sexta-feira, 19 de agosto de 2011

MOTOS ESPORTIVAS DE 1000 A 751 CILINDRADAS

Texto: Nilson Silva.
Honda CBR 1000 Fire Blade; Kawazaki 1000 ZX 10 Ninja; Suzuki GSX 1000 ou Yamaha YZF R1 - 1000. Qual a esportiva de mil cilindrada combina com você?
A você que  acompanha o R2Motos (ou não) e  é "fissurado" em esportivas, com certeza já leu nossas postagens sobre esportivas até 250cc http://r2motos.blogspot.com/2010/10/motos-esportivas-ate-250-cc.html e outra sobre motos esportivas de 251 a 750 cc http://r2motos.blogspot.com/2010/12/esportivas-de750-251-cilindradas.html
Pois agora que você está mais "rapazinho", (ou mocinha?) e está requerendo ações que provoquem uma descarga maior de adrenalina, nós resolvemos  dar uma força na escolha de sua nova máquina, fazendo um comparativo sobre as  marcas que são encontradas mais facilmente no Mercado Brasileiro. Ao final vamos sim lhe indicar a melhor compra. Porque não?
Então vamos lá, em ordem alfabética pra mostrar que somos um "veículo" com total isenção.



Começaremos com a Honda CBR 1000 Fire blade que possui escapamento "centre-up, para facilitar inclinações nas curvas; suspensão traseira uni pro link ancorada na balança de alumino permitindo múltiplas regulagens; sistema de proteção com codificação eletrônica da chave de ignição; amortecedor eletrônico progressivo de direção; painel totalmente eletrônico, compacto e funcional, mas  tacógrafo com mostrador analógico.


A segunda a presentação seguindo nosso parâmetro é a Kawazaki Ninja ZX 1000, que foi reformulada e "nacionalizada" recentemente. Entre os destaque está o controle de tração ( S-KTRC) com 3 modos de condução, um inclusive para pistas molhadas;modo de  potencia, composto por três fases Full, Middle e Low, dispositivo que permite ao condutor selecionar a entrega de potência com sua preferência e condiçãoJuntando o controle de tração com o controle de potência então já temos seis modos de condução não é verdade?
 O quadro possui viga dupla de alumínio  que permite maior rigidez e, consequentemente maior estabilidade, além de uma condução mais linear. A nova suspensão dianteira BPF é um dos grandes fatores que contribuem para o comportamento destacado da nova Ninja ZX-10R sob frenagem. Vamos ficar devendo informações sobre o painel e outras inovações tecnológicas.

Na terceira apresentação mostraremos a Suzuki GSX-R 1000, que vem com sistema de exaustão avançado, com baixa emissão de poluentes e redução de ruídos: possui também o Drive Mode Seletor, que  possibilita a escolha do modo de pilotagem de acordo com a preferência do piloto ou condições da pista; a suspensão dianteira possui o sistema  Big Piston  Front Forks, em que válvulas de compressão e retorno correm diretamente dentro do tubo interno; a suspensão traseira possui ajustes de força do amortecimento de retorno, compressão em alta e baixa e ajuste de pre carga da mola; painel de instrumento em LCD com:  4 hodômetros, cronômetro de volta, relógio, regulagem de intensidade de luminosidade  e outros.


Finalizando esta etapa apresentaremos a Yamaha YZFR1, que se apresenta com Chassis Delta box, em alumínio; motor com virabrequim estilo cross plane que proporciona características de torque excepcionalmente puro e altos níveis de tração; suspensão traseira e dianteira otimizadas, com concentração de massas o que facilita a aderência ao solo principalmente nas curvas, isto tudo segundo o fabricante, que como se ode ver deu ênfase especial ao quesito motor.


E agora nossa dica de compra:
Um produto com preço médio superior a 50  mil reais é algo de grande envolvimento emocional e requer uma decisão acertada. Por outro lado o Mercado Brasileiro de Motocicletas nesta sub categoria  é extremamente competitivo. Cremos que as diferenças em termo de estética, design, desempenho e tecnologia são mínimas. Resta então a atenção ao cliente principalmente no pós venda. E as marcas destas máquinas como elas são percebidas? 


A Honda é o maior fabricante Brasileiro de motos,  tem uma rede de concessionárias imbatível, mas o carro chefe de seus produtos por aqui são as streets de baixa cilindradas. a CBR 1000 Fireblade é importada. O Brasil é o terceiro mercado mundial de motos. Porque não produzí-la aqui?
Nota 9,0 para o site do Honda CBR 1000.http://www4.honda.com.br/cbr2011/#/game É um dos melhores que já vi em termos de conteúdo interação. Só não leva um 10 pela falta de algumas informações


A Kawazaki já esteve em Terras Tupiniquins em outras épocas, saiu sem dizer adeus, mas voltou em 2008 e parece que veio pra ficar. Prova disso é a "nacionalização" de vários modelos inclusive a ZX 10. Ao contrário da Honda não tem o foco nas motos de baixa cilindradas. É percebida como fabricante de motos Premium esportivas. A rede de concessionarias ainda é pequena mas está em expansão.
Nota 7,5 para o site da kawazaki. http://www.kawasakibrasil.com/produtos-detalhe.asp?ID=25  Tem uma estética boa mas é um tanto estático. Não oferece possibilidades de interação e também está carente de algumas informações que julgo elementares para o produto.


A Suzuki já está por aqui há mais tempo, tem quase todos os seus produtos "nacionalizados" possui uma  ampla rede de concessionárias e é sinônimo de moto esportiva. isto sem dúvida se torna uma grande vantagem.
Nota 8,0 para o site da Suzuki. http://www.suzukimotos.com.br/modelos/GSX-R1000/GSX-R1000.html   Tem muitas fotos, mas também deixa a desejar quando o quesito é informação sobre o produto. Pouca interação.


A Yamaha a exemplo da Honda aqui no Brasil Produz em maior escala as motos de baixa cilindradas. como é sempre a segunda colocada no mercado possui a segunda maior  rede de concessionárias. É percebida como uma fabricante de bons produtos, mas a YZRF-1 é importada. 
Nota 7,0 para o site da Yamaha. http://www.yamaha-motor.com.br/web/site/yzfr1.aspx  É um tanto estático, sem animação e carente de informação sobre o produto


Indicamos então pra você que vai pegar uma 1000cc esportiva, uma supermáquina reluzente, chamativa, bonita e atraente,  sabe qual? A que despertar uma grande paixão, que tocar o seu coração, já que a aquisição de uma moto é algo passional  concorda? Mas antes de decidir dê uma olhada com muito carinho no quadro comprativo que fizemos
   

CARACTERÍSTICA
MOTOCICLETA ESPORTIVA
HONDA CBR 1000
KAWAZAKI ZX 10R
SUZUKI GSX-R 1000
YAMAHA YZF-R1
Motor
999,8cc; 4 cilindros; 11,4 Kgf.m a 8.500 Rpm
998cc; 4 cilindros; 11,4 Kgf.m a 11.500 Rpm
999cc; 4 cilindros; 11,9 Kgf.m a 10.000 Rpm
998cc; 4 cilindros;11, 8 Kgf.m a 10.000Rpm
Potência máxima
178,1 cv a 12.000 Rpm
200,9 cv a 13.000 Rpm
185 cv a 12.000 Rpm
182 cv a 12.500 Rpm
Refrigeração
Líquida
Líquida
Líquida
Líquida
Câmbio
6 marchas
6 marchas
6 marchas
6 marchas
Tanque
17,7 litros
17 litros
17,5 litros
18 litros
Freio dianteiro
Disco duplo 320mm
Disco duplo 300mm
Disco duplo 310 mm
Disco duplo 310 mm
Freio traseiro
Disco simples 220mm
Disco simples 220mm
Disco simples
Disco simples 220mm
Sistema ABS
Opcional
Opcional
Não disponível
Não disponível
Pneu dianteiro
120X70 aro 17”
120X70 aro 17”
129X70 aro 17”
120X70 aro 17”
Pneu traseiro
190X50 aro 17”
190X55 aro 17”
190X50 aro 17”
190X55 aro 17”
Suspensão traseira
Upside down 120mm
Garfo 120mm ajustável
Telescópica invertida
Garfo 120 mm
Suspensão traseira Pró link 138 mm Back link 149 mm Link monoamortecido Braço oscil. 120 mm
Altura do solo 130 mm. 135 mm 130 mm 135 mm
Altura do assento 820 mm. 813 mm 810 mm 835 mm
Zero a 100 Km/h




Vel. Máxima




Peso em ordem m.
195 Kg (aprox.)
198 Kg
205 Kg
202 (estim.)
Preço
56 mil a 58 mil Reais
61.250 a 65.655 mil Reais
58.900 Reais
57.000 Reais
Cores
Azul metálico; laranja/preto e preto.
Verde metálico e preto metálico
Azul metálico e Branco
Azul, preta e vermelha
Garantia
01 ano
01 ano
01 ano
01 no
Ranking de vendas
1ª (8,33%)
NI
2ª (3,64%)
3ª (3,61%)
Status
Importada
Nacionalizada
Nacionalizada
Importada
Nota do Site
9,0
7,5
8,0
7,0



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

BMW G650 GS: MUDAMOS DE ESTILO



Texto: Nilson Silva.
Foto: Lis Costa.
Nossa primeira moto foi uma Honda CG 125, ano 1982, conforme já relatamos aqui.
 (E Dinossauro das motos é a vovozinha, com todo respeito a senhora sua progenitora). Dela, ficamos uns 20 anos sem se interessar por motos. Daí pegamos uma Yamaha TDM 225 em 2002. Desta migramos par uma Yamaha Lander 250 em 2007. Agora em 2011, Deus nos permitiu pular para uma moto maior. Assim mudamos de marca, de categoria, de cilindrada e de estilo de uma só vez.
A moto Bávara é muito diferente de todas as outras que tive. Tem um porte avantajado e chama atenção por onde passamos. Tem uma pegada excelente e uma ciclística ótima. Mês passado testamos num fim de semana  em Pirinópolis. Apesar do peso conseguimos conduzí-la tranquilamente nos 40 Km de estrada de terra com muita poeira da Cachoeira do Abade.
A máquina tem algumas coisinhas estranhas, como o manual do proprietário em português de Português, que tem umas palavras e expressões esquisitas, como chamar freios de travões: a verificação do nível de óleo de ser procedida com o motor quente. e ausência de orientação sobre a quilometragem para troca de óleo.
O painel também não é lá um primor de acabamento, design e informações, deixa muito a desejar, mas e no novo modelo foi modificado e está com uma aparência melhor. O freio com sistema ABS é legal. e pode ser desligado quando em estradas poeirentas. Foi o que fiz na trilha da cachoeira.
Quanto a altura do solo temos que nos reeducar, pois com a Lander já chagamos a pular quebra-molas a mais de 90 por hora. E com esta 650 de vez em quando o peito de aço raspa no chão, mesmo em baixa velocidade. Temos que ser mais comedidos! rsrsrsr
O tanque de 17,2 litros pra mim é outra vantagem, pois fica com uma autonomia bastante elástica, já que na velocidade que andamos cravamos 24 km por litro.
No geral, estamos contentes  e querendo muito fazer uma viagem de longo curso o quanto antes pra testar mais efetivamente a máquina.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Top five das Marcas em julho de 2011.

Este mês foram emplacadas 160.197 unidades, contra 161.784 no mês passado. Um pequeno decréscimo. Mas se levarmos em conta o acumulado do ano, comparado com 2010, o segmento está  no lucro com um acréscimo de 10.14%.
Quanto ao comportamento das marcas também não houve alterações,senão vejamos:
5º lugar: Kasinski, com 2.967 unidades e 1,85% do mercado.
4º lugar: Suzuki,com 3.422 unidades e 2,14% do mercado
3º lugar: Dafra, com 3.966 unidades e 2,48% do mercado
2º lugar: Yamaha, com 19.505 unidades e 12,18% do mercado.
1º lugar: Honda, com 125.060 unidades e 78,07% do mercado.
Fonte Fenabrave.
Texto: Nilson Silva

Top ten dos modelos mais vendidos em julho/2011

Este mês não houve alterações significativas entre os 10 primeiros colocados. Uma inversão entre o primeiro e o segundo, mas isto sempre acontece. Agora, depois dos dez primeiros verificamos uma tendência de queda com a Suzuki Yes 125. Será que é por causa do lançamento da 150?
10º lugar: Yamaha T 115 Crypton, com 1.856 unidades.
9º lugar: Honda XRE 300, com 2.648 unidades.
8º lugar: Yamaha Fazer 250, com 2.928 unidades.
7º lugar: Honda CB 300R, com 6.371 unidades.
6º lugar: Honda Pop 100, com 7.351 unidades.
5º lugar: Yamaha YBR Factor 125, com 10.800 unidades.
4º lugar: Honda NXR Bros150,com15.405 unidades
3º lugar: Honda Biz 125, com17.847 unidades.
2º lugar: Honda CG 125 Fan, com 23.488 unidades.
1º lugar: Honda CG Titan 150, com 40.417 unidades.
Fonte: Fenabrave.
Texto: Nilson Silva

CFMOTO oferece garantia de 3 anos para ATVs e UTVs.

Garantia de 3 anos é com certeza um diferencial importante no cenário de ATVs e UTVs no Brasil A CFMOTO Brasil, subsidiária do grupo interna...