domingo, 31 de julho de 2011

Brasilia Motocapital/2011, segundo o R2Motos

Lindo entardecer no Planalto Centrol
R2Motos visitou o Brasilia Motocapital no fim de tarde do dia 30 de julho.
Não há como não ficar admirado com a grandiosidade do evento. A granja do Torto se torna literalmente na “Cidade das Motos”. Logo na entrada somos recepcionados por um engarrafamento de motos, mas nada que chegue a assustar. Após meia hora de stop and go, em sentido único e já ao lado do palco principal, finalmente um lugar para estacionar.
A “Cidade das Motos” tem uma praça central com um grande palco e outros espalhados por todo o perímetro.  Os moto clubes são instalados em tendas nas bordas das ruas e as barracas ficam geralmente  após as tendas mais para o fundo.
Carlos e Helenice, o casal andarilho.
Existem no Parque de Exposição da Granja do Torto lanchonetes, bares, bancos 24 horas, loja de conveniência restaurantes, roupas, concessionárias de moto e comércio diversificado de acessórios e produtos que tenham relação com o mundo das duas rodas
No Departamento de Trânsito do Distrito Federal existem aproximadamente 150 mil motos registradas. Um número pequeno se comparado com a maioria de outras unidades da Federação. Mas quando se trata de eventos relacionados a motociclismo, o pessoal daqui tem as manhas de arrebanhar. O Brasilia Motocapital de 2010 juntou aproximadamente 180 mil. O Red Bull MotoCross free style de maio deste ano teve mais de 100 mil visitantes e neste a estimativa segundo Marco Portinho organizador do evento é de 250 mil motociclistas de todo o Brasil,  Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e até da França.
Conversamos com Carlos “Pezão” e sua esposa Helenice ambos de 36 anos, do estado de Minas e que resolveram adotar um modo de vida diferente. Trabalharam duro economizaram um tempo, compraram uma moto e estão na estrada há cerca de 2 anos. Já percorreram as Américas do Alaska á Patagônia. Também já foram para Europa  e querem ir para a África. Parar? Só quando não tiver mais grana, segundo Carlos. O casal afirma que é possível andar por longas caminhos conhecer  vários países gastando relativamente pouco. Aproximadamente um terço do que se gasta normalmente. Bastando para tanto apenas abrir mão de certos luxos, perfeitamente dispensáveis. Vieram de Petrolina-PE, para o Brasilia Motocapital e daqui vão para Tocantins, Pará, Acre, Rondônia e Amazonas antes de ir para o Continente Africano.
Entre as atrações podemos destacar cursos de primeiros socorros, de condução em rodovias, Globo da morte, Telecatch, Banda Gospel, Marcelo Nova, Made in blues, Rock Forever, The Feveres e muito mais. Merece mensão especial a exposição de motos Clássicas, basicamente com modelos das décadas de 70 e 80, com destaque especial uma Yamaha RD 350 ano 74, vermelha reluzente,  de fabricação japonesa, mas que ganhou o alcunho de viúva negra.
Motos Clássicas dos anos 70 e 80
Um abraço muito especial para o Portinho organizador deste grandioso evento e para a moça da RP a Luara, pela atenção e presteza que nos foi dispensada.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Kawasaki Ninja ZX-10R será nacionalizada ainda este ano.


Texto: Fenabrave.
Foto: Kawazaki.
Agora sim, Uma japinha muito apimentada muito "verde e amarelo".
A Kawasaki Ninja ZX-10R, recém chegada ao Brasil, é reconhecida por seu excelente desempenho e conta com o que há de melhor em engenharia. Como toda a Ninja, possui o DNA exclusivo da marca japonesa, caracterizado pela alta performance e o visual agressivo. Neste segundo semestre, a versão 2011 entrará para a linha de montagem na fábrica da marca no Pólo Industrial da Manaus (AM) e contará com a opção dos freios ABS KIBS, uma das grandes mudanças sofridas pelo modelo, passando a ser a primeira motocicleta de série com sistema de comunicação entre a centralina e o ABS. Além disso, o modelo permanece com os sistemas: Power Mode (Modo de potência), que permite ao piloto escolher a melhor seleção de potência, além do conceituado S-KTRC (Controle de Tração Esportiva Kawasaki), que dispõe de três modos de uso: esportivo, esporte-urbano e uso em piso molhado, facilitando o controle da motocicleta em diferentes situações.

Os engenheiros da marca ousaram na nova versão e implementaram na Ninja ZX-10R o exclusivo sistema de freios ABS KIBS (Sistema de antitravamento inteligente de frenagem Kawasaki). O dispositivo utiliza diversos sensores que, além de fazer integração para o monitoramento de dados vindos das rodas dianteira e traseira, também monitora a pressão hidráulica da pinça frontal e a centralina de ignição, armazenando o máximo de informações possíveis – posição do acelerador, giro do motor, atuação da embreagem e posição de marchas. Isso viabiliza uma atuação precisa e eficaz na frenagem, minimizando os pulsos do ABS e reduzindo a perda de contato do pneu traseiro com o solo, garantindo maior performance e segurança.

Natualmente, pelas altas velocidades atingidas e grande aceleração, a traseira dos modelos superesportivos têm a tendência de perder o contato com o chão durante uma frenagem mais forte. Monitorando a pressão hidráulica da pinça dianteira, o KIBS consegue regular o aumento da pressão, reduzindo consideravelmente o processo em que a roda perde contato com o solo.
A unidade do ABS é aproximadamente 45% menor (por volume) e 800 gramas mais leve que as atuais. O sistema acrescenta apenas 3 kg comparados aos modelos sem o ABS, o que contribuiu para que os engenheiros reduzissem em 10 kg o peso da Ninja ZX-10R 2011 em comparação a sua antecessora.

A Ninja ZX-10R, além de conter muitos benefícios visando desempenho e segurança, é capaz de gerar incríveis 200,1 cv de potência máxima com torque de 11,4 kgfm a 11.500 rpm, isso por estar equipada com motor de 998 cc quatro tempos de refrigeração líquida. O modelo nacionalizado já pode ser encontrado nas principais concessionárias autorizadas Kawasaki de todo o país na cores: tradicional Lime Green (verde) e Metallic Spark Black (preto) ao preço público sugerido de R$ 59.990,00 e R$ 63.990,00 equipado com freios ABS. (preços sem o frente incluso).

quarta-feira, 27 de julho de 2011

AGENDA DO BRASILIA MOTOCAPITAL (Aproveite, ainda dá tempo)

Atrações
O encontro acontece durante cinco dias. Durante esse tempo, estão programadas várias atrações como shows de rock, Globo da Morte, Luta Livre Telecatch, Rally de Regularidade, cursos, passeios turísticos e muito mais. A parte musical inclui grandes nomes representados através de covers das melhores bandas, como The Beatles, Creedence Clearwater Revival, The Doors, Jimi Hendrix e Janis Joplin. E ainda, shows das bandas Blitz, Fevers, Caça Níquel, Ligação Direta e o lançamentos do CD de Celso Blues Boy e CD Duplo, DVD e Blue Ray de Marcelo Nova.
No local, também há espaço para camping e exposição de motoclubes que, a quatro meses do evento, já está lotado. Isso significa muita confraternização para os participantes e visitantes.
VIII BRASÍLIA MOTO CAPITALShows | Exposições | Telecatch | Globo da Morte |Cursos etc27 a 31/07 de 2011Parque de Exposições Granja do TortoPara Motociclistas a entrada é FRANCAPara Acompanhantes | Garupa R$ 5
Entrada Pedestre R$ 10
PROGRAMAÇÃO OFICIALAtração  Dia/hora 27/jul (quarta)Vassoura Eletrica  19:00Geriatric Blues Band  20:30Apresentação Globo da Morte 21:00
THE FEVERS 22:00
28/jul (quinta)Joe Cocker Cover 19:00Happy Jacks (The Who Cover) 20:30Apresentação Globo da Morte 21:00Travelin Band (Credeence Cover) 22:00Jimy Hendrix Cover (Haroldinho Matos) 23:30
Quinta Essência (Janis Joplin Cover) 00:00
29/jul (sexta)Sargento Pimenta (Beatles Cover) 19:00Back Door Band (The Doors Cover) 20:30Apresentação Globo da Morte 20:30Caça Niqueis 22:00Apresentação Telecatch 22:00Apresentação Globo da Morte 22:30Time Machine 23:30Ligação Direta 00:30
MARCELO NOVA 01:30
30/jul (sábado)Curso de Condução em Rodovia 12:00Curso de Primeiros Socorros 13:00Apresentação Globo da Morte 14:30
Apresentação Globo da Morte 15:00
PASSEIO MOTOCICLISTICO POR BRASÍLIA 16:00Renato Rio Blues 18:00Rock Four ever  19:30Apresentação Globo da Morte 19:30Apresentação Telecatch 20:00Lingua Preta 21:00Apresentação Globo da Morte 22:00Tributo Elvis Presley 22:30Barto Blues Band 00:00
CELSO BLUES BOY 01:30
31/jul (domingo)Apresentação Globo da Morte 11:00Made in Blues 11:00Paralello Blues 12:00U2 Rubinho 14:00
Rock Fourever  15:00
*Sujeito a AlteraçõesFuncionamento: durante todo o diaClassificação Indicativa LivreRealização: Impacto Organização de EventosMais informações no site do encontro:

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Kasinski terá segundo turno em Manaus, AM

Fonte: Fenabrave

A CR Zongshen, que detém a Kasinski desde 2009, está se preparando para aumentar a produção de sua atual fábrica em Manaus. De acordo com o site do jornal Valor Econômico, um segundo turno de produção começa a operar nos primeiros três meses de 2012. Segundo o presidente da empresa, Cláudio Rosa Júnior, o turno extra permitirá elevar a produção para 10 mil a 12 mil motos por mês. 

No primeiro semestre deste ano, a Kasinski já vendeu mais de 26 mil motos, três vezes acima de igual período de 2010. Atualmente, ela ocupa o quinto lugar no ranking de vendas, com 1,4%. Ano passado esse número não chegava a 0,9%.


O aumento da produção servirá também para atender uma nova demanda da empresa, a produção das motos da marca Flash, que serão vendidas na rede Máquina de Vendas, uma holding formada pelas lojas Ricardo Eletro (forte em Minas Gerais), Insinuante (Nordeste especialmente) e City Lar (grande no Nordeste e Centro-Oeste). 


A Kasinski é mais um desses complicados frutos da globalização. Em 2009, o empresário Abraham Kasinsky, cansado de olhar para o teto após a venda da Cofap, passou a montar as motocicletas sul-coreanas Hyosung, nas quais colocou seu sobrenome, trocando o “y” final por “i”. 


Com as sucessivas altas do dólar no início da década anterior, as motocicletas sul-coreanas ficaram com o preço pouco competitivo ante as nacionais. Naquele momento, a Kasinski começou a trazer da China as motos menores, até 150 cc (a coreana Hyosung Mirage 250 continua sendo nacionalizada até hoje). 


A escolha inadequada de projetos e fornecedores chineses e a falta de testes efetivos com essas motos (havia gente na área de desenvolvimento que nem mesmo pilotava motos) comprometeu o futuro da marca. Veio a crise de 2008 e parte do setor, com forte dependência de financiamentos, começou a abrir o bico em 2009. Foi quando Cláudio Rosa Júnior deixou a Sundown, juntou-se à Zongshen (grande fornecedor dessa outra marca) e adquiriu a Kasinski. 

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Kasinski Comet GT 250 por r$ 9.990,00 até 31/08.

Texto: Nilson Silva.
Foto: Kasinski.
A montadora Sino-brasileira Kasinski, terceira colocada no ranking das fabricantes nacionais, está com uma promoção imperdível. Se o seu estilo é Street/naked de baixa cilindrada, aproveite e boa sorte.
O modelo Comet GT 250 está com preço especial até o dia 31 de agosto. Passando de r$ 11.700,00 para r$ 9.990,00 em todas as concessionárias participantes.
Vale lembrar que é uma moto de 250 cc, com motor de 2 cilindros em "V", que desenvolve 32 cavalos de força e com injeção eletrônica e que ainda possui um painel lindo e garantia de 3 anos. Particularmente não morro de amores pelo design dela. Prefiro a irmã bem vestida (Comet GTR 250).

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Versys Tourer 650 da Kawazaki: impondo respeito nas estradas

Texto e foto: Kawazaki Motos do Brasil
A versão Tourer da Maxi Trail Versys 650 é reconhecida na Europa pelo seu conforto, versatilidade e facilidade, principalmente, no transporte de bagagens. O modelo possui acessórios com apelo touring: malas laterais, protetores de mãos e pára-brisas com tamanho maior e com a inclusão de um defletor fixado em sua extremidade e será comercializado aqui no Brasil como itens de série.
Visual moderno
A Versys Tourer tem estilo arrojado e típico de uma legítima Maxi Trail. A bolha frontal ganhou ainda mais destaque com a inclusão de um pára-brisa de maior dimensão, que com ao auxilio do pequeno defletor fixado em sua extremidade, direcionará o vento frontal para cima evitando o contato com o rosto do piloto.
Segurança
Visando a segurança do piloto e a busca pelo apelo touring, a Kawasaki decidiu incluir nessa nova versão protetores de mãos pintados na cor do modelo, dando um toque de modernidade.
Malas laterais
As malas laterais são exclusividade do modelo e possuem uma excelente capacidade de transporte, proporcionando maior comodidade em percursos longos, permitindo que o piloto e/ou garupa não carreguem malas e peso extra em suas costas.
Motor potente 
Assim como em sua versão original, a Versys Tourer está equipada com motor bicilindrico de 649 cc refrigerado à água que gera 64 cv de potência a 6.500 rpm e conta com um torque máximo de 5,1 kgfm a 3.000 rpm, junto a transmissão de seis marchas.
Painel de instrumentos 
A Versys Tourer traz painel com iluminação em LED, melhorando consideravelmente a visibilidade à noite, e garantindo acesso a itens fundamentais como: velocímetro digital, indicadores de rotação e marcadores do nível de combustível, além, é claro, de hodômetro parcial e total.
Posição de condução
A posição de condutor permanece ereta e, auxiliado pelo guidão mais largo, proporcionam ao motociclista uma condução muito mais confortável e relaxada, mesmo em viagens de longos trajetos.
Tanque de combustível
Com capacidade para 19 litros, o tanque de combustível proporciona boa autonomia, além de evitar constantes paradas em postos de combustíveis.
Rodas esportivas de 17''
A Versys Tourer possui agilidade por ser equipada com rodas de 17 polegadas e pneus para uso urbano, tanto na parte dianteira quanto na traseira.
Suspensão de curso longo
A combinação de uma suspensão dianteira invertida e a suspensão traseira de curso mais longo com mola com ajustes, é uma das chaves do conforto e controle ativo oferecido pela Versys. Isso a torna mais segura independente das condições de estrada.
ABS Opcional
Para permitir ainda mais segurança ao condutor e seu passageiro, a Versys Tourer traz como item opcional o sistema de freios ABS. Os discos triplos em formato de pétalas proporcionam maior eficiência nas frenagens sem que haja o travamento da roda. 
Opção e preço:
Kawasaki Versys Tourer 650 modelo 2011, preços sugeridos (incluso frete, não inclusos seguro e ativação): R$ 33.749,00 e R$ 36.782,00 com ABS em  SP / RJ;  R$ 33.818,00 e 36.854,00 com ABS no DF / GO / MG / ES; 
R$ 33.887,00 e R$ 36.926,00 com ABS em SC / PR;  R$ 34.025,00 e 37.070,00 com ABS no RS.
Demais Estados: Consulte a concessionária autorizada local.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Região Nordeste disputa com Sudeste liderança na venda de motos.

Texto: Fenabrave.
O fortalecimento da demanda no Nordeste está por trás da retomada na indústria de motocicletas, que conseguiu recuperar no primeiro semestre os patamares de vendas e atividade registrados antes da crise financeira.

Em dois meses deste ano - janeiro e março -, os emplacamentos de motos na região chegaram a superar os do Sudeste. A participação do Nordeste no mercado nacional de motos, que era de 23,6% há nove anos, chegou a 34,1% no mês passado.

Quando se considera todo o semestre, o consumo nordestino praticamente se equiparou ao mercado do Sudeste, onde está a maior frota desse veículo no país.

Para a Abraciclo, que representa os fabricantes de motos, a melhora de poder aquisitivo dos nordestinos - resultante de políticas de transferência de renda, inflação controlada e redução do desemprego - mais o acesso ao crédito pela população de baixa renda ajudam a explicar o movimento.

"O Bolsa Família tem um impacto enorme no Nordeste", diz Roberto Akiyama, presidente da Abraciclo, ao comentar os efeitos do programa do governo federal sobre o segmento de duas rodas.

O mercado nordestino já abriga 551 concessionárias de motos, o que, na análise por região, corresponde à segunda maior rede de distribuição do país, ainda muito atrás, contudo, do Sudeste, onde 897 revendas estão instaladas.

De janeiro a junho, a produção chegou a 1,08 milhão de unidades, perto do recorde de 1,11 milhão de motos registrada no primeiro semestre de 2008 - período anterior à quebra do Lehman Brothers.

Na comparação com a primeira metade do ano passado, a produção das fábricas de motos cresceu 24,6%. Só em junho foram produzidas 163,17 mil motocicletas, 14,5% a mais do que o mesmo período de 2010. Em relação a maio, contudo, houve queda de 19,9%, desempenho atribuído à paralisação da linha de produção de algumas montadoras em decorrência de manutenção ou férias coletivas.

Dados da Abraciclo mostram que as vendas no atacado - da montadora para concessionária - cresceram 18% no primeiro semestre, chegando a 1,03 milhão de unidades. Esse volume está muito próximo do recorde apurado no primeiro semestre de 2008, quando 1,04 milhão de motos foram negociadas.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Top five das Marcas em junho de 2011.

Este mês foram comercializadas 161.771 motocicletas no Brasil, contra 171.690 em maio.Uma retração de 5.78%.  Mas como sempre dizemos não há motivo para pânico, pois o saldo foi  bastante positivo se comparado a junho de 2010, com um aumento de 16.68%. A previsão de comercialização para Junho era 152.029. portanto de qualquer forma o saldo foi positivo.
Vamos ver os números das Marcas:
1º lugar: Honda, com 127.430 unidades e 78,77% do mercado. 
2º lugar: Yamaha com 18.816 unidades e 11,63% do mercado.
3º lugar: Dafra com 4.087 unidades e 2,53% do mercado.
4º lugar: Suzuki com 3.530 unidades e 2,18% do mercado. 
5º lugar: Kasinski com 2.557 unidades e 1,58% do mercado; e resolvemos fazer desse Top five um Top Six, apresentando em...
6º lugar: a "Japinha Cheiro Verde" Kawazaki, com 984 unidades e 0,61% do mercado.
Lembramos sempre que estes números referem-se a motocicletas emplacadas. 

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Harley Davidson inaugura loja em Campinas-SP.


Fonte: Fenabrave.
Comentário: Nilson Silva.
A Harley-Davidson realizou na última sexta-feira, dia 01º de julho, a inauguração oficial de sua primeira concessionária em Campinas (SP), a Tennessee Harley-Davidson. Localizada no bairro de Sousas, a concessionária é mais um ponto para os apaixonados e fãs da marca encontrarem os produtos Harley-Davidson. 
“A Tennessee H-D é muito importante para a Harley-Davidson, pois vai atender uma demanda muito grande que temos na cidade de Campinas e região. Queremos ampliar a nossa presença para oferecer uma experiência premium aos nossos clientes”, afirma Longino Morawski, diretor-superintendente da Harley-Davidson do Brasil. 
A Tennessee Harley-Davidson comercializa toda a linha de motocicletas Harley-Davidson disponível no País, peças genuínas, acessórios, motorclothes e equipamentos de segurança. A concessionária realiza também a prestação de serviços de assistência técnica para os clientes. 
“Estamos muito felizes em trazer para Campinas o universo Harley-Davidson. Nossa intenção é fazer com que nossos clientes vivenciem o verdadeiro espírito de liberdade dessa marca centenária”, afirma Gustavo Barros, sócio da Tennessee Harley-Davidson. 
A concessionária, assim como outras unidades da marca, também é um ponto de encontro dos motociclistas e um espaço de eventos do HOG (Harley-Davidson Owners Group), o clube exclusivo de sugestão: proprietários de motocicletas Harley-Davidson. 

Nosso comentário: Esta já é a terceira inauguração do mês de julho da marca americano, no Brasil. Já tínhamos noticiado aqui uma loja em porta Alegre e uma na Barra Funda também em São Paulo. Depois das brigas e desentendimentos com o Grupo Izzo, a HD está mostrando a que veio! Estamos Querendo saber quando vamos ter a nossa Concessionária Harley aqui no Distrito Federal.


Serviço: 
Tennessee Harley-Davidson 
Avenida Antonio Carlos de Couto Barros, 1.510 – Sousas – Campinas –  São Paulo.
Fone: 19 3758-4400

sábado, 2 de julho de 2011

Balanço parcial 1º semestre/2011.

R2Motos revela desejo de crescer
Por Nilson Silva
Este mês o R2Motos ultrapassou a barreira dos sessenta mil visitantes. Continuamos com o nosso planejamento de chegar a seis dígitos até dezembro e para que isto aconteça continuamos contando com a sua participação, Motonauta.

Outra marca importante é a quantidade de postagem. Estamos chegando a 100 postagens e outro grande número de comentários, quase todos devidamente respondido, pois temos tempo para isto.
Queremos continuar contando com a sua participação e pedimos que seja mais ativa criticando, sugerindo e elogiando para que possamos melhorar e ser um canal diferenciado sobre o mundo das duas rodas.

Um Moto abraço, e que a paz do Senhor jesus repouse em cada coração.
Nilson Silva.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Top ten dos modelos mais vendidos em junho/2011.

Texto; Nilson Silva
Fonte: Fenabrave
Baixa um, baixa geral também vai baixar você?
Neste mês tivemos uma baixa quase geral entre os 10 modelos mais vendidos. Não sabemos determinar as causas. O mês está cheio teve apenas um feriado e não estamos visualizando outras conjunturas, mas daqui a pouco os especialistas do setor com certeza darão suas explicações.
Sem mais delongas vamos aos números:
Primeiro lugar: Honda GC 125  Fan,com 39.565 unidades.
Segundo lugar: Honda CG 150 Titan, com 32.940 unidades.
Em terceiro lugar: Honda Biz 125, com 18.421 unidades.
Em quarto lugar: Honda NXR Bros 150, com 16.302 unidades.
Em quinto lugar: Yamaha YBR Factor 125, com 10.208 unidades.
Em sexto lugar: Honda Pop 100, com 7.614 unidades.
Em sétimo lugar: Honda CB 300R, com 6.908 unidades.
Em oitavo lugar: Yamaha Fazer 250 com, 2.862 unidades.
Em nono lugar: Honda XRE 300, com 2.815 unidades.
Em décimo lugar: Yamaha T115 Crypton, com 1.952 unidades.

De todos este modelos listados apenas a Honda Pop 100 e a Yamaha YBR Factor 125 apresentaram saldo positivo em junho.

Nova Suzuki Street Injetada: 150 ou 250?

Por Nilson Silva.
Onde tem fumaça tem fogo diz o ditado popular. Nos últimos dias vemos vários rumores na rede mundial de computadores sobre um novo lançamento da Suzuki para o Mercado Brasileiro. O próprio Site da montadora está com um teaser sobre o assunto.Qualquer que seja o desfecho deste burburinho, esperamos competitividade por parte da japinha número 3, pois nesta categoria ele dispõe apenas da Yes 125, que a nosso ver é um projeto de tecnologia e design defasados.
Todos sabemos que tem espaço para mais um lançamento desta categoria aqui no Brasil.  O mercado é  amplamente dominado pela Honda e pela Yamaha. Pra mim basta caprichar um pouquinho na qualidade e no visual. Um tempinho extra de garantia a exemplo do que fez a Kasinski também seria muito bem vindo. Um diferencial e tanto.

Piaggio estará com seus triciclos na Agrishow a partir da próxima semana

  Marca italiana, pioneira na fabricação de triciclos no mundo  comercializa no Brasil os modelos para carga até 500kg e para passageiros. O...