terça-feira, 29 de junho de 2010

Honda CBR 600RR chega em versão com freios ABS

A nova versão estará disponível a partir de julho apenas na cor preta, ao preço público sugerido de R$ 50.000,00 . Porém o modelo sem freios C-ABS,  lançado em maio deste ano, continua sendo comercializado também nas cores vermelha e branca perolizada, com grafismos alusivos às cores da HRC (Honda Racing Corporation - Divisão de Competições da Honda), ao preço público sugerido de R$ 47.000,00.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Copa Ninja Kawasaki

Será realizado no dia 27 de junho a Terceira etapa da Copa Kawasaki Ninja 250, no Autódramo de Interlagos em São Paulo.Existe nesta prova as categorias Light e veteranos, esta última (com pódio e pontuação diferentes) pra pilotos que nao participaram da prova nos últimos 10 anos.
Mairoes informações em www.copaninja.com
Fala, Nilson!!! A Kawasaki está de parabens em sua volta á terra tupiniquim. Esta competição tem o objetivo de fixar a marca  em nossas mentes. Cá pra nós: a Ninja 250 é uma gracinha, um amor de menina!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Resolução do CONTRAN obriga mototaxistas e motoboys a fazer curso para melhorar atitude no trânsito


Extraído do Jornal Correio Brasiliense
Publicação: 18/06/2010 11:28
 Os mototaxistas e os motoboys (motofrentistas) terão que fazer um curso obrigatório para exercer suas atividades. A obrigatoriedade do curso está determinada na Resolução 350 do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran), publicada na edição de hoje (18) do Diário Oficial da União, que tem prazo de até 180 dias para entrar em vigor.

O curso terá duração de 30 horas e, de acordo com a resolução, objetivo é garantir aos motociclistas profissionais a aquisição de conhecimentos, a padronizações de ações e, consequentemente, atitudes de segurança no trânsito.

As aulas teóricas e práticas serão ministradas pelos Detrans ou por instituições autorizadas. Os mototaxistas e motofrentistas vão aprender noções básicas de legislação de trânsito, a importância do uso dos equipamentos de segurança e da prudência no trânsito. Haverá módulos específicos para quem transporta pessoas e para quem transporta mercadorias.

Para se matricular no curso é preciso ter completado 21 anos e estar habilitado há, no mínimo, dois anos para a condução de motos. Não poderá se matricular quem estiver cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da carteira de habilitação ou estiver impedido judicialmente de exercer seus direitos.
 
Comentário do Nilson: O lado bom é que realmente os profissionais de duas rodas realmente precisam ser melhor treinados. É assombroso o número de motocilcista envolvidos em acidade, pelo menos aqui em Brasilia: 1 para cada mil, enquanto que automóvel chega a ser 1 para cada dez mil. O lado Ruim é que vai acabar se tornando uma indústria de capacitação para motoqueiros, já que empresas privadas podem ministrar estes treinamentos!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Custom acima de 250 cilindradas

Vamos começar nesta sub categoria (custom acima de 250cc) falando da origem, da ancestral da mãe de todas as custom. a Harley Davdson, que infelizmente não está com site no Brasil no dia hoje, devido a uma demanda judicial com a sua representa aqui do lado de baixo do equador.Pelo que tomei conhecimento houve um caso de infidelidade, de adultério e a parte que se sentiu traída pediu separação judicial em caráter irrevogável e nós estamos órfãos das informações da HD em português no momento.
Camo são vários modelos vamos apresentar apenas um representado todos. A Fat Boy. É uma moto de visual inconfundível, com guidão largo, garfo telescópico grosso, rodas inteiriças de alumínio e rabeta mais curta. Quem testou (Arthur Caldeira) diz que sobra conforto e esbanja força. A ciclistica também foi bem elogiada. Vamos aos dados técnicos: motor 4 tempos, 2 cilindros, 1450cc  em "V", refrigeração a ar 106 cv. a 3000 rpm. Freio a disco nas duas rodas.Altura do assento 671mm. Peso seco 302 Kg. Tanque de combustivel 19 litros.Transmissão: correia de Kevlar. Suspensão traseira: monoamortecedor.Preço: aproximado r$ 55.000,00.


Falaremos agora da  Suzuki Boulevard C 1500. Esta, tem um estilo Clássico que remete ás motos americanas  dos anos 1940 e 1950, contrastando com a modernidade do painel de instrumetos digital, fixado sobre o tanque e de fácil leitura. Como outras custons, esbanja cromados. Diferenciais importante são a embrenhegem de acionamento hidráulico e o tanque de combustivel sob o assento, contribuindo para um baixo centro de gravidade. Quem testou (Artur Caldeira,  ele de novo, eita cara sortudo). elogiou muito a ciclistica e o conforto na estrada. Veremos os dados técnicos: Motor: 4 tempos 2 cilindros em "V", 6 válvulas, 1562 cc,  69 cv a 4800 rpm. torque: 11,7 kgfm. Freio a disco duplo na dianteria e disco simples na traseira. Rodas: de liga leve. Peso seco: 302 Kg. Altura do assento: 700mm. Suspensão traseira: monoamortecimento hidráulico.Alimentação: injeção eletrônica de combustível. Tanque de combustivel: 14 litros. Transmissão final: por eixo cardã.
Vai falar o que Nilson? Me parece uma moto no capricho e um diferencial muito importante é a transmissão por eixo cardã, que praticamente elimina o incomôdo da lubrificação. Deve dar um trabalhão porem para trocar o pneu. Outra coisa legal: vem em três opções de cores: vermelho, branco e preto. porque será que não vem prata? o preço? r$ 35.900,00 informado no site da Suzuki motos.
Chegou a vez da Honda! Esta montadora tinha até 2003 ou 2004 aqui no Brasil a Shadow 600. Era uma custom porém mais chegada para estilo chopper (frente mais empinada e pneu de perfil baixo). Aí resolveu lançar a Shadow 750, uma moto bem mais "customizada" e bonita. Para falar dela pegamos informações do motonline.com.br e do site da Honda Motors do Brasil. Quem testou elogiou o ganho do torque e potência em relação á 600 shadow. Não falou claramente sobre a ciclistica, porém falou sobre a pouca altura em relação ao solo e dificuldade para fazer curva. Acho que isso é fichinha.Vamos aos dados que realmente interessa: motor: bicilindrico em "V", 745cc, 45.5 cv a 5.500 rpm, torque 6,5 kgmf já a 3500 rpm. Transmissão: 5 velocidades e transmissão final por eixo cardã. Suspensão traseira: duplo amortecida. Freio dianteiro a disco a traseiro a tambor. Peso seco: 247 Kg. Rodas raiadas. Capacidade do tanque de combustivel: 14,4 litros. Alimentação: injeção eletrênica de combustivel. Cores: prata e preta. 
O que você quer falar Nilson? É uma gracinha, só acho estranho não ser monoamortecida. já vi comentarios negativos em relação ao curso desta suspensão dupla e a altura .Dizem que é muito curta e consequentemente mais dura, sem falar na pouca altura do solo. Também só duas cores é de lascar. Mas o lado bom é que se trata de uma Honda com a maior rede de concessionarias do Brasil. Aqui no DF tem um montão. Ops!!!!!! tá faltando o preço. o site da Honda informa que está a partir de r$ 29.980,00.


A Yamaha, concorrente direta do Honda, segunda colocada no mercado de motos no Brasil... hehehe. Comeu poeira mais uma vez e apenas em meados do 2009 disponibilizou a substituta da sua Drag Star 650. Mas também veio com gosto de gás.Lançou a sua Estrela da Meia Noite. (MidnightStar 950). Uma moto maior, mais bonita, mais incorpada e mais moderna que a Dragstar. Quem testou a Midnight Star elogiou o
escalonamento e engate das marchas. mas fez ressalva em relação ao risco das pedaleiras tocarem o chão em caso de curva mais fechadas. Como a moto é para se curtir, basta tomar cuidado nas curvas e esticar nas retas. Outra observação é em relação ao banco do garupa (estreito) e  instalação do sissy bar, que a meu ver deveriam ser ítem de série. Vamos ver as configurações: motor: 2 cilindros em "V" 950cc, 4 válvulas, 53,5 vc a 6000rpm, torque: 7,83 a 3000rpm. Transmissão 5 velocidades e transmissão final por correia dentada.Suspenão traseira: monoamortecedor com braço oscilente. Freio: a disco nas duas rodas. Alimentação: injeçaõ eletrônica de combustivel. Altura do banco ao solo: 675mm. Rodas : liga leve. Peso seco: 261 Kg. Tanque de combustivel:17 litros. Cores: vermelha e preta como convém a uma estrela da meia noite. Painel: totalmente sobre o tanque de combustível que  possui a boca mais para o lado direito. O painel é dotado de velocímetro analógico  e odômetros e marcador de combustivel digitais.
Agora falo eu (Nilson): É outra bela moto, aposto que você que está prestes a comprar uma custom vai ficar em dúvida com tantas opções. Destaco uma tancagem maisor e consequente autonomia maior para quem vai viajar. A média km/l é de aproximadamente 20. Dá pra ir quase a 350 km com um tanque em uma andada tranquila  de passeio sem forçar. E o preço? Segundo a fipe o preço médio desta moto é r$ 30.338,00. No site da motonline.com.br tá falando em r$ 35.018,00 mas é preço de 2009.

Para finalizar esta série (custom acima de 250 cc), apresento-vos a Kasinski Mirage 650, com motor coreano. É uma bela moto sem dúvida. Não tem o painel sobre o tanque. vendo a meio de lado tem-se a impressão que ela é meio "chopperizada", pois tem o guidão alto em relação as outras custom. Quem testou reclamou que o banco do garupa é um pouco estreito, que o peso é grande em relação á potência. Tembém houve reclamação em relação ao cunsumo, talvez a moto não tivesse ainda amaciada ou o cara não tinha as manhas da tocada. Existe ainda elogio em relção á iluminação.Diz-se que o farol é muito bom. Vamos aos dados: M otor DOHC de 650cc, com 2 cilindros em "V", 80,7cv a 9250rpm. Torque 6,90 kgmf a 7250 rpm. Transmissão 5 marchas  e transmissão final por correia dentada.Peso seco 214 kg. Rodas de liga leve. Freios Disco em ambas as rodas. Suspensão traseira balança bi choque ajustável. Tanque de combustivel de 16 litros. Alimentação: por injeção eletrônica. Cores: preto e vinho. 
E aí Nilson? Cá pra nós: è a menor de todas que nós citamos aqui, é bonita, tem pegada, tem personalidade mas tenho a impressão que o motor não é o mais adequado, pois atinge o torque a 7250, ( as outras atingem na faixa de 3500 rpm). É o mesmo motor da Kasinski 650 GT, de pegada esportiva. Já vi algo sobre uma nova Kasinski 700cc para 2011.Outra observação é em relação ao preço público sugerido: r$26.500,00. Acho muito encostado na Shadow. Talvez fosse o caso de atender outro público com um preço um pouco mais baixo e ganhar no giro do produto. Em relação ao que disseram sobreo o consumo também fiquei espantado e ficaria muiito feliz se alguém da montadora pudesse me explicar. Com a palavra o departamento técnico ou de engenharia da Kasisnki.

sábado, 12 de junho de 2010

Custom até 250cc.

O Site WIKIligue Beta diz que o termo "custom" vem do verbo inglês to customiza (customizar). e que se refere a personalização de um produto que foi criado em série de forma industrial e impessoal e que oferece  possibilidade de modificação  de acordo com o gosto do dono.
As principais características destas motos são: garfos dianteiros inclinados para a frente,banco baixo,padaleiras avançadas, tanque em posição parelela ao chão, muitas peças cromadas e brilhantes, posição confortável para pilotar  e fazer grandes viagens. Desta forma são também chamadas de estradeiras.
São inspiradas nas motos americanas dos anos 50 e 60. daí que sempre que se fala em moto custom me vem á mente uma Harley Davison  e você o que pensa?
Mas neste artigo queremos falar das menores e que são fabricadas no Brasil, temos várias opções, pois vamos lá:
Começaremos pela caçulinha kasinski Mirage 150, apresentada no Salão Duas Rodas 2009 e lançada em 2010. possui rodas de liga leve, freio dianteiro a disco, suspensão Showa, tanque de 13 litros, potência de 13.4 cv e sysse bar de série com suporte para instalação de baú. Vem nas cores preta, azul e bordeux. O motorzinho é chinês mas dizem que com tecnologia italiana, o preço?  r$ 5.390,00 sem frete.
Comentário do Nilson: Ano e modelo 2010, linda com tudo em cima e sem injeção eletrônica, é uma pena!

Suzuki Intruder 125 cc.
Não chega a ser uma Custom no sentido pleno. Apresenta alguns cromados. Acho que entrou em linha no lugar da irmã maior que teve a sua produção descontinuado no Brasil a alguns anos.Acho que é a menorzinha de todas. Mas vamos ao dados: Rodas de liga leve, freio dianteiro a disco, tanque de 10,3 litros, potência de 13 cv . O site do fabricante diz que já vem completa de fábrica . Isso me leva a crê que vem pelo menos com o bagageiro. Partida elétrica deveria não ser opcional. Preço? r$ 5.375,00
Comentário do Nilson: Se você está a fim de uma 125 para sair do lugar comum eis aí uma boa opção. Ela ainda pode vir com a opção "moto de trabalho" versão Cargo. Desvantagem geral: ainda é carburada. A Suzuki tem que aprender com a irmã maior (Honda) a injetar motos de baixa cilindrada.

Dafra Kansas 150cc
A Dafrinha é um chuchuzinho você não acha? A marca é nova mais tem planos ambiciosos e a sua pequena custom chama a atenção. Tem bastante cromado mas o estilo não chega a ser retrô como  outras custom.Esta a exemplo da kasinski também vem com freio dianteiro a disco, rodas de liga leve, suspensão da marca Showa e bagageiro. Está disponível nas cores laranja, preto e prata. Vem ainda com indicador de marcha sobre o tanque de combustível com capacidade para 12 litros e pisca-alerta. As 150 cc do motorzinho chinês Zongshen  da Kansas desenvolvem segundo o fabricante 13.1 cv a 8400 rpm. Quanto ao preço, lá no site da montadora está escrito em letras miudinhas r$ 4.990,00. Sendo assim mesmo sem dúvida está bastante competitivo.

Comentário do Nilson: O motor de 150 cc, me parece ser o mesmo da Kasisnki Mirage  e 13 cv é uma potência rasoável para a proposta da maioria das motos custom de baixa cilindrada. Falta só saber quando a Dafra vai dispor de injeção eletrônica para toda a sua linha também.

Traxx Shark 250cc.
Pode ser um tubarão de rodas ou quem sabe um pedaço de jabá (charque). claro que quem escolheu o nome quis fazer uma associação com o rei dos mares. Tem quem diga que ela é feia! eu porém cheguei perto dela no Salão Duas rodas 2009, em São Paulo e a achei atraente, reluzente, bonita! É verdade que ´tem origem chinesa, (China South Industry Corporation Group-
 CSICG), mas a Traxx  informa no seu site que a está produzindo por aqui (Manaus)desde o ano passado (2009).Moto encorpada, possui bastante cromado como convém a uma custom. 2 escapamentos sobrepostos do lado direito, faróis auxiliares, roda de liga leve freio dianteiro a disco,  tanque de 11 litros, motor com 2 cilindros em linha, que produz  e 19.1 cv. a 8000rpm. Quem testou diz que não faz feio em relação a potência e que por ser ágil é ótima para transito urbano.
Comentário do Nilson: como pode se vê mais uma opção e com aspectos estéticos relevantes. a Traxx anuncia garantia de dois anos. A rede de concessionárias no entanto ainda é pequena, por outro lado a fabricante dá dois anos de garantia. Tenho contra a fato de ser disponibilizada em amarelo/preto e não haver informação de outras cores no site. O tanque minúsculo para a proposta de uma estradeira. Também não tem informação de consumo Km/l, mas com certeza a autonomia não é das melhores. Injeção eletrônica? também não, mas o preço informado é bom: r$ 9.257,00.

Garinni GR250T3:
A chamada do Site UOL carros do dia 07 de dezembro próximo passado diz: "Garinni é custom chinesa que queria ser Harley" De todas que apresentamos aqui a Garinni é verdadeiramente a mais custom. vendo a de perto tem-se a impressão que está diante de uma moto de cilindrada bem maior. Já vem de fábrica com Syssi bar, alforges, faróis auxiliares. para-brisa, alarme, partida por controle remoto, protetor e mata-cachorro. O motor muito custom é  bicilindrico  de origem chinesa em "V" e fornece 24.1 cv a 8000 rpm. Escapamentos sobreposto e devidamente cromados, freio dianteiro a disco em roda de liga leve, instrumentos sobre o tanque de combustível de 12.9 litros e transmissão por corrente.

Comentário do Nilson: É uma linda moto e vem nas cores preta e prata. Se você morar em Brasília não sei como fazer pra adquirir uma pois a revenda fechou no fim do ano passado (2009) e  a rede de concessionárias ainda é pequena. Ah!!!!!!!!!!Ia me esquecendo: também não tem injeção eletrônica de combustivel.

Kasisnki  Mirage 250:
A marca Kasisnki foi fundada pelo seu Abraão Kasisnki nos anos 90; aquele simpático senhor de mais de 80 anos ex dono da fábrica de auto peças  Cofap.Lá pelos 80 ele se emputeceu, vendeu a Cofap e disse pra todo mundo que ia descansar...Mas o seu descanso durou pouco. Logo logo estava o  irrequieto velhinho abrindo uma montadora de motocicleta. Para tanto fez uma parceria com a coreana Hionsong. Desta parceria surgiram as motos de 250 e 650 cc atuais da Kasisnki, que a bem da verdade agora pertence a CR( Cláudio Rosa, ex sundawm) Zongshen, Chinesa. Para uma melhor compreensão: a marca Kasinski foi mantida, porém pertence a uma parceria Sino-Brasileiro CR ZONGSHEN.
Devidamente apresentados vamos á moto: A Mirage 250 é uma moto Bonita e robusta. Na minha opinião não é assim tão custom quando a Garinni 250, mas vamos aos destaques: Acendimento automático dos faróis, pisca- alerta, três opções de cor, freio a disco, roda de liga leve e rede considerável de concessionárias (aqui em Brasilia já tem duas).
Comentário do Nilson: A meu ver esta  pode ser a mais estradeira destas custom até 250 cc apresentadas aqui. pois possui o motor V2 de 30.9 cv, com um tanque de 14 litros. O Aldo Tizzani do site moto.com diz que em teste ela fez uma média de 23 km/l, em percurso misto, com uma autonomia aproximada de 300km. A moto veja só, é  a única injetada desta categoria. E o preço? no site está falando que a partir de r$ 13.400,00 com pintura sólida.
E desta forma encerramos a apresentação das motos custom até 250cc fabricadas ou montadas no Brasil. Claro que não falamos de todas, mas não era a nossa intenção esgotar o assunto.
Se você tiver dúvida,crítica ou sugestão não se faça de rogado (a).  Por favor entre entre em contato conosco: r2motos@hotmail.com, ou 61 4101 3876.
Um abraço,
Nilson Silva.




 








quinta-feira, 10 de junho de 2010

Kallegari wear

Conheci a Kallegari no salão de motos de São Paulo, quando fui comprar umas lembracinhas, e gostei do trabalho deles. A Kallegari é uma empresa que produz peças de roupas inspiradas em motos, possui desde babadores  estampados até camisetas femininas e masculinas.


Confira o site:

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Promoção de Junho da Suzuki Motos

O departamento de marketing da Suzuki Motos do Brasil divulga uma promoção para alguns modelos da sua linha de motocicletas, com vigência do dia 1º até o dia 30 de junho de 2010.
A promoção é para motos a partir de 650cc e está com desconto aproximado de r$ 2.000,00.
A Suzuki é a terceira fábrica de motos do nosso país segundo dados da FENABRAVE.
Toda a linha de motocicletas da Suzuki é produzida no Brasil. Mais informações sobre os modelos da Suzuki e a rede de concessionárias podem ser obtidas no site www.suzukimotos.com.br.
(materia extraida do site da Suzuki)

terça-feira, 8 de junho de 2010

Dados do mês de maio/2010.

A FENABRAVE, Federação Nacioonal da Distribuição de Veiculos Automotores, divulgou os dados sobre emplacamento de motos no mês de maio.
Segundo a referido entidade foram emplacados no mês de maio de 2010, 143.854  motocicletas. Um pequeno crescimento se comparado a abril:143.013 unidades. O acumulado do ano até agora é  692.554 veículos de duas rodas.
Quando comparamos o mês de maio de 2010 com maio de 2009, vemos sem dúvida uma melhora significativa, pois há um ano atrás foram emplacadas134.743 motocicletas em todo o Brasil.  A Honda continua bem na frente com mais de 77% do mercado, seguida de longe pela sua conterrênea Yamaha com cerca de 12% . A outra irmanzinha (Suzuki bem lá atrás  tem 3% . A Dafra come poiera com 2,9% e as outras não chegam a fazer cóssegas.
E ainda hoje saiu um resultado  do IBGE sobre o PIB do primeiro trimestre: do ano . algo em torno de 9%, um assombro para os nossos padrões. Fabricantes, distribuidores, revendedores concessionários: FICAI EUFÓRICOS.

Capacete street na cor rosa metálica

  O lançamenta é da Honda,  a linha 2010 de capacetes street da Honda  ganhou mais essa novidade!
  O modelo aberto agora está disponível também na cor rosa metálica, com a mesma tonalidade aplicada na motoneta Biz 125.
   Ele é produzido em  ABS ( plástico injetável )  e  possui fecho de engate rápido e anel antifurto, forração removível e lavável e ampla viseira com 2 mm de espessura, que oferece mais proteção e excelente visibilidade.
  Está  disponível nos tamanhos 56 e 58, ao preço público sugerido de R$ 150,40.

Honda lança adesivos refletivos para rodas

    O produto foi desenvolvido para as motocicletas com rodas de aro 17”, como CB 300R, CB 600F Hornet, CBR 600RR, CBR 1000RR Fireblade, entre outras.
   O produto é vendido em rolos de seis metros com aplicador, quantidade suficiente para as duas faces de cada roda aro 17”.     O adesivo produto tem preço público sugerido de R$ 29,00 (com base no Estado de São Paulo) e pode ser encontrado em uma das mais de 700 concessionárias Honda distribuídas por todo o País.

domingo, 6 de junho de 2010

Um grande amor nunca se esquece

Quem gosta de moto e nunca teve um grande amor na vida????? O meu foi uma igualzinha a da foto, vermelhinha, (acho que porque eu trabalhava em uma organização de carros vermelhos), paralamas reluzentes, motor não tão potente, mas que importava? Era uma inesquecivel e brilhosa honda CG 125cc, 1983, 4 marchas, carburador com sistema ECO de economia de combustivel e placa MN 686, comprada em 24 pagamentos. Mas você pode me perguntar e daí? Daí que se tornou a minha companheira de aventura. ìamos praticamente a todos os lugares e não era ciumenta, muito pelo contrário: atraia as garotas,(é verdade!!!!) O nosso relacioamento foi algo assim muito intenso, mas não durou muito. após um ano e meio eu pensei que não era feliz e fui atrás de novas experiencias e assim dei um jeito de trocá-la num carro, (um FIAT 147, velho pitimbado e fumacento arg...) Mas como desta vida nada se leva e o que fica relamente são nossas lembranças, que bom poder compartilhá-las! Um abraço e conte nos as suas histórias também. Nilson Silva.

sábado, 5 de junho de 2010

Apresentação

Oi? tudo bem? Seja bem vindo ( ou bem vinda) ao meu blog das maravilhosas máquinas de duas rodas. Este espaço tem o objetivo de comentar todos os acontecimentos relacionados ao mundo das motos, desde as cinquentinhas até as bombadonos de 3 mil cilindradas ou mais. Desde as novinhas em folhas até as de mil novecentos e antigamente... Em breve estaremos postando matérias excelentes sobre tendências, lançamentos e eventos. Por enquanto se a gente conseguir ficar em pé como a moto em movimento já está bom, mas vamos evoluir. Um abraço, Nilson Silva.

Segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro começa sexta-feira em Minas Gerais

Equipe MXF participa da segunda fase que acontece na cidade de Barão de Cocais até 21 de abril A cidade de Barão de Cocais, em Minas Gerais,...