sexta-feira, 29 de abril de 2011

Abraciclo tem nova Diretoria

Roberto Yoshio, da Honda. Sangue novo na Abraciclo.

Texto: Fenabrave. 
A Abraciclo - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Mononetas, Bicicletas e Similares, anunciou última terça feira 26 de abril que Jaime Matsui, da Yamaha, não é mais o presidente da entidade. Em seu lugar assume Roberto Yoshio Akiyama, da Honda, que assume o cargo até 2012.
Matsui, que assumiu a entidade em 2010, deixará o cargo em função de seu desligamento da Yamaha, por aposentadoria. Akiyama era o primeiro diretor vice-presidente da Abraciclo e natural substituto.
Em comunicado, Matsui afirmou que “Akiyama conhece bem o setor e fará uma ótima gestão. Ele tem meu apoio e continuarei à disposição dele e da entidade como conselheiro consultivo.”

segunda-feira, 25 de abril de 2011

MOTOCICLETA COM AS CORES DO BRASIL. VOCÊ AINDA VAI TER UMA?

Qual a cor de sua moto? verde, amarelo, azul e branco igual ao meu coração
Texto: Nilson Silva
Querido (a) Internauta,
Quando você entra em um supermercardo com a intenção de comprar sabão em pó por exemplo se dirige á gôndola de produtos de limpeza e muito provavelmente irá escolher uma das marca da Unilever, que é multi-nacional. Mas neste caso temos também vários produtos planejados e desenvolvidos aqui no Brasil, por  Brasileiros e para  Brasileiros. Produtos estes que não pagamos royaltes a outros países.
Até o inicio dos anos 90 não se ouvia falar em marca de carros chineses. Hoje aqui em Brasília você já pode escolher entre 6 marcas chinesas e a Terra do Rio Amarelo já é o maior fabricante de automóveis do mundo.
não sei bem dimensionar o mercado motociclistico da China, mas acho que se não for o maior está grudado no calcanhar do primeiro. Todas as novas marcas que surgiram aqui no Brasil nos últimos anos tem tecnologia chinesa.
Aqui do lado de baixo do Equador temos lugar para marcas do mundo todo. Sabemos que Benelli, Ducati,Benelli e Bimota são Excelentes marcas Italianas, assim como TVS e Bajaja são Indianas. Temos consciência que Harley e Indiana são Americanas. Estamos cansados de Saber que Triunph é Britânica é BMW é Alemã. É público e notório que Honda Yamaha, Suzuki e Kawazaki são da Terra do Sol Nascente. Sei até que uma tal de Ural é da Rússia.
A terra descobertta por Cabral no entanto não tem uma única marca seja de automóveis seja de motocicleta, apesar da disponibilidade de recursos naturais e tecnológicos. O nosso parque de motopeças é fantastico, mas está sendo corroido aos poucos pela invasão de produtos Chineses.
Vivemos pagando royaltes para todos os gringos, nós que já estamos entre as 9 maiores economias do mundo.
Sei que pode parecer uma grande bobagem da minha parte, mas seria tão legal nos deparar pelas ruas e estradas desse nosso imenso e pelo país com uma moto marca Araguaia, Pampa....sei lá qualquer outro nome que remetesse ás grandezas de nosso país. Porque não?
Tenho certeza que ao longo de tempo nos faltou e ainda nos falta incentivo de nossos governantes com uma politica de fomento aos empreendedores. Faz dó a gente lembrar o que aconteceu com o fundador da Gurgel Motors, o senhor João Augusto do Amaral Gurgel entre os anos 70 e 80.
Aos nossos empresários talvez falte  um pouco de ousadia e muito amor ao Brasil.
Eike Batista, Antôni Ermirio de Morais, Donos do Itaú, do Bradesco e de tantos outros mega conglomerados financeiros, onde estão vocês?
Isso é o que eu penso!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Cláudio(CR) Rosa assume Diretoria comercial da Kasinski no lugar de R. Scialo


Rogério Scialo deixa a Kasinski
Comentário: Nilson Silva.
Fonte:icarros
O diretor comercial Rogério Scialo acaba de deixar a diretoria da Kasinski. Presente desde que a chinesa CR Zongshen adquiriu a marca brasileira, Scialo agora deixa o mercado de motos para atuar na Termomecânica São Paulo, empresa líder do segmento de cobre no País, para ocupar o cargo de Diretor Comercial/Marketing e de Novos Negócios. Na nova função a partir de 25 de abril, Rogério Scialo será responsável pelo desenvolvimento de oportunidades e novos negócios no Brasil e na América Latina. 

Em quase três anos, o número de revendas Kasinski saltou de 80 para 200 unidades, firmando a marca nos principais cidades brasileiras. O volume de motocicletas comercializadas bateu recordes de vendas nos últimos meses, levando a empresa a conquistar 2,3% de market share (segundo dados Abraciclo, associação que reúne os fabricantes de motos). Agora, o presidente Claudio Rosa Junior assume, interinamente, a diretoria Comercial e marketing da Kasinski.
Nosso comentário: Acreditamos na solidez e na seriedade do Grupo Zongshen, quando resolveu fincar bandeira aqui nas terras do lado de baixo do Equador. Cremos sinceramente que a troca de comando em uma diretoria não vá afetar negativamente os negócios de uma empresa que está sempre batendo  seus recordes. 
 Ps: Por falar em sucesso empresarial, alguém aí por favor me diga o que anda acontecendo com a Sundown!! Tem-se a nítida impressão que entrou em processo de implosão com a saída do Cláudia Rosa.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS CINQUENTINHAS

QUARTA-FEIRA, 13 DE ABRIL DE 201

Texto: Nilson Silva
Eram dois ou três modelos que faziam a festa da garotada. Hoje elas estão mais bonitas, sofisticadas, diversificadas e potentes. Continuam sendo sonho de consumo de quem quer deixar a bike de lado e partir para algo mais avançado!!!
As Cinquentinhas como se sabe são aquelas motos ou (motonetas como queiram), geralmente com motor de até 49 cilindradas. Nosso departamento de pesquisa apurou que foi a primeira produção da Yamaha aqui no Brasil nos idos de 74 e com motor 2 tempos fumacento!!!!. Quando me entendi por gente já existiam as saudosas Garelli e Mobilete Caloi, que eram metade moto e metade bicicleta. Possuíam umas correis esquisitas e na subida via de regra o moleque tinha que ajudar o motorzinho 2 tempos  dando umas vigorosas pedaladas.  Detalhe muito importante é que naquele tempo não exigia habilitação autorização nem capacete para se conduzir.
Mas a gente, desprovido de recursos financeiros, se contentava mesmo com uma Bicicleta Caloi (ou era Monark?), Barra Circular ou com uma tal de Monareta.
Hoje as Cinquetinha possuem design arrojado, motor de 4 tempos câmbio de 4 marchas e muito mais potência. Porém estão esbarrando na indefinição do Código Brasileiro de Trânsito, mas isto será tema de uma postagem específica. Se o seu sonho de consumo é uma cinqüentinha a seguir apresentaremos cinco opções, que juntas somam estupendas 245 cilindradas e uma cavalaria de “dar inveja a muito esportivas”. Juntando as 5 temos aí fabulosos 15 cavalos vapor. Com “tanta força” somada a gente nem precisa falar de torque. Mais um detalhe importante: todas são carburadas.
Então vamos á apresentação:

TRAXX STAR 50.
Ela é uma moto engraçadinha, estilo retrô, vem com um cestinho na frente (coisa de menina), parece muito a extinta Honda C100 Dream. É a mais vendida da categoria. Observei que em alguns modelos já bem usado o visor do painel vai se tornando opaco, amarelado com o tempo, dificultando a visibilidade. Motor: 49CC, 2,44cv a 6500 Rpm. Câmbio: semi-automático 4 velocidades. “Rodas de liga leve aro 17”. Freio a tambor. Partida: elétrica e pedal. Tanque de 4 litros.
Cores: Azul dourado, preto vermelho. Preço: r$ 3.468,00 segundo a  Fipe.
Outros: porta sacola, bagageiro de fábrica, 2 anos de garantia 2 revisões gratuitas.
Somente o estado do Acre, Distrito Federal e Roraima não dispõem de revenda ou assistência técnica desta montadora. O estado que tem mais revenda é Goiás. E a montadora peca por não colocar o preço dos seus produtos no site e tenho dito!!!!

SHINERAY XY 50Q PHEONIX.

Esta aqui tem um design mais moderno, mais arrojado que chega a se confundir com uma moto estilo cub maior. Não sabemos a quantidade desse modelo que se vende porque a montadora ainda não é filiada á ABRACICLO e a federação que fornece os dados referentes a distribuição de veículos automotores tem por base os emplacamentos. Como as Cinquentinhas podem ou não ser emplacadas ficamos com esta indefinição. Motor: 49cc, 2,7cv a 8000 Rpm. Câmbio: informação não disponível. Freio: tambor. Rodas de ligas leve aro 17” Partida: elétrica e pedal. Tanque: 3 litros. Cores: Azul, branco, preto e vermelho. Preço: r$ 3.312,00 segundo a Fipe.
O site do Fabricante deixa muito a desejar em termos de informações sobre os produtos, inclusive é omisso em relação á garantia, mas a Shineray tem base lá no meu querido Pernambuco e está presente em 21 unidades da Federação. O estado que tem mais revenda é justamente o Pernambuco.

KASINSKI SOFT 50.
Esta aqui é um lançamento recente da Kasisnki, que está descobrindo o filão das Cinquentinhas. É um modelo “modernoso” também com design atual e agradável. Parece-nos que é algo como feijão com arroz sem grandes pretensões, mas que deseja marcar seu espaço junto ao consumidor Brasileiro. Segundo a Abraciclo nos 3 primeiros meses do ano já foram vendidos 3.091 desse exemplar se tornando desta forma o modelo mais vendido da montadora. Motor: 49,5cc  3,5cv a 8000 Rpm. Câmbio semi-automático de 4 velocidades. Rodas raiadas de 17”. Freio a tambor. Partida elétrica e pedal. Tanque: 3,5 litros. Cores: Preto e vermelho. Preço: r$ 3.490,00.
Não temos informações no site sobre garantia. A Kasisnki está presente em todos os estados e com uma política de expansão e de melhoria de seus produtos.
Outros: marcador de marcha no painel; bagageiro com baú de série e capacete grátis.

HAOBAO HB 50Q.
Um dos últimos lançamentos da Indústria Motociclistica Nacional. Tem design atual e bagageiro já de série. A marca da oncinha chinesa está no Mercado Brasileiro desde 2007.  Está presente em 16 unidades da federação e tem fábrica em Manaus. Quanto a HB50 temos que: Motor: 49,5cc. 6,8cv a 8000Rpm (acredite se quiser). Câmbio 4 velocidades. Rodas de liga leve 17”. Partida elétrica e pedal. Freio a tambor. Tanque: 4 litros. Cores: preto e vermelho. Preço: r$ 3.220,00. Não há informação sobre garantia.
O site da empresa é muito suscinto, fala pouca coisa sobre os modelos, nem o preço coloca. Entramos em contato com este fabricante solicitando informações adicionais sobre este  produto mas até agora não somos atendidos.Acho que quem está chegando e quer crescer tem mais é que se mostrar. Vamos aguardar uma estratégia de marketing mais agressiva por parte desta oncinha.

DAFRA SUPER 50.
Este modelo destoa de todos os outros em relação ao design. Tem a aparência de uma Honda CG 125 do começo dos anos 80, portanto um estilo retrô diferente. O site do fabricante informa que o painel é o mais completo da categoria, porém a gente não tem as informações dele disponibilizado. Com 2.921 unidades vendidas nos 3 primeiros meses de 2011, é o segundo modelo mais vendido da Dafra, segundo a Abraciclo. Fato intrigante é o preço posicionado um pouquinho acima do modelo Dafra 100 super. Será qual a razão? Vamos aos dados: Motor: Cilindrada 49. Potência 2.2 N.m a 4800 Rpm -  Eu não sei que raios são N.m se você souber transformar isto em HP me avise. Câmbio: Não informado. (Suspeita-se que seja de 4 marchas). Rodas: raiadas de 17”. Freio a tambor. Tanque 10 litros ( o maior da categoria). Cores: preto e vermelho. Preço: r$ 3.590,00.
A Dafra está presente em todos os estados com uma grande rede de concessionários. Mas as informações do site a exemplo de outras são insuficientes, inclusive aqui também ocorre a omissão sobre a garantia.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Top Five das Marcas em março de 2011

Em 1º lugar: Honda com 79,92% de participação Do Mercado.
Em 2º lugar: Yamaha com 11,28% de participação do Mercado
Em 3º lugar: Dafra com 2,50% de participação do Mercado.
Em 4º Lugar: Suzuki com 2,17% de participação do Mercado; e
Em 5º lugar: Kasinski com 1,31% de participação do Mercado.
Existe uma certa controversa entre os dados. Os da Fenabrave são relativos ás motos  efetivamente emplacadas. Já os da Abraciclo são referentes ás motos produzidas, englobando as cinquentinhas que podem ou não ser emplacadas, dependendo do Município, do Estado e se o Senhor  Juiz está ou não de bom humor no dia que julgar mais uma destas ações de sindicatos de motofretistas.
Nós ainda vamos fazer uma matéria aqui sobre esse jogo-de-empurra.
Ps: Usamos os dados da Fenabrave.

Top Ten dos modelos mais vendidos em março de 2011



O volume de vendas de motos aumentou 8,12% na comparação entre o primeiro trimestre de 2011 e 2010, passando de 405.687 unidades para 438.647 motos emplacadas no período. Em março, o setor de duas rodas registrou 160.298 unidades, numa evolução de 10,31% sobre fevereiro, quando o segmento totalizou 145.314 motos comercializadas.
Em relação aos modelos mais vendidos, neste mês de março a parte de cima da tabela manteve-se praticamente inalterado, mas a Honda GC 150 ficou á frente da Honda CG 125. Elas sempre se revezam. Porém lá em baixo, onde as leis são diferentes houve mudança, conforme você pode conferir:
- Em 1º lugar: Honda CG 150, com 33.809  Unidades.
- Em 2º lugar: Honda CG 125, com 37.708  Unidades.
- Em 3º lugar: Honda Biz 125, com 18.283 Unidades.
- Em 4º lugar: Honda NXR Bros 150, com 17.944 Unidades.
- Em 5º lugar: Yamaha YBR Factor 125, com 9.637 unidades
- Em 6º lugar: Honda CB 300, com 7.926 Unidades.
- Em 7º lugar: Honda Pop 100, com 5.860 Unidades.
- Em 8º lugar: Honda XRE 300, com 3.009 Unidades.
- Em 9º lugar: Yamaha Fazer 250, com 2.744 Unidades.
- Em 10º lugar: Yamaha T Crypton 115, com 1.879 Unidades.
Viu a diferença aqui em baixo? A Suzuki EN 125 Yes Ficou de fora neste mês. Já a Yamaha conseguiu emplacar 3 modelos entre as dez mais vendidas.

Piaggio estará com seus triciclos na Agrishow a partir da próxima semana

  Marca italiana, pioneira na fabricação de triciclos no mundo  comercializa no Brasil os modelos para carga até 500kg e para passageiros. O...