terça-feira, 29 de março de 2011

Comparativo das Big Trails Nacionais

Se o Seu estilo é big trail fizemos um apanhado geral sobre as mais 
populares disponíveis aqui no Brasil.


Texto: Nilson Silva
A Honda está lançando agora em abril/2011 aqui no Brasil a sua moto estilo Big Trail, a Transalp 700 e já está com disposição para tomar a liderança. Até o momento nós temos algumas concorrentes. Umas nem muito big nem muito trail, mas é o que dispomos no Mercado Nacional. O nosso jeito de falar que nem muito uma coisa e nem muito outra coisa é porque  como disse o velho Nilson Silva “ Os estilos de motos não são uma ciência exata”. Ai daí que temos muita coisa parecida, semelhante.  Podemos citar como exemplo o fato de alguma Big trail no nosso blog está definida como on off Road, pelas suas características peculiares.
BMW G 650 GS
Mas dada á chegada da Transalp resolvemos apresentar aos nossos leitores/seguidores um comparativo 
interessante sobre quatro modelos fabricados/montados aqui no Brasil.








SUZUKI V STROM 650





YAMAHA XT 660
HONDA TRANSALP 700


CARACTERÍSTICAS
F A B R I C A N T E S
BMW G 650 GS
HONDA TRANSALP 700
SUZUKI V STROM 650
YAMAHA XT 660
CILINDRADA
652
680,2
645
660
CILINDRO
01
2 em V
2 em V
01
POTÊNCIA
50 cv a 6500 RPM
60 cv a 7750 RPM
67cv a 8.800 RPM
48cv a 6000 RPM
REFRIGERAÇÃO
Líquida
Líquida
Líquida
Líquida
ALIMENTAÇÃO
Injeção eletrônica
Injeção eletrônica
Injeção eletrônica
Injeção eletrônica
CÂMBIO
5 velocidades
5 velocidades
6 velocidades
05 velocidades
TRANSMISSÃO
Corrente
Corrente
Corrente
Corrente
TANQUE
17,3 litros
17,5 litros
22 litros
15 litros
FREIO DIANT.
Disco 300 mm (ABS)
Disco duplo 256 mm (ABS)
Disco duplo 310 mm
 Disco simples 298 mm
FREIO TRAS.
Disco 240 mm
Disco 240 mm
Disco simples
Disco 245 mm
PNEU DIANT.
100X90 19”
100X90 19”
110X80 19’’
90X90 21”
PNEU TRAS.
130X80 17”
130X80 17”
150X70 17’’
130X80 17”
ALT. SOLO
-
182 mm
165 mm
210 mm
ALT. ASSENTO
780 mm
837mm
820 mm
865 mm
ENTRE EIXOS
-
1512
1.555 mm
1505 mm
PESO OM 1
192 Kg
225 Kg2
217 Kg
184 Kg2
SUSP. DIANTEIRA
Garfo tel. 170mm
Garfo tel. 200 mm
Garfo tel. 150 mm
Garfo tel. 225 mm.
SUSP. TRASEIRA
Mono
Pro link
Pro link
Pro link
CORES
Preta, prata e vermelha
Preta e branca
Vermelha, prata, preta e branca
Azul e preta
GARANTIA
2 anos
01 ano
01 ano
01 ano
OUTROS
BMW Care3
Sistm. Anti furto HISS
-
-
PREÇO
29.800,004
34.800,00 com ABS
34.594,00
26.962,005


Observações:

1 – Peso em ordem de macha.
2 – Peso em ordem de marcha estimado pelo editor do blog.
3 – Sistema de assistência completo.
4 – Preço promocional
5 – Preço segundo a Fipe

  



domingo, 27 de março de 2011

Mesmo com invasão Chinesa, Honda vai recuperando participação no mercado





Texto: Fenabrave.
Foto: Divulgação.
Honda Transalp 700, novo lançamento 2011.
Com novos produtos, dois deles sendo lançados em 23/03/2011, e uma estratégia mais agressiva em marketing, que inclui o patrocínio do Big Brother Brasil e inserções nos intervalos das transmissões de partidas de futebol, a Honda Motos da Amazônia está perto de recuperar a histórica participação em vendas de motocicletas no País, na casa dos 80%. A marca já dominou 86% do mercado, mas em 2008 despencou para 70%, voltando a se recuperar a partir do ano seguinte.
Mesmo no período de baixa, manteve planos de expansão e de introdução de novas tecnologias, como motores flex, airbag, freio ABS e, agora, terá um modelo com câmbio acionado eletronicamente. Este ano, a Honda vai investir R$ 250 milhões, R$ 50 milhões a mais que em 2010.
Além dos novos produtos, a marca japonesa, pela primeira vez, investe em ações mais agressivas, como o lançamento da versão Bizz Flex no programa BBB, da Rede Globo em 2010. 
Hoje, o Brasil tem ao menos 14 marcas com fábricas locais, além de uma dezena de importadores. "Uma das vantagens da marca é a rede de distribuição, com mais de mil pontos de venda, e o abastecimento de peças de reposição", diz Akiyama.
O segmento de motos que mais vende no Brasil é o de baixo custo, com veículos na faixa de R$ 4 mil a R$ 5 mil. No ano passado, 64% das vendas no País foram dessa categoria, mais usada para trabalho. Foram 1,153 milhão de unidades, um crescimento de 7,3% em relação a 2009.
Outra super moto que começa a ser importada do Japão é a VFR 1200F, que tem como itens inéditos câmbio de seis marchas com dupla embreagem. O veículo não tem pedal de câmbio e a troca de marcha é feita automaticamente ou por botões no guidom. A empresa espera vender 20 unidades ao mês, por R$ 69,9 mil

sexta-feira, 18 de março de 2011

CUB/ONDERBONE (BIZ E OUTRAS)

Texto: Nilson Silva 
 Após várias pesquisa para não cair na tentação de plagiar  quanto á definição de que seja uma moto estilo Cub ou onderbone,eis a nossa definição:
Onderbone ou cub são motos que possuem entre 50 e 150 cilindradas. Quanto á arquitetura, são consideradas intermediárias, pois se situam entre os Scooters e as Street. São essencialmente urbanas, tancagem pequena e econômica. Possuem bagageiro e reservatório de combustível sob o banco e o centro do Chassi rebaixado. Esta última condição facilita o ato de montar e desmontar e justifica a preferência feminina por estas motocicletas. Outro aspecto muito importante é o câmbio semi-automático estilo transmissão constantemente variável (CVT) que é um facilitador da pilotagem.
Tem mais: o banco geralmente é mais largo que o das motos de outros estilos. Isto resulta em mais conforto para o piloto e o carona. O rodar destas motos também é mais macio que o das Scooter porque a roda é sempre maior (geralmente 17 polegadas) e conseqüentemente absorve menos imperfeições das pistas.
De tudo que falamos aqui o importante mesmo é que as motos estilo CUB são Street que queriam ser Scooter ou Scooter que adorariam ser Street?
De qualquer forma são veículos criados para rodar no asfalto e com custo de manutenção relativamente baixo.
Não sei quem foi o inventor, mas a Honda já havia lançado uma no início dos anos 50.
Hoje em dia temos aqui no Brasil várias opções de marca e preço.Feitas as apresentações prévias, vamos falar de alguns exemplares, sempre lembrando que não temos pretensão de esgotar o assunto.
A primeira que apresentaremos é a:


GARINNI GR 125Z
A marca já está na estrada desde o começo da década de 2000, o crescimento porém não tem sido dos melhores. A única revenda que tinha aqui no DF foi fechada em 2009 e não sei dos planos de expansão da marca agora para 2011. Mas a Scooter é interessante. Veja os dados: Motor 4 tempos,125cc, 8,3cv a 8500 Rpm.Partida elétrica. Alimentação por carburador. Rodas de liga leve aro 17". Freio dianteiro a disco.Transmissão: 4 velocidades com embreagem semi-automática. Tanque de combustível: 3,5 litros. Preço público sugerido no site: r$ 5.100,00. Cores: preto e prata.
Nosso comentário: O site do fabricante ficou nos devendo informações básicas como a capacidade do compartimento de carga. Achamos a autonomia  muito pequena apesar de ser um veículo urbano com um tanque de 3,5 litros você não vai muito longe. Por outro lado ela possui de série alarme anti-furto com controle remoto, alerta de chamada de celular, indicador de marchas, partida por controle remoto e rodas de lega leve. A garantia é de um ano.



SHINERAY XY 110 WAVE.
Pra não dizer que não falei de Chinesas..Apresentamos a Shineray pela primeira vez em nosso blog e porque? Bem, ela tem centro de distribuição e montagem no Pernambuco, lá no Cabo de Santa agostinho, com promessa de uma fábrica Em Suape-PE em 2012. Vamos aguardar pra ver. Quanto a XY 110, em 2010 foram vendidas 1.075 unidades. Veremos os dados: Motor: 107 cc, 6,79 cv a 8500 Rpm. Alimentação: por carburador. Rodas: raiadas de 17 polegadas. Transmissão por corrente: Freio: tambor. Partida: elétrica e pedal. Tanque: 3,8 litros. Cor: apenas vermelha. Preço público sugerido: r$ 3.812,00 segundo a FIPE.
Nosso comentário: Esta  montadora aqui também deixa a desejar no quesito informação no site. Não tem sequer o preço dos produtos. Também não há informações sobre a garantia. 


KASINSKI WIN 110.




A kasinski como se sabe é uma marca da chinesa Zongshen e que foi turbinada depois que passou para o controle dos orientais. Está com planos de expansão para o Brasil. Tem uma linha deversificada com motos de 50 a 650cc e scootees eletricos.             Sobre a Win 110 não temos muitas informações. mas a Kasisnki dispõe de uma boa rede de concessionárias que está se expandindo rapidamente.Então vamos ver os dados: Motor: 109cc, 7,9cv a 7500Rpm. Alimentação por carburador. Transmissão: 4 velocidades embreagem semi-automática. Partida: elétrica e a pedal. Rodas: de liga leve aro17 e freio a disco na frente. Tanque: 3,5 litros. Cores: preto, prata e vermelho. Preço público sugerido: r$ 4.190,00.


Nosso comentário: Não temos no site a informação sobre a garantia.
O diferencial parece ser apenas a possibilidade de escolha entre 3 cores. destaque também para o freio dianteiro a disco e as rodas de liga leve e retrovisor na cor do veículo.


  IROS MOVING 125 ESD.

A Iros Motos está mercado desde 2008 e tem planos ambiciosos de expansão. Tem uma concessionária aqui em Brasilia.Sua linha de produtos e formada por motocicletas de até 150cc e quadriciclos.
Quanto a Moving 125, possui duas versões e nós escolhemos falar da mais completa. Vamos aos dados então: Motor 124cc, 7,8 cv a 8000Rpm. Alimentação por carburador. Rodas de 17 polegadas de liga leve e freio dianteiro a disco. Câmbio semi-automático de 4 velocidades. Partida elétrica  e pedal. Tanque: 4 litros.
Cores: preto, prata e vermelho. Preço em Brasilia: r$ 4.890,00. 
Nosso comentário: Até agora temos a maior tancagem o que não representa necessariamente maior autonomia. O site do fabricante não informa o preço e alguns dados técnicos, mas fala sobre a garantia de um ano.




DAFRA ZIG 100.
A Dafra está no mercado desde meados da década de 2000 e tem-se mostrada a rainha das parceria. Entre as quais podemos citar com a TVS indiana, que fornece a tecnologia para Dafra Apache 150, Com a BMW par produção da G650GS em Manaus e com a Taiwanesa saniang Industry (SIM) para produção do Scooter Citycom 300iVamos á apresentação da ZIG:
Foi o décimo oitavo modelo mais vendido no Brasil em 2010, com 8.545 unidades o que é uma bela cifra. Quanto aos dados temos o seguinte: Motor: 100 cc, 7,8cv a 7500 Rpm. Alimentação por carburador.Partida elétrica. Câmbio constantemente variável de 4 marchas(CVT). Rodas de liga-leve tamanho 17 polegadas  e freio dianteiro a disco. Cores: preto, azul e vermelho. Tanque de combustivel: 4,1 litros. Preço sugerido: r$ 4.290,00. 
Nosso comentário: No site diz que o design é atual e a tecnologia diferenciada. na prática a gente não vê muito essas coisas. Todas as CUB/ONDERBONE são parecidíssimas! O destaque desta aqui parece ser autonomia um pouco maior com um tanque de 4,1 litro. Também apostaria na economia do motor de 100cc. O fabricante não informa publicamente sobre garantia. mas tem algo muito vago sobre consumo de combustível. O que deveria ser mais claro a exemplo do que faz a BMW. Deveria fazer uma medida padrão em condições ideais e publicar o resultado. 




Yamaha T 115 Crypton.


Nosso Comentário: O fabricante informa a existência de porta objetos sob o banco porém não o quantifica.Também fala que possui painel de instrumentos completo (analógico). O preço me parece competitivo, mas a gente não tem informação sobre a garantia no site do fabricante.Destacamos o design principalmente as lentes de seta. A derrapada feia da Yamaha na minha opinião fica por conta do freio a disco e da partida elétrica como opcional!




HONDA BIZ 125


A Biz 125 é a rainha da categoria com 189.142 unidades vendidas em 2010, maior tancagem, maior potência,  maior preço e mais tecnologia embarcada. No início do ano passou por uma reformulação com reestruturação do chassi, da carroceria, do motor e do design. A principal inovação foi a implantação da injeção eletrônica seguida da flexibilidade de combustível. Vale lembrar o pioneirismo da Honda na produção de moto com sistema flex.Esta montadora possui duas versões de acabamento deste modelo, a Biz 125 e a Biz 125 mais.  
Vamos aos dados técnicos: Motor 124,9cc 9,1cv a 7500Rpm. Alimentação: por injeção eletrônica. Transmissão: CVT 4 marchas. Freios: dianteiro a disco. Partida: elétrica e pedal. Pneu: 60X100 de 17 Pol. na dianteira e 80X100 de 14 Pol na traseira, em roda de liga leve. Tanque de combustível: 4,0 litros, (a biz de acabamento mais simples tem um tanque de 5,5 litros).Cores: rosa, verde, vermelho e preto. Preço: 6.604,00
Nosso comentário: Como o publico feminino usa muito este tipo de moto a Honda teve a esperteza de lançar uma cor rosa. e Provando que é japonesa mas tem apenas os olhos puxados e não fechados lançou um pacote de inovações nestes modelos que com certeza vai gerar tendências.


 

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