torto, local do Evento.
Fonte: Assessoria de imprensa Brasilia MotoCapital
Comentário: Nilson Silva.
Foto: Lis Costa.
A décima edição do Brasília Moto Capital, maior encontro de motociclismo da América Latina e terceiro maior do mundo, terminou hoje (28/07) com recorde de público. Em cinco dias de evento, 380 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições da Granja do Torto, na capital federal.
Desde quarta-feira, o evento reuniu 1200 moto clubes de diferentes regiões e de outros países como Argentina, Uruguai e Estados Unidos.
A expectativa inicial de público era de 320 mil pessoas. O evento contou com 23 atrações musicais, 114 expositores e shows de luta livre, freestyle, moto trial e globo da morte. O Brasília Moto capital 2013 gerou 180 empregos diretos e 1300 indiretos. Cento e cinquenta jornalistas participaram da cobertura de imprensa.
A edição de 2014 já tem data marcada: de 23 a 28 de julho.
Nosso Comentário: O evento foi realmente grandioso, em clima de muita paz, camaradagem e harmonia. Na condição de usuário, de público, de participante, sentimos falta de de terminais de auto atendimento de do todos os bancos exceto o Banco do Brasil. Ficamos aqui pensando se um evento desta magnitude não é uma boa ocasião para os grandes bancos públicos e privados mostrarem suas respectivas caras. 
Os fabricantes de motocicletas e equipamentos também ficaram nos devendo, pois marcas líderes do mercado como Honda, BMW Motorrad, Harley Davidson e até a Kasisnki ignoraram solenemente o maior encontra de motociclistas da América Latina.  Isto sem falar em fabricantes de motopeças e equipamentos, que estiveram timidamente representados.
Sentimos a ausência também quase maciça das organizações públicas que utilizam motocicletas em seu dia-a-dia, notadamente nossas Forças Armadas, Policia Militar e Corpo de Bombeiros. Apenas a Polícia Rodoviária Federal esteve lá  com uma estande caprichada.

Davis Guimarães comemora 30 anos de carreira com vitória na Bahia

O Piloto Davis Guimarães comemorou os 30 anos de carreira no lugar mais alto do pódio na tarde deste domingo.
Fonte: Engenharia de Comunicação
Ele correu pela MX3 na 5° etapa do Brasileiro de Motocross e mostrou que a experiência é o que define um verdadeiro campeão no esporte.
Três vezes campeão nacional e acumulando 12 títulos estaduais e 1 internacional, para Davis o maior desafio agora era vencer com o protótipo XM450 da X Motos do Brasil, moto que está ajudando a desenvolver. “A moto se comportou bem do começo ao fim. Teste maior que esse, com a pista irregular e com lama, não existe. A moto está aprovada”, afirmou o piloto. Uma chuva forte atingiu a cidade no sábado e motivou até mesmo ameaças de cancelamento das provas e o adiamento das provas das categorias 65 e 86 cilindradas.

Davis foi homenageado no pódio e emocionou o público que lotou as arquibancadas em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador (BA).
“Tem momentos que a gente tem dúvida, mas a equipe me deu força que eu precisava para seguir em frente e chegar à vitória. Só tenho a agradecer ao time que nunca desacreditou”, disse o piloto que faz parte da Escuderia X Motos.
Sobre a prova, Davis comentou sobre sua experiência como fator que fez a diferença. A pista estava muito técnica do ponto de vista dos pilotos, enlameada e com muitos buracos e pontos onde as motos literalmente atolavam. “A estratégia era correr em pé e não cair nem atolar, para não perder tempo. Depois de tomar a liderança, tive momentos de nervosismo, mas soube administrar e abri vantagem sobre o segundo colocado”.
Davis chegou a 10 segundos o segundo colocado e parte para a próxima etapa do campeonato mais confiante e convicto da vitória. O piloto sobe mais no ranking geral e agora é o quarto colocado, com 83 pontos.
A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross acontece em Santa Catarina nos dias 31 de Agosto e 01 de Setembro.

domingo, 28 de julho de 2013

Brasilia Moto Capital 2013: Uma visão particular.

Motociclistas de todo o Brasil e da América Latina estiveram presente.
Texto: Nilson Silva.
Foto: Lis Costa.
Este ano tivemos uma participação mais ativa no Brasilia Moto Capital, pois recebemos amigos de outras estados  e até do exterior. Leivyson Silveira 30 anos, veio de Caruaru, Pernambuco, ha 2100 Km de Brasilia, com a esposa e mais três amigos com respectivas mulheres. Eles são integrantes do Moto clube Selvagens da cidade do mesmo nome no agrestes Pernambucano.
 A equipe não mediu esforço para rodar distância tão grande até a Capital Federal  e participar deste que é maior encontro de motociclistas da América Latina. Aqui como de praxe fizeram vários passeios e tiraram muitas fotos nos cartões postais da  cidade.
Registramos também com muito carinho a presença de "Seu Coraza", 56 anos, policial aposentado e nosso amigo da cidade de Melo no interior  do Uruguai.
Ele preparou sua Mondial 250cc, juntou outro compatriota e mais dois gaúchos para rodar 2.600 Km até o Planalto Central, enfrentando sol e principalmente muita chuva, numa jornada de 6 dias. Acampado como outros tantos em uma barraca no Parque de Exposição da Granja do Torto, ele se diz feliz e destacou a hospitalidade do povo Brasileiro, o clima de união entre todos os motociclistas, a tranquilidade do local e claro, a beleza arquitetônica singular de Brasilia. Indagado se voltará ano que vem ele afirma que sim.
A história desse simpático uruguaio representa bem o clima do evento. Algo
Grandioso, simples e organizado.
Um público estimado de 400 mil pessoas nos 5 dias, com circulação de 80 mil motocicletas e tudo funcionando.
Nossos parabéns aos  participantes, organizadores e trabalhadores por nos proporcionar mais esta linda festa sobre duas rodas!!!

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Após semestre fraco, setor revê previsão para 2013.

Apesar do leve aumento em junho (+7,6%) em relação ao mesmo mês do ano passado, a produção de motos este ano registra uma queda importante.
Fonte: FENABRAVE.
De janeiro a junho foram fabricadas no Brasil, segundo a Abraciclo, a associação dos fabricantes, 835.959 unidades, contra 967.890 no primeiro semestre do ano passado. Uma queda, portanto, de 13,6%.
Em junho foram produzidas 151.652 unidades, desempenho melhor do que junho de 2012 e também melhor que maio, quando foram fabricadas 147.929 motocicletas, um aumento de 2,5%.
O crescimento da produção em junho, no entanto, ocorreu por uma questão de adequação das linhas de montagens e não por influência do mercado. Muitas montadoras anteciparam a produção para fazer estoque por causa das férias coletivas de julho. Tanto que as vendas neste mês já estão mais baixas. O resultado da primeira quinzena revela uma queda de 3,5% nas vendas diárias.
Diante da queda da produção no primeiro semestre e considerando as perspectivas ruins da economia nacional, no entender dos empresários, o setor de duas rodas refez as projeções para o fechamento de 2013.
Agora, a previsão é que os volumes totais mantenham-se estáveis em comparação com 2012.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

BMW confirma saída do Mundial de Superbikes ao final desta temporada

Foco da montadora Bávara será desenvolvimento de motos com menos de 500cc a partir de 2014.
Publicado em Sobremotos, quarta, 24 Julho 2013.
Resultados da equipe oficial BMW no Campeonato Mundial de Superbikes foram razoáveis, mas aquém da expectativa e dos investimentos realizados pela fabricante alemã.
A BMW emitiu nota oficial hoje declarando que encerrará suas atividades esportivas no Campeonato Mundial de Superbikes ao final desta temporada e que passará, entre outras ações estratégicas, a desenvolver motos abaixo de 500cc.
Stephan Schaller, Diretor Geral da BMW Motorrad, assina a nota onde consta que: "A BMW Motorrad Motorsport ao final desta temporada vai terminar seu compromisso com o Campeonato Mundial de Superbikes. Este passo é consistente com o realinhamento estratégico da nossa marca. A BMW Motorrad vai se concentrar ainda mais na expansão da sua gama de produtos, agora mais calcada em motos acima de 500cc para segmentos abaixo de 500 cc, e-mobilidade e no desenvolvimento do potencial dos mercados de economias emergentes, como o Brasil e Ásia . Somente a pessoa que atua de forma consistente, hoje, está preparada para os desafios de amanhã".

A BMW Motorrad Motorsport estreou no Campeonato Mundial FIM de Superbikes em 2009. Até o momento, o fabricante alemão conquistou 11 vitórias e 33 pódios com a versão de corrida da BMW S 1000 RR. Resultados razoáveis, mas bem aquém da expectativa e dos investimentos realizados pela fabricante alemã.

Tendo estreado no mesmo ano, e com investimentos bem menores, a Aprilia conquistou dois títulos mundiais, em 2010 e 2012 com Max Biaggi, demonstrando ser uma moto superior. A Yamaha levou o título em 2009 com Ben Spies e a Ducati em 2011 com Carlos Checa.
Neste ano, novamente a Aprilia é favorita ao título mundial, desta vez com Sylvain Guintoli, que vem liderando o campeonato até agora. O melhor piloto com BMW é Marco Melandri, que ocupa a terceira posição na classificação geral, 32 pontos atrás de Guintoli.

Brasileiro de Motocross agita Lauro de Freitas-BA, neste fim de semana

Mesmo com previsão de chuva para o fim de semana, a expectativa é de arquibancadas lotadas. 
Fonte: Engenharia de Comunicação
Tudo pronto em Lauro Freitas (Ba) para receber os melhores pilotos de motocross do Brasil. A cidade, divisa ao sul com Salvador, sedia nos próximos dias 27 e 28 a 5° etapa do Brasileiro de Motocross.
Mesmo com previsão de chuva para o final de semana, a expectativa do evento é de ter arquibancadas lotadas principalmente no domingo, quando acontecem as provas que garantem pontuação no campeonato. A entrada é franca.
Líder da categoria 65 cc com 79 pontos, o piloto paranaense Léo Nunes deixou o frio de Curitiba para acelerar na Bahia. Segundo ele, o que menos irá atrapalhar é o calor. “Gosto de temperaturas altas e treinei muito em pistas de areia para garantir bom rendimento nesta etapa”, disse Léo, que tem como escuderia a X Motos do Brasil.

Na MX3, o piloto Davis Guimarães promete ir pra cima e dar tudo na corrida. Ele garantiu o segundo lugar na ultima etapa e pretende chegar em primeiro no sábado, prova que está prevista para às 15 horas.
Patrocinadora do evento, a X Motos conta com mais três pilotos no Brasileiro de Motocross. Jean Ramos/992 na MX1 com 122 pontos (6° lugar na geral) e Gustavo Oliveira/998 que correu pela MX2 apenas na terceira etapa e por isso possui apenas 16 pontos (22° posição). Estreia no campeonato e também na Escuderia X Motos o piloto Léo Almeida, que acelera pela categoria 85 cc e promete bons resultados para a equipe.

SÁBADO (27/07)
Treinos Livres
07:45 às 08:00 -230cc Reg.
08:10 às 08:30 - Mx3
08:40 às 09:00 - Junior
09:10 às 09:40 - Mx1
09:50 às 10:10 - 65cc
10:20 às 10:50 - Mx2
11:00 às 11:15 - MX – Intermediária

Treinos Cronometrados
11:50 às 12:10 - Junior
12:20 às 12:40 - Mx3
12:50 às 13:05 - 230cc Reg.
13:15 às 13:45 - Mx2
13:55 às 14:15 - 65cc
14:25 às 14:55 - Mx1

Prova
15:20 20 min + 2 Vol. - JUNIOR
16:10 20 min + 2 Vol. - MX3
17:00 15 min + 2 Vol. - 230CC

DOMINGO (28/07)
Warm-up
08:00 - MX Intermediária 15 min.
08:30 - MX2 15 min.
09:00 - 65cc 15 min.
09:30 - MX1 15 min.
10:20 - Cerimonial
Prova
11:30 - MX2 /1ªbat- 30min + 2 vol.
12:20 - 65cc - 15 min + 2 vol.
13:10 - MX1/1ªbat. - 30min + 2 vol.
14:00 - MX2/2ªbat. - 30min + 2 vol.
15:00 - MX1/2ªbat. - 30 min + 2 vol.
15:50 - MX Intermediária 30min + 2 vol.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Yamaha Convoca proprietários de Midnight Star 950 para verificar alinhamento de roda traseira.

A Yamaha Motor da Amazônia solicita aos proprietários das motocicletas YAMAHA, XVS 950 Midnight Star conforme especificações abaixo a comparecerem  a uma concessionária autorizada da marca, para a verificação gratuita do alinhamento da roda traseira e agendar a substituição gratuita do rolamento e de outras peças do conjunto do cubo da embreagem da roda.

Dados para o Recall:
MODELO: XVS950 Midnight Star
ANO / MODELO:  2009 a 2012
A PARTIR DO CHASSI: 9C6KN001090000101
ATÉ O CHASSI: 9C6KN0010C0004500
Constatou-se que, eventual falha ou imprecisão no alinhamento da roda traseira, pode causar danos ao rolamento, e, nos casos em que o consumidor insistir na utilização nestas condições, os danos podem se agravar, atingindo outras partes do conjunto da roda, gerando transtornos, maior tempo de imobilização da motocicleta e principalmente alto custo para reparo pelo usuário.
A Yamaha destaca que o eventual desgaste do rolamento não acarreta risco à segurança do usuário.
Para informações adicionais, ligue para 0800 774 3738, no horário comercial.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Brasilia Moto Capital 2013: Meritíssimos de todo Brasil também virão!

Magistrados de todo o país se reúnem em Brasília, desde quarta-feira (24) até sábado (27), para o III Encontro de Motociclismo da Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB.
Fonte: Assessoria de Imprensa - AMB
O evento faz parte da programação da décima edição do Brasília Moto Capital, que será realizado no Parque de Exposições da Granja do Torto.
O encontro tem como objetivo integrar os Magistrados e agregar valor social, incentivando os motociclistas a disseminar boas práticas e respeitar as leis de trânsito. Para isso, a AMB firmou parcerias com o Departamento de Polícia Rodoviária Federal, com o Movimento Brasileiro de Motociclistas (MBM) e, pela primeira vez, com o Observatório Nacional de Segurança Viária.
O Diretor da Secretaria de Interiorização da AMB, Flávio Fenoglio, adiantou detalhes da programação do estande da Associação, que contará com palestras, distribuição de cartilhas e com demonstrações de como evitar os pontos cegos dos veículos.

“Por meio da parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária, ofereceremos palestras sobre segurança e dicas de condução, além de demonstrar, como fizemos ano passado, o perigo do ponto cego. Colocaremos, ainda, um carro e várias motos posicionadas em locais corriqueiros no trânsito e convidaremos motociclistas para sentar no banco do motorista para despertar a percepção de que o condutor do carro nem sempre enxerga a moto”, explicou Fenoglio.

Entidade reconhecida pelo Ministério da Justiça, o Observatório trabalha no desenvolvimento de estudos e pesquisas técnicas e tem como objetivo disseminar e reduzir os acidentes de trânsito no Brasil, conforme ressaltou o responsável pela entidade, Maximiliano Hahn Dalla Porta. “O Observatório já firmou diversos convênios internacionais, onde trocamos dados técnicos na tentativa de minimizar os acidentes no país. A AMB é uma das entidades com as quais estamos desenvolvendo trabalhos para contribuir com a mudança na realidade do trânsito no Brasil”, afirmou.

A atividade será desenvolvida em conjunto com o Movimento Brasileiro de Motociclismo. De acordo com o Presidente da Organização, Luiz Artur Cané, nesta edição, será oferecido um curso de treinamento para os motociclistas. “As parcerias são fundamentais, pois o Brasil está na década de redução de acidentes de trânsito, compromisso firmado por meio de um protocolo de intenções celebrado pelo governo brasileiro com a Organização das Nações Unidas (ONU)”, completou.

Durante o III Encontro de Motociclismo da AMB também será divulgada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 210/2012, de autoria do Deputado Federal Severino Ninho (PSB-PE), que pretende isentar a tributação equipamentos de segurança para motociclistas.
Para mais informações, acesse:http://www.amb.com.br/motociclismo/2013/
Programação:
24/07 - Quarta-feira
TARDE - 16h - Credenciamento no stand da AMB
(Setor 1 nº 33)
NOITE - Motocapital (livre)
25/07 - Quinta-feira
MANHÃ - 10h - City tour
TARDE/NOITE - Motocapital (livre)
26/07 - Sexta-feira
MANHÃ - 10h - Passeio de moto pela Capital Federal
TARDE - 13h - Churrasco de encerramento. Na oportunidade será premiado o grupo de maior número, assim como o motociclista que percorreu a maior distância.
NOITE - Motocapital (livre)
27/07 - Sábado
Check out hotel e partida (Opcional)
28/07 - Domingo
Encerramento - IX Brasília Motocapital

Triumph participa do "Brasília Motocapital"

Em seu estande, a fabricante inglesa vai expor toda a sua linha de motocicletas lançada no mercado brasileiro.
Fonte e foto: G6 Comunicação
A Triumph Motorcycles, em parceria com a concessionária de Brasília (British Triumph), participará do “Brasília Motocapital 2013”, um dos maiores encontros de motociclistas da América Latina e o terceiro do mundo. A expectativa é de um público em torno de 320 mil pessoas durante os dias 24 a 28 de julho, na cidade de Brasília. Nesta edição, o evento comemora 10 anos de existência. A festa de 10 anos contará com a presença de 1.200 motoclubes do Brasil e de outros países da América Latina, além de representantes dos Estados Unidos, Canadá, França e Portugal. O tradicional passeio motociclístico, que no ano passado reuniu mais de 15 mil motos, voltará a ser realizado.

Em seu estande, a fabricante inglesa vai expor toda a sua linha de motocicletas lançada no mercado brasileiro: Triumph Bonneville T100, Triumph Tiger 800 XC, Triumph Speed Triple, Triumph Tiger Explorer, Triumph Rocket III Roadster, Triumph Thunderbird Storm, Triumph Street Triple 675 e Triumph Daytona 675R – estas duas últimas começaram a ser vendidas no país no mês de junho. A Triumph também mostrará sua coleção de roupas masculinas e femininas, como jaquetas, camisetas e calças. Na Inglaterra, a linha completa de roupas, calçados, objetos de uso pessoal e acessórios para motos soma perto de 35.000 itens. As roupas, por exemplo, são modernas e casuais e seguem as mais modernas tendências da moda, com muita qualidade. Estes produtos também estão disponíveis no Brasil.

O Brasília Motocapital acontecerá no Parque de Exposições da Granja do Torto. A organização esta montando uma verdadeira cidade, em uma área de 150 mil m², com praça de alimentação coberta, diversos pontos de bares espalhados por toda a extensão do evento, lojas, lava motos, concessionárias, boate, museu de Motos Clássicas e brinquedoteca para as crianças. O Detran, a Polícia Rodoviária Federal e outros órgãos do Governo estarão ministrando cursos sobre segurança nas rodovias e pilotagem segura. Os cinco dias de evento trazem para o público diversas atrações, como globo da morte, luta livre performática, apresentações de freestyle com Fred Kyrillos, exibições de Moto Trial, 23 shows com bandas locais e nacionais, incluindo grandes nomes como Erasmo Carlos, The Fevers e Danni Carlos.

sábado, 20 de julho de 2013

Moto 1000 GP: calendário está mantido com oito etapas

Organização da categoria considera opções para reposição das corridas que aconteceriam em Brasília no dia 28 de julho.
Fonte: Grelak Comunicação.
A determinação da Confederação Brasileira de Motociclismo de que não haja eventos oficiais de suas modalidades no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF), implicou a suspensão das corridas da quarta etapa do Moto 1000 GP, inicialmente agendadas para 28 de julho no circuito da capital federal. O cancelamento do evento, contudo, não reduzirá o número de etapas da competição, homologada como Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.

A garantia foi dada pelo promotor do Moto 1000 GP, Gilson Scudeler. “A determinação da CBM nos levou a suspender este evento, mas os pilotos e as equipes terão cumprido em 2013 um campeonato com oito etapas em todas as categorias, como estava previsto”, falou o dirigente da competição nesta sexta-feira. Enquanto coordena a logística decorrente da suspensão do evento do dia 28, Scudeler já avalia as opções para reposição das corridas no calendário.

A suspensão dos eventos de motovelocidade no circuito de 5.475 metros foi determinada na quarta-feira pelo presidente da CBM, Firmo Alves, depois do acidente verificado no último domingo (14) na terceira etapa do Campeonato Brasiliense, que causou a morte da piloto Vanessa Daya. A entidade designou uma comissão para avaliar as causas do acidente e também as condições que o autódromo oferece para voltar a receber competições com motos.

Gilson Scudeler avalia as alternativas para manter a temporada do Moto 1000 GP com oito etapas. “É claro que estamos considerando buscar novas praças para substituir a etapa que aconteceria neste mês em Brasília e que foi cancelada depois do que aconteceu. Outra opção seria uma rodada dupla para todas as categorias na programação de uma das etapas já confirmadas. Por enquanto, a única certeza é a de que teremos oito etapas previstas”, reforça.

O dirigente não descarta a definição de uma nova data para a etapa no próprio autódromo brasiliense. “Eu diria até que estudar uma nova data para o Moto 1000 GP voltar a Brasília seria a primeira opção, e isso só vai acontecer se o autódromo for aprovado pela comissão que está avaliando as condições de segurança de lá, e se houver as melhorias que forem solicitadas no que diz respeito às condições de segurança para os participantes”, expõe.

Com a suspensão da etapa da próxima semana em Brasília, a próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade passa a ser a do dia 25 de agosto na pista paranaense de Cascavel. Depois disso a competição voltará ao circuito de Interlagos, em São Paulo (SP), na etapa de 22 de setembro, visitará Santa Cruz do Sul (RS), com as corridas do dia 20 de outubro, e encerrará sua temporada com a inédita apresentação em Goiânia (GO), dia 17 de novembro.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

BMW Motorrad e Dainese fazem parceria visando desenvolver proteção passiva para motociclistas.

Novo sistema terá aplicação principalmente em competições.
Fonte: BMW Motorrad AG
BMW Motorrad e Dainese anunciaram na Alemanha que estão desenvolvendo uma inovadora linha de roupas de segurança para motociclistas. Com o sistema The Dainese D-Air® Protect, a parceria vai desenvolver equipamentos com um sistema de protetores infláveis para a BMW Motorrad.
O primeiro produto resultante da parceria vai ser a roupa Double Race Air com protetores de corrida D-Air®, desenhados exclusivamente para uso em pistas de corrida. O traje de corridas provavelmente será apresentado no evento EICMA internacional em Milão nesse mês de novembro, desde que a BMW Motorrad complete todos os testes requeridos em Munique.
O próximo passo será desenvolver o sistema Dainese D-Air® Street como solução retrofit para a BMW Motorrad. O sistema provavelmente será apresentado em 2015, caso complete com sucesso todos os testes. Os clientes da marca Bávara vão poder desfrutar de um inovador sistema de segurança para suas motocicletas.

BMW Motorrad é a única fabricante de motocicletas que desenvolveu uma linha completas de equipamentos para motociclistas desde os anos 1970. De capacetes a roupas, botas e luvas. Tendo como prioridades o conforto máximo para o motociclista e a redução de riscos de acidentes.
Mantendo a liderança por décadas quando se trata de segurança ativa e passiva para motociclistas, a BMW Motorrad está aumentando sua participação no mercado por meio de sua parceria com a Dainese

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Triumph participa do "Tubarões Bikerfest 2013"

Evento promete levar apaixonados por motos a Cabo Frio-RJ, de 18 a 21 de julho. 
Fonte: G6 Comunicação.
A Triumph Motorcycles, em parceria com a nova concessionária do Rio de Janeiro (Rio Triumph), participará da 18ª edição do “Tubarões Bikerfest”, um dos mais tradicionais encontros de motociclistas do País, que deverá atrair apaixonados por motos de diversas cidades em Cabo Frio (RJ), entre os dias 18 e 21 de julho. Em seu estande, a fabricante inglesa vai expor toda a sua linha de motocicletas lançada no mercado brasileiro: Triumph Bonneville T100, Triumph Tiger 800 XC, Triumph Speed Triple, Triumph Tiger Explorer, Triumph Rocket III Roadster, Triumph Thunderbird Storm, Triumph Street Triple 675 e Triumph Daytona 675R – estas duas últimas começaram a ser vendidas no país no mês de junho.
A Triumph também mostrará sua coleção de roupas masculinas e femininas, como jaquetas, camisetas e calças. Na Inglaterra, a linha completa de roupas, calçados, objetos de uso pessoal e acessórios para motos soma perto de 35.000 itens. As roupas, por exemplo, são modernas e casuais e seguem as mais modernas tendências da moda, com muita qualidade. Estes produtos também estão disponíveis no Brasil.

O “Bikerfest 2013” será realizado em um novo local, ao lado do Parque de Eventos, logo na entrada da cidade. A área tem cerca de 30 mil m², com acesso fácil ao Centro e às praias de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios. O encontro reunirá diversas atrações, entre elas a apresentação da banda Faixa Etária.

Neste ano, a Triumph planeja comercializar 2.500 motos no mercado brasileiro e 12% desse volume (300 motos) deverá ser vendido pela revenda Rio Triumph, que foi inaugurada recentemente. O público interessado em adquirir os modelos da marca inglesa poderá se cadastrar para reservas no estande da Triumph durante o evento. A Triumph possui escritório em São Paulo (SP) e uma fábrica em Manaus (AM). A marca tem concessionárias em São Paulo, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília, além do Rio de Janeiro. Outras cinco cidades ganharão concessionária da marca até dezembro deste ano: Campinas, Florianópolis, São Paulo (uma segunda revenda), Salvador e Recife.

Acidente com Vanessa Daya provoca suspensão da etapa Brasilia do Moto 1000GP

Gilson Scudeler, diretor  Moto 1000 GP
Medida cancela corridas do Moto 1000 GP que seriam disputadas no próximo dia 28 no Autódromo Internacional Nelson Piquet.
A Confederação Brasileira de Motociclismo anunciou nesta quarta-feira (17) a suspensão de quaisquer atividades de motovelocidade no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF). Com a determinação, fica suspensa também a realização das provas da quarta etapa do Moto 1000 GP, o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, que estavam agendadas para o dia 28 de julho no circuito da capital federal.
A providência adotada pela Confederação é uma consequência direta do acidente sofrido pela piloto Vanessa Daya no último domingo (14), durante a terceira etapa do Campeonato Brasiliense de Motovelocidade. Vanessa, de 31 anos, sofreu uma queda na segunda corrida da categoria Superbike Batom e foi submetida a procedimentos cirúrgicos ainda no domingo no Hospital de Base de Brasília, onde morreu na madrugada desta quarta-feira.
As atividades de motovelocidade em Brasília ficam suspensas até que seja finalizado o relatório da comissão designada pela entidade, em conjunto com a Federação de Motociclismo do Distrito Federal, para apurar as causas da morte da piloto – o trabalho já está em andamento, sob previsão de que seja concluído em no máximo 30 dias. Gilson Scudeler, idealizador e promotor do Moto 1000 GP, avalizou a decisão tomada pela CBM.

“Quando marcamos a etapa em Brasília, no início do ano, já solicitamos que fossem providenciadas algumas adequações na pista, para que o nível de segurança se tornasse compatível com as exigências de um evento do porte do Moto 1000 GP”, frisou Scudeler. “Só que agora tudo isso é passado. A decisão de suspender a etapa do dia 28 vai de encontro com a filosofia de priorizarmos as questões inerentes à segurança”, acrescentou o dirigente.

A suspensão do evento em Brasília não implicará alterações nas demais etapas de 2013, nas pistas de Cascavel (PR), no dia 25 de agosto, Interlagos (SP), dia 22 de setembro, Santa Cruz do Sul (RS), dia 20 de outubro, e Goiânia (GO), dia 17 de novembro. “O restante do calendário será cumprido como está previsto”, assegurou Scudeler. “O que vamos definir já nos próximos dias é a reposição no calendário das corridas que aconteceriam em Brasília”.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Motocapital: Brasília é palco do terceiro maior evento de motociclistas do Planeta

A expectativa de público é de 320 mil pessoas. Em 2012, o encontro reuniu 304 mil pessoas.
Fonte: Blue Mango Comunicação
Maior evento de motociclistas da América Latina e terceiro maior do mundo, o Brasília Motocapital chega este ano à sua décima edição. De 24 a 28 de julho, a capital federal vai ser invadida por motociclistas e apaixonados pelas duas rodas.
A festa de dez anos contará com a presença de 1200 motoclubes do Brasil e de outros países da América Latina, além de representantes dos Estados Unidos, Canadá, França e Portugal. Em uma estrutura de150 mil metros quadrados, montada na Granja do Torto, serão oferecidas uma série de atrações como shows musicais, apresentações de freestyle, luta livre, e moto trial.
O tradicional passeio motociclístico, que no ano passado reuniu mais de 15 mil motos, voltará a ser realizado.
Entre os motoclubles participantes, há de todas as tribos: os que reúnem apenas juízes, os de bombeiros, os de pastores.
A paixão pelo motociclismo é tão intensa que pelo menos dois casamentos vão ser celebrados durante o evento em 2013.
Na área musical, Já foram confirmadas as presenças de 23 bandas, entre elas Erasmo Carlos, Danni Carlos, The Fevers, Caça-Níqueis e Ligação Direta.
Apontado como o maior ícone do rock brasileiro, Erasmo, ou simplesmente, “o Tremendão”, vai apresentar no Brasília Motocapital os principais sucessos de sua carreira, com destaque para os mais recentes trabalhos. O último, “50 anos de carreira”, foi lançado no ano passado.
Com todo esse tempo na estrada, Erasmo já vendeu mais de 10 milhões de cópias. Sua parceria com Roberto Carlos é a de maior sucesso da história da música popular brasileira. Juntos, compuseram mais de 500 canções, gravadas tanto por Roberto quanto por outros cantores.
Além de Erasmo, quem também vai agitar o evento é Danni Carlos. A jovem começou a compor aos 16 anos e já acumula mais de 250 músicas próprias. Há dez anos, lançou seu primeiro trabalho e, em 2007, o primeiro álbum totalmente autoral. Emplacou músicas em trilhas sonoras de filmes e novelas na TV.
Formada na década de 60, a banda de rock The Fevers volta, pela terceira vez, ao Brasília Motocapital. Na bagagem, os principais sucessos do grupo distribuídos em 34 álbuns.
Os motores estão apenas esquentando. A versão 2013 do Brasília Motocapital promete.
A programação completa está disponível no site do evento (www.brasiliamotocapital.com.br).

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Harley-Davidson inaugura primeira concessionária na Bahia

Nova unidade da rede destaca-se pela qualidade no atendimento e excelência no pós-venda para os clientes.
Fonte: Print Press
A Harley-Davidson inaugura a nova casa e ponto de encontro dos apaixonados por motociclismo, pela liberdade e tudo o que cerca a lendária marca norte-americana de motocicletas, a Bahia Harley-Davidson. Localizada em Salvador, a primeira concessionária do estado incorporou uma das principais características baianas – receber bem a todos que o visitam, para entregar uma verdadeira experiência Premium aos clientes locais. O foco está na qualidade do atendimento, principalmente no pós-venda. A unidade fica na avenida Luís Viana, 7.291, no bairro de São Cristóvão.

A inauguração reforça a importância estratégica da Bahia para a Harley-Davidson, não só por reunir uma grande quantidade de aficionados pela marca, mas também pela força econômica do estado na região Nordeste, um mercado em franco crescimento. “Existia uma demanda reprimida expressiva no estado, que precisava ser atendida dentro dos nossos padrões de qualidade, além do potencial de novos clientes. Por isso, o nosso plano de expansão no Brasil contemplava Salvador entre as concessionárias previstas para 2013”, afirma Longino Morawski, Diretor-superintendente Comercial da Harley-Davidson do Brasil.

Com área construída de aproximadamente 2 mil m², a concessionária possui show room amplo e confortável, especialmente projetado para criar a atmosfera Harley-Davidson e acomodar o espaço para venda de motocicletas, peças originais, acessórios e Motor Clothes®. A oficina está equipada com quatro boxes, com estrutura para atender a até oito motocicletas ao mesmo tempo. Desde o início de julho, quando
a revenda iniciou suas atividades, em torno de 50 motos já passaram pelo centro de serviços, atendidas dentro do padrão de qualidade Harley-Davidson.
A Bahia Harley-Davidson reúne características singulares que geram uma identificação ainda maior com seus clientes. Dois, dos três sócios da concessionária, são motociclistas e antigos proprietários de Harley-Davidson. A experiência os levou a focar fortemente dois pontos em especial: excelência nos serviços pós-venda e uma agenda de ações e eventos que ultrapassem os tradicionais encontros do H.O.G.® (Harley Owners Group), o clube exclusivo de proprietários de motocicletas da marca.
“Estamos preparados para esse desafio e muito satisfeitos por fazer parte da Rede de uma companhia tão organizada, e marca tão apaixonante. Por todo entusiasmo que uma Harley-Davidson desperta, a concessionária passa a ser não só local de encontro para clientes e fãs das motocicletas, mas um novo ponto turístico da cidade. Para isso, criamos um ambiente para que o visitante sinta o clima acolhedor da Bahia e desfrute de bons momentos com amigos e amantes do motociclismo”, conta Davidson Botelho, sócio-proprietário da Bahia Harley-Davidson.
Nosso Comentário:
Parabéns aos empreendedores. Mas gostaria de perguntar ao Davidson Botelho se lá dentro da concessionária tem uma varanda bem ventila com redes armadas pra gente ficar bem descontraído, tirando um cochilo, ou conversando sobre motos e bebendo água de coco.

Triumph Motorcycles Brazil faz Recall de 244 motos ano 2012/13.

A Triumph Motorcycles Brazil convoca os proprietários de 244 motocicletas comercializadas no Brasil, conforme lista abaixo, para participar de uma campanha de recall:

Modelo: Tiger 800XC
Ano de fabricação: 2012 e 2013
Chassis: 534107 a 567413
Total de motocicletas: 178
Motivo: Substituição das hastes dos indicadores de direção (setas) da motocicleta. A medida é necessária porque existe a possibilidade da ruptura desta haste e, em casos extremos, isso poderá dificultar a comunicação de mudança de direção da moto durante o seu tráfego.
Modelo: Speed Triple
Ano de fabricação: 2013
Chassis: 552417 a 567389
Total de motocicletas: 21
Motivo: Substituição das hastes dos indicadores de direção (setas) da motocicleta. A medida é necessária porque existe a possibilidade da ruptura desta haste e, em casos extremos, isso poderá dificultar a comunicação de mudança de direção da moto durante o seu tráfego.
Modelo: Speed Triple
Ano de fabricação: 2012 e 2013
Chassis: 552417 a 561234
Total de motocicletas: 16
Motivo: Substituição da arruela original do interruptor de ponto morto. Esta arruela pode se soltar e, nos casos extremos, aluz de ponto morto poderá permanecer acesa quando várias marchas forem selecionadas. Também poderá ocorrer dificuldade na identificação da marcha da motocicleta e de engrenamento da transmissão e, em casos extremos, isso poderá causar a perda de velocidade da motocicleta até sua parada durante a condução.
Modelo: Speed Triple
Ano de fabricação: 2012 e 2013
Chassis: 563468 a 570934
Total de motocicletas: 29
Motivo: Substituição da mola de retenção e arruela do interruptor de ponto morto. Estas peças podem se soltar e, nos casos extremos, a luz de ponto morto poderá permanecer acesa quando várias marchas forem selecionadas. Também poderá ocorrer dificuldade na identificação da marcha da motocicleta e de engrenamento da transmissão e, em casos extremos, isso poderá causar a perda de velocidade da motocicleta até sua parada durante a condução.

Em casos extremos, os riscos acima podem ocasionar quedas e danos físicos aos condutores. Até o momento, não há registro de acidentes. Se você é proprietário de um dos modelos citados acima, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Triumph, a partir do dia 15 de julho, pelo telefone 0800-7272025, para agendar gratuitamente os reparos de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O serviço leva cerca de 30 minutos para ser realizado.

Com esta medida, a Triumph demonstra, mais uma vez, seu compromisso de oferecer ao consumidor brasileiro produtos com alta qualidade e segurança e um serviço de pós-venda ágil e eficiente. A Triumph realizará campanha publicitária nacional em rádio, TV e jornais para informar aos seus clientes.

Grupo Cometa (revenda Honda) lança instituto para promover ações socioambientais

Instituto Cometa vai desenvolver iniciativas nas regiões Norte e Centro-Oeste, posteriormente  planeja expandir ações para todo Brasil, por meio de parcerias.
Fonte: Print Press.
Organização planeja expandir atuação em nível nacional por meio de parcerias
A região do Estado do Mato Grosso ganhou na noite da última quinta-feira, dia 11, um instituto para o desenvolvimento socioambiental das comunidades. A inauguração do Instituto Cometa - criado com base nos projetos desenvolvidos pelo Grupo Cometa, um dos maiores distribuidores de motocicletas Honda do Brasil.
Com o objetivo de promover maior desenvolvimento socioambiental das comunidades brasileiras, o Instituto Cometa vai englobar os principais projetos socioambientais realizados pelo Grupo Cometa. Além disso, a organização espera formar parcerias para levar as iniciativas sustentáveis a outras regiões brasileiras e ampliar modelos de ações e atividades sociais.

“A ideia da criação do Instituto vem de encontro com as necessidades de expandir os projetos sociais. O Grupo Cometa sempre trabalhou para o desenvolvimento social e continuaremos nessa trajetória, agora, em busca de parceiros que queiram levar essas ações para outras regiões”, explica Cristinei Melo, presidente do Instituto Cometa.

Dentre as ações socioambientais do grupo podemos destacar o Projeto Cometa Frutificar, que tem como objetivo contribuir para a preservação do meio ambiente e estabelecer uma agenda de compromissos socioambientais. Existe também o Cine Cometa, um projeto de exibição de filmes para estudantes, empresas e instituições. Tem também o Cometa Redação que estimula a produção de texto entre alunos de escolas públicas e particulares e visa incentivar o hábito da leitura, iniciação científica e produção de escrita. Além destes existe ainda outros três projetos importantes com foco nas questões socioambientais.
Mais informações sobre ações socioambientais do grupo Cometa em: www.institutocometa.org.br

Serviço:
Instituto Cometa.
Rua Juscelino Kubitschek, 193 Sala 1, JD Cidade Nova - Fone: (65) 2122-1010.
Email: contato@institutocometa.org.br 
Cáceres-MT




quinta-feira, 11 de julho de 2013

Moto GP 1000: punição técnica a Ígor Calura dá liderança da GPR 250 a Sabrina Paiuta

Sabrina Paiuta
Comissão técnica do Moto 1000 GP anuncia desclassificação do
piloto de Sertãozinho da terceira etapa da temporada.
Fonte: Grelak Comunicação.
Antes mesmo da quarta etapa, que será disputada no dia 28 de julho no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF), a liderança mudou de mãos na categoria GPR 250 do Moto 1000 GP. Ígor Calura, primeiro colocado na tabela de classificação da primeira à terceira corrida, perdeu a liderança do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade para Sabrina Paiuta, efeito imediato de uma punição de ordem técnica.
Calura havia mantido a liderança da GPR 250 com o terceiro lugar que conquistou na terceira etapa, dia 23 de junho no autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Ele, contudo, teve confiscados os 16 pontos equivalentes ao resultado da corrida depois da vistoria técnica realizada na sede do Moto 1000 GP, na cidade de Mauá (SP), procedimento acompanhado por representantes das equipes de competição inscritas.

Peças pré-determinadas das motocicletas dos três primeiros colocados na etapa paulistana foram recolhidas e lacradas pela comissão técnica do Moto 1000 GP logo após a corrida. O procedimento de vistoria foi agendado para 5 de julho, data definida entre os representantes das equipes de competição, para que pudessem acompanhar o trabalho de perícia, comandada por profissionais designados pela organização do campeonato.

Os vistoriadores constataram que o pistão da moto número 25 de Calura fora submetido à usinagem das cavas de escape, procedimento que fere o item 5.7.7 do regulamento geral da GPR 250. O piloto foi desclassificado da corrida. Todos os que terminaram atrás de Calura em Interlagos subiram uma posição no resultado final da etapa. O piloto da Mototech mantém o ponto conquistado como bonificação pela pole-position.

A classificação atualizada da categoria GPR 250 depois de três corridas disputadas é a seguinte:
1º) Sabrina Paiuta (SP/Mobil Rush Team), Kawasaki, 50
2º) Meikon Kawakami (SP/Alex Barros Racing), Honda, 49
3º) Ígor Calura (SP/Mototech), Honda, 46
4º) Pedro Sampaio (RS/Fábio Loko), Honda, 40
5º) Herbert Pereira (RS/Fábio Loko), Kawasaki, 28
6º) Fabiano Vaz (RS/RPM Competições), Honda, 26
7º) Júlio Castroviejo (SP/Sarachú Racing Team), Kawasaki, 25
8º) Ton Kawakami (SP/Alex Barros Racing), Honda, 24
9º) Leandro Lionese (SP/Santo Racing), Honda, 20
9º) Luiz Gustavo Pavoni (SP/Irmãos Pavoni Lima), Kawasaki, 20
11º) Cleber Parrado (SP/Procomps Racing Team), Kawasaki, 18
12º) Maycon Benassi (PR/Team Fuel Racing-Mormaii), Kawasaki, 14
13º) Rubens Pacheco (SP/Rodas Mil Competição), Honda, 12
14º) Claudinei Costa Silva (SP/Equipe Silva), Kawasaki, 11
15º) Suel Dirluiz (PR/Suel Racing), Honda, 9
Ps: Classificação em rosa e branquinho para homenagear a Sabrina.

Dupla de engenheiros paulistas cria seta Inteligente para motocicletas.

Uma ideia simples e brilhante, que com certeza contribui para melhorar a segurança do motociclista no trânsito.
Fonte: Deoclécio Fernandes.
Comentário: Nilson Silva
O motociclista muitas vezes ESQUECE de desligar a seta da moto após realizar uma conversão ou até mesmo desistir dela e continuar com as setas ligada, podendo influenciar um entendimento incorreto no trânsito e consequentemente acidentes dos mais diversos níveis de gravidade. A luz do sol pode ser outro fator que inibe a luminosidade da luz indicadora no painel, causando esse “esquecimento” que pode trazer graves consequências à segurança, uma vez que o pisca ligado está indicando para motoristas, ciclistas e pedestres a informação falsa de que haverá uma conversão.
Pensando nisso, a dupla de engenheiros/inventores brasileiros Leandro Henrique e Deoclécio Fernandes desenvolveu o SIM (Seta Inteligente para Motocicletas), um dispositivo eletrônico que desliga automaticamente o pisca da moto assim que a conversão tenha sido concluída. A concepção do projeto permite a incorporado ao sistema elétrico, integrando-se facilmente aos projetos das motocicletas atualmente fabricadas no país. O sistema ainda permite flexibilidade ajustes finos e ainda a incorporação de novas "features" como PISCA-ALERTA integrado.
A instalação é interna, portanto, não exigindo modificações de design externo, além de ter o funcionamento lógico já usado e adotado para acionar as setas sem necessidade de mudar os hábitos conhecidos para manuseio das setas, com diferencial de auxiliar no desligamento automático após a conversão ter sido finalizada, ou seja, quando a motocicleta voltar novamente à posição vertical, preservando, entretanto, a possibilidade do próprio motociclista desligar a seta a qualquer momento manualmente como é feito hoje. O sistema oferece ainda a função pisca-alerta que já vem incorporado, recurso inexistente na grande e maior parte das motos comercializadas, sendo este um recurso muito importante para sinalização e segurança no trânsito.

Nosso comentário:
 É uma ideia muito simples, funcional e de grande utilidade. Será porque alguém não desenvolveu isto antes? Nós dizemos aqui em outra oportunidade que os engenheiros das fábricas de motocicletas vivem á reboque das tecnologias desenvolvidas para os automóveis para posteriormente fazerem tão somente as devidas adaptação para as motocicletas. Os carros vêm de fábrica com este sistema (setas que desligam sozinhas após a realização da conversão), desde tempos muito remotos. A injeção eletrônica que chegou por aqui na década de 90 ainda não chegou por exemplo em muitas motos de 125 e 150 cc produzidas aqui.
Mais uma vez parabéns á dupla de engenheiros pelo desenvolvimento do projeto, e sugiro que entre outras coisas procurem uma forma de fazer com que chegue ao conhecimento do CONTRAN, DENATRAN e Câmara dos Deputados, para  que se estabeleça a obrigatoriedade de as motocicletas produzidas e comercializadas aqui já virem de fábrica com este dispositivo, pois afinal trata-se de um item importante para a segurança do motociclista e de terceiros envolvidos no trânsito.
Para mais informações sobre o projeto acessehttp://setainteligenteparamotos.blogspot.com.br/p/visao-geral.html

terça-feira, 9 de julho de 2013

Maior encontro de trilheiros do mundo comemora novo recorde

Pro Tork Bananalama 2013 contou com a participação de 3.312 motos, 1.180 a mais do que na edição registrada no Guinness Book
Texto: Daniela Burgonovo
Bater o próprio recorde foi o maior presente no aniversário de 10 anos do Bananalama, evento reconhecido pelo Guinness Book como o maior encontro de trilheiros do mundo. Dentre as 60 mil pessoas que compareceram a festa realizada entre os dias 4 e 7 de julho, em Corupá (SC), 3.312 largaram com suas motos para a trilha, 1.180 a mais do que na edição registrada no livro dos recordes.

O Clube de Trilheiros Bananalama, responsável pela organização da festa, comemorou o sucesso. "Tivemos um total de 4.281 inscritos, mas muitos não passaram pelo grid ou foram na garupa, então aquele é o número oficial. Esta conquista não é apenas nossa, mas de cada um que marcou presença. Com a ajuda de nossos parceiros, fizemos de tudo para oferecer um grande evento. Esperamos ter atendido a expectativa de todos. Fica aqui registrado nosso agradecimento", afirma o presidente, Alisson Siqueira.

A nova marca já foi registrada pelo Rank Brasil, que esteve presente para acompanhar o processo, desde a inscrição até a largada. O reconhecimento é um grande aval para que o Guinness Book também faça a homologação. Toda a documentação necessária foi levantada e nos próximos dias deve ser encaminhada a sede do livro, em Londres, na Inglaterra. Não há prazo para uma resposta, mas pela experiência anterior, acredita-se que ela saia até o fim do ano.

O que se viu na trilha do Pro Tork Bananalama 2013 foi muita diversão. Crianças e adultos, homens e mulheres, enfim, todos curtiram o percurso de 60 quilômetros. Alguns com mais facilidade, outros nem tanto. É o caso do experiente piloto Paulo Stedile, campeão brasileiro de motocros, velocross, cross-country, supermoto e supercross, mas que nunca havia participado de um evento desta modalidade.

"Dei risada do início ao fim e fiz muita gente rir também com as minhas trapalhadas. Sou um verdadeiro roia. Logo no primeiro riacho, deixei a moto morrer e cai, levando outros trilheiros comigo. A experiência é incrível, a largada então, é emocionante. Eu estou acostumado a alinhar com 40 motos no gate e me vi cercado de milhares de pessoas, não tem como não se arrepiar. Quase não acreditei quando me falaram que ela durou cerca de uma hora", disse Stedile.

A presença de vários casais também chamou a atenção. Os jovens namorados, Caio Mees e Bárbara Mahnke, curtiram cada um a sua maneira, ele de moto e ela de quadriciclo. "Este foi meu terceiro Bananalama, começamos a namorar há apenas um mês e fiquei contente de acompanhá-la em sua primeira trilha no evento. Foi muito legal", comenta Caio.

Enquanto a trilha rolava, os visitantes aproveitavam a programação intensa. Aline Weinert Paulista viu o marido e o cunhado largarem e depois curtiu as atrações espalhadas pelo Seminário Sagrado Coração de Jesus, com a filha, Agata Luiza, de apenas três anos. "Fiquei impressionada com o evento, bastante familiar. É tudo bem organizado e todos conseguem aproveitar", destaca.

David Fernando de Oliveira Sousa, de 13 anos, veio com um grupo de 40 pessoas das cidades paraguaias de Santa Rita e Santa Tereza e destacou os shows radicais. "Eu fiquei louco com as apresentações das equipes Pro Tork, os pilotos arrebentaram no wheeling, drifting e motocross freestyle. Nunca tinha visto nada parecido antes", ressalta.

Produção de motocicletas recua 13,6% no primeiro semestre

Em junho, a fabricação cresceu 7,6% ante mesmo mês de 2012, devido à antecipação das linhas de montagem para férias
Fonte: Abraciclo
Segundo dados divulgados pela ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, a produção de motocicletas registrou queda de 13,6% nos primeiros seis meses do ano em relação ao mesmo período de 2012, atingindo 835.959 unidades ante 967.890. As vendas no atacado recuaram 9,3%, passando de 897.293 para 813.555 unidades.
Entretanto, a fabricação cresceu 7,6% em junho, na comparação com o mesmo mês de 2012, passando de 140.914 unidades para 151.652. Em relação a maio passado, quando foram fabricadas 147.929 motocicletas, o incremento foi de 2,5%.
“O crescimento da produção no mês de junho refletiu, principalmente, a antecipação das linhas de montagem, diante da paralisação das férias coletivas em julho. A fabricação deverá atender à demanda que o setor espera para o período”, comenta Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

As vendas no atacado (aos concessionários) mantiveram-se praticamente estáveis, com leve redução de 0,2%, atingindo 138.586 unidades contra 138.876 em junho de 2012. Sobre maio (149.605 motocicletas), a queda foi de 7,4%.
No varejo, que contou com um dia útil a menos de comercialização em relação ao mês anterior, a média diária de vendas ficou em 6.252 motocicletas, superando 6.200 contabilizadas em maio. A comercialização totalizou 125.046 unidades, em junho, contra 130.201 registradas no mês anterior, representando uma queda de 4%. “O recuo se deu por conta do dia útil a menos. Caso contrário, os dados permaneceriam estáveis”, esclarece Fermanian.

As exportações do semestre registraram recuo de 7,1%, passando de 48.380 motocicletas para 44.946. Em comparação com o mesmo mês de 2012, as exportações de junho subiram 21,2%, passando de 6.865 para 8.317 unidades.
Diante dos resultados de produção e vendas no atacado, registrados no primeiro semestre, e considerando as perspectivas da economia nacional, o segmento de motocicletas revisou suas projeções para o fechamento de 2013. “Agora, a previsão é que os volumes totais mantenham-se estáveis em comparação com 2012”, afirma Fermanian.



segunda-feira, 8 de julho de 2013

Moto GP 1000: Diego Pierluigi confirma presença em toda a temporada.

Diego Pierluigi
Depois de pódio em Interlagos, piloto argentino fecha com a JC Racing Team para disputar o restante do Brasileiro de Moto velocidade:.
Fonte: Grelak Comunicação
Desde que a equipe JC Racing Team sinalizou a participação de Diego Martín Pierluigi em meados de junho, uma semana antes da terceira etapa do Moto 1000 GP em Interlagos, São Paulo (SP), o argentino já mostrava preocupação em viabilizar a participação em não apenas uma, mas em todas as outras cinco corridas do Campeonato Brasileiro de Moto velocidade. Seu segundo lugar na etapa paulista, no dia 23 de junho, aumentou essa possibilidade. Pierluigi será mais uma “player” a compor o grid da categoria GP 1000.

Ainda bastante empolgado com o pódio em Interlagos, o argentino falou da felicidade em voltar à disputa brasileira. “Estou feliz porque trabalhamos o fim de semana todo para poder fazer um bom trabalho, saber que isso será prolongado me deixa bastante contente”, declarou. A mudança de categoria não preocupa o piloto. “É um primeiro passo, porque não estou acostumado a correr de moto de 1.000 cilindradas, eu corro na categoria 600 cilindradas na Argentina. Resultado em Interlagos anima todos a continuar o planejamento para o resto da temporada”, disse.

Subir ao pódio do Moto 1000 GP não foi uma novidade ao piloto, que em 2011 conquistou vitórias em Santa Cruz do Sul (RS) e no Rio de Janeiro (RJ). Em 2012, novamente integrando o grid da GP 1000, disputou e dominou a etapa de Santa Cruz do Sul. “Andei em algumas corridas no Moto 1000 GP e queria muito poder voltar. Sem dúvida a chegada de pilotos estrangeiros e pilotos experientes subiu muito o nível da competição.

A participação de Diego Pierluigi nas próximas cinco corridas foi possível pelo empenho da equipe JC Racing Team com a parceira da Steck, empresa de materiais elétricos, em buscar um piloto experiente para o time. “Toda equipe busca um piloto de ponta, como é o Pierluigi. Pelo que ele já apresentou, até mesmo correndo no Brasil, conseguimos viabilizar junto a Steck a sua participação no restante do calendário”, explicou Daniel Fabri, sócio-administrativo da JC Racing.

A próxima corrida do Moto 1000 GP, com o retorno das cinco categorias do Brasileiro de Motovelocidade – GP 1000, GP 600, GP Light, GP Máster e GPR 250 –, está marcada para o dia 28 de julho, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF). 

Quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross acontece em Aracaju (SE)

Piloto Léo Nunes,  defende nesta prova a sua liderança no campeonato nas  65 cilindradas.
Fonte: Engenharia de Comunicação.
A festa dos sergipanos amantes do motocross está garantida para o próximo fim de semana. É que a cidade recebe a 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross 2013. Mais de 30 mil pessoas são aguardadas para prestigiar o evento, que acontece dias 13 e 14 de julho no Circuito de Motocross Jurinha Lobão.
Os pilotos vêm com tudo para mais esta etapa da competição. Léo Nunes, da Escuderia X Motos, defende a sua liderança no campeonato na categoria 65 cc. “Estou confiante e espero manter a minha colocação. Treino todos os dias, tanto prático quanto físico, e espero a vitória na próxima etapa", afirmou Léo.
Já o piloto Davis Guimarães tem boas expetativas para a prova. Ele participa pela MX3 e vem se destacando do campeonato, correndo com o protótipo da X Motos, a moto XM450R. “Fizemos diferentes acertos na moto, que melhorou bastante deste a primeira etapa do campeonato. Espero avançar ainda mais e chegar mais uma vez ao pódio”. Davis garantiu a quarta posição na última etapa e está em quinto lugar no ranking geral.
A pista de Jurinha Lobão também favorece os pilotos da X Motos. De acordo com Cale Neto, chefe da escuderia X Motos, “a pista é mista: metade areia, metade terra, e muda a cada volta. Sua característica técnica vai exigir atenção redobrada dos pilotos”.

“Já corri em Aracaju e conheço a pista. Também morrei oito anos na Flórida e corri muita na areia. Acredito que estas experiências farão com que chegue ao resultado pelo qual tenho trabalhado”, afirmou Davis Guimarães.
Os pilotos Gustavo Oliveira (MX2) e Jean Ramos (MX1) também aceleram em Aracaju. Eles acrescentam muito treino aos seus rendimentos e aguardam bons resultados para esta etapa. “Treinei muito no litoral paranaense e mantive o treinamento físico habitual. Tive um pouco de azar na última etapa com a colisão com outro piloto, que trouxe avarias na moto. Mas consertamos o equipamento e a expectativa é boa para Aracaju”, comentou.

O circuito fica localizado em frente à Praia de Atalaia, uma das mais bonitas de Sergipe. A entrada do evento é gratuita, mas quem puder colaborar pode levar um quilo de alimento não perecível, que serão doados a instituições de Aracaju.
O show de velocidade começa no sábado, a partir das 8 horas com os treinos livres, e continua às 12 horas com os treinos cronometrados. As provas da MX3 e Junior acontecem às 15h40 e 16h30, respectivamente.
No domingo o warm-up acontece a partir das 8 horas para as categorias Regional, MX2, 65 cc e MX1. As provas começam às 11h30 e vão até às 16h20.

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