segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Zanol foi melhor piloto das Américas no Rally Dakar

Em sua primeira participação no evento, Felipe Zanol emplaca o título de melhor das Américas com o décimo lugar entre as motocicletas

Felipe Zanol entrou para a história do Rally Dakar neste domingo, dia 15, ao cruzar a rampa de chegada na Praça de Armas, em Lima, capital do Peru. Em sua primeira participação no maior evento off-road do planeta, o brasileiro foi o melhor piloto das Américas e conquistou um lugar no batalhão de elite das motocicletas, a décima posição na classificação geral. “Terminamos, dever cumprido. É uma satisfação muito grande completar o Dakar e ainda com este resultado excelente”, comemorou o atleta patrocinado pela Rinaldi.

“Quero em primeiro lugar agradecer quem acreditou no projeto. O apoio dos patrocinadores e parceiros foi fundamental para eu ter conseguido este desempenho”, continuou o piloto, que tirou muitas lições no desafio. “O Dakar é algo inimaginável. Por mais preparado que você esteja, a prova impressiona pelas dificuldades. Fica a vontade de querer voltar, e agora com uma noção de planejamento muito maior e a possibilidade de manter e quem sabe ainda evoluir esta posição na classificação geral”, explicou.

O caminho não foi nada fácil até a chegada. Os competidores largaram no dia 1º de janeiro de Mar Del Plata, na Argentina, e seguiram para o Chile até chegar nas trilhas peruanas. O percurso totalizou 7.767 quilômetros para motocicletas, sendo 4.080 km de trechos cronometrados. “O fato de completar a prova muito bem fisicamente e com uma moto impecável me deixa ainda mais feliz”, continuou o primeiro mineiro no Dakar.
Foram 14 dias de prova, sendo que a sexta etapa foi cancelada por conta do mau tempo na Cordilheira dos Andes, na fronteira entre a Argentina e o Chile. “O que mais dificultou para mim foi a falta de experiência, mas fui cada vez mais pegando confiança e aprendendo a navegação da prova. O Rally Dakar faz com que os defeitos e as qualidades dos pilotos apareçam. Senti um apoio muito grande e a felicidade é enorme por ter conseguido representar não apenas Minas Gerais, mas todo o Brasil”, concluiu.

Dafra lança esportiva de entrda Roadwim 250R/2012.

Dá pra se sentir total?
Marca Brasileira quer revolucionar o mercado das motos esportivas de baixa cilindradas
Texto: Nilson Silva
A Dafra Motos Da Amazônia (DMA) está colocando á venda a partir de hoje, segnda feira  17 de janeiro em toda sua rede, mais um produto inédito no mercado Nacional. Trata-se uma motocicleta esportiva de 250 cilindrada que pelas suas características promete mexer com o segmento das esportivas de entrada.

A nova Roadwim 250R é fruto de mais uma parceria internacional da Dafra. Desta feita com a Sul Coreana Daelim motor, fabricante de motocicletas de baixa cilindradas. O modelo é sucesso de vendas em outros paises, principalmente no mercado Europeu. Para desembarcar na "Terra Brasilis" teve que passar por modificações de motor por causa de nossa gasolina e por modificações de suspensão por causa de nossas ruas e estrdas. A Dafra aproveitou e deu um tapa no visual adaptando principalmente a traseira (com lâmpadas de led) ao gosto dos Brasileiros.

Zóiudinha???
Quando visitamos o Salão Duas Rodas 2011 em outubro de 2011, vimos na estande da Dafra entre outras coisas  protótipos de uma Riva 150, de uma Roadwim 250 e de uma Taiwanesa Sym 250 street Naked. Pelo menos as duas primeiras já se tranformaram em lançamento no mês de janeiro, uma prova de que a montadora não está pra brincadeira.

O mercado das esportivas de até 250 cc é dominado pela Kasinski 250 GTR, com 32 cv, sendo seguida de perto pela Kawazaki "Ninjinha" 250, que entrega 33cv. Ambas têm o preço posicionado um pouco acima da Roadwim 250, que vai entrar custando (r$ 12.490,00).

Vamos ver as principais características: Motor: monocilindrico 4 tempos; refrigeração líquida; 24 cv a 9.000 Rpm. Alimentação por injeção eletrônica de combustível. Velocidade máxima de 130 Km/h. Freios: disco duplo na frente e simples na traseira; Pneus: 110X70 na frente e 130X70 na traseira com rodas de liga leve de 17" Cores: vermelha e branca. Suspensão traseira:  Braço oscilante monoamortecido; suspensão dianteira: telescópica com 128 mm de curso. O site da Dafra ficou nos devendo informações sobre capacidade de óleo do motor, capacidade do tanque, consumo, informações sobre o câmbio, garantia e outras super importantes que influenciam na decisão de compra.

Uma cor clássica você não acha?
E o que nós esperamos desse lançamento? Espermos que tenha confiabilidade (que não viva quebrando a torto e a direito); Que seja de fácil reparabilidade ( que não fique imobilizado por dias e dias  esperando chegar peças). Esperamos que assim como são com os carros, os corenos sejam caprichosos com o acabamento e usem materias de primeira. A Dafra tem uma extensa rede de concessionários e nós vamos assistir de perto o desempenho desse lançamento.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Top five das marcas em dezembro e em todo o ano de 2011.


Texto: Nilson Silva
Fonte: Fenabrave.
Em dezembro não houve mudanças significativas no mercado pelo menos em relação ao posicionamento das marcas. Então veja o quadro e tire suas conclusões:
Em 1º lugar: Honda com 79.90% do mercado.
Em 2º lugar: Yamaha com 11.33% do mercado.
Em 3º lugar: Suzuki com 1.79% do mercado
Em 4º lugar: Dafra com 1,70% do mercado; e
Em 5º lugar: Kasinski com 1,55% do mercado.

Já no acumulado do ano a alteração significativa foi a Dafra estar á frente da Suzuki com alguns centésimo de diferença. No nosso ponto de vista pelo comportamento do mercado nos últimos anos a menos que aconteça algo de muito extraordinário, a Honda Motos da Amazônia vai manter a hegemonia. Ano passado tomei conhecimento do planejamento da Yamaha para os próximos anos. Sabe qual e meta principal? Expansão das vendas, conquista de novos clientes, mas manter-se no segundo lugar do mercado. Será  que quem nasceu pra ser vagão nunca vai ser locomotiva?
Então vamos aos números das marcas no decorrer de 2011.

Em 1º lugar: Honda com 78.82% de participação.
Em 2º lugar: Yamaha com  11,85 %de participação.
Em 3º lugar: Dafra com 2,27% de participação.
Em 4º lugar: Suzuki, com 2,12% de participação; e
Em 5º lugar: Kasinski com 1,60% de participação.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Traxx Motos desembarca em Floripa.

Traxx Fly 125
A terceira revenda da marca no estado promete atender a um mercado aquecido e em expansão.


comentário: Nilson Silva
A Moto Traxx da Amazônia, abriu uma revenda em Florianópolis, capital catarinense, a Edisa Motos, uma revenda  que primeiramente abriu na cidade de Chapecó (SC) e devido à excepcional aceitação da marca no estado, os investidores Igor e Felipe Gallina decidiram abrir uma filial em Florianópolis, mercado que consideram aquecido e em notório crescimento. 

A Edisa Florianópolis está localizada na esquina da principal avenida do bairro Jardim Atlântico, entrada de acesso para quem vem de outros municípios, ao lado de várias concessionárias concorrentes do segmento de duas rodas. 

Como parte da festa de inauguração, na manhã do sábado, dia 14, haverá test drive a fim de apresentar, pela primeira vez, as motocicletas Traxx ao público da cidade, já que esta é a estréia de uma revenda Traxx na capital catarinense.

Montez 250
A Edisa Motos Florianópolis pretende apresentar como diferencial atendimento personalizado, pronta-entrega dos produtos e reposição de peças com agilidade. Para a inauguração, a nova concessionária apresenta ao mercado local o modelo Star 50, o ciclomotor preferido do mercado nacional, a Work 125, que é ideal para quem precisa de um veículo para seu dia-a-dia de trabalho, a Joto 135, modelo que une força e resistência e design moderno, a Fly 135, que tem visual esportivo e versões para cidade ou o campo, e a Sky 125, modelo Cub com grande potencial de ser líder no mercado na categoria, além do quadriciclo Montez, veículo que pode ser utilizado para o lazer no litoral ou para o trabalho rural no estado de Santa Catarina.

“Temos certeza que a Edisa, como representante da bandeira Traxx, já chega a nossa região trazendo grandes diferenciais: 2 anos de garantia para motos que também oferecem o melhor custo benefício. E por incrível que pareça, nem abrimos ainda e já temos clientes reservando motos. Isso tem ampliado nossas expectativas. Além disso, já começamos a funcionar operando com cartões de crédito, financiamentos BV e Bradesco,” declara Igor Gallina, proprietário da Edisa.



Nosso comentárioParabéns à Traxx pela ousadia e pelos planos ambiciosos de fabricar motocicletas em larga escala no Brasil. Sabemos que o mercado Brasileiro é generoso e tem espaço pra todos.
Queremos saber a quantas andam o projeto de montagem de Big Trail Dunas 600 que foi mostrada com grande alarido no Salão Duas Rodas 2011.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

As três motocicletas mais vendidas de cada categoria em 2011.


Confira aqui se sua moto está entre as mais procuradas em 2011.


Texto: Nilson Silva
Fonte: FENABRAVE.
Segundo a Fenabrave o segmento de motos apresentou crescimento de 7,58% na comparação entre os acumulados de 2010 e 2011, passando de 1.803.772 unidades em 2010 para 1.940.564 em 2011.
Só este percentual representa no mercado nacional 14.444 motocicletas. Muitas montadoras por aqui não conseguem fabricar esta quantidade em um ano.
Nós do R2motos vamos aproveitar este balanço para apresentar as 3 motos mais vendidas em cada estilo, (ou categoria?)
Vamos lá então?



Streer/City
1º lugar: Honda/CG150, com 457.993 unidades e 38,54% do segmento
2º lugar: Honda/CG 125, com 405.147 unidades e 34,10% do segmento.
3º lugar:Yamaha, Factor /YBR 125, com 123.179 unidades e 10,37% do segmento.

Custom
1º lugar: Dafra/Kansas 150, com 3.729 unidades e 25,06% do segmento
2º lugar: Kasisnki /Mirage 250, com 2.134 unidades e 14,34% do segmento
3º lugar: Honda/Shadow 750, com 1.197 unidades e 8,04% do segmento.

Big/Maxtrail
1º lugar: Yamaha /XT 660, unidades 2.198 e 21,07% do segmento.
2º lugar: BMW/G650, com 2.083 unidades e 19,97% do segmento.
3º lugar: Honda/XL 700V, com 1.763 unidades e 16,90% do segmento.

Naked/Rodstar
1º lugar: Honda/CB600,com 5.897 unidades e 35,58% do segmento.
2º lugar: Yamaha /XJ6,com 3.577 unidades e 21,58% do segmento.
3º lugar: Kawazaki/ER 6N,com unidades 1.561 e 9,42% do segmento.

Scooter/Cub
1º lugar: Honda/BIZ 125, com 222.684 unidades e 54,06% do segmento.
2º lugar: Honda /POP 100, com 91.584 unidades e 22,23% do semento.
3º lugar: Yamaha /T115 CRYPTON, com 26.126 unidades e 6,34% do segmento.

Esportivas
1º lugar: Kasinski/COMET 250R, com unidades 4.448 e 23,99% do segmento.
2º lugar: Kawazaki /NINJA 250, com unidades 4.392 e 23,69% do segmento.
3º lugar: HondaCBR 1000RR, com 1.413 unidades e 7,62% do segmento.

Touring.
1º lugar: Harley Davison/FLHTCU, com 232 unidades e 26,67% do segmento.
2º lugar: Harley Davison /FLSTC, com 224 unidades e 25,75% do segmento.
3º lugar: Harley Davison /FLHRC, com 224 unidades e 25,75% do segmento.

On-off road/ Trail/Fun
1º lugar: Honda/NXR150, com 201.562 unidades e 73,92% do segmento.
2º lugar: Honda/XRE 300, com 33.289 unidades e 12,21% do segmento.
3º lugar: Yamaha/XTZ 125, com 16.765 unidades e  6,15% do segmento.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Dafra lança oficialmente a Riva 150 no Brasil. A briga vai ficar boa.

A expectativa é comercializar 18 mil unidades da Riva no primeiro ano, ao valor de r$ 4.990,00. 

Fonte: Fenabrave
Comentário: Nilson Silva
Apresentado oficialmente ao público no último Salão Duas Rodas, o modelo DAFRA Riva chegou ontem (02), em toda a rede de concessionárias DAFRA. O modelo foi lançado no país a partir da parceria estratégica da empresa brasileira com a chinesa Haojue, uma das maiores fabricantes mundiais de motocicletas.

“Buscamos desde o lançamento da DAFRA trazer mais opções ao mercado brasileiro, sempre com inovação. A Riva 150 é uma motocicleta que tem tudo para ser um sucesso, pois alia muito bem o design moderno, bonito e diferente do que há hoje à disposição do consumidor, com uma mecânica confiável e durável. Ela é uma motocicleta que tem um custo-benefício alto e ainda por cima é confortável. Com tudo isso, mais o preço que é muito competitivo, ela tem tudo para agradar em cheio o motociclista brasileiro”, explica Francisco Stefanelli, vice-presidente da DAFRA.

Segundo ele, a expectativa é comercializar 18 mil unidades da Riva no primeiro ano. “Acreditamos muito nesse produto, que entra para complementar nossa linha de motos street. Hoje oferecemos um modelo para cada perfil de consumidor e temos certeza de que a Riva vai atender a uma grande parcela da população que busca um veículo de transporte ágil e econômico como a motocicleta, mas também que proporciona conforto ao usuário. Sem contar o visual super moderno”.


Investindo no principal segmento no País, a DAFRA lança mais uma opção na categoria street: a Riva 150, segundo modelo da parceria com a Haojue, um dos maiores fabricantes mundiais de motocicletas. Completa de fábrica, com rodas de liga leve aro 18”, freio dianteiro a disco, partida elétrica e a pedal, e apresentando um dos pacotes de peças de reposição mais econômicos do segmento, tem como características um visual moderno, com linhas marcantes e robustas, e muito conforto, sendo ideal para o uso diário ou mais severo, como moto-frete.

A Riva 150 conta com motor de 149,4 cm3, OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, quatro tempos e arrefecido a ar. Resistente e durável, apresenta potência de 12,1 cv a 8.250 rpm e torque máximo de 10,9 N.m a 6.600 rpm. Este conjunto propulsor agregado ao sistema de transmissão de cinco velocidades oferece acionamento preciso e macio, resultando em acelerações progressivas e lineares.


Dentre tantos atributos, o modelo possui, ainda, trava de capacete, pedaleiras do piloto e passageiro retráteis e ainda sensor de acionamento da embreagem interligado ao sistema de partida, o que evita a partida do motor com a moto engrenada.

Além disso, a nova Riva 150 conta com diversos componentes nacionais, como chassi que tem como atributo principal a resistência a torções, mantendo boa ciclística com agilidade e estabilidade em manobras urbanas, retrovisores, pneus Pirelli City Demon, piscas, componentes de freio, bateria, relação secundária, entre outros.
 A Riva 150 já está disposição em toda a rede de concessionárias DAFRA nas cores pérola, preta e vermelha.

Nosso comentário: A Dafra está demonstrando um grande jogo de cintura. Tem feito parcerias excepcionais e popularizado para o mercado brasileiros produtos nem sonhava em ter contato, como as motos BMW e as superesportivas MV Agusta. Na Salão Duas Rodas do ano passado vimos o protótipo da Riva e outros 2 projetos,  que se forem mesmo levados á cabo vão revolucionar o segmento de motos Street de até 250 cc. Mas tenho uma impressão, um forte pressentimento que esta Chinesinha mesmo desprovida de atributos tecnológicos importantes como injeção eletrônica, vai canibalizar a Speed 150, que cuja produção já está a passos de tartaruga, passando de 930 unidades em janeiro de 2011, para 558 unidades em dezembro do mesmo ano. É esperar um pouquinho só pra ver.

Marc Coma vence etapa e lidera motos no Rally Dakar

A etapa desta segunda-feira teve 295 quilômetros de especial, entre as cidades de Santa Rosa de La Pampa

Fonte: Agência Estado.
03/01/2012 08:16
O espanhol Marc Coma venceu nesta segunda-feira a segunda etapa do Rally Dakar entre as motos e assumiu a liderança geral da categoria, ultrapassando o chileno Francisco López, então primeiro colocado. Entre os carros, a vitória foi do catariano Nasser Al-Attiyah, ainda o sexto na somatória das duas primeiras etapas. Ambos defendem os títulos conquistados em 2011.

A etapa desta segunda-feira teve 295 quilômetros de especial, entre as cidades de Santa Rosa de La Pampa e San Rafael, ambas na Argentina, além de 486 km de deslocamento.

Entre as motos, o tricampeão Marc Coma tem 2min30s de vantagem sobre o chileno López. Em terceiro aparece o seu principal adversário, o francês Cyril Despres, que está 2min52s atrás do líder. O melhor brasileiro é Felipe Zonol, o 15.º colocado, com o tempo acumulado de 3h57min34s. Nesta segunda-feira, ele foi o 16.º mais rápido na segunda etapa, completada por ele 3h21min42s. José Hélio Rodrigues aparece em 21.º - foi o 24.º mais rápido no dia.

Entre os carros, a liderança é dos franceses Stephane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, que chegaram na segunda colocação da etapa desta segunda-feira. Peterhansel, que acumula nove título do Rally Dakar (seis nos carros, três nas motos), tem 2min28 de vantagem sobre Gordon e Cambell, dos EUA, e 8min47 para o catariano Al-Attiyah sexto colocado com o navegador Lucas Cruz, da Espanha.

Os brasileiros mais bem colocados são o piloto Guilherme Spinelli e o navegador Youssef Haddad. A dupla assumiu a sétima colocação na classificação geral dos carros ao completar esta segunda etapa em 2h57min15s, quase dez minutos atrás dos mais rápidos do dia, Al-Attiyah e Cruz, que cravaram 2h47min18s. Jean Azevedo e Emerson Cavassin estão em 16.º, mesma posição de chegada deles nesta segunda.

Entre os caminhões, o trio formado por Gerard de Rooy (Holanda), Darek Rodewald (Holanda) e Tom Colsoul (Bélgica) lidera com mais de cinco minutos de diferença sobre os segundos colocados. O caminhão pilotado pelo brasileiro André Azevedo, com Maykel Justo e Jaromir Martinec (República Checa) está em 14.º, mesma posição de chegada na segunda etapa. Já nos quadriciclos o primeiro colocado é o uruguaio La Fuente. Nenhum brasileiro disputa a categoria.

Na terça-feira, o Rally Dacar deixa San Rafael e segue para San Juan, para 208km de especial e 293km de deslocamento.

MAIS MORTES - Nesta segunda-feira, o número de mortes diretamente relacionadas ao Rally chegou a três. Um ultraleve que acompanhava o evento caiu e causou a morte do seu piloto, Luis Marcelo Soldavini, de 37 anos, e seu filho Tomás, de 11. No domingo, já havia falecido o piloto argentino de moto Martínez Boero, após um acidente.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Top ten dos modelos mais vendidos em dezembro de 2011

Dezembro muito melhor que novembro no mercado Brasileiro do motocicletas


Este mês  entre as 10 mais vendidas apenas a Honda XRE300 vendeu menos que novembro, mas foi uma pequena diferença, nada que assuste. Esperamos que agora em 2012 todos os meses sigam a tendência de dezembro/2011.

1º lugar:  Honda CG 150 Titan, com 46.031 unidades.
2º lugar: Honda CG 125 Fan com 40.110  unidades
3º lugar: Honda Biz 125 com  23.048 unidades.
4º lugar: Honda NXR 150 Bros com 20.061 unidades.
5º lugar: Honda Pop 100 com 11.854 unidades.

6º lugar: Yamaha YBR 125 Factor  11.020 unidades. 
7º lugar: Honda CB 300R com 6.961 unidades.
8º lugar Yamaha T 115 Crypton com 3.073 unidades. 

9º lugar: Honda XRE 300, com  2.860 unidades
10º lugar: Yamaha 250 Fazer com 2.680 unidades

domingo, 1 de janeiro de 2012

MOTOS SUPER ESPORTIVAS DE 1399 A 1001 CILINDRADAS.

Texto: Nilson Silva.
MV Agusta, Brutale 1090RR, Italiana de sangue quente; Suzuki Hayabusa GSX 1300, veloz como um falcão ou Kawazaki Ninja ZX 14, precisa como um Samurai? Vai de qual?
A Rádio R2Motos apresenta mais uma postagem da série a série dedique uma canção a quem você ama. Opss!!!!  Não é nada disso. Agora, se o seu coração  acelera, suas pupilas ficam dilatadas e dá um friozinho na barriga quando ouve o ronco agudo da cavalaria de uma super  esportiva, passamos a te mostrar “um caminho sobremodo excelente”. Vem com a gente!!
Como sempre procuramos fazer aqui no R2motos no nosso blog, apresentaremos nesta subcategoria as motos  fabricadas/montadas aqui no Brasil, ou as que sejam importadas mas tenha facilidade de se adquirir/reparar/ manutenir . Com certeza também não falaremos de todas, nem esgotaremos o assunto.
Ao final apresentaremos o nosso  quadro comparativo sintetizando  as informações dos modelos apresentados. Vamos lá então?

MV Agusta Brutale RR 1090
A  de menor cilindrada foi também  a última a desembarcar em terras Tupiniquins. A MV Agusta Brutale RR 1090, que juntamente com a  F4 -1000 e a  R 1090 já estão sendo montadas nas instalações da Dafra em Manaus, Graças a Deus.
 A Brutale está na estrada desde o ano 2000; foi desenhada pelo mestre do Design Massimo Tamburini . É uma evolução do modelo 1090R, com alterações no motor, freio e suspensão. Quanto á ergonomia, a moto oferece uma posição confortável e espaçosa para o piloto. O assento permite que condutores de todas as estaturas encontrem uma posição ideal e empunhem o guidão confortavelmente.
O modelo  conta com dois mapeamentos do motor:Sport e Rain, este último muito útil em situação de piso molhado. mas cuidado! A Brutale empina facilmente devido á curta distancia do entre eixo e ao "nervosismo" do motor
Se o desempenho não deixa a desejar nesta obra de arte o acabamento é impecável. As manoplas são confeccionadas em material especial mais macio e com a inscrição "MV", passando pelo reservatório de fluido de freio e pisca-alerta integrados aos retrovisores, uma exclusividade deste modelo.
 O farol em formato  arredondado com oito leds, que da o efeito de uma linha luminosa.
O painel de instrumentos da 1090RR é compacto, mas traz todas as informações necessárias: indicador de marcha, nível de combustível, velocímetro, botão de emergência, temperatura da água, cronômetro e configuração de mapeamento do sistema de injeção eletrônica. 


Kawazaki  Ninja ZX 14 - 1300.
A Kawazaki Ninja ZX 14 desembarcou por aqui em meados de julho de 2010. A montadora informa que a moto vem sendo importada  regularmente do Japão.
Antes dela reinava absoluta por aqui nesta categoria  a rainha  Suzuki Hayabusa MCCC, primeira e única até então.
Claro que quem chega tem que mostrar a que veio. Desta forma a "Ninjona" não foi nada discreta e foi logo anunciando aos 4 ventos que o seu grande diferencial era a segurança ativa, com freios ABS com precisão samurai  e que não vibram ao entrar em ação, mas permitem freadas firmes, esportivas e até radicais e com segurança adicional.
Outra vantagem destacada pelos japoneses foi a maneabilidades, especialmente em uso urbano apesar de não ser a vocação principal da máquina. Acredite se quiser mas este modelo é ágil na cidade apesar do peso de um quarto de tonelada. Tendo também desenvoltura espetacular em estradas.
Quanto a dirigibilidade como um todo a suspensão absorve bem as irregularidades do solo (leia-se asfalto). Seus múltiplos ajustes ajudam a adequá-la ao modo de cada piloto e não exige esforço para entrar nas curvas esportivamente.
Quanto á ergonomia, oferece uma posição de pilotar relaxada. O banco é generoso e macio e as pedaleiras pouco recuadas favorece passeios mais longos (viagens mesmo).
Em relação ao design, este modelo mistura modernidade e tradição. As ponteiras do escape são cromadas, cilindricas e simples. Os grandes faróis de quatro refletores simétricos,  dois redondos no centro e dosi em forma de gotas nas extremidades. Quando estão todos acesos parecem uma nave espacial em aproximação. 

Suzuki Hayabusa GSX 1300R.
Hayabusa é o nome de um falcão japonês que em voo de mergulho pode atingir até 280 Km/h. A Suzuki foi mais rápida que as outras fabricantes de motos e percebeu o potencial do mercado Brasileiro e desta forma tratou de nacionalizar a sua lendária  moto de série mais veloz do mundo. Tenho certeza que não se arrependeu.
A Hayabusa tem um entre eixo avantajado de 1,48 metros. Este fator, ao contrário da MV Agusta Brutale,  dificulta a empinagem da roda dianteira, mas também não facilita a maneabilidade. causando certa dificuldade em trânsito urbano, mas fazendo da estrada o seu habitat natural.
O Design foi "mexido" em 2009 resultando em diminuição do arrasto aerodinâmico e maior proteção ao piloto, com o aumento da bolha em 15 milímetros e a carenagem mais envolvente. O banco também passou por adaptações e se tornou... digamos mais aconchegante.
E o modo de dirigir? bem, com o exclusivo S-DMS (Suzuki Drive Mode Selector) um seletor que permite ao piloto escolher como a potência e torque são entregues pelo motor. Existe também um sistema de gerenciamento do motor com 32 bits, destinado a otimizar o funcionamento da injeção eletrônica. 
Uma característica importantíssima desta moto é que  a maioria de seus proprietários está plenamente satisfeita. Seja pelo desempenho ou pelo conforto em viagens.

NOSSO COMPARATIVO:
CARACTERISTICAS
MARCA/MODELO/FABRICANTE/MONTADORA
MV AGUSTA BRUTALE RR 1090
KAWAZAKI NINJA 1300 ZX 14
SUZUKI HAYABUSA 1300 GSX
CILINDRADAS
1.078
1.352
1.340
CILINDROS
04
04
04
POTÊNCIA
144,2 cv a 10.300 Rpm
203 cv a 9.500Rpm
197 cv a 9.500Rpm
TORQUE
11,2 Kgm/f a 8.100 Rpm
15,7 Kgm/ f a 7.500 rpm
15,81 Kgm/f a 7.200 Rpm
VELOCIDADE MÁXIMA
265 Km/h
281Km/h
286 Km/h
ZERO A 100-KM/H

3,2 segundos
3,08 segundos
REFRIGERAÇÃO
Líquida
Líquida
Líquida
CÂMBIO
06 marchas
06 marchas
06 marchas
TRANSMISSÃO
Corrente
Corrente
Corrente
SUSPENSÃO DIANTEIRA
Upside-down
Garfo invert. 43 mm
Telescópica invert.
SUSPENSÃO TRASEIRA
Mono amortecida
Uni-trak a gás
Link mono amortecida
FREIO DIANTEIRO
Disco duplo 320mm
Disco duplo 310 mm/ ABS
Disco duplo
FREIO TRASEIRO
Disco único 210mm
Disco único 250 mm
Disco simples
PNEU DIANTEIRO
120X70 aro 17”
120X50  aro 17”
120X70 aro 17”
PNEU TRASEIRO
190X55 aro 17”
190X50 aro 17”
190X50 aro 17”
TANQUE
23 litros
22 litros
21 litros
RESERVA
NI
NI
NI
ALTURA DO SOLO
150 mm
125 mm
120 mm
ALTURA DO BANCO
830 mm
800 mm
805 mm
ENTRE EIXOS
1.438 mm
1.460 mm
1.480 mm
PESO EM ORDEM DE MARCHA
213 Kg*
261 Kg
260 Kg
CORES
Branco/preto e vermelho/prata
Verde
Azul, branca e preta
GARANTIA
NI (um ano?)
NI (um ano?)
NI (um ano?)
PREÇO
r$ 64.000,00
r$ 51.655,00
r$ 56.000,00
CONCESSIONÁRIAS
GO, RS, PR, SC e SP
BA,CE,DF,ES,GO,MG,PE,PR,RJ,RS,SC e SP.
Em todos os estados
STATUS
Nacional
Importada
Nacional



Observações:
 *o peso em ordem de marcha da Brulate foi estimado por nós.
**Não conseguimos  ainda o tamanho da reserva, mas achamos que isto não é fundamental na sua dicisão de compra.
***Como você mesmo pode concluir, cada uma foca uma vantagem especifica. Na minha opinião são todas muito boas com suas peculiaridades.  Se tu dispõe da grana para  isto, vai fundo e seja feliz.

CFMOTO oferece garantia de 3 anos para ATVs e UTVs.

Garantia de 3 anos é com certeza um diferencial importante no cenário de ATVs e UTVs no Brasil A CFMOTO Brasil, subsidiária do grupo interna...