quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Esportivas de 750 a 251 cilindradas

 São muitas as motocicletas esportivas disponíveis no Mercado Nacional, sejam aqui fabricadas, montadas ou importadas. Por esta razão nós aqui do R2motos achamos por bem abrir esta subdivisão intermediária. E só depois falarmos das que estão mais no topo em termos cilindrada e potência. Lembrando sempre que não temos a pretensão de esgotar o assunto.
Pela definição que já fizemos de motocicletas esportivas quando lançamos a postagem de "Esportivas até 250 cc, cremos também ser desnecessário falarmos sobre isto. Mas se você tiver dúvida pode acessar  a postagem citada ou outras fontes aqui mesmo no mundo na Internet.
Não estabelecemos critérios para começar a falar. Desta forma apresentaremos em primeiro lugar a Sino/Coreana/Brasileira Kasinski:

KASINSKI COMET 650 GTR - CARENADA
Texto: Nilson Silva.
Foto: Kasinski Fabricadora.

A Comet 650R é a top de linha da CR Zongshen. Quando os Chineses compraram a fábrica de moto do seu Abraão, ele já estava produzindo e muito bem este modelo com o motor coreano Hyonsong. Como em time que está ganhando não se mexe, a motorização assim como o nome da marca continuam!
E sobre a moto o que podemos dizer? dizem que é uma  bela moto e que nem tem cara de Chinesa. (particularmente não temos preconceito de origem de marca). Fala-se também em relação ao risco de roubo, que é não muito visada por larápios e em consequencia o seguro é mais em conta. Em contra partida, reclama-se muito do valor de peças de reposição, mas cremos que a CR Zongshen/Kasisnki já está dando em jeito nisso, com a expansão de sua fábrica em Manaus.
Vamos ver os dados técnicos: Motor: 647cc, dois cilindros em V, 89,6 CV a 9250Rpm. Câmbio: 6 velocidades. Zero a 100: em 6,2 segundos. Velocidade máxima: 185 km/h. Refrigeração líquida. Pneus: 120X60 aro 17" na frente e 160X60 aro 17" na traseira. Alimentação: injeção eletrônica . Freio: a disco duplo na frente e simples na traseira. Suspensão traseira: mono amortecida. Cores: preta, vermelha, branca/preta e preta/vermelha.Preço público sugerido sem frete: r$ 24.800,00. (duas cores)!

Nosso comentário: particularmente sinto falta da antiga cor amarela. Fala- se em dificuldade de peças de reposição, mas acho esta reclamação improcedente. A Kasinski tem investido na expansão de sua rede de concessionárias. Quanto ao alto preço das peças de reposição acho que a choradeira é geral independente da marca. Por outro lado, moto esportiva não vive quebrando a toda hora, ou será que estou errado? (desculpa aí Datena!!!). A moto é bonita potente, possui um conjunto óptico peculiar, um pequeno para brisa e tem uma boa rede de revenda e o preço é o mais barato da categoria! Vai encarar?? você decide!

SUZUKI GSXR 750 - CARENADA.
Texto: Nilson Silva
Foto: Suzuki J. Toledo.
Esta aqui é classificada pelo fabricante como superesportiva. Quando você ver a ficha técnica vai saber porque.
Bem, dizem que 750 é uma cilindrada mágica, algo que os motociclistas das 600 e das quinhetas que gostam de moto esportiva almejam. Mas a Suzuki me parece que tem um esquema de fidelização pela cilindrada, pois você pode começar com a  500, fazer um estágio na 650, ir para a 750 e ir subindo de faixa até chegar ao topo que é a Hayabusa 1300.
Vamos direto para os dados técnicos: Motor: 750cc, 4 cilindros em linha,150cv a 13.200Rpm, refrigeração líquida. Câmbio: 6 velocidades. Zero a 100: 3,5 segundos.Velocidade máxima: 272 Km/h. Freio: duplo disco na frente e Disco simples atrás. Suspensão traseira: Mono amortecida. Pneu dianteiro: 120X70 aro 17". Pneu traseiro: 180X55 aro 17". Alimentação: injeção eletrônica.Tanque de combustível: 17 litros. Cores: Azul branca, preta e dourada. Preço público sugerido: r$ 52.900,00.

Nosso comentário: a Suzuki é a quarta  maior montadora de motos do Brasil, mas está bem pertinho da terceira e tem um  portifólio diversificado quando o assunto é moto esportiva. Os caras sabem fazer
Em 2006 esta 7590 custava r$ 66.900,00. Acho que porque era importada. Sendo assim estamos no lucro com o preço sugerido atual. Outra coisa legal é a rede de concessionárias que é bem abrangente. Aqui em Brasília por exemplo tem umas 4 revendas.


YAMAHA XJ6N 600 (NAKED/Pelada) 
Texto: Nilson Silva.
Foto: Yamaha Motor do Brasil
      Vamos ver como nos saímos na explicação da sopa de letrinhas da segunda maior fabricante de motos do Brasil, que também vem a ser a segunda de origem nipônica aqui nas terras tupiniquins.
Lá pelos idos de 2009 a Yamaha deixou de produzir por aqui, (não me disse a causa) a FZ6. mas lançou logo em seguida em 2010 a linha XJ6, com três opções de acabamento. A XJ6N - de naked, pelada. A XJ6F de full - carenada e a XJ6S - de Semi carenada, mas que parece que já deixou de ser produzida. É mais ou menos esta a história!
Feitas as devidas apresentações vamos á moto. Nós escolhemos a Naked porque já apresentamos duas opções com carenagem de fabricantes diferentes,ok?
Dados técnicos por favor!!
Vamos lá: Motor: 4 Cilindros 600cc, 77,5cv a 10.000Rpm.Refrigeração líquida. Câmbio: seis velocidades. Velocidade final: 182 Km/h. Zero a 100: 3,8 segundos. Pneus dianteiro: 120X70 aro de 17". Pneu traseiro: 160X60 aro de 17". Suspensão traseira: Mono amortecida. Freios: Disco duplo na frente e simples na traseira. Alimentação: por injeção eletrônica. Tanque de combustível: 17,3 litros. Painel de instrumentos digital com contagiros analógico e 2 odômetros parciais. Cores: Branca ou preta. Preço: r$ 27.500,00 se nakedfull, (carenada
Nosso comentário: Quando da postagem desta matéria o site do fabricante estava com alguns modelos já 2011, porém esta linha estava ainda com uma versão 2009 e duas 2010. Não sei se é um bom sinal. Quanto ao preço cobrado por esta anti hornet, acho justo. agora cá pra nós: só um aninho de garantia por um produto de alto envolvimento, dona 3 diapasões?? Dê uma olhada lá na BMW Motorrad e veja o que é realmente estar comprometido com o cliente.


KAWAZAKI NINJA ZX 6R 600 - CARENADA

Texto: Nilson Silva
Foto: Kawazaki do Brasil.

A Kawazaki voltou ao Brasil em 2008, com muita vontade. Já estabeleceu uma rede de concessionárias considerável e está aos poucos "nacionalizando" seus produtos. Isto é bom! a gente sabe que as grandes marcas são globalizadas, mas se as motos foram montadas em Manuas por exemplo, mesmo com a maioria das peças vindas de fora, a gente tem  uma redução considerável no preço final. Esta marca nipônica tem um foco muito grande em motos esportivas desde 250  até 1352cc. São na verdade 8 modelos disponíveis. 
Escolhemos apresentar aqui uma  pequena apimentada a  Ninja ZX 600, classificada pela montadora como supersportiva, "comportada mas ao mesmo tempo agressiva nas resposta, precisa nos controles e confiável nas manobras".
E nós aqui do R2motos gostaríamos de  classificá-la como enxuta e esbelta, pois pesa apenas 191 kilos em ordem de marcha.
Vamos aos dados: Motor: 599cc, 134 cv (Ram air) a 14.000Rpm, 4 cilindros em linha. Refrigeração líquida. Câmbio: 6 velocidades. Suspensão traseira: Mono amortecida.Pneus: Dianteiro: 120X70, 17 pol. Traseiro: 170X55 17 pol. Freio: disco duplo na frente e disco simples na traseira.Tanque de combustível: 17 litros. Cores: Verde, preta e branco. Preço sugerido: r$ 48.880,00 sem frete incluso, modelo 2010.
Nosso comentário: Como pode-se vê o preço não está assim tão convidativo. Não fiquei sabendo ainda do índice de nacionalização deste modelo, mas esperamos uma tendência de queda no preço com o passar do tempo. Também acho esquisito uma moto recheada de tecnologia como esta e sem ABS!


HONDA CB 600F HORNET (NAKED)
Texto: Nilson Silva
Foto: Moto  Honda da Amazônia
Com este modelo estamo encerrando a nossa apresentação de motos esportivas (ou super) de 251  até 750cc. A Hornet na versão atual está na estrada desde 2008 e não tenho dúvida de que ela é o modelo mais vendido da categoria, apesar de a Honda ter apenas ela como opção de moto esportiva produzida por aqui.
Vamos aos dados técnicos: Motor: 599,3cc, 4 cilindros em linha, 102 cv a 12.000Rpm, refrigeração líquida. suspensão traseira: Monoamortecida. Câmbio: 6 marchas. Pneu dianteiro:  120X70 17" Pneu traseiro: 180X55 17". Alimentação: injeção eletrônica. Freio: a disco na frente e atrás, com ABS combined opcional. Tanque de combustivel: 19 litros.  Peso seco: 177 Kg. Cores: verde e azul. Preço: r$ 36.680,00 (com freio ABS, mas você ainda tem de pagar o frete).

mensagem de ano novo.

Nilson Silva e esposa.
Hoje é dia de fazer balanço!
O R2 motos está no ar desde maio de 2010. Ao longo destes 7 meses tentamos com sucesso apresentar para nosso visitantes e seguidores um mundo de duas rodas desmistificado, simples, alegre, muito legal e cheio de aventura como entendemos que a vida deve ser.
É verdade que nós não vamos assim tão profundo nos assuntos que abordamos, também não é mentira que o nosso conhecimento técnico não é lá estas coisas. mas um atributo temos de sobra: paixão por estas máquinas. E isto nos credencia para todas abordagens que fizemos e faremos sem sombra de dúvida e cada vez melhor.
Fala sério, tá querendo saber sobre os números não é verdade? Pois é! já colocamos aqui mais de 50 matérias, na nossa abordagem simples, mas com conteúdo. Em termos de visitação de página começamos na cada de um dígito e hoje estamos em 3 dígitos diários e 4 dígitos mensais, portanto a minha avaliação é bem positiva. A pagina mais visitada, comentada e elogiada até o momento é uma que fizemos sem muito pretensão, a de motos custom até 250cc.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Suzuki M 1500. Boulevard em até 18 vezes sem juros

Texto: Nilson Silva.
Começou a operação " adeus modelos do ano passado" das montadoras.  Se você não dá muita bola pra esse negócio de ano de fabricação, eis uma excelente ocasião para se adquirir produtos bons com descontos e forma de pagamento diferenciada. A Suzuki/ J. Toledo está vendendo a 1500 M. Boulevard por r$ 45.900,00 com 50% de entrada e o restante parcelado em 18 vezes sem juros com parcelas em torno de r$ 1.300,00.
Como se sabe a  1500M é aquela moto bonita que esbanja cromado, mas tem uma proposta menos clássica e mais moderna que as outras custons.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Depreciação - pode ser um problema!

Texto: Nilson Silva.
Comprou sua moto, Vital? seu sonho de metal? tá se sentindo total, como na velha música do Paralamas do Sucesso dos anos 80?
Pois é! Quando a gente vai comprar raramente se lembra de quanto o seu bem pode desvalorizar em um ano. Independente da marca digo o seguinte: O importante é ser feliz! se comprou uma que desvalorizou 14% ou outra que foi a 40% em um ano, mas é a máquina do seu sonho, que diferença faz? você troca de moto todo ano? Então aproveita a vida com essa mulh... (digo moto) que você escolheu na sua mocidade ou na idade da razão e seja muito feliz!!!!
Mas pra não ficar nesse blá blá blá, colocamos abaixo a tabela de depreciação do site autoInforme/Molicar, de 2010.
Lembre-se que ver sua moto com um índice baixo nesse ranking é legal! Quem segura o troféu " me desvaloriza que eu gosto" é a Dafra Kansa 250 (nem sei se ainda existe) e quem tem o menor índice de desvalorização é a Honda CG 150 ESD Mix.

domingo, 19 de dezembro de 2010

ON/OFF ROAD MAIOR QUE 250 CILINDRADAS.

O estilo on/off nós já definimos na postagem de até 250cc. Não queremos ser repetitivos. Caso tenha dúvida por favor acesse a referida postegem. Outra coisa, gostaríamos de deixar claro que não existem preciosismos ou "purismo" (nem sei se existem essa palavra), quando se trata de classificação de estilos. Uma moto tida como off pode ter várias características de outros estilos e vice versa.  A ABNT, ou quaquer outro órgão de normatização (penso eu) não interfere neste assunto. Combinado???? Só mais uma coisinha: Damos sempre preferência em apresentar aqui no R2motos produtos que sejam fabricados ou pelo menos montados no Brasil. E seguindo este princípio apresentaremos 3 modelos diferentes nesta postagem.
começaremos com:

BMW G 650 GS - 01/3.
Texto: Nilson Silva.
Foto: BMW motorrad do Brasil

BMW G 650 GS
 A Bayerische Motoren Werke ( Fábrica de Motores da Bavária), teve suas origens nos idos de 1913 e fabricava originalmente vejam só... aviões. Hoje fabrica os carros da própria marca, ainda é proprietária das marcas Mini e Rolls Royce.E claro, fabrica motos através de sua divisão BMW Motorrad. As tradicionais motos da BMW, nunca tinha sido Produzidas fora da Alemanha, até alguém fazer uma proposta inovadora, sabendo do carinho que nós os Brasileiros nutrimos pela marca. Então tá! a Dafra foi lá e conseguiu autorização para montar a G 650 GS em sua fabrica de Manaus no regime CKD ou CDK? não sei ao certo. Mas os resultados foram animadores e mesmo sendo o mais  simplório modelo da marca germânica, dizem que com tecnologia atrasada, está fazendo um grande sucesso por aqui, principalmente por causa do preço.

Vamos ver os dados técnicos desta máquina. Motor: Monocilindrico 652cc, 50 vc a 6500 Rpm, refrigeração líquida. Suspensão traseira: monoamortecida com balança em alumínio. Rodas:  Raiadas, dianteira: 19 pol. traseira: 17 pol. Câmbio: 5 marchas e transmissão final por corrente. Freios: ambos á disco, com ABS. Tanque de combustível: 17,3 litros, inclusos 4 litros de reserva. Alimentação: injeção eletrônica, Cores: preto, prata e vermelho. Preço: em promoção r$ 29,800,00 mais frete.Garantia: 2 anos, com assistência 24 horas . Possui ainda: ajuste de altura do farol baixo, catalizador em um falso escapamento, pisca alerta e para-brisa.Outra curiosidade é que no site é informado a velocidade final e a autonomia se você rodar a 90 km/h(26,3) ou 120 km/h (19,2). Ainda não tinha visto montadora com esta coragem.


Nosso comentário: A despeito do motor fabricado na China e ser montada na fábrica de uma terceira aqui na América Latina é uma BMW! Um colega me relatou que seu amigo vinha de São Paulo pra Brasília em uma moto desta marca zerada e lá um Uberlândia o motor estourou. Daí ele ligou pra assistência e eles providenciaram na hora passagem aérea de volta a São Paulo. E chagando na capital Bandeirante a BMW providenciou outra moto pra ele concluir o percurso enquanto a dele era reparada. Todo cliente sonha em ser tratado assim! 

YAMAHA XT 660 R - 02/3.
Texto: Nilson Silva
Foto: Yamaha do Brasil

Yamaha XT 660
A Yamaha XT começou a ser fabricado nos anos 70. A versão atual é uma evolução da falecida XT 600 descontinuada por aqui  em 2004.Sem dúvida a versão atual ficou melhor em termos estéticos. Também ganhou novos recursos com muita eletrônica embarcada e ficou mais potente sem pratimente aumentar o consumo.
Reinou absoluta no mercado nacional até o começo de 2010 quando (graças a Deus) a BMW resolveu concorrer por aqui no mesmo seguimento. Mas mesmo assim ela continua mandando no pedaço, mas a marca Bávara esta colada no calcanhar.

Vamos ver os dados técnicos: Motor: monocilindrico 660cc, 48 cv a 6000 Rpm, refrigeração líquida. Suspensão traseira monoamortecida. Rodas: raiadas, 21 pol . dianteira e 17 pol na traseira.Câmbio: cinco velocidades e transmissão final por corrente. Freio: a disco nas duas rodas. Alimentação: injeção eletrônica. tanque de combustível: 15 litros. Outros: para brisa, pisca-alerta e painel digital com odômetro parcial e total. Cores: azul e preto . Preço: como já é do nosso conhecimento preço dos produtos Yamaha só nas concessionárias da marca. Então temos de apelar para a Fipe: r$ 27.153,00. Em uma revenda de Brasília: r$ 27.500,00.
Nosso comentário: A G 650 GS, custa uns dois mil e quinhentos reais a mais porém tem um pacote de opcionais mais recheado como freios ABS, assistência 24 horas e garantia de 2 anos. o tanque é maior e tem mais potência e autonomia.
Qual das duas você escolheria? depende do uso. Se for pra viagem me perece que a moto alemã é a melhor pedida. Para passeio e uso fora de estrada  pelo que pesquisei a XT é melhor pois tem mais torque é mais resistente e ágil. Vai ficar com qual?

HONDA XRE 300 A - 03/3
Texto: Nilson Silva
Foto: Moto Honda da Amazônia.

Honda XRE 300 A
Esta aqui bem que poderia ser chamada de Fênix, pois nasceu das cinzas da fogueira que exterminou a Falcon e a Tornado. A Honda então pegou o motor da Tornado/Twister e deu uma turbinada no bicho. Aumentou uns 2 cavalos, colocou um pouco mais de torque, "injetou" o sujeito e mandou pra batalha com a dificil missão de substituir uma 400cc e uma 250cc, num mercado cada vez mais concorrido. O pessoal do Motonline (www.motonline.com.br) fêz um excelente trabalho em relação ao texte realizado com esta moto no começo do ano e dizem que ela foi projetada para um uso tranquilo, para qualquer caminho e que também é indicada para deslocamento rápido no trânsito urbuno.Assim dá pra se ter uma idéia da proposta deste modelo.Com aquele "sub-paralamas" colado á roda dianteira e a carenagem a meu ver lembra muito a BMW da qual falamos aqui!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

On/off road até 250cc

Texto: Nilson Silva.
Motos de estilo On/off são aquelas que possuem todas as características de fora de estradas, porém são adaptadas para uso digamos, urbano também. Desta forma vamos dizer que perdem um pouco da "rusticidade" do estilo, mas ganham em conforto, autonomia e equipamentos, já que podem ser utilizadas até para viagem. Este "postador" já foi de Brasília á Boritirama no Sertão da Bahia (mais ou menos 1000Km) e do Distrito Federal á cidade de Bonito no Moto grosso do Sul (uns 1300Km). Todas estas distâncias no "lombo" de uma jumentinha, Yamaha TDM 225, ano 2002.( no tocada de 750 km por dia no volta do Mato Grosso fiquei com dor nas nádegas, acho que a sela da jumenta, digo o banco da moto  era muito estreito). A propósito, na nossa classificação de On/off road entra uma subcategoria denominada Fun Bike, da qual fazem parte a extinta TDM (motinha muito boa) e a falecida Falcon 400 do Honda. E ainda existem as Motards ou supermotos, que possuem uma roda mais larga na traseira e  roda dianteira em tamanho menor.
Bem, não estamos aqui pra falar do curso da  suspensão mais longo e dos pneus maiores, nem tão pouco da relação mais curta, nem de outros tantos atributos  que caracterizam as motos este estilo. Sendo assim apresentaremos agora os modelos que estão em linha, disponíveis no Mercado Nacional e mais acessíveis.
Começaremos com o último lançamento que temos noticia:

YAMAHA TENERÉ 250CC - 1/5.
Texto: Nilson Silva
Foto: Yamaha do Brasil
yamaha Teneré 250
Ela apareceu por aqui no final de outubro/10, segundo o fabricante é um veículo destinado ao transporte diário, viagens e lazer e que oferece autonomia,conforto e economia, mas para você que não abra mão da característica trail. Ainda segundo o fabricante foram usados nesta moto conceitos das irmãs maiores (Teneré 660 e Teneré 1200), mas sem esquecer que é uma moto menor e com dinâmica mais voltada para o asfalto. Na verdade ela lembra muito as antigas Teneré que têm uma legião de fãs por aqui e  tenho a impressão que outras maiores sarão lançadas brevemente por aqui.
Vamos aos dados técnicos: Motor: 4 tempos monocilindricos, 250cc, 21cv a 8000 Rpm refrigerado a ar/óleo. Pneus: dianteiro 21" e traseiro 18" com rodas raiadas. Freios: a disco atrás e na frente. Suspensão traseira: monoamortecida. Câmbio: 5 velocidades. Alimentação: injeção eletrônica. Tanque: 16 litros, dos quais 4,8 são reserva. Painel: cristal líquido multifuncional, com um odômetro total e dois parciais, mais o da reserva de combustivel.Velocimetro com mostrador analógico, e você ainda ganha inteiramente de grátis um pequeno parabrisa.  Cores: Branca ou preta. Preço: como já sabemos a Yamaha tem a estratégia (não sei até ponto burra) de só informar os preços de seus produtos através das concessionárias, mas nossas fontes conseguiram o preço público sugerido: r$ 12.900,00.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Top ten dos modelos mais vendidos em novembro/10

Este mês a primeira colocada nas venda foi a  Honda CG125 que revesou de novo com a irmã maior, CG 150, a primeira colocação. Falo de novo pois já aconteceu nos em outras ocasiões.
A Yamaha Crypton que tinha pontuado o mês passado ficou de fora.
No geral foram produzidas 158.510 motocicletas contra 149.907 em outubro, resultando num saldo positivo de 5.74%.

Top five das marcas mais vendidas em novembro/10

Mais um comparativo das marcas de moto do Mercado Nacional.
Neste mês a Suzuki passou a Dafra, mas a diferença é muito pequena, sendo assim estão tecnicamente empatadas. A Kasisnki CR Zongshen continua pontuando em quinto lugar. Mas abriga boa mesmo está depois da quinta colocação. Pois do sexto ao oitavo todos estão na casa do zero ponto cinquenta.
Quanto a participação no acomulado merece atenção também a situação Sundown, que está perdendo posições.

Piaggio estará com seus triciclos na Agrishow a partir da próxima semana

  Marca italiana, pioneira na fabricação de triciclos no mundo  comercializa no Brasil os modelos para carga até 500kg e para passageiros. O...