sábado, 28 de agosto de 2010

Moto zero tem redução de 5,2% em 2010

Texto: FENABRAVE
Mesmo com o fim da crise, com a retomada dos financiamentos a longo prazo e o aumento das vendas, o preço da moto zero continua em queda. Na verdade, a redução média do preço nos primeiros sete meses deste ano já é quase o dobro da queda verificada nos doze meses do ano passado. 

O estudo AutoInforme/Molicar, que avalia o Preço de Verdade dos veículos de duas rodas (o preço realmente praticado no mercado), registrou uma baixa de 5,2% este ano. Durante todo o ano passado a queda de preços foi de 2,83%. 

Em julho os preços caíram 0,89%; foi a quarta queda seguida no ano. Essa condição tem permitido a um maior número de pessoas o acesso à compra do veículo. Inclusive porque a maior queda verificou-se exatamente na marca que mais vende: a Honda, responsável por 72% da comercialização de motos no País, teve uma queda de 1,22% em julho, acumulando redução de preço de 6,67% nos sete meses deste ano. 

Os preços da Yamaha caíram 2,17% de janeiro a julho e os da Suzuki 1,16%. Sundown (+5,61%) e Dafra (+ 2,05%), ao contrário, tiveram aumento de preço no ano, mas ambas apresentaram desvalorização em julho, o que indica um inicio de alinhamento à queda geral do mercado.

sábado, 14 de agosto de 2010

Kasinski instala fábrica de motos e bicicletas elétricas no Rio

O grupo CR Zongshen, que comprou a Kasinski no ano passado, 
vai abrir uma fábrica de motos e bicicletas elétricas no início do 
ano que vem, no estado do Rio de Janeiro. A unidade terá capacidade 
para produzir 10 mil unidades por mês, com o custo de investimento
inicialmente previsto em R$ 20 milhões. A produção deve ser iniciada 
em um galpão, onde ficará até que a empresa finalize a construção do
parque industrial.

De acordo com o presidente da Kasinski, Claudio Rosa, o estado foi 
atraente não somente porque oferece tributação reduzida de 2% na 
alíquota de ICMS para empreendimentos desse tipo — embora existam 
outras unidades da federação com incentivos fiscais mais agressivos —, 
e por ser considerado um mercado e um centro de distribuição estratégico 
para o grupo.

A cidade que abrigará a fábrica ainda não foi decidida. O executivo diz que 
o município de Sapucaia, no norte fluminense, é o favorito. O prefeito
Anderson Zonan (PRB) diz estar disposto a desapropriar um terreno de 
20 mil metros quadrados e vendê-lo ao grupo chinês.  

O governo fluminense também disponibilizou linha de financiamento, em 
valor ainda a ser definido, da agência de fomento estadual (Investe-Rio). 
O investimento faz parte da carteira de US$ 80 milhões de projetos previstos
para o Brasil desde que o Zongshen comprou a Kasinski em agosto do ano passado. 


Texto do site da FENABRAVE.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Fechamento dos números de julho

Segundo a Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores - FENABRAVE, em Julho o mercado de motocicletas se comportou da seguinte forma:
Foram vendidas 147.916 motos contra 138.644 em Junho. O acumulado até agora foi de 979.113 contra 909.432,  unidades. Tanto o percentual do mês: ( + 6.69%), como o  do ano(+ 7,66%) estão em ascendência. Tomara que seja uma tendência duradoura

Top ten dos modelos mais vendidos em julho/2010.


Em relação ao comportamento do mercado este mês estamos fazendo algo diferente. Quer dizer estamos adicionando inovações referentes aos dados. Por isto vamos apresentar além do ranking das montadoras já publicado, os dez modelos mais vendidos, em ordem crescente.Os indicadores foram passados pela FENABRAVE.Então vamos lá:

1º Honda CG 125 Fan, com 34.954 unidades.
2º Honda CG 150 Titan, com 34.434 unidades.

3º Honda Biz 100, com 15.380 unidades.
4º Honda NXR 150 Bros, com 15.003 unidades.
5º Yamaha YBR 125 Factor, com 9.570 Unidades.
6º Honda CB 300R, com 6.606 unidades.
7º Honda Pop 100, com 4.783 unidades.
8º Yamaha Fazer 250, com 2.830 unidades.
9º Honda XRE 300, com 2.479 unidades; e segurando a lanterna, outra japinha, em
10º Suzuki EN Yes 125, com 1.849 unidades.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Top Five dos Fabricantes Brasileiros de Motocicletas

Você sabe quais são os cinco maiores fabricantes de motocicletas do Brasil? Nem imagina? Pois vou te dar uma "dica". Destes cinco as três primeiras vieram da Terra do Sol Nascente...
Vamos listá-los em ordem crescente, com base nos dados da Federação Nacional de Distribuidores de Veículos Automotoras - FENABRAVE, da primeira metade do mês de julho de 2010:
Em primeiro lugar: Honda , com 59.397 unidades e 78.90% do mercado
Em segundo lugar: Yamaha com 8683 unidades e 11,53% do share
Em terceiro lugar: Suzuki com 2043 unidades e 2,71% de participação.
Em quarto lugar: Dafra com 1842 unidades e 2,45 %da fatia; e segurando a lanterna do nosso ranking....
Em quinto lugar Sundown com 691 unidades e 0,91% do grande bolo.
Nosso comentário: Desbancar a primeira e a segunda colocadas é uma tarefa árdua. Agora da terceira pra frente costuma ocorrer revezamento e a Kasinski tá aí  se "esperneando" para pegar lugares mais destacados o quanto antes.

domingo, 1 de agosto de 2010

Brasilia Moto Capital. Evento de 180 mil na capital Federal.

Texto: Nilson Silva.
Fotos: Elisama Silva.
 Pista de circulação interna
Aconteceu em Brasília, mais precisamente no Parque de Exposição Agropecuária da Granja do Torto,  no período de 29/07 a 01/08/2010, o Brasília  Moto Capital, evento de congraçamento dos motociclistas de todo o Brasil.
O R2 motos esteve lá na tarde do dia 31 para conferir e confesso que fiquei admirado com a dimensão do evento. Motos de todos os tipos e tamanhos. Desde criancinha andando em mini-motos até triciclos de cinco rodas e pasmem: engarrafamento de motos no lado interno do parque.
Segundo Marco Portinho, organizador do evento, até o momento já passaram por lá 150 mil motociclistas e espera-se que no fim da festa no dia 01/08, este número suba para 180 mil motos, superando as espectativas atuais bem como os anos anteriores. Esses milhares do amantes das duas rodas são formados por integrantes de motoclubes e estradeiros de 23 estados e até da Argentina, Chile Uruguai. Os números passados pelo organizador continuam a me surpreender, pois segundo ele o evento estava composto por 82 expositores, entre eles 4 montadoras. Não vi estande da Japinha número dois, mas a líder do mercado  estava lá marcando território. Sinceramente? tenho a impresssão que a fabricante que não participou do evento perdeu uma grande oportunidade e precisa rever seus conceitos.
Fora as montadoras, tinha estande para todos os tipos e gostos, tudo devidamente voltado para o mundo das duas rodas. Desde Atacadista de motopeças, lojas de acessórios, camisetas, jaquetas, calças, botas tênis, roupas infantís e até ( acredite) capacete pra cachorro.
Os motoclubes tiveram uma participação muito significativa no evento. Estavam agrupados em tendas mais ou menos próximas. Com excessão de um tal de Abutre  não sei de onde que estava "fazendo revoada" num local mais afastado.
Com Marco Portinho, organizador do evento
Durante o evento eram organizados passeios periódicos aos pontos turísticos de Brasília, principalmente para os motociclistas de outras localidades, tudo em velocidade moderada primando pela segurança.
Com Pastor André, do Esquadrão de Cristo
Fizemos contatos com algum motoclube. O primeiro foi o Esquadrão de Cristo, presidido pelo Pastor André, que nos informou sobre os pressupostos básico do seu MC: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo, conforme Cristo ensinou. Jesus é o único caminho. O Esquadrão foi fundado há 7 anos e é formado por 98 integrantes no DF e tem extensões em Goiás, Paraná Rio de Janeiro e São Paulo.
Conversamos também com Luciano Pereira dos Santos Presidente do Motoclube Bola-de-aço, (é cada nome que vou te contar...), fundado há um ano e que já possui 14 integrantes, a maioria dos quais são Bombeiros Militares. Os pressupostas básicos desse MC são: Estar  habilitado; valorização da família; não fazer uso de drogas ilícitas e não ingerir bebidas alcoólicas durante os passeios e viagens. O Bola de aço já organizou passeio para Três Marias-MG e Prado-BA.
Com Augusto Barreto, do MC Zangões
E para finalizar conversamos com Augusto Barreto, presidente do MC Zangões, de Curvelo-MG, que vem ao evento desde 2005 e desta vez trouxe 18 dos 42 integrantes dos "maridos das abelhas"
Minha avaliação? fui a primeira vez; achei ótimo, abrangente, seguro, acessível e bem organizado. Pena que a mídia local não deu a devida cobertura na divulgação do evento.

Segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro começa sexta-feira em Minas Gerais

Equipe MXF participa da segunda fase que acontece na cidade de Barão de Cocais até 21 de abril A cidade de Barão de Cocais, em Minas Gerais,...